Renault Fluence: Segurança de crianças

Renault Fluence / Conheça o seu veículo / Segurança de crianças

Visão geral

Transporte de crianças

Crianças, tal como os adultos, devem viajar corretamente sentadas e presas com o cinto em todos os percursos. Você é responsável pelas crianças que transporta.

Uma criança não é como um adulto em miniatura. Ela fica exposta a riscos de ferimentos específicos, pois seus músculos e ossos estão em pleno desenvolvimento.

Utilizar somente o cinto de segurança não é suficiente para seu transporte. Utilize o banco para crianças apropriado e garanta sua correta utilização.

Para impedir a abertura das portas, utilize o dispositivo "Segurança de crianças" (consulte "Abertura e fecho das portas", no capítulo 1).

Uma colisão a 50 km/h representa uma queda de uma altura de 10 metros. Ou seja, não prender uma criança ao assento equivale a deixála brincar em uma varanda do quarto andar sem para-peito! Nunca permita que uma criança seja transportada no colo. Em caso de acidente, é impossível segurá-la ainda que o passageiro que a transporta esteja utilizando o cinto.

Se o veículo esteve envolvido em um acidente, substitua o banco para crianças e mande verificar os cintos e as fixações ISOFIX.

Utilização de um banco para crianças

O nível de proteção oferecido pelo banco para crianças provém de sua capacidade de reter a criança e também da sua instalação. Uma instalação malexecutada compromete a proteção da criança em caso de frenagem violenta ou de colisão.

Antes de adquirir um banco para crianças, verifique se ele está em conformidade com a regulamentação do país em que for utilizado e se pode ser montado no seu veículo. Consulte uma Oficina Autorizada para saber quais bancos são recomendados para o seu veículo.

Antes de montar um banco para crianças leia seu manual e respeite as instruções que o acompanham. Em caso de dificuldade na instalação, entre em contato com o fabricante do equipamento. Guarde o manual de instruções junto com o banco.

Dê o exemplo utilizando sempre o cinto de segurança e ensine as crianças a:

  • sempre afivelar corretamente o cinto.
  • sempre entrar e sair do veículo pelo lado oposto ao do tráfego.

Não utilize um banco para crianças inadequado ou sem o manual de usuário.

Garanta que nenhum objeto, no banco para crianças ou próximo dele, possa impedir a sua correta instalação.

Nunca deixe uma criança sem supervisão dentro do veículo.

Garanta que a criança permaneça presa e que seu suporte de retenção ou seu cinto esteja corretamente ajustado e regulado. Evite roupas muito folgadas e espessas que causem folgas nas correias.

Não permita que a criança coloque a cabeça ou os braços para fora da janela.

Verifique se a criança permanece em uma postura correta durante o percurso, principalmente se estiver dormindo.

Escolha do banco para crianças

Banco para crianças instalado com as costas voltadas para a dianteira do veículo

Banco para crianças instalado com as costas voltadas para a dianteira do veículo

A cabeça de um bebê é proporcionalmente mais pesada que a do adulto e o seu pescoço é muito frágil. Transporte a criança nessa posição pelo maior tempo possível (pelo menos até a idade de 1 ano ou peso de 13 kg). Essa posição prende a cabeça e o pescoço.

Escolha um banco do tipo envolvente para obter uma melhor proteção lateral e faça sua substituição por outro quando a cabeça da criança passar acima do encosto do banco.

Banco para crianças com a frente voltada para a dianteira do veículo

Banco para crianças com a frente voltada para a dianteira do veículo

As chamadas "cadeirinhas" devem ser utilizadas de acordo com o tamanho da criança até pelo menos os 4 anos de idade (ou até os 18 kg).

A cabeça e o abdome das crianças são as partes que devem receber proteção prioritária. Um banco para crianças com a frente voltada para a dianteira do veículo, firmemente fixado ao veículo, reduz os riscos de impacto na cabeça.

Transporte a criança em um assento com a frente voltada para a dianteira do veículo, com suporte de retenção, ou amparo, quando a estatura da criança permitir. Escolha um banco do tipo envolvente para obter uma melhor proteção lateral.

Banco elevador de altura

Banco elevador de altura

Crianças entre os 4 e 7,5 anos (ou peso entre 18 kg e 36 kg) podem viajar em um banco elevador de altura (com ou sem encosto), que permite adaptar o cinto de segurança à sua estrutura corporal. O assento do banco elevador de altura deve estar equipado com guias que façam o cinto passar sobre as coxas da criança e não sobre o ventre. Recomenda-se que o encosto deva ser regulável em altura e equipado com uma guia para passar o cinto sobre o centro do ombro. O cinto nunca deve passar sobre o pescoço, sob ou sobre o braço.

Escolha um banco do tipo envolvente para obter uma melhor proteção lateral.

Escolha da fixação do banco para crianças

Existem dois sistemas de fixação de bancos para crianças: o cinto de segurança ou o sistemaISOFIX.

Fixação pelo cinto

O cinto de segurança deverá estar ajustado para garantir seu funcionamento em caso de frenagem brusca ou de choque.

Respeite o percurso da cinta, indicado pelo fabricante do banco para crianças.

Verifique sempre se o cinto de segurança está afivelado, puxando com firmeza, e depois estique a correia ao máximo, empurrando o banco para crianças.

Verifique a correta sustentação do banco exercendo movimentos para a direita e esquerda, e para frente e para trás. o banco deve permanecer firmemente fixado.

Comprove que o banco para crianças não esteja atravessado, nem se encontre apoiado contra um vidro.

Não se deve fazer qualquer modificação nos elementos do sistema montados de fábrica. cintos, ISOFIX e bancos, bem como suas fixações.

Não utilize um banco para crianças que possa desafivelar o cinto de segurança que o prende: a base do banco não deve pressionar a lingueta e/ou fivela do cinto de segurança.

O cinto de segurança nunca deverá estar folgado ou torcido.

Nunca faça ele passar por baixo do braço ou por trás das costas.

Certifique-se de que o cinto não seja danificado por arestas agudas.

Se o cinto de segurança não estiver funcionando corretamente, ele não poderá proteger a criança. Consulte uma Oficina Autorizada. Não utilize esse assento até que o cinto seja reparado.

Fixação pelo sistema ISOFIX

Os bancos para crianças ISOFIX autorizados estão homologados de acordo com a norma ECE-R44 em uma das três situações a seguir:

  • universal ISOFIX 3 pontos virado para frente
  • semi-universal ISOFIX 2 pontos
  • específico

Para os dois últimos, verifique se o banco para crianças pode ser instalado consultando a lista dos veículo compatíveis.

Imobilize o banco para crianças com as fixações ISOFIX se estiver equipado. O sistema ISOFIX propicia uma montagem fácil, rápida e segura.

O sistema ISOFIX inclui 2 argolas, e em alguns casos, uma terceira argola.

Antes de utilizar um banco para crianças ISOFIX que foi comprado para outro veículo, assegure-se de que é permitida a sua instalação.

Consulte a lista dos veículos que podem receber o banco através do fabricante do equipamento.

Fixação pelo sistema ISOFIX

Os dois anéis 1 estão situados entre o encosto e o coxim do assento.

Para facilitar a colocação e o travamento de seu banco para crianças nos anéis 1, utilize as guias de acesso 2 do banco para crianças, se estão disponíveis no mesmo.

Fixação pelo sistema ISOFIX

A terceira argola é utilizada para prender a correia superior de alguns bancos para crianças.

Passe a cinta entre o encosto e a prateleira traseira (para destravar o banco consulte o capítulo 3 "Banco traseiro").

Fixe o gancho em uma das argolas 3 situadas no porta-malas.

Estique a correia para que o encosto do banco para crianças esteja em contato com o encosto do banco do veículo.

As amarras ISOFIX foram projetadas exclusivamente para os bancos para crianças com o sistema ISOFIX.

Nunca fixe outros banco para crianças, cintos ou outros objetos a essas amarras.

Garanta que nada atrapalhe a altura dos pontos de amarras.

Se o veículo tiver sido envolvido em um acidente de trânsito, verifique as amarras ISOFIX e substitua seu banco para crianças.

Instalação do banco para crianças

Alguns assentos não permitem a instalação de um banco para crianças.

O esquema da página seguinte indica onde fixar um banco para crianças.

Os tipos de banco para crianças mencionados podem não estar disponíveis.

Antes de utilizar outro banco para crianças, verifique junto ao fabricante se pode ser montado.

Monte o banco para crianças em um banco traseiro.

Certifique-se de que ao instalar o banco para crianças no veículo não corre o risco de que o mesmo se solte de sua base.

Se tiver que retirar o apoio de cabeça, certifique-se de que fique bem guardado de tal modo que não venha a machucar alguém em caso de frenagem brusca ou choque.

Fixe sempre o banco para crianças no veículo mesmo que não esteja sendo utilizado para que o mesmo não se movimente e venha machucar alguém em caso de frenagem brusca ou de choque.

NÃO SE DEVE INSTALAR CADEIRINHA/BANCO PARA CRIANÇAS NO BANCO DO PASSAGEIRO DIANTEIRO.

No banco traseiro lateral

Um berço é instalado no sentido transversal do veículo e ocupa dois lugares.

Coloque a cabeça da criança do lado oposto à porta.

Desloque para frente o banco dianteiro do veículo ao máximo para instalar um banco para crianças com as costas viradas para a dianteira, depois deslize para atrás o banco ou bancos localizados à frente como é indicado no manual do banco para crianças.

Para a segurança da criança de frente para a dianteira, não ponha para trás o banco que está à frente da criança além da posição intermediária, não incline demais o encosto (25 máximo) e levante o assento o máximo possível.

Verifique que o banco para crianças de frente para a dianteira esteja apoiado no encosto do banco do veículo e que o apoio de cabeça do veículo não incomoda.

Certifique-se de que o banco para crianças ou os pés da criança não impeçam o correto bloqueio do banco dianteiro. Consulte o parágrafo "Banco dianteiro" no capítulo 1.

No banco traseiro lateral

Banco que não permite a instalação de um banco para crianças.

NÃO SE DEVE INSTALAR CADEIRINHA/BANCO PARA CRIANÇAS NO BANCO DO PASSAGEIRO DIANTEIRO.

Banco para crianças fixado mediante o cinto de segurança

Banco que permite a fixação mediante o cinto de segurança de um assento homologado "Universal".

A utilização de um sistema de segurança para crianças inadequado para este veículo não protegerá corretamente o bebê ou a criança. Corre o perigo de sofrer ferimentos graves ou mortais.

Banco para crianças fixado mediante a fixação ISOFIX

Lugar que permite a fixação de um banco para crianças ISOFIX.

Os lugares traseiros estão equipados de amarras que permitem a fixação de um banco para crianças de frente para a estrada ISOFIX universal.

As amarras estão situadas no bagageiro e são visíveis.

O tamanho de um banco para crianças ISOFIX é indicado com uma letra:

  • A, B e B1: para os bancos de frente para a estrada do grupo 1 (de 9 a 18 kg);
  • C: bancos de costas para a estrada do grupo 1 (de 9 a 18 kg);
  • D e E: bebê-conforto ou bancos de costas para a estrada do grupo 0 ou 0+ (inferior a 13 kg);
  • F e G: moisés do grupo 0 (inferior a 10 kg).

O quadro abaixo apresenta informações sobre padrões internacionais recomendados para o transporte de crianças.

Para informações locais específicas, consulte a legislação de seu país.

instalação do banco para crianças

X = Lugar não-adaptado à instalação de um banco para crianças.

U = Lugar que permite a fixação com o cinto de segurança de um banco comercial com homologação "Universal"; comprove que pode ser montado.

IUF / IL= Lugar que admite, para os veículos que se encontrem equipados, a fixação por imobilizadores ISOFIX de um banco para crianças homologado como "Universal / semi-universal" ou "específico para um veículo"; comprove que pode ser montado.

(1) Um moisés é instalado no sentido transversal do veículo e ocupa no mínimo dois lugares. Coloque a cabeça da criança do lado mais afastado da porta do veículo.

(2) Desloque para frente o banco dianteiro do veículo até o máximo para instalar um banco para crianças de costas para a estrada, depois faça-o recuar até o máximo sem tocar no banco para crianças.

(3) Banco para crianças de frente para a estrada; coloque o encosto do banco para crianças contra o encosto do banco do veículo.

Regule a altura do apoio-de-cabeça ou retire-o, se for necessário. Não leve o banco dianteiro além do meio do ajuste de suas guias e não incline o seu encosto mais de 25.

Veja também:

Renault Fluence. Acessórios
Antes de se instalar um dispositivo elétrico ou eletrônico (especialmente para os transmissores e receptores: faixa de frequências, nível de potência, posição da antena...), assegure-se de que ele é compatível com o seu veículo. Para isso, solicite orientação de uma Oficina Autorizada. Utilizaç&atild ...

Lexus CT200h. Áudio com Bluetooth Audio (Sistema do Mostrador Áudio Lexus)
Funcionamento do áudio com Bluetooth O sistema áudio com Bluetooth permite-lhe desfrutar de música reproduzida num leitor portátil através das colunas do veículo via comunicações sem fios. Se um dispositivo Bluetooth não puder ser conectado, verifique o estado de conexão no ecrã "Áudio com Bluetooth*" ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0393