Mitsubishi Lancer: Funcionamento da CVT

ATENÇÃO

  • Antes de selecionar uma marcha com o motor funcionando e o veículo parado, pise totalmente no pedal do freio, para evitar que o veículo se movimente.

    O veículo começa a se movimentar assim que a CVT é engatada, principalmente quando a rotação do motor está alta, em marcha lenta rápida ou com o ar-condicionado ligado, o freio somente deve ser liberado quando você realmente quiser colocar o veículo em movimento.

  • Sempre pise no pedal do freio com o pé direito.

    Usando o pé esquerdo pode haver um atraso na ação, em caso de emergência.

  • Para evitar uma súbita aceleração, nunca acelere quando estiver engatando a partir da posição "P" (estacionamento) ou "N" (neutro).
  • Acionar o pedal do acelerador enquanto o outro pé está descansando no pedal do freio pode afetar a eficiência dos freios e causar o desgaste prematuro das pastilhas do freio.
  • Use a alavanca seletora na posição correta de acordo com as condições de condução.

    Nunca retroceda o veículo em descidas com a alavanca seletora na posição "D" (condução) ou no modo esportivo nem dirija para frente na posição "R" (ré).

    O motor pode desligar e o esforço para acionar o pedal do freio ou esterçar o volante de direção aumenta, podendo causar um acidente.

  • Não acelere o motor com o pedal do freio acionado. Isto pode danificar a CVT.

    Quando você pressionar o pedal do acelerador enquanto mantém pressionado o pedal do freio com a alavanca seletora na posição "D" (condução), as rotações do motor podem não aumentar da mesma maneira como ao executar a mesma operação com a alavanca seletora na posição "N" (Ponto morto).

Aceleração para ultrapassagem

Para uma aceleração rápida para ultrapassar na posição "D" (condução), pise no acelerador até o assoalho. A CVT engata automaticamente uma marcha inferior.

OBSERVAÇÃO

No modo esportivo, as mudanças para marchas inferiores não são efetuadas quando o acelerador é pressionado até o assoalho.

Dirigindo em subidas/descidas

SUBIDAS

A transmissão evita mudanças desnecessárias para marchas superiores, quando o pedal do acelerador é liberado, garantindo uma condução suave.

DESCIDAS

Quando estiver descendo uma ladeira, o computador pode selecionar automaticamente uma marcha inferior. Esta função auxilia o freio motor, reduzindo a necessidade do uso do freio.

Espera

Para um curto período de espera, por exemplo aguardando a abertura do semáforo, o veículo pode ser deixado engatado e mantido parado através do pedal do freio.

Para um período longo de espera, com o motor funcionando, coloque a alavanca seletora na posição "N" (neutro) e aplique o freio de estacionamento, enquanto mantém o veículo parado com o freio de serviço.

ATENÇÃO

Nunca mantenha o veículo parado em uma subida com a aceleração e uma marcha engatada. Sempre aplique o freio de estacionamento e/ou freio de serviço.

Estacionamento

Para estacionar o veículo, primeiro espere que ele pare completamente, acione totalmente o freio de estacionamento, depois coloque a alavanca seletora na posição "P" (estacionamento).

Se você vai deixar o veículo, desligue o motor e retire a chave da ignição.

OBSERVAÇÃO

Em uma ladeira, acione totalmente o freio de estacionamento, antes de colocar a alavanca seletora na posição "P" (estacionamento). Se você colocar a alavanca seletora na posição "P" (estacionamento) antes de acionar o freio de estacionamento, pode ser difícil desengatar a alavanca seletora da posição "P" (estacionamento) na próxima vez que você for dirigir o veículo, requerendo a aplicação de mais força na alavanca seletora para movê-la da posição "P" (estacionamento).

Quando a CVT não efetua mudanças

Se a transmissão não efetua mudanças quando você estiver dirigindo ou o veículo não acelera suficientemente em uma ladeira íngreme, pode estar ocorrendo algo estranho na transmissão, ativando um dispositivo de segurança.

Leve seu veículo a uma Concessionária Mitsubishi MOTORS para inspeção.

    Veja também:

    Mitsubishi Lancer. Inspeção dos cintos de segurança
    Revise os cintos de segurança para verificar possíveis cortes, desgaste, desfiados e peças metálicas deformadas ou quebradas. Troque os cintos que estiverem com defeito. Se o cinto estiver sujo, limpe-o com detergente neutro e água morna. Depois de enxaguar com água, deixe secar à sombra. Nunca lave com alvejante nem tinja, pois ist ...

    Citroën C4. Motorizações Diesel
    * A potência máxima corresponde ao valor homologado no banco motor, de acordo com as condições definidas pela regulamentação europeia (Directiva 1999/99/CE). .../S: modelo equipado com Stop & Start .../1: modelo equipado com pneus de fraca resistência ao rolamento (exemplo: MICHELIN Energy Saver). .../2: modelo equipado com pneus de muito fraca resistência ao rolamento. ...

    Lexus CT200h. Configurações detalhadas do Bluetooth
    Pode confirmar e alterar as configurações detalhadas do Bluetooth. Como verificar e alterar as configurações detalhadas do Bluetooth Vá para "Bluetooth "Bluetooth* setup" (Configuração Bluetooth*): → "Setup" (Configuração) → "Bluetooth*" Mova o comando para a esquerda e depois selecione "Definiç&ot ...

    Manual do Veículo



    © 2017 All rights reserved : 0.0379