Renault Fluence: Sistema de auxílio de estacionamento

Renault Fluence / A condução / Sistema de auxílio de estacionamento

Princípio de funcionamento

Detectores por ultrassom (de acordo com o veículo), podem estar instalados no para-choque traseiro e/ou dianteiro, "medem" a distância entre o veículo e um obstáculo.

Esta medida gera uns sinais acústicos cuja frequência vai aumentando à medida que se aproxima ao obstáculo, tornando-se um som contínuo quando o obstáculo estiver a cerca de 30 centímetros do veículo.

Observação: assegure-se de que os sensores de ultrassom não estejam obstruídos (por sujeira, lama, neve, gotas de água, etc.).

Princípio de funcionamento

Observação: segundo o veículo, a tela A permite visualizar a zona envolvente do veículo em complemento dos bips.

Esta função é um dispositivo complementar de segurança que, através de sinais sonoros, indica a distância em que o veículo se encontra de um obstáculo, quando a marcha ré é engrenada.

Entretanto, em nenhum caso ela poderá substituir os cuidados e a responsabilidade do motorista durante as manobras com marcha ré.

O motorista deve estar sempre atento aos acontecimentos imprevistos que podem ocorrer durante a condução: portanto esteja sempre alerta para evitar quaisquer obstáculos móveis (como uma criança, um animal, um carrinho de criança, uma bicicleta...) ou evitar obstáculos muito pequenos ou muito finos (pedras de pequena dimensão, uma estaca muito fina...) durante a manobra.

Sistema de auxílio de estacionamento dianteiro

Sistema de auxílio de estacionamento dianteiro

(de acordo com o veículo)

Funcionamento

O sistema de auxílio de estacionamento só está ativo enquanto o veículo se deslocar a uma velocidade inferior a cerca de 7 km/h.

Se detecta a maioria dos objetos a menos de 100 centímetros aproximadamente na frente do veículo e é emitido um bip.

Segundo o veículo, a tela A se acende.

Auxílio de estacionamento traseiro

Auxílio de estacionamento traseiro

Funcionamento

Ao engrenar a marcha ré, se detecta a maioria dos objetos a menos de 1,20 metros, aproximadamente, da traseira do veículo e é emitido um bip.

Se forem detectados obstáculos seja na frente ou atrás do veículo, é considerado o que estiver mais próximo e será emitido o sinal sonoro correspondente.

Se forem detectados obstáculos ao mesmo tempo na frente e atrás do veículo, em uma zona de detecção inferior a 30 centímetros, serão emitidos os sinais sonoros dianteiros e traseiros alternadamente.

Ativação/desativação automática do sistema de auxílio de estacionamento dianteiro e traseiro

O sistema será desativado:

  • quando a velocidade do veículo for superior a 7 km/h, aproximadamente;
  • quando o veículo está parado durante mais de três segundos, aproximadamente, e é detectado um obstáculo próximo a mais de 30 cm ao lado do veículo;
  • quando a alavanca de câmbio está em ponto morto ou, nos veículos com caixa de câmbio automática, na posição N ou P.

A eventual colisão de um objeto (por exemplo, contato com um poste, uma guia mais elevada ou qualquer outro objeto no solo) no quadro sob o piso do veículo pode danificálo (por exemplo: deformação de um eixo).

Para evitar o risco de acidente, mande verificar o seu veículo em uma Oficina Autorizada.

Ajuste do volume sonoro do sistema de auxílio para estacionar

Ajuste do volume sonoro do sistema de auxílio para estacionar

A partir da tela de funções personalizáveis de ajustes do veículo (consulte "funções personalizáveis do veículo" no capítulo 1), selecione a linha "Auxilio estacionamento: volume" para ajustar o volume do sistema de auxílio de estacionamento e confirme pulsando uma das teclas 1 ou 2.

Ajuste do volume sonoro do sistema de auxílio para estacionar

Ajuste do volume sonoro do sistema de auxílio para estacionar

Segundo o veículo, pode ajustar alguns parâmetros desde o visor tátil A.

Consulte o manual do equipamento para obter informações mais detalhadas.

Desativação do sistema

É possível desativar por separado o sistema de auxílio de estacionamento dianteiro e traseiro.

A partir da tela de funções personalizáveis de ajustes do veículo (consulte "Menu de funções personalizáveis do veículo" no capítulo 1), escolha a linha "Auxilio de estacionamento dianteiro" ou "Auxilio de estacionamento traseiro " e em seguida, ative ou desative o sistema:

função desativada;

função ativada.

Anomalia de funcionamento

Quando o sistema detecta uma anomalia de funcionamento emite um sinal sonoro, durante cerca de 5 segundos, para o avisar. Consulte uma Oficina Autorizada.

Quando o veículo circula a uma velocidade inferior a cerca de 7 km/h, certas fontes de ruído (moto, caminhão, martelo pneumático...) podem ativar os sinais sonoros

Veja também:

Mitsubishi Lancer. Técnicas para uma direção segura
Proteção total e direção segura não podem ser totalmente asseguradas. Entretanto, recomendamos que você tenha atenção extra com os seguintes pontos: Cintos de segurança Antes de dar partida no veículo, certifique-se que você e os outros ocupantes estejam usando os cintos de segurança. Tapetes Advert&ecir ...

Lexus CT200h. Painel de instrumentos (Veículos de volante à esquerda)
Interruptor Power Colocar o sistema híbrido em funcionamento/alterar os modos Paragem de emergência do sistema híbrido Quando o sistema híbrido não entrar em funcionamento Mensagens de aviso Alavanca de velocidades Mudar a posição de engrenamento Precauções com o reboque Medidores Leitura dos medidores/ajus ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0414