Nissan Versa: Explicação dos itens de manutenção geral

Nissan Versa / Manutenção e faça você mesmo / Explicação dos itens de manutenção geral

Informações adicionais sobre os itens a seguir com "*" são encontradas mais adiante nesta seção.

Parte externa do veículo

Os itens de manutenção relacionados a seguir devem ser executados regularmente, exceto se especificado de outra maneira.

Portas e capô do motor: Verifique se as portas e o capô do motor estão funcionando adequadamente.

Além disso, certifique-se de que todas as travas estejam funcionando corretamente.

Lubrifique as dobradiças, travas, pinos de travas, roletes e conexões, conforme necessário.

Certifique-se de que a trava secundária impeça a abertura do capô do motor quando a trava primária for liberada.

Ao conduzir o veículo em áreas com sal nas estradas ou outros materiais corrosivos, verifi - que a lubrificação com frequência.

Luzes*: Limpe os faróis regularmente.

Certifique-se de que os faróis, luzes de freio, luzes traseiras, luzes indicadoras de direção e demais luzes estejam funcionando adequadamente, e sejam instaladas com segurança.

Além disso, Verifique o alinhamento dos faróis.

Porcas das rodas*: Ao inspecionar os pneus, certifique-se de que não estejam faltando porcas das rodas e Verifique se não existem porcas perdidas. Aperte, se necessário.

Rodízio de pneu*: O rodízio de pneus deve ser feito a cada 10.000 km. Entretanto, o tempo para o rodízio dos pneus poderá variar de acordo com os seus hábitos de condução e condições da superfície da estrada. Se o tamanho dos pneus dianteiros for diferente dos pneus traseiros, o rodízio dos pneus não pode ser efetuado.

Pneus*: Verifique frequentemente a pressão dos pneus com um calibrador e sempre antes de viagens de longa distância. Se necessário, ajuste a pressão em todos os pneus, incluindo o pneu reserva, de acordo com a pressão especifi cada. Inspecione cuidadosamente quanto a danos, cortes ou desgaste excessivo.

Alinhamento e balanceamento de rodas: Se o veículo estiver puxando para qualquer um dos lados quando você estiver dirigindo em uma estrada reta e plana, ou se você detectar desgaste desigual ou anormal nos pneus, o alinhamento das rodas pode ser necessário.

Se o volante de direção ou o banco apresentar vibração nas velocidades permitidas para estrada, o balanceamento das rodas poderá ser necessário.

Para-brisa: Limpe o para-brisa regularmente.

Inspecione o para-brisa pelo menos a cada 6 meses quanto a trincas ou outros danos. Repare um para-brisa danificado numa ofi cina de reparos qualifi cada.

Palhetas dos limpadores de para-brisa*: Se não estiverem limpando adequadamente, inspecione as palhetas quanto a rachaduras ou desgaste.

Interior do veículo

Os itens de manutenção relacionados a seguir devem ser verificados regularmente, como por exemplo, quando estiver executando manutenção periódica, limpando o veículo, etc.

Informações adicionais sobre os itens a seguir com "*" são encontradas mais adiante nesta seção.

Pedal do acelerador: Inspecione o pedal quanto à suavidade de funcionamento e certifique-se de que o pedal não esteja preso ou necessite de esforço desigual. Mantenha o tapete afastado do pedal do acelerador.

Mecanismo de posição da transmissão automática P (Park) (se equipado): Em uma ladeira íngreme, certifique-se de que o veículo esteja seguramente parado com a alavanca seletora posicionada em P (Park) sem acionar os freios.

Pedal de freio: Inspecione o pedal quanto à suavidade de funcionamento e mantenha o tapete afastado do pedal.

Freios: Verifique se o veículo tende a puxar para os lados ao acioná-lo.

Freio de estacionamento*: Certifique-se de que o seu veículo seja mantido, com segurança, em posição em uma ladeira íngreme, apenas com o freio de estacionamento aplicado.

Bancos: Verifique os controles de posição dos bancos, tais como ajustes dos bancos, reclinador do encosto dos bancos, etc.. para certificar-se de que estejam funcionando com suavidade e que as travas estejam funcionando corretamente em todas as posições. Verifique se os apoios para cabeça se movem para cima e para baixo suavemente e se as travas funcionam corretamente em todas as posições.

Cintos de segurança: Verifique se todos os componentes do sistema dos cintos de segurança (por exemplo, fivelas, fixadores, ajustes e retratores) estejam funcionando adequadamente e suavemente e se estão instalados corretamente.

Verifique o tecido dos cintos quanto a cortes, desfi ados, desgastes ou danos.

Volante de direção: Inspecione quanto a mudanças no sistema de direção, como folga excessiva, direção dura ou ruídos estranhos.

Luzes de advertência e alarmes sonoros: Certifique-se de que todas as luzes de advertência e alarmes sonoros estejam funcionando adequadamente.

Limpador e lavador de para-brisa*: Verifique se os limpadores e o lavador estão funcionando corretamente e se os limpadores não deixam riscos.

Desembaçador de para-brisa: Verifique se o ar fl ui adequadamente dos difusores do desembaçador e em quantidade sufi ciente quando operar o aquecedor ou o ar-condicionado (se equipado).

Sob o capô do motor e sob o veículo

Os itens de manutenção relacionados aqui devem ser verificados periodicamente (por exemplo, toda vez que você verificar o óleo do motor ou abastecer o veículo).

Nível de fluido da transmissão automática (se equipado)*

Verifique o nível após posicionar a alavanca seletora em P (Park) com o motor em marcha lenta à temperatura normal de trabalho.

Bateria*: Verifique o nível de fluido em cada célula. O nível deve estar entre as marcas "MAX" e "MIN". Os veículos que operam em altas temperaturas ou sob condições severas, requerem verificações constantes do nível de fluido da bateria.

Nível de fluido de freio e embreagem*:

Para modelos com transmissão manual: Certifique-se de que o nível de fluido de freio e de embreagem esteja entre as marcas "MAX" e "MIN" no reservatório.

Para modelos com transmissão automática: Certifique-se de que o nível de fluido de freio esteja entre as marcas "MAX" e "MIN" no reservatório.

Nível do líquido de arrefecimento do motor*: Verifique o nível do líquido de arrefecimento quando o motor estiver frio. Certifique-se de que o nível do líquido de arrefecimento do motor esteja entre as marcas "MAX" e "MIN" no reservatório.

Correia de acionamento de acessórios do motor*: Certifique-se de que a correia não esteja desfi ada, desgastada, rachada ou oleosa.

Nível de óleo do motor*: Verifique o nível após estacionar o veículo em uma superfície plana com o motor desligado. Aguarde por mais de 10 minutos para que o óleo retorne ao cárter.

Sistema de escapamento: Certifique-se de que não há suportes soltos, trincas ou furos.

Se o som do sistema de escapamento parecer incomum, ou se houver cheiro de fumaça dos gases do escapamento, providencie a inspeção imediata do sistema do escapamento em uma concessionária Nissan.

Consulte a advertência referente ao monóxido de carbono na seção "Partida e condução" deste manual.

Vazamentos de fluidos: Verifique embaixo do veículo se há vazamentos de combustível, óleo, água ou outros fluidos após o veículo permanecer parado por algum tempo. O gotejamento de água do ar-condicionado é normal após o uso. Se você observar quaisquer vazamentos ou se a presença de vapores de combustível for evidente, Verifique a causa e providencie a correção imediatamente.

Radiador e mangueiras: Verifique a parte dianteira do radiador e limpe qualquer sujeira, insetos, folhas que possam ter se acumulado.

Certifique-se de que as mangueiras não apresentem trincas, deformação, deterioração ou conexões soltas.

Parte inferior do veículo: A parte inferior do veículo é frequentemente exposta a substâncias corrosivas como aquelas usadas em estradas cobertas com gelo ou para controle de poeira. É muito importante remover estas substâncias da parte inferior do veículo, caso contrário pode haver acúmulo de ferrugem nas chapas do piso do veículo, chassi, linhas de combustível e sistema de escapamento.

Ao final do inverno, as áreas da parte inferior do veículo onde há acúmulo de barro e terra, devem ser enxaguadas com água corrente.

Consulte a seção "Aparência e cuidados" deste manual.

Fluido do lavador de para-brisa*: Certifique-se de que haja fluido sufi ciente no reservatório.

Veja também:

Nissan Versa. Freio de estacionamento
ATENÇÃO Certifique-se de que o freio de estacionamento esteja totalmente liberado antes de dirigir. Qualquer falha em realizar este procedimento poderá causar danos ao freio e resultar em acidente. Nunca libere o freio de estacionamento quando estiver do lado de fora do veículo. Nunca utilize a alavanca seletora no lugar do freio de estacion ...

Mitsubishi Lancer. Capacidade do reservatório de combustível
Capacidade: 59 litros Reabastecimento 1. Antes de abastecer de combustível, desligue o motor. 2. O gargalo de abastecimento de combustível está localizado na parte traseira esquerda do veículo. Abra a tampa de abastecimento de combustível usando a alavanca de liberação da tampa de abastecimento de combustível, localizada ao ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0457