Renault Fluence: Recomendações: controle de poluição, economia de combustível, condução

Renault Fluence / A condução / Recomendações: controle de poluição, economia de combustível, condução

O seu veículo foi concebido para respeitar o meio ambiente.

Dessa forma, algumas peças de seu veículo foram projetadas para reciclagem posterior.

Essas peças podem ser desmontadas com facilidade para permitir que sejam recuperadas e sejam reprocessadas em centros de reciclagem.

Além disso, devido ao seu projeto, às regulagens de fábrica e ao seu consumo reduzido, seu veículo está em conformidade com os regulamentos de antipoluição em vigor. Ele tem participação ativa na redução de emissão de gases poluentes e na economia de energia. Por outro lado, o nível de emissão de gases poluentes e o consumo de seu veículo também depende de você. Tenha controle sobre a manutenção e a utilização corretas do veículo.

O consumo de combustível está homologado acordo com um método padrão e regulado. Idêntico para qualquer dos construtores, permite comparar os veículos entre si. O consumo em utilização real depende das condições de utilização do veículo, dos equipamentos e o estilo de condução. Para otimizar o consumo, respeite as recomendações indicadas a seguir.

Contribui com a economia de combustível

De acordo com o veículo, para otimizar o consumo, uma luz indicadora no painel de instrumentos informa o melhor momento para engrenar a marcha superior ou inferior:

mude para a marcha superior;

mude para a marcha inferior.

Conservação

É importante saber que o desrespeito aos regulamentos de controle de poluição pode sujeitar o proprietário do veículo a infrações à lei. Além disso, a substituição de peças do motor, do sistema de alimentação e de escapamento, por peças diferentes das originais recomendadas pelo fabricante, altera a conformidade do veículo aos regulamentos de controle de poluição.

Uma Oficina Autorizada deverá fazer os ajustes e verificar seu veículo conforme as instruções contidas no programa de manutenção: ela dispõe de todos os recursos que permitem garantir as regulagens originais de seu veículo.

Regulagens do motor

  • ignição: não necessita nenhuma regulagem.
  • velas: as condições ótimas de consumo, de rendimento e de desempenho exigem que sejam rigorosamente obedecidas às especificações estabelecidas por nossos Serviços Técnicos.

    Na substituição das velas, utilize as marcas, tipos e classificações especificadas para seu motor. Para isso, consulte uma Oficina Autorizada.

  • marcha lenta: não necessita nenhuma regulagem.
  • filtro de ar: um cartucho sujo diminui o rendimento. É preciso substituí-lo.

Verificação dos gases de escapamento

O sistema de verificação dos gases de escapamento permite detectar as anormalidades de funcionamento no dispositivo de controle de poluição do veículo.

Essas anormalidades podem causar emissões de substâncias nocivas ou danos mecânicos.

Esta luz indicadora no painel de instrumentos indica eventuais falhas no sistema: Ela se acende ao ligar a chave de ignição e depois se apaga ao dar partida no motor.

  • Caso permaneça acesa de maneira contínua, consulte uma Oficina Autorizada o mais breve possível;
  • se ficar piscando, reduza o regime de rotações do motor até que desapareça a intermitência. Consulte uma Oficina Autorizada o mais breve possível.

Condução

  • Melhor do que aquecer o motor com o veículo parado é fazer o aquecimento conduzindo com suavidade até alcançar a temperatura normal.
  • A velocidade custa caro.
  • A condução "esportiva" custa caro: é preferível uma condução "calma".

Verificação dos gases de escapamento

  • Use os freios o mínimo possível. Se observar com suficiente antecipação as curvas ou obstáculos, bastará tirar o pé.
  • Evite acelerações bruscas.
  • Não intensifique o regime de rotações do motor em marchas intermediárias.

    Utilize sempre a relação de marcha mais elevada possível sem forçar o motor.

    Na versão com caixa de câmbio automática, mantenha preferencialmente a posição D

  • Nas subidas, não tente manter a velocidade e não acelere mais do que seria necessário em um terreno plano: mantenha o pé sobre o acelerador, preferencialmente na mesma posição
  • Executar embreagem dupla e acelerar o motor antes de desligá-lo são ações desnecessárias nos veículos modernos.
  • Tempestades, rodovias inundadas:

Não trafegue em uma rodovia inundada caso a altura da água esteja mais acima da borda inferior das rodas das rodas.

Moléstias na condução

Do lado do motorista, utilize exclusivamente os tapetes adaptados ao veículo, fixando-os com os elementos instalados previamente e verifique regularmente sua fixação.

Não coloque um tapete sobre outro.

Os pedais podem ficar travados.

Conselhos para utilização

Conselhos para utilização

  • Energia elétrica do veículo "é combustível ", desligue todos os dispositivos elétricos cujo uso não seja realmente essencial. Porém (segurança antes de tudo), acenda as luzes toda vez que a visibilidade exigir (ver e ser visto).
  • Utilize preferencialmente os difusores de ar. Trafegar com os vidros abertos a 100 km/h implica: consumo de combustível 4% maior.
  • Nos veículos equipados com arcondicionado, é normal que se constate um aumento do consumo de combustível (especialmente em tráfego urbano) durante sua utilização.

    Para os veículos equipados com ar-condicionado sem modo automático, desligue o sistema quando não precisar mais dele.

    Conselhos para reduzir o consumo e, dessa forma, contribuir para a preservação do meio ambiente: Se o veículo permanece estacionado em situação de muito calor ou sob o sol, considere ventilar durante alguns minutos para eliminar o ar quente antes de dar a partida.

  • Evite o enchimento de combustível até a boca; isso evita que ele transborde.
  • Não mantenha as barras de teto acopladas se estiverem vazias.
  • Para o transporte de objetos volumosos é melhor utilizar um reboque.
  • Para rebocar um trailer, considere a utilização de um defletor homologado e não se esqueça de regulá-lo.

Conselhos para utilização

  • Evite a utilização "porta a porta" (percursos curtos com paradas longas), pois o motor nunca atinge a temperatura ideal.

Pneus

  • Uma pressão insuficiente aumenta o consumo.
  • O uso de pneus não recomendados pode aumentar o consumo.

Características dos veículos com altura da carroceria baixa A

Características dos veículos com altura da carroceria baixa A

Seu Renault é um veículo projetado para oferecer máximo desempenho de direção e prazer, em vias apropriadas.

Particularidades como pneus de perfil baixo e acessórios aerodinâmicos melhoram a aparência e o manuseio de seu veículo.

Para garantir a manutenção adequada dessas particularidades, siga estas instruções simples.

  • Dirija com cuidado em vias mal asfaltadas, com cascalho ou de terra, pois pedras e outros elementos na via podem danificar os acessórios aerodinâmicos. Buracos nas vias e superfícies em más condições podem danificar as rodas e/ou pneus.
  • Em declives, certifique-se de que não haja contato entre o solo e defletores dianteiros/traseiros. Dirija sobre e afaste-se do declive a uma velocidade muito baixa, sem acelerar e/ou frear bruscamente.
  • Ao lidar com obstáculos como meios-fios baixos, bueiros ou quebra-molas, principalmente de forma oblíqua, dirija devagar a fim de proteger a parte de baixo da carroceria e as particularidades aerodinâmicas de seu Renault.
Veja também:

Nissan Versa. Limpeza externa
Para manter a boa aparência do seu veículo, é importante tomar os cuidados adequados. Para proteger as superfícies pintadas, lave o seu veículo o mais breve possível: Após uma chuva, para evitar possíveis danos causados pela chuva ácida. Após dirigir o veículo em estradas litorâneas. Quando contamin ...

Citroën C4. Bloqueador de combustível (Diesel)
Dispositivo mecânico para impedir o enchimento de combustível gasolina num depósito de um veículo que funciona a gasóleo. Evita, assim, a degradação do motor associada a este tipo de incidente. Situado à entrada do depósito, o bloqueador surge quando o tampão é retirado. Funcionamento Aquando da sua introdução no depósito Diesel, a pistola de gasolina é bloqueada na tam ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0463