Renault Fluence: Computador de bordo

Parâmetros de viagem

A visualização das informações a seguir DEPENDE DO EQUIPAMENTO DO VEÍCULO E DO PAÍS DE COMERCIALIZAÇÃO.

Exemplos de seleção Interpretação da exibição selecionada
a) Hodômetro total e parcial
b) Parâmetros de viagem Combustível utilizado.

Combustível consumido desde o último Ponto de Partida.

Consumo médio desde o último Ponto de Partida.

O valor só é exibido depois de ter percorrido pelo menos 400 metros desde o último Ponto de partida.

Consumo instantâneo

Valor visualizado quando se ultrapassa aproximadamente 5 km/h.

Autonomia estimada com o combustível restante.

Esta autonomia considera o consumo médio obtido desde o último Ponto de Partida. Este valor só é exibido depois de se percorrer 400 metros.

Observação: a informação mostrada pode não corresponder à situação real, pois depende do percurso, do estilo de condução, das condições de circulação da estrada (subida ou descida...) e da velocidade do veículo.

Distancia percorrida desde o último Ponto de Partida
Velocidade média desde o último Ponto de Partida

Este valor só é exibido depois de se percorrer 400 metros.

c) Autonomia até a próxima revisão.

Distância a percorrer até à próxima revisão (exibição em quilômetros e meses); quando a autonomia está próxima do seu termo, podem apresentar-se vários casos:

  • autonomia inferior a 1.500 km ou um mes: a mensagem "Prever revisão" é exibida juntamente com o prazo mais próximo (distância ou tempo);
  • autonomia igual a 0 km ou data de revisão vencida: a mensagem "Fazer revisão" se mostra juntamente com a luz indicadora .

O veículo necessita então uma revisão o mais rapidamente possível.

Observação: de acordo com o veículo, a autonomia de revisão depende do estilo de condução (circulação frequente a velocidades lentas, circulação porta-a-porta, circulação prolongada em marcha lenta, tração de reboque, etc.). A distância a percorrer até à próxima revisão pode, em alguns casos, diminuir mais rapidamente que a distância realmente percorrida.

Reinicialização do visor após a revisão, de acordo com o programa de manutenção.

A autonomia até a próxima revisão só deve ser reinicializada depois de realizar uma revisão prevista no programa de manutenção do veículo.

Caso decida fazer trocas de óleo mais frequentemente do que o recomendado, não reinicialize esta informação a cada troca de óleo, porque isso irá alterar a periodicidade de substituição das outras peças prevista no programa de manutenção.

Particularidade: para reinicializar a autonomia até a próxima revisão, aperte continuamente durante cerca de 10 segundos uma das teclas de reposição a zero, até que a autonomia de manutenção seja exibida sem piscar.

e) Menu das funções personalizáveis de regulagem do veículo.

Permite a regulagem de algumas funcionalidades do veículo (idioma do painel de instrumentos, sistema de auxílio de estacionamento...). Consulte o capítulo 1, parágrafo "Menu das funções personalizáveis de regulagem do veículo".

f) Diário de bordo.

Visualização sequencial:

  • de mensagens informativas,
  • mensagens de anomalias de funcionamento (anomalia de injeção, etc.).

Mensagem informativa

Estas mensagens podem ajudar na fase da partida do veículo ou para informar o usuário sobre uma opção ou um estado de condução.

Em seguida, são dados alguns exemplos de mensagens de informação.

Exemplos de mensagens Interpretação da exibição selecionada
"Bateria fraca ligar motor" Indica que é necessário dar partida no veículo para recarregar a bateria (após uma longa parada mantendo o rádio ligado, por exemplo).
"Retirar o cartão" Solicita que se retire o cartão RENAULT do leitor ao sair do veículo.
"Teste de funções do veículo" É exibida, ao ligar a ignição, quando o veículo está em autocontrole.
"Antipatinagem desactivada" Indica que foi desativada a função ASR.
"Rodar volante + START" Gire ligeiramente o volante enquanto aperta o botão de partida do veículo, para desbloquear a coluna da direção.
"Não há mensagens na memória" Não foi memorizado nenhum alerta.
"Direção não bloqueou" Indica que a coluna da direção não foi bloqueada.

Mensagens de anomalias de funcionamento

Aparecem com a luz indicadora e requerem que obtenha ajuda o quanto antes de uma Oficina Autorizada, conduzindo com precaução. Desrespeitar esta recomendação pode significar risco de danificar o veículo.

Desaparecem ao apertar uma vez o botão de seleção de exibição, ou ao fim de alguns segundos. Ficam memorizadas no diário de bordo. A luz indicadora   permanece acesa. Em seguida, são dados alguns exemplos de mensagens de anomalias de funcionamento.

Exemplos de mensagens Interpretação da exibição selecionada
"Verificar anomalia nos faróis" Indica uma falha dos faróis direcionais móveis.
"Procurar assist. Técnica" Indica uma falha em um dos sensores dos pedais ou do sistema de gestão da bateria.
"Verificar airbag" Indica uma falha nos sistemas de retenção complementares aos cintos de segurança. Em caso de acidente, há risco de não funcionarem.
"Verificar anomalia sist.

antipoluição"

Indica uma falha no sistema de controle de poluição do veículo
"Verificar anomalia na injeção " Indica uma falha no motor.

Mensagens de alerta

Estas mensagens aparecem com a luz indicadora e, para sua segurança, impõem uma imperiosa parada imediata, mas compatível com as condições de circulação. Desligue o motor e não volte a dar partida nele. Chame um representante de uma Oficina Autorizada.

Em seguida, são dados alguns exemplos de mensagens de alerta. Observação: as mensagens podem aparecer no visor isoladamente ou alternadamente, caso haja várias mensagens a serem exibidas.

Exemplo de mensagem Interpretação da exibição selecionada
"Risco de danificar o motor" Indica um aquecimento excessivo do motor do veículo, uma falha na injeção ou na pressão de óleo do motor.
"Anomalia direção" ou "Perigo de bloqueio da direção " Indica um problema na direção
"Anomalia na recarga da bateria" Indica um problema no circuito de carga da bateria do veículo (alternador...).
Veja também:

Nissan Versa. Luz interna
A luz interna possui um interruptor de três posições e funciona independentemente da posição do interruptor de ignição. Quando o interruptor estiver na posição ON 1, a luz interna se acenderá, independentemente da posição da porta. A luz se apagará após um período de tempo, exce ...

Lexus CT200h. Interruptores (Veículos de volante à direita)
Botão de controlo da luz do painel de instrumentos Interruptores do espelho retrovisor exterior Botão de nivelamento manual dos faróis* Interruptor do limpa-faróis* Interruptor do sistema de descongelamento do limpa-para-brisas* Interruptor do volante de direção aquecido* Interruptor do sensor Lexus de assistência* Inte ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0408