Renault Fluence: Caixa de câmbio automática

Renault Fluence / A condução / Caixa de câmbio automática

Alavanca de seleção 1

Alavanca de seleção 1

O visor 3, situado no painel de instrumentos, informa-o do modo e da marcha engatada.

4: P: estacionamento

5: R: marcha ré

6: N: neutro (ponto morto)

7: D: modo automático

8: modo manual

9: zona de visualização do modo e da marcha selecionada em modo manual

Partida

Partida

Com a alavanca de seleção 1 na posição P, acione o motor de partida.

Para sair da posição P, é imperativo pisar no pedal de freio antes de pressionar o botão de destravamento 2.

Com o freio pressionado (a luz indicadora   no visor 3 apaga) saia da posição P.

A passagem da alavanca para a posição D ou R só deve ser feita com o veículo parado, o pé no freio e sem acelerar.

Condução em modo automático

Coloque a alavanca na posição D. Na maior parte das condições de circulação, não será mais necessário tocar na alavanca: as mudanças de marcha ocorrerão sozinhas, no momento certo, e no regime de rotações conveniente do motor, porque o "automatismo" leva em conta a carga do veículo, o perfil da estrada e o estilo de condução escolhido.

Condução econômica

Na estrada, deixe sempre a alavanca na posição D, se mantiver o pedal do acelerador ligeiramente pressionado, as mudanças de marcha ocorrerão automaticamente em um regime de rotação mais baixo.

Acelerações e ultrapassagens

Pressione a fundo o pedal do acelerador (até ultrapassar o ponto duro do pedal).

Isso provocará, na medida da capacidade do motor, uma redução para a marcha mais adequada às circunstâncias.

Por segurança, nunca desligue a ignição antes do veículo estar completamente parado.

Condução no modo manual

Com a alavanca de seleção na posição D, leve a alavanca para a esquerda.

Impulsos sucessivos na alavanca permitem efetuar manualmente as mudanças de marcha:

  • para reduzir de marcha, dê alguns impulsos na alavanca para trás.
  • para passar a uma marcha superior, dê alguns impulsos para a frente.

A relação da marcha engatada aparece no painel de instrumentos.

Casos particulares

Em alguns casos de condução (ex: proteção do motor, ativação do controle dinâmico de condução: E.S.P.) o próprio "automatismo" pode impor a marcha.

Da mesma forma, para evitar "manobras erradas", a mudança de marcha pode ser recusada pelo "automatismo ": nesse caso, a visualização da relação pisca durante alguns segundos para avisar esse fato.

Situações excepcionais

  • Se o perfil da estrada e a sua sinuosidade não permitirem manter a condução em modo automático (por exemplo, em montanha), aconselhase a que passe à condução no modo manual.

    Essa ação permite evitar as frequentes mudanças de marcha impostas pelo "automatismo" e obter um freio-motor em caso de descida acentuada.

  • Com tempo muito frio, para evitar que o motor "morra", espere alguns instantes antes de sair da posição P ou N e colocar a alavanca em D ou R.

Com tempo muito frio, o sistema pode impedir a passagem das marchas em modo manual, até que a caixa de câmbio atinja a temperatura adequada.

Estacionamento do veículo

Logo que o veículo esteja imobilizado, mantenha o pé no pedal de freio e coloque a alavanca na posição P: a caixa de câmbio fica em ponto morto e as rodas motrizes são travadas mecanicamente pela transmissão.

Acione o freio de mão.

A eventual colisão de um objeto (por exemplo, contato com um poste, uma guia mais elevada ou qualquer outro objeto no solo) na parte inferior do veículo pode danificar o mesmo (por exemplo, deformação de um eixo...).

Para evitar o risco de acidente, mande verificar o seu veículo em uma Oficina Autorizada.

Anomalia de funcionamento

  • Em andamento, se a mensagem "Mandar verificar caixa velocidades " aparecer no painel de instrumentos, indica uma falha.

    Consulte uma Oficina Autorizada o mais breve possível.

  • Em andamento, se a mensagem "Sobreaqueciment. caixa velocidades " aparecer no painel de instrumentos, pare para deixar esfriar a caixa de câmbio.

    Consulte uma Oficina Autorizada o mais breve possível.

  • Avaria de um veículo com caixa automática, consulte o parágrafo "Reboque" no capítulo 5.

Particularidade dos veículos equipados com caixa de câmbio de variação contínua: Em certas condições a velocidades elevadas de circulação, a caixa de câmbio pode limitar temporariamente o regime máximo do motor.

Isso é normal.

Anomalia de funcionamento

Ao dar a partida, se a alavanca ficar bloqueada na posição P, pisando ao mesmo tempo no pedal de freio e o botão de destravamento 2, é possível desbloqueá-la manualmente. Para isso, introduza um objeto no orifício 10 e, ao mesmo tempo, pressione o botão de destravamento 2 situado na alavanca.

    Veja também:

    Renault Fluence. Utilização dos comandos
    Destravamento das portas e da tampa do porta-malas Pressione o botão 1. O destravamento é identificado por uma intermitência das luzes de emergência. Travamento das portas Pressione o botão de travamento 2. O travamento é identificado por duas intermitências das luzes de advertência. Se alguma porta (ou a tampa do porta-malas) es ...

    Renault Fluence. Extintor de incêndio
    (De acordo com o veículo) O extintor de incêndio 1 localiza-se embaixo do banco do passageiro dianteiro e fixado de maneira que permita um acesso fácil e rápido. Para liberá-lo, acione a trava 2. Verifique com freqüência a validade do extintor de incêndio do seu veículo e o substitua sempre que necessário. ...

    Renault Fluence. Ligação de um carregador
    O carregador deve ser compatível com bateria de tensão nominal de 12 volts. Não desconecte a bateria com o motor em funcionamento. Siga as instruções dadas pelo fornecedor do carregador da bateria que utilizar. Algumas baterias podem ter certas especificidades de carga, consulte uma Oficina Autorizada. Evite qualquer risco de faísca, pois p ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0204