Nissan Versa: Indicadores e medidores

Nissan Versa / Instrumentos e controles / Indicadores e medidores

Tipo A (se equipado)
Tipo A (se equipado)

1. Tacômetro (se equipado)

2. Velocímetro

3. Interruptor para zerar o hodômetro/modo computador de bordo/interruptor de ajuste de hora

4. Interruptor de controle de luminosidade dos instrumentos (se equipado)

5. Indicador de posição da transmissão continuamente variável (somente para os modelos com CVT)

6. Hodômetro/hodômetro parcial/computador de bordo

7. Indicador do nível de combustível

Tipo B (se equipado)
Tipo B (se equipado)

1. Tacômetro

2. Medidor de temperatura do motor

3. Hodômetro/hodômetro parcial/computador de bordo

4. Mostrador de horas

5. Indicador do nível de combustível

6. Velocímetro

7. Interruptor para zerar o hodômetro/modo computador de bordo/interruptor de ajuste de hora

8. Indicador de posição da transmissão continuamente variável (somente modelos equipados com CVT)

9. Controle de luminosidade dos instrumentos

Velocímetro e hodômetro

Velocímetro

O velocímetro indica a velocidade do veículo.

Tipo A
Tipo A

Tipo B
Tipo B

Hodômetro / Hodômetro parcial duplo

Tipo A
Tipo A

O hodômetro e o hodômetro parcial duplo são visualizados quando o interruptor de ignição estiver na posição ON.

O hodômetro 1 grava a distância total que foi percorrida pelo veículo.

O hodômetro parcial duplo 2 marca a distância de percursos individuais.

Alterando a tela:

Pressione o botão de ajuste 3 para alterar os dados da tela como segue:

Tipo B
Tipo B

Odo Trip A Trip B   Computador de bordo   Ajuste do relógio   Odo

Para obter dados do computador de bordo, consulte "Computador de bordo" posteriormente nesta seção.

Para zerar o hodômetro parcial:

Pressione o botão de ajuste 3  por mais de 1 segundo para zerar o hodômetro parcial.

Tacômetro

Tipo A
Tipo A

O tacômetro indica a rotação do motor em rotações por minuto (rpm).

Não deixe a rotação do motor ficar dentro da faixa vermelha 1.

CUIDADO

Quando a rotação do motor se aproximar da zona vermelha, troque para uma marcha mais alta ou reduza a rotação do motor. O funcionamento do motor na zona vermelha pode causar sérios danos ao motor.

Tipo B
Tipo B

Indicador de temperatura do motor (se equipado)

Indicador de temperatura do motor (se equipado)

NOTA:

O interruptor de ignição deve estar na posição ON para que o indicador forneça a leitura da temperatura do motor.

O indicador marca a temperatura do líquido de arrefecimento do motor. A temperatura do líquido de arrefecimento do motor varia de acordo com a temperatura externa e condições de condução.

CUIDADO

Se o indicador marcar uma temperatura próxima a indicação H (quente), reduza a velocidade do veículo para diminuir a temperatura. Se o indicador estiver marcando uma temperatura acima do normal, pare o veículo mais rapidamente possível. Não continue dirigindo, se o motor do veículo superaquecer. Isto poderá danificar seriamente o motor e até causar incêndio no veículo. Consulte "Se o veículo superaquecer" na seção "Em caso de emergência" para tomar as ações necessárias imediatamente.

Indicador de combustível

Tipo A
Tipo A

O indicador de combustível A marca o nível aproximado de combustível no tanque quando o interruptor de ignição estiver na posição ON.

O indicador pode mover-se levemente em frenagens, curvas, acelerações ou subindo e descendo rampas.

Tipo A: Os segmentos do nível de combustível piscarão quando o nível de combustível dentro do tanque estiver muito baixo. A luz de advertência de combustível baixo   B se acenderá quando o nível de combustível dentro do tanque estiver muito baixo.

Tipo B: A luz de advertência de combustível baixo B se acenderá quando o nível de combustível dentro do tanque estiver muito baixo.

Reabasteça o tanque antes que o indicador de combustível esteja indicando 0 (Vazio).

Tipo B
Tipo B

O símbolo    c indica que a portinhola de abastecimento do tanque de combustível está localizada no lado do motorista.

ATENÇÃO

  • Se o veículo ficar sem combustível, a luz de verificação do motor pode se acender. Reabasteça o quanto antes. Após dirigir um pequeno percurso, a   luz deve se apagar. Se a luz permanecer acesa após percorrer um pequeno percurso, o veículo deve ser inspecionado pela concessionária Nissan.
  • Para informações adicionais, consulte "Luz indicadora de falha no motor (MIL)", posteriormente nesta seção.

Computador de bordo

Tipo A
Tipo A

Quando o interruptor de ignição estiver na posição ON (Ligado), os modos do computador de bordo podem ser selecionados ao pressionar o botão de ajuste A localizado no painel de instrumentos próximo ao velocímetro. Os seguintes modos podem ser selecionados no mostrador B:

  • Consumo instantâneo de combustível
  • Consumo médio de combustível
  • Autonomia
  • Temperatura externa (se equipado)

Consumo instantâneo de combustível

Tipo B
Tipo B

O modo consumo instantâneo de combustível mostra o consumo instantâneo de combustível.

O mostrador é atualizado continuamente ao dirigir.

Consumo médio de combustível

O modo consumo médio de combustível indica uma média do consumo de combustível desde a última vez em que foi zerado. A ajustagem é feita ao pressionar o botão de ajuste A por aproximadamente 1 segundo.

Autonomia

O modo autonomia fornece uma estimativa da distância a ser percorrida até o próximo reabastecimento. A autonomia é calculada automaticamente a partir do nível de combustível restante no tanque de combustível e o consumo instantâneo de combustível.

O modo autonomia inclui um indicador de advertência para pequena autonomia: quando o nível do combustível estiver baixo, o modo é automaticamente selecionado e a indicação de autonomia aparece piscando no mostrador para chamar a atenção do motorista. Pressione o botão de ajuste A se você deseja voltar ao modo selecionado anteriormente à ocorrência do aviso.

Quando o nível do combustível abaixar ainda mais, a indicação de autonomia mostrará (-----).

Zerar o computador de bordo

Ao pressionar o botão de mudança por mais de 3 segundos irá zerar todos os modos, exceto Trip A e autonomia (dte).

Lembrete de intervalo de manutenção (se equipado)

Quando o interruptor de ignição for colocado na posição ON, o símbolo de uma chave e a informação da distância para a próxima troca de óleo se acenderá no painel por aproximadamente 5 segundos. O símbolo da chave e a distância para a próxima troca de óleo muda para a condição de exibição do óleo. Em seguida, a condição de exibição do óleo muda para o modo de informação do hodômetro e o hodômetro parcial/computador de bordo que foi exibido antes que o interruptor fosse posicionado em ACC, OFF ou LOCK.

A condição da exibição do nível de óleo fornece informação específica independente do nível aproximado de óleo do motor.

Se o nível de óleo for sufi ciente, "Oil Good" será mostrado por aproximadamente 10 segundos.

Se o nível de óleo for baixo, "Oil Lo" piscará por aproximadamente 30 segundos de maneira a chamar a sua atenção para uma ação necessária.

Pressione rapidamente e solte o botão de ajuste A no painel de instrumentos localizado próximo ao velocímetro durante o modo "Oil Good" ou "Oil Lo" para exibir uma indicação aproximada do nível de óleo no mostrador B.

Em caso de nível baixo de óleo do motor, consulte "Óleo de motor" na seção "Manutenção e faça você mesmo" para o correto procedimento de abastecimento do óleo do motor.

Ajuste do cronograma da troca de óleo

É possível ajustar a distância para a próxima troca de óleo, pressionando por 3 segundos, o botão de ajuste A do computador de bordo no painel de instrumentos, localizado próximo ao velocímetro. O símbolo de uma chave e a distância para a troca de óleo serão exibidos no mostrador B. A seguir, os símbolos começarão a piscar e a tela mostrará o intervalo atual. Pressione o interruptor para aumentar a distância do intervalo. Cada vez que o botão for pressionado, a distância aumentará 1000 km até alcançar 30.000 km e então a tela retornará a zero.

Se mais nenhuma ação for feita, a tela retornará à indicação da condição de exibição do óleo e o novo intervalo será ajustado.

Se a distância do intervalo for ajustada para zero, a tela irá passar para a informação da troca de óleo e modo de exibição do símbolo da chave, e exibirá diretamente a condição de exibição do óleo ("Oil Good" or "Oil Lo"). Para retornar para a informação da distância de troca de óleo e modo de exibição do símbolo da chave no mostrador B, pressione por aproximadamente 3 segundos, o botão de ajuste A do computador de bordo no painel de instrumentos, localizado próximo ao velocímetro, após o interruptor de ignição ser girado para a posição ON, e ajuste o cronograma da distância da troca de óleo descrito anteriormente.

Consulte o Manual de Garantia e Manual de Manutenção para a distância do intervalo de troca de óleo adequada.

CUIDADO

  • O nível de óleo deve ser verificado regularmente. O funcionamento com uma quantidade insuficiente de óleo poderá danificar o motor e tal dano não será coberto pela garantia.
  • A Nissan recomenda verificar o nível de óleo a cada 5.000 km.
Veja também:

Mitsubishi Lancer. Interruptor do farol de neblina
Interruptor do farol de neblina dianteiro* O farol de neblina dianteiro pode ser acionado quando os faróis e lanternas estiverem ligados. Gire o botão para a posição "ON" para acender os faróis de neblina. Uma luz indicadora no painel de instrumentos acende. Gire o botão para a posição "OFF" para desligá-lo. O botão ...

Mitsubishi Lancer. Condução econômica
Para uma direção econômica, estas são algumas recomendações técnicas que devem ser colocadas em prática. O pré-requisito para um consumo baixo de combustível é um motor bem regulado. Depois, para alcançar maior vida útil do veículo e um funcionamento mais econômico, revise o seu veíc ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0403