Renault Fluence: Bateria

Para evitar qualquer risco de faísca

  • Certifique-se de que os "consumidores de energia" (luzes de teto...) estejam desligados antes de desconectar ou conectar uma bateria.
  • Durante a carga, desligue o carregador antes de ligar ou desligar a bateria.
  • Não coloque objetos metálicos sobre a bateria para não provocar curtos-circuitos entre os contatos.
  • Depois de parar o motor, aguarde pelo menos um minuto antes de desligar a bateria.
  • Tome o cuidado de conectar corretamente os contatos da bateria após realizar sua montagem.

Ligação de um carregador

O carregador deve ser compatível com bateria de tensão nominal de 12 volts.

Não desconecte a bateria com o motor em funcionamento. Siga as instruções dadas pelo fornecedor do carregador da bateria que utilizar.

Algumas baterias podem ter certas especificidades de carga, consulte uma Oficina Autorizada.

Evite qualquer risco de faísca, pois poderá provocar uma explosão imediata.

Carregue a bateria em um local bem arejado. Existe o risco de ferimentos graves.

Manuseie a bateria com cuidado, porque ela contém ácido sulfúrico que não deve entrar em contato com os olhos ou com a pele. Caso isso venha a acontecer, lave a zona afetada com bastante água. Se necessário, consulte um médico.

Mantenha a bateria longe de chamas, pontos incandescentes ou fagulhas: há risco de explosão.

Quando for executar ações perto do motor, proceda com cuidado porque pode estar quente. Além disso, o ventilador do motor pode entrar em funcionamento a qualquer instante.

Risco de ferimentos.

Dê partida com a bateria de outro veículo

Para dar partida, é necessário utilizar a bateria de outro veículo, obtenha cabos elétricos apropriados (de boa espessura) em uma Oficina Autorizada ou, se já possui os cabos de partida, certifique-se de que estão em bom estado.

As duas baterias devem ter uma tensão nominal idêntica: 12 volts. A bateria que fornece a corrente deve ter uma capacidade (ampère-hora, Ah) no mínimo igual à bateria descarregada.

Certifique-se de que os dois veículos não estejam em contato entre eles (risco de curto-circuito ao unir os polos positivos) e que a bateria descarregada esteja bem conectada. Desligue a ignição de seu veículo.

Dê partida no motor do veículo que fornecerá a corrente e deixe-o em um regime médio de rotações.

Dê partida com a bateria de outro veículo

Fixe o cabo positivo A no suporte 1 fixado no contato 2 (+) e depois no contato 3 (+) da bateria que fornece a corrente.

Fixe o cabo negativo B no contato 4 (-) da bateria que fornece a corrente e depois no contato 5 (-) da bateria descarregada.

Dê partida no motor e, quando estiver funcionando, desligue os cabos A e B em ordem inversa (5 - 4 - 3 - 2).

Dê partida com a bateria de outro veículo

Certifique-se de que não haja qualquer contato entre os cabos A e B e que o cabo positivo A não esteja em contato com nenhum elemento metálico do veículo que fornece a corrente.

Há risco de ferimentos e/ou de provocar danos no veículo.

Veja também:

Nissan Versa. Buzina
Para acionar a buzina, pressione o volante da direção próximo ao símbolo. ATENÇÃO Não desmonte a buzina. Isto poderá ocasionar o acionamento do sistema do air bag frontal. Adulterações no sistema complementar do air bag frontal podem causar graves ferimentos. ...

Lexus CT200h. Manutenção
Exigências da manutenção Para garantir uma condução segura e económica, os cuidados do dia-a-dia e uma manutenção regular são essenciais. A Lexus recomenda a seguinte manutenção. Manutenção programada A manutenção programada deve ser efetuada em intervalos específicos de acordo com ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0542