Nissan Versa: Sistema de freio

O sistema de freio possui dois circuitos hidráulicos separados. Caso um circuito falhe, você ainda poderá acionar o freio em duas rodas.

Precauções quanto à operação do freio

Freios assistidos a vácuo

O servofreio ajuda a frear usando o vácuo do motor. Se o motor parar, você poderá parar o veículo pressionando o pedal de freio. Entretanto, será necessário exercer um esforço muito grande no pedal para parar o veículo e a distância de frenagem será maior.

Usando os freios

Evite manter o pé no pedal de freio enquanto dirige. Isto vai superaquecer os freios, aumentar o desgaste das lonas e pastilhas, e aumentar o consumo de combustível.

Para reduzir o desgaste dos freios e evitar o superaquecimento, diminua a velocidade e engate uma marcha mais baixa ao dirigir em declives ou longas descidas. O superaquecimento dos freios pode diminuir o desempenho de frenagem e causar a perda de controle do veículo.

ATENÇÃO

  • Ao dirigir em uma superfície escorregadia, seja cauteloso nas frenagens, acelerações ou reduções de marchas.

    A frenagem ou aceleração brusca poderá resultar em derrapagem das rodas e consequentemente um acidente.

  • Caso o motor não esteja funcionando ou desligar enquanto você estiver dirigindo, a assistência aos freios não funcionará. Os freios ficarão mais pesados.

Freios molhados

Quando o veículo for lavado ou conduzido em locais com água, os freios poderão ficar molhados.

Como resultado, a distância de frenagem aumentará e o veículo poderá puxar para algum dos lados ao frear.

Para secar os freios, dirija o veículo a uma velocidade segura e pise levemente no pedal do freio para aquecê-los. Faça isto até que os freios voltem a funcionar normalmente. Evite andar com o veículo em alta velocidade até que os freios estejam funcionando corretamente.

Ajuste do freio de estacionamento

Ajuste as sapatas do freio de estacionamento quando o efeito do freio de estacionamento estiver ineficiente ou sempre que as sapatas do freio de estacionamento e/ou tambores/ discos forem substituídos, para garantir melhor rendimento dos freios.

Este procedimento pode ser executado por uma concessionária Nissan.

Sistema de freio antitravamento (ABS)

ATENÇÃO

O Sistema de Freio Antitravamento (ABS) é um dispositivo sofisticado, mas não pode evitar acidentes causados por descuido ou técnicas de direção perigosa.

O sistema pode ajudar a manter o controle do veículo durante uma frenagem em superfícies escorregadias.

Lembre-se que a distância de frenagem em superfícies escorregadias será maior do que em superfícies normais mesmo com ABS.

As distâncias de frenagem podem ser longas em estradas irregulares, esburacadas ou cobertas com neve, ou se você estiver usando correntes nos pneus. Sempre mantenha uma distância segura do veículo a sua frente. O motorista é responsável pela segurança.

O tipo de pneu e a condição também podem afetar o rendimento da frenagem.

  • Quando substituir os pneus, instaleos conforme a dimensão especificada de pneus em todas as quatro rodas.
  • Ao instalar o pneu reserva, certifique-se de que o mesmo seja do tamanho e tipo adequado, conforme indicado na etiqueta de especificação da pressão dos pneus. Consulte "Etiqueta de Especificação da Pressão dos Pneus" na seção "Informações Técnicas" deste manual.
  • Para informações detalhadas, consulte "Rodas e Pneus" na seção "Manutenção e faça você mesmo" deste manual.

O Sistema de Freio Antitravamento (ABS) controla cada roda para que elas não sejam bloqueadas em uma frenagem brusca ou ao frear em pistas escorregadias.

O sistema ABS monitora a rotação de cada roda e altera a pressão do fluido de freio, para impedir o travamento ou escorregamento de cada roda. Impedindo o travamento das rodas, o sistema ajuda o motorista a manter o controle direcional, minimizando os desvios e derrapagens em pistas escorregadias.

Usando o sistema

Pressione o pedal do freio e mantenha-o pressionado.

Pressione o pedal do freio com uma pressão  firmemente estável, mas não bombeie os freios. O ABS irá funcionar para evitar que as rodas travem. Vire o volante para evitar obstáculos.

ATENÇÃO

Não bombeie o pedal do freio. Isto poderá resultar no aumento da distância de frenagem.

Característica do autoteste

O sistema ABS inclui sensores eletrônicos, bombas elétricas, solenoides hidráulicos e um computador. O computador tem um dispositivo de diagnóstico interno que testa o sistema sempre que você ligar o motor e movimentar o veículo em baixa velocidade para frente ou em ré. Quando o autoteste ocorrer, você deverá ouvir um ruído "clunk" e/ou sentir uma pulsação no pedal do freio. Isto é normal e não indica uma falha. Se o computador perceber uma falha, ele desligará o ABS e acenderá a luz de advertência do ABS no painel de instrumentos. O sistema do freio então opera normalmente, mas sem a assistência antitravamento.

Se a luz de advertência do ABS se acender durante o autoteste ou enquanto você estiver dirigindo, leve o veículo para ser verificado em uma concessionária Nissan.

Operação normal

O sistema ABS opera a velocidades acima de 5 a 10 km/h. A velocidade varia de acordo com as condições da estrada.

Quando o ABS detectar que uma ou mais rodas estão sob o risco de travamento, o atuador rapidamente aplica e libera a pressão hidráulica. Esta ação é semelhante ao bombeamento dos freios muito rapidamente. Você deve sentir uma pulsação no pedal do freio e ouvir um ruído debaixo do capô do motor ou sentir uma vibração do atuador quando estiver funcionando. Isto é normal e indica que o ABS está operando adequadamente. Entretanto, a pulsação pode indicar que as condições da estrada são perigosas e um cuidado extra é necessário enquanto você estiver dirigindo.

Veja também:

Citroën C4. Substituir uma escova do limpa-vidros
Antes de proceder à desmontagem de uma escova dianteira No minuto após desligar a ignição, accione o comando do limpa-vidros para posicionar as escovas no centro do pára-brisas. Desmontagem Eleve o braço correspondente. Desencaixe a escova e retire-a. Montagem Instale a nova escova correspondente e fixe-a. Rebata o braço com precaução. Após a montagem de uma escova ...

Renault Fluence. Direção hidráulica
A direção com assistência variável possui um sistema de controle eletrônico que adapta o nível de assistência à velocidade do veículo. A assistência é maior em manobras de estacionamento, o que proporciona mais comodidade, entretanto o esforço para girar a direção aumenta conforme a velocidade a ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0388