Nissan Versa: Rodas e pneus

Calibragem do pneu

Em caso de pneu furado, consulte "Pneu furado" na seção "Em caso de emergência" deste manual.

PRESSÃO DO PNEU

Verifique  frequentemente a pressão dos pneus (inclusive o estepe) e sempre antes de viagens de longa distância. As especificações de pressão de pneus recomendadas são exibidas na etiqueta de especificação  da pressão dos pneus em "Pressão de Calibragem dos Pneus Frios". A etiqueta de especificação  da pressão dos pneus (se equipado) está afixada na coluna central do lado do motorista. A pressão dos pneus deve ser verificada regularmente porque:

  • A maioria dos pneus perde ar naturalmente no decorrer do tempo.
  • Os pneus poderão perder ar repentinamente ao dirigir sobre buracos ou outros objetos, ou caso o veículo chocar-se contra uma guia ao estacionar.

A pressão dos pneus deve ser verificada com os pneus frios. Os pneus são considerados FRIOS após o veículo ficar parado por 3 ou mais horas, ou ter rodado pelo menos 1,6 km sob velocidades moderadas.

A pressão incorreta dos pneus pode afetar adversamente a vida útil do pneu e a dirigibilidade do veículo.

ATENÇÃO

  • Os pneus calibrados inadequadamente podem falhar repentinamente e causar um acidente.
  • A capacidade de carga do veículo é indicada na etiqueta de especificação da pressão dos pneus. Não carregue o seu veículo além desta capacidade.

    A sobrecarga do seu veículo poderá resultar numa redução da vida útil dos pneus, condições de operação inseguras devido às falhas prematuras dos pneus, ou características de manuseio desfavoráveis e poderão levar a um grave acidente. A carga além da capacidade especificada também resultará em falha de outros componentes do veículo.

  • Antes de fazer uma viagem longa, ou sempre que você colocar uma carga pesada no seu veículo, use um calibrador de pressão de pneus para certificar-se de que as pressões dos pneus estejam dentro do nível  especificado.

Etiqueta de especificação de pressão dos pneus (se equipado)

Etiqueta de especificação de pressão dos pneus (se equipado)

  • Tamanho e especificações dos pneus: Sempre utilize pneus do mesmo tamanho e especificações daqueles instalados no veículo na fábrica.
  • Calibre os pneus quando estes estiverem frios. Os pneus são considerados frios, após o veículo ficar parado por três ou mais horas, ou ter rodado menos de 1,6 km sob velocidades moderadas. A calibração dos pneus a frio recomendada é definida pelo fabricante para fornecer o melhor balanço de desgaste do pneu e características de manuseio do veículo no GVWR do veículo.

Verificação da pressão do pneu

Verificação da pressão do pneu

1. Remova a tampa da válvula do pneu.

2. Pressione o calibrador de pressão contra a haste da válvula. Não pressione excessivamente ou force as laterais da haste da válvula, ou o ar escapará. Caso um assobio de ar escapando do pneu seja ouvido ao verificar a pressão, reposicione o calibrador para eliminar este vazamento.

3. Remova o calibrador.

4. Leia a pressão do pneu na base do calibrador e faça a comparação com a especificação mostrada na etiqueta de Informações sobre Pneus e Carga ou Etiqueta de Especificação da Pressão dos Pneus.

5. Adicione ar ao pneu, se for necessário.

Caso seja adicionado ar em demasia, pressione o núcleo da haste da válvula para liberar a pressão. Verifique a pressão novamente e adicione ou libere ar, de acordo com a necessidade.

6. Instale a tampa da haste de válvula.

7. Verifique a pressão dos outros pneus, incluindo o pneu reserva.

Para a pressão de calibragem do pneu frio, consulte a Etiqueta de especificação  da Pressão dos Pneus.

Tipos de pneu

ATENÇÃO

  • Ao trocar ou substituir os pneus, certifique-se de que os quatro pneus sejam do mesmo tipo e construção (por exemplo, Verão, Todas as Estações ou Neve). Uma concessionária Nissan poderá ajudá-lo com informações a respeito do tipo de pneu, tamanho, classificação de velocidade e viabilidade.
  • Os pneus de reposição podem ter uma especificação  de velocidade inferior à dos pneus montados na fábrica, e não poderão ser compatíveis com a velocidade máxima do veículo. Nunca exceda a classificação de velocidade máxima do pneu.

Pneus para todas as estações

A Nissan especifica os pneus "Todas as Estações" em alguns modelos, de forma a garantir um bom desempenho durante o ano todo, incluindo condições de estradas cobertas de neve e gelo. Os pneus "Todas as Estações" são identificados pelas marcas "ALL SEASON" e/ ou "M&S" na banda lateral do pneu. Os pneus para neve possuem melhor tração na neve do que os pneus "Todas as Estações" podendo ser mais adequados em algumas áreas.

Pneus de verão

A Nissan especifica os pneus de verão para alguns modelos de forma a fornecer rendimento superior em estradas secas. O rendimento dos pneus de verão é substancialmente reduzido na neve e no gelo. Os pneus de verão não têm a especificação de tração "M&S" na banda lateral do pneu.

Caso você esteja planejando dirigir o seu veículo sob condições de neve ou gelo, a Nissan recomenda o uso de pneus para NEVE ou pneus TODAS AS ESTAÇÕES, em todas as quatro rodas.

Pneus para neve

Se for necessário usar pneus para neve, é necessário selecionar pneus equivalentes em tamanho e capacidade de carga, aos pneus originais. A não observação dessa recomendação, poderá comprometer a segurança e a dirigibilidade do seu veículo.

Geralmente, os pneus para neve têm uma classificação de velocidade inferior aos pneus originais de fábrica, e podem não estar de acordo ao potencial de velocidade máxima do veículo. Nunca exceda a classificação de velocidade máxima do pneu.

Se você instalar pneus para a neve, eles devem ser do mesmo tamanho, marca, construção e desenho de banda de rodagem em todas as quatro rodas.

Para proporcionar tração adicional em estradas cobertas de gelo, pneus com cravos podem ser usados. Entretanto, alguns estados e municípios proíbem o seu uso. Verifique as leis locais, antes de instalar pneus equipados com cravos.

As capacidades de aderência e tração de pneus para neve com cravos, em superfícies úmidas ou secas, podem ser piores que com pneus para neve sem cravos.

Correntes para pneus

O uso de corrente para pneus pode ser proibido dependendo da localização. Verifique as leis locais antes de instalar correntes nos pneus.

Ao instalar correntes nos pneus, certifique-se de que possuem o tamanho adequado para os pneus do seu veículo, devendo ser instaladas de acordo com as sugestões dos fabricantes das correntes. Use somente correntes SAE classe "S". As correntes de classe "S" são usadas com pneus restritos à folga do veículo.

Os veículos que podem usar correntes de Classe "S" são projetados de forma a atender as folgas mínimas entre o pneu e a suspensão mais próxima do veículo ou componente da carroceria necessário para acomodar o uso do dispositivo de tração para inverno (correntes ou cabos para pneus). As folgas mínimas são determinadas mediante o uso de pneus equipados de fábrica. Outros tipos poderão danificar o seu veículo.

Use tensionadores de correntes, quando recomendados pelo fabricante da corrente, para garantir um ajuste firme. Os elos soltos de extremidades de correntes devem ser fixados ou removidos, para evitar a possibilidade de danos aos para-lamas ou a parte inferior da carroceria.

Se possível, evite carregar totalmente o seu veículo quando estiver utilizando correntes nos pneus. E também, dirija em uma velocidade reduzida. Caso contrário, o seu veículo poderá ser danificado e/ou a dirigibilidade e rendimento do veículo poderão ser adversamente afetados.

As correntes devem ser instaladas somente nas rodas dianteiras e não nas rodas traseiras.

Nunca use correntes para pneus em um pneu reserva SOMENTE DE USO TEMPORÁRIO.

Não use correntes para pneus em estradas secas. Dirigir com correntes em tais condições, poderá causar danos aos diversos mecanismos do veículo, devido a algum esforço excessivo.

Trocando rodas e pneus

Rodízio de pneus

Rodízio de pneus

A Nissan orienta fazer o rodízio dos pneus a cada 10.000 km.

Consulte "Pneu furado" na seção "Em caso de emergência", deste manual quanto aos procedimentos para a substituição dos pneus.

Aperte as porcas da roda o mais rapidamente possível, de acordo com o torque especificado, utilizando um torquímetro.

Torque de aperto da porca da roda: 113 N.m

As porcas das rodas devem ser apertadas sempre de acordo com as especificações.

Recomenda-se que as porcas das rodas sejam apertadas de acordo com as especificações a cada intervalo de rodízio.

ATENÇÃO

  • Após fazer o rodízio dos pneus, verifique e faça a calibragem da pressão dos pneus.
  • Reaperte as porcas das rodas após o veículo ter rodado 1000 km (também nos casos de um pneu furado, etc.).
  • Não inclua o pneu reserva no rodízio de pneus.

Rodízio de pneus

1. Indicador de desgaste

2. Marca de localização do indicador de desgaste

Desgaste e danos dos pneus

ATENÇÃO

  • Os pneus devem ser verificados periodicamente quanto a desgaste, rachaduras, bolhas ou objetos cravados na banda de rodagem. Caso sejam encontrados desgastes excessivos, rachaduras, bolhas ou cortes profundos, o(s) pneu(s) deverá(ão) ser substituído(s).
  • Os pneus originais têm indicadores de desgaste embutidos na banda de rodagem. Quando os indicadores de desgaste estiverem visíveis, o(s) pneu(s) deverá(ão) ser substituído(s).
  • Os pneus se deterioram com o tempo e uso. Providencie para que os pneus, incluindo o pneu reserva, com mais de 6 anos de uso sejam verificados por um técnico qualificado porque alguns danos nos pneus podem não ser tão aparentes. Substitua os pneus assim que necessário para evitar uma falha do pneu e possíveis ferimentos.
  • A manutenção incorreta no pneu reserva pode resultar em graves ferimentos.

    Se for necessário reparar o pneu reserva, entre em contato com uma concessionária Nissan.

Substituição de rodas e pneus

Ao substituir um pneu, use outro com o mesmo tamanho, especificação de velocidade e capacidade de carga que o pneu original montado na fábrica. Consulte "Pneus e Rodas", na seção "Informações técnicas" deste manual no que se refere aos tipos recomendados e tamanhos de pneus e rodas.

ATENÇÃO

  • O uso de pneus que não sejam recomendados ou a mistura de pneus de diferentes marcas, construção (diagonal, cinturado ou radial), ou padrões de bandas de rodagem, pode afetar adversamente a condução, frenagem, dirigibilidade, a altura livre, a folga do pneu à carroceria, a folga da corrente para pneu, a calibração do velocímetro, o alinhamento dos faróis e a altura dos para-choques. Alguns destes efeitos podem provocar acidentes e podem resultar em ferimentos graves.
  • Caso as rodas sejam substituídas por alguma razão, sempre efetue a substituição por rodas que tenham a mesma descentralização (offset). O uso de rodas de diferentes descentralizações, poderá causar desgaste prematuro, degenerar as características de dirigibilidade do veículo e/ou a interferência com os discos/tambores de freio. Tal interferência provocará a redução da eficiência dos freios e/ou o desgaste prematuro das pastilhas/sapatas de freio. Consulte "Rodas e pneus" na seção "Informações técnicas" deste manual para as dimensões de descentralizações de rodas (offset).
  • Não instale uma roda ou pneu deformado ou danificado, mesmo após ter sido reparado.

    Tais rodas ou pneus poderão ter danos estruturais e poderão apresentar uma falha inesperadamente.

  • O uso de pneus remoldados não é recomendado.

Balanceamento de rodas

Rodas desbalanceadas podem afetar a dirigibilidade do veículo e a vida útil dos pneus.

Mesmo em uso normal, as rodas podem ficar desbalanceadas. Portanto, elas devem ser balanceadas de acordo com a necessidade.

O serviço de balanceamento de rodas deve ser executado com as rodas fora do veículo.

O balanceamento das rodas no próprio veículo pode causar danos mecânicos.

Cuidados com as rodas

  • Lave as rodas ao lavar o veículo, para manter a aparência das mesmas.
  • Limpe o lado interno das rodas quando for substituí-las ou quando a parte inferior do veículo for lavada.
  • Não use limpadores abrasivos ao lavar as rodas.
  • Verifique os aros de rodas regularmente quanto à corrosão ou amassados. Tais danos podem causar perda de pressão ou vedação insuficiente no talão do pneu.
  • A Nissan recomenda que as rodas sejam enceradas para proteção contra o sal aplicado nas estradas durante o inverno.
Veja também:

Mitsubishi Lancer. Bateria
O estado da bateria é muito importante para uma partida rápida do motor e funcionamento adequado do sistema elétrico do veículo. Esta bateria é do tipo "Maintenance Free", ou seja, livre de manutenção, mas para um bom funcionamento e maior vida útil da bateria, leia as informações a seguir: Advertência O sensor ...

Mitsubishi Lancer. Portas
ADVERTÊNCI A Certifique-se que as portas estejam fechadas: dirigir com as portas parcialmente fechadas é perigoso. Nunca deixe crianças desacompanhadas no interior do veículo. Tenha cuidado para não travar o veículo com a chave dentro. Para travar ou destravar a porta com a chave 1 - Trava 2 - Destrava OBSERVAÇÃO Em veícu ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.039