Nissan Versa: Capacidade de combustível/lubrificantes recomendados

Nissan Versa / Informações técnicas / Capacidade de combustível/lubrificantes recomendados

Os valores a seguir indicam a capacidade aproximada. As capacidades reais de reabastecimento podem ser um pouco diferente do indicado.

Ao reabastecer, observe o procedimento descrito na seção "Manutenção e faça você mesmo" bem como os procedimentos de abastecimento para determinar a capacidade correta.

Capacidade de combustível/lubrifi cantes recomendados

Capacidade de combustível/lubrifi cantes recomendados

Recomendação de combustível

CUIDADO

  • O uso de um combustível diferente do especificado pode afetar o sistema de controle de emissões, e poderá também afetar a cobertura da garantia.
  • De modo algum deve ser utilizada gasolina com chumbo, pois isto poderá danificar o catalisador.

ATENÇÃO

Não toque o tubo distribuidor de combustível ou o aquecedor dos bicos após o processo de aquecimento de combustível, pois isto resultará em graves ferimentos.

Tanque de combustível

Utilize somente gasolina com teor de etanol e octanagem conforme a legislação vigente no Brasil. Seu veículo pode ser abastecido com qualquer proporção de gasolina ou etanol hidratado combustível.

É proibida a comercialização de combustível com chumbo no Brasil, pois a sua utilização compromete o motor e o catalisador.

Quando abastecer fora do território nacional:

a. certifique-se da não presença de chumbo no combustível

b. certifique-se de que o combustível não tem octanagem inferior ao estipulado pela legislação brasileira.

Se você pretende mudar a proporção de mistura de combustível, conduza o veículo por mais de 5 km imediatamente após o reabastecimento.

O controle do motor irá se adequar com o novo combustível selecionado para melhorar a partida e o desempenho do motor.

Se o motor parar devido à falta de combustível, para dar partida suavemente, reabasteça com a mesma mistura previamente usada.

Partida a frio sem reservatório de gasolina

A Nissan trabalha constantemente em busca de novas tecnologias para melhorar a eficiência dos produtos e proporcionar mais conforto aos seus clientes. Foi desenvolvido um novo sistema de partida a frio que dispensa o uso de reservatório de gasolina, comumente usado em veículos flex.

Desta forma você não precisa se preocupar em abastecer o reservatório de partida a frio com gasolina.

Aditivos de combustível

A Nissan não recomenda o uso de qualquer tipo de aditivo no combustível (por exemplo, solução limpadora do sistema de injeção, booster de octanagem, detergente para as válvulas de admissão, etc.) que são vendidos comercialmente.

Muitos desses aditivos destinados à resina, verniz ou remoção de depósitos contêm solventes ativos ou ingredientes similares que podem ser prejudiciais ao sistema de combustível e ao motor.

Dicas quanto à octanagem

Utilizar gasolina com octanagem abaixo do recomendado poderá causar acentuado "batimento do motor". (Esse "batimento" é um ruído semelhante ao bater em um metal.).

Caso se torne severo, poderá causar danos ao motor. Caso detecte um batimento de motor severo, mesmo ao utilizar gasolina com a octanagem recomendada, ou ouça o batimento ao manter uma velocidade constante em ruas niveladas, peça a correção do problema em uma concessionária Nissan.

Caso estas instruções não sejam observadas, a Nissan não se responsabilizará pelos danos devido ao mau uso do veículo.

O ponto inadequado de ignição poderá resultar no batimento do motor, em pós-queima e/ou superaquecimento, o que poderá causar consumo excessivo de combustível ou danos ao motor. Caso seja detectado algum dos sintomas acima, encaminhe o seu veículo para inspeção em uma concessionária Nissan.

No entanto, algumas vezes você poderá perceber o batimento do motor durante a aceleração ou ao dirigir em aclives. Isso não é preocupante, durante um curto período, sob forte esforço do motor.

Dicas quanto à octanagem

Número de viscosidade SAE

Motores 1.0L e 1.6L

O óleo recomendado é 5W-30.

ATENÇÃO

Utilizar somente óleos recomendados e genuínos Nissan. A utilização de óleo de motor não especificado poderá prejudicar a lubrificação dos componentes e ocasionar formação de borra no motor.

Recomendações sobre o refrigerante e lubrificante do sistema de ar-condicionado (se equipado)

O sistema de ar-condicionado do seu veículo Nissan deverá ser obrigatoriamente carregado com o refrigerante HFC-134a (R-134a) e lubrificado pelo óleo do sistema de ar-condicionado Nissan Tipo R ou por equivalente.

CUIDADO

O uso de qualquer outro refrigerante ou lubrificante poderá danificar o sistema de ar-condicionado e implicará na substituição de todos os componentes do sistema de ar-condicionado.

O gás refrigerante HFC-134a (R-134a) de seu veículo Nissan não prejudica a camada de ozônio da terra. Apesar desse gás refrigerante não afetar a atmosfera terrestre, certos regulamentos governamentais exigem que qualquer gás refrigerante seja recuperado e reciclado durante a manutenção do sistema de ar-condicionado automotivo. Uma concessionária autorizada Nissan tem técnicos treinados e os equipamentos necessários para recuperar e reciclar o refrigerante do sistema de ar-condicionado.

Entre em contato com uma concessionária Nissan para os serviços de manutenção do sistema de ar-condicionado.

Veja também:

Mitsubishi Lancer. Estacionamento
Para estacionar o veículo, acione totalmente o freio de estacionamento e depois coloque a alavanca de mudanças em 1ª ou "R" (ré) para veículos com transmissão manual, ou a alavanca seletora na posição "P" (estacionamento) para veículos com transmissão CVT. Estacionamento em uma ladeira Para evitar que o veículo se mo ...

Renault Fluence. Fusíveis
Caixa de fusíveis Se algum dos aparelhos elétricos não funcionar, verifique o estado dos fusíveis. Desencaixe a tampa A. Pinça 1 Retire o fusível com a pinça 1, situada na parte traseira da tampa A. Para retirá-lo da pinça, faça-o deslizar lateralmente. Recomenda-se não utilizar os espaços liv ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0393