Esta seção descreve importantes pontos sobre o sistema de segurança suplementar (SRS) (airbags) do motorista e do passageiro dianteiro, joelhos (motorista), laterais e de cortina.
Os airbags do motorista e do passageiro dianteiro são projetados para suplementar a proteção principal dos cintos de segurança ao motorista e passageiro dianteiro, minimizando possíveis danos e ferimentos na cabeça e tórax, em determinados tipos de colisão frontal de moderada a severa.
Um sistema de airbag de duplo estágio é usado quando os airbags para o banco do motorista e passageiro dianteiro são controlados com sensores de impactos (localizados na frente do veículo) e a unidade de controle (perto do centro do assoalho do veículo).
O airbag para o joelho do motorista* é projetado para suplementar a proteção primária do sistema do cinto de segurança do motorista. Ele pode reduzir o movimento à frente da parte inferior das pernas do motorista e fornece uma proteção adicional ao corpo em algumas colisões moderadas a severas, minimizando possíveis danos e ferimentos.
Os airbags laterais* também são projetados para suplementar os cintos de segurança e proporcionar ao motorista e passageiro dianteiro proteção adicional, minimizando possíveis ferimentos no tórax e abdômen, em caso de colisão frontal moderada a severa.
Os airbags de cortina* são projetados para suplementar os cintos de segurança e proporcionar ao motorista e passageiro dianteiro proteção adicional, minimizando possíveis ferimentos na cabeça, em caso de colisão frontal moderada a severa.
Os airbags NÃO são substitutos dos cintos de segurança. Para proteção máxima em todos os tipos de colisões e acidentes, os cintos de segurança DEVEM SEMPRE ser usados tanto pelo motorista como pelos passageiros do veículo.
O sistema SRS compõe-se de:
1 - Airbag do motorista
2 - Airbag do passageiro dianteiro
3 - Airbag para o joelho do motorista*
4 - Airbag lateral*
5 - Airbag de cortina*
Os airbags somente funcionam quando o interruptor de ignição está na posição "ON" (ligada) ou "START" (partida).
O acionamento do airbag produz um ruído repentino e alto e libera um pouco de fumaça e pó, mas esta condição não é prejudicial e não indica fogo no veículo. Pessoas com problemas respiratórios podem sentir alguma irritação temporária, devido à química usada para inflar; abra os vidros depois do acionamento do airbag, se for seguro fazer isso.
Os airbags esvaziam muito rapidamente, assim a visão é obstruída somente por curto intervalo de tempo.
Atenção
Os airbags inflam muito rapidamente e com grande força. Em algumas situações, o contato com o airbag inflando pode causar pequenos cortes, arranhões e ferimentos.
ADVERTÊNCIA
É MUITO IMPORTANTE SENTAR-SE CORRETAMENTE NO BANCO.
O motorista ou passageiro do banco dianteiro muito perto do volante da direção ou painel de instrumentos pode sofrer ferimentos graves ou até fatais quando o airbag infla.
O airbag infla rapidamente e com muita força. Se o motorista e o passageiro dianteiro não estiverem sentados corretamente, o airbag poderá não protegê-los adequadamente e ainda causar ferimentos no momento em que inflar.
ADVERTÊNCIA
Não coloque os pés ou pernas sobre ou junto ao painel de instrumentos.
ADVERTÊNCIA
Crianças e bebês nunca devem ficar desprotegidos ou reclinados sobre o painel de instrumentos, nem ser carregados nos braços ou no colo. Eles podem sofrer ferimentos graves ou mesmo fatais em uma colisão, inclusive quando os airbags inflam. Eles devem estar sentados corretamente no banco traseiro, com um sistema apropriado para crianças. Veja a seção "Segurança para crianças".
Advertência
NUNCA utilize um SISTEMA DE SEGURANÇA PARA CRIANÇA OU PARA BEBÊ voltado para trás no banco do passageiro dianteiro. Isto deixa a criança muito perto do airbag do passageiro dianteiro. Durante o acionamento do airbag, a criança pode sofrer ferimento grave ou fatal. Sistema de segurança para criança ou para bebê voltado para trás só deve ser usado no banco traseiro.
ADVERTÊNCIA
A etiqueta mostrada aqui está fixada nos veículos equipados com airbag para o passageiro dianteiro.
ADVERTÊNCI A
Perigo extremo! NUNCA utilize um banco para crianças do tipo voltado para a traseira do veículo em um banco protegido por um AIRBAG em frente a ele, pois pode ocorrer um FERIMENTO GRAVE OU FATAL À CRIANÇA.
As regulamentações referentes a dirigir com criança no banco dianteiro podem diferir de país para país. É recomendável que você obedeça as leis locais. Porém, estatísticas sobre acidentes mostram que crianças de todos os tamanhos e idades ficam mais seguras quando adequadamente protegidas no banco traseiro.
OBSERVAÇÃO
As etiquetas podem estar em posições diferentes, dependendo do modelo do veículo.
O airbag do motorista está localizado sob o revestimento do centro do volante da direção.
O airbag do passageiro dianteiro está localizado no painel de instrumentos, sobre o porta-luvas.
O airbag do motorista infla em dois padrões diferentes, de acordo com a severidade do impacto.
O airbag do motorista e o airbag do passageiro dianteiro são projetados para inflar ao mesmo tempo, mesmo se o banco do passageiro não estiver ocupado, e infla em dois padrões diferentes de acordo com a severidade do impacto.
Sistema de airbag para o joelho do motorista
O airbag para o joelho do motorista está localizado sob o volante de direção. Ele é projetado para acionar ao mesmo tempo que o airbag frontal do motorista.
Os airbags dianteiros e para o joelho do motorista ESTÃO PROGRAMADOS PARA INFLAR quando...
Os airbags dianteiros e para o joelho do motorista estão programados para inflar quando o veículo sofre um impacto frontal de moderado a severo. A condição típica está indicada nas ilustrações.
1 - Colisão frontal com uma parede sólida em velocidade aproximada de 25 km/h ou superior
2 - Impacto frontal de moderado a severo dentro da área marcada entre as setas
Os airbags dianteiros e para o joelho do motorista são acionados se o impacto na estrutura principal do veículo estiver acima de um limite específico.
O limite é cerca de 25 km/h para uma colisão frontal direta contra uma parede reta sólida, que não se amassa nem deforma. Se o impacto na estrutura principal do veículo estiver abaixo deste limite, os airbags dianteiros e para o joelho não são acionados. Este limite pode também ser maior, se o veículo colide com um objeto que absorva o impacto, for amassado ou movimente (por exemplo, outro veículo estacionado, um poste ou um muro de contenção de rodovia).
Como colisões frontais podem facilmente mover você da posição, é importante usar sempre o cinto de segurança. O cinto de segurança ajuda a manter os ocupantes a uma distância segura do volante de direção e do painel de instrumentos, durante o primeiro estágio de acionamento do airbag. No primeiro estágio o airbag infla com muita força e pode causar ferimentos graves e até fatais. Além disso, o cinto de segurança do seu veículo é o principal meio de proteção em caso de colisão. O SRS (Sistema de Segurança Suplementar) - airbags é um meio auxiliar de proteção.
Portanto, para sua segurança e dos demais passageiros, use sempre corretamente o cinto de segurança.
Os airbags dianteiros e para o joelho do motorista PODEM NÃO SER ACIONADOS quando
Em certos tipos de colisões frontais, os airbags dianteiros e para o joelho do motorista podem não ser acionados, mesmo que a deformação da carroceria pareça ser muito extensa, pois a estrutura da carroceria do veículo é projetada para absorver o impacto e se deformar, para proteger os ocupantes. Algumas situações típicas nas quais os airbags dianteiros e para o joelho do motorista podem não ser acionados são mostradas nas ilustrações.
1 - Colisão com um poste, árvore ou outro objeto estreito
2 - Veículo desliza para baixo da carroceria de um caminhão
3 - Impactos oblíquos
Como os airbags dianteiros e para o joelho do motorista não protegem os ocupantes em todos os tipos de colisões frontais, use sempre corretamente o cinto de segurança.
Os airbags dianteiros e para o joelho do motorista NÃO São PROJETADOS PARA SER ACIONADOS quando
Os airbags dianteiros e para o joelho do motorista não são acionados em condições nas quais eles não podem assegurar proteção aos passageiros.
Tais condições são indicadas nas ilustrações.
1 - Colisões traseiras
2 - Colisões laterais
3 - Capotamentos
Como os airbags dianteiros e para o joelho do motorista não protegem os ocupantes em todos os tipos de colisões frontais, use sempre corretamente o cinto de segurança.
Os airbags dianteiros e para o joelho do motorista PODEm SER ACIONADOS quando
Os airbags dianteiros e para o joelho do motorista podem ser acionados se o veículo sofrer impacto de moderado a severo na parte dianteira inferior (dano na parte inferior da carroceria).
Alguns exemplos destas condições estão indicados nas ilustrações.
1 - Colisão com uma elevação mediana/ilha ou guia
2 - Veículo trafegando em locais com buracos profundos
3 - Veículo trafegando por terreno inclinado e colide com o solo
Como os airbags dianteiros e para o joelho do motorista podem ser acionados em determinados tipos de impactos inesperados, conforme indicado na ilustração, o ocupante pode facilmente ser movido da sua posição. Por isso, é importante o passageiro usar sempre corretamente o cinto de segurança. O cinto de segurança ajuda a manter o passageiro a uma distância segura do volante de direção e do painel de instrumentos, durante o primeiro estágio de acionamento do airbag. O primeiro estágio de acionamento do airbag é tão forte que pode possivelmente causar ferimentos sérios e até fatais no passageiro.
ADVERTÊNCI A
ADVERTÊNCIA
Os airbags laterais (A) ficam dentro dos encostos do motorista e do passageiro dianteiro.
O airbag lateral é projetado para inflar somente no lado do veículo que sofre o impacto, mesmo que não haja ninguém no banco do passageiro dianteiro.
A etiqueta mostrada está presa nos encostos com airbag lateral.
Sistema de airbag de cortina
Os airbags de cortina ficam dentro das colunas dianteiras, traseiras e trilho lateral do teto. O airbag de cortina é projetado para inflar somente no lado do veículo que sofre o impacto, mesmo que não haja ninguém no banco dianteiro ou traseiro.
Os airbags laterais e de cortina SÃO PROJETADOS PARA INFLAR quando...
Os airbags laterais e de cortina são projetados para inflar quando o veículo sofre um impacto lateral moderado a severo no meio do compartimento de passageiros.
Um exemplo típico é mostrado na ilustração.
Os cintos de segurança do seu veículo são o principal meio de proteção em uma colisão.
Os airbags laterais e de cortina do Sistema de Segurança Suplementar (SRS) são projetados para proporcionar proteção adicional. Portanto, para sua segurança e de todos os ocupantes, certifique-se que todos estão usando os cintos de segurança.
Os airbags laterais e de cortina podem NÃO INFLAR quando
Em alguns tipos de colisão lateral, a estrutura da carroceria do veículo é projetada para absorver o choque e evitar ferimentos nos ocupantes. (A área lateral da carroceria do veículo pode deformar bastante ao absorver o impacto.) Nestas circunstâncias, os airbags laterais e de cortina podem não inflar, apesar da deformação e dano à carroceria do veículo. Dependendo também do local do impacto, os airbags laterais e cortinas podem não inflar simultaneamente.
Exemplos de algumas condições típicas são mostrados na ilustração.
1 - Impactos laterais em uma área longe do compartimento de passageiros
2 - Uma moto ou pequeno veículo semelhante colide com a lateral do veículo
3 - Colisão contra um poste, árvore ou objeto estreito
4 - Impactos frontais oblíquos
5 - Capotamento do veículo
Como os airbags laterais e de cortina não protegem os ocupantes em todos os tipos de colisões, certifique-se que todos estejam usando os cintos de segurança.
Os airbags laterais e de cortina NÃO SÃO PROJETADOS PARA INFLAR quando
Os airbags laterais e de cortina não são projetados para expandir quando não puderem efetivamente proporcionar proteção aos ocupantes. Tais condições são mostradas na ilustração.
1 - Colisões frontais
2 - Colisões traseiras
Como os airbags laterais e de cortina não protegem os ocupantes em todos os tipos de colisões laterais, certifique-se que todos estejam usando os cintos de segurança.
ADVERTÊNCIA
Não devem se encostar na porta.
ADVERTÊNCIA
Não prenda um microfone (A) ou qualquer outro objeto ao redor da área onde o airbag de cortina (B) infla, como no para-brisa, vidros laterais da porta ou colunas dianteira e traseira, além do trilho lateral do teto. Quando o airbag de cortina infla, o microfone ou outro objeto pode ser arremessado com grande força ou o airbag de cortina pode não inflar corretamente, resultando em ferimentos graves ou fatais.
ADVERTÊNCIA
A cabeça da criança também não deve encostar ou ficar próxima à parte do encosto onde o airbag de cortina e o airbag lateral estão localizados. É perigoso caso os airbags de cortina e lateral sejam acionados.
Não seguir todas estas instruções pode causar ferimentos graves ou fatais à criança.
Luz de advertência
Display de advertência tipo 1
Display de advertência tipo 2
O sistema faz uma autoverificação a cada vez que o interruptor de ignição é colocado na posição "ON" (ligada).
A luz de advertência do sistema SRS acenderá por vários segundos e então apagará. Isto é normal e significa que o sistema está funcionando adequadamente.
Se existir um problema envolvendo um ou mais componentes do SRS, a luz de advertência acenderá e permanecerá acesa. Ao mesmo tempo, aparecerá o display de advertência na tela de informação do display multi-informação.
ADVERTÊNCIA
Se ocorrer qualquer das seguintes condições, pode existir um problema com os airbags e/ou pré-tensionadores dos cintos de segurança, podendo não funcionar adequadamente numa colisão ou ser ativados repentinamente, mesmo não existindo colisão:
Os airbags e pré-tensionadores dos cintos de segurança são projetados para ajudar a reduzir o risco de ferimentos graves ou fatais em determinadas colisões.
Se qualquer das condições anteriores ocorrer, leve imediatamente seu veículo para inspeção na Concessionária MITSUBISHI MOTORS.
ADVERTÊNCI A
Não permita que qualquer pessoa faça o serviço de inspeção, manutenção ou reparo em qualquer um dos componentes do SRS ou na parte elétrica. Da mesma forma, nenhuma peça do sistema SRS deve ser manuseada ou descartada por qualquer pessoa, exceto por uma Concessionária MITSUBISHI MOTORS.
Serviço inadequado nos componentes ou na parte elétrica do sistema SRS pode resultar em acionamento repentino do airbag ou pode deixar o sistema SRS inoperante; qualquer uma destas condições pode resultar em ferimentos pessoais graves.
Por exemplo, substituição do volante de direção, ou modificações no para-choque dianteiro ou na estrutura da carroceria poderão afetar negativamente no funcionamento do SRS e levar a possíveis ferimentos pessoais.
OBSERVAÇÃO
Citroën C4. Correntes de neve
Em condições invernais, as correntes de neve melhoram a tracção bem como o
comportamento do veículo nas travagens.
As correntes de neve devem ser montadas apenas nas rodas
dianteiras.
Não podem ser montadas nas rodas de utilização
temporária.
Utilize apenas correntes concebidas para montagem no tipo de rodas que
equipam o seu veículo:
Para mais informações ...
Nissan Versa. Explicação dos itens de manutenção geral
Informações adicionais sobre os itens
a seguir com "*" são encontradas mais
adiante nesta seção.
Parte externa do veículo
Os itens de manutenção relacionados a seguir
devem ser executados regularmente, exceto se
especificado de outra maneira.
Portas e capô do motor: Verifique se as portas
e o capô do motor est&atild ...
© 2017 All rights reserved : 0.0384