Mitsubishi Lancer: Sistema de Segurança Suplementar (SRS) - airbag

Mitsubishi Lancer / Bancos e cintos de segurança / Sistema de Segurança Suplementar (SRS) - airbag

Esta seção descreve importantes pontos sobre o sistema de segurança suplementar (SRS) (airbags) do motorista e do passageiro dianteiro, joelhos (motorista), laterais e de cortina.

Os airbags do motorista e do passageiro dianteiro são projetados para suplementar a proteção principal dos cintos de segurança ao motorista e passageiro dianteiro, minimizando possíveis danos e ferimentos na cabeça e tórax, em determinados tipos de colisão frontal de moderada a severa.

Um sistema de airbag de duplo estágio é usado quando os airbags para o banco do motorista e passageiro dianteiro são controlados com sensores de impactos (localizados na frente do veículo) e a unidade de controle (perto do centro do assoalho do veículo).

O airbag para o joelho do motorista* é projetado para suplementar a proteção primária do sistema do cinto de segurança do motorista. Ele pode reduzir o movimento à frente da parte inferior das pernas do motorista e fornece uma proteção adicional ao corpo em algumas colisões moderadas a severas, minimizando possíveis danos e ferimentos.

Os airbags laterais* também são projetados para suplementar os cintos de segurança e proporcionar ao motorista e passageiro dianteiro proteção adicional, minimizando possíveis ferimentos no tórax e abdômen, em caso de colisão frontal moderada a severa.

Os airbags de cortina* são projetados para suplementar os cintos de segurança e proporcionar ao motorista e passageiro dianteiro proteção adicional, minimizando possíveis ferimentos na cabeça, em caso de colisão frontal moderada a severa.

Os airbags NÃO são substitutos dos cintos de segurança. Para proteção máxima em todos os tipos de colisões e acidentes, os cintos de segurança DEVEM SEMPRE ser usados tanto pelo motorista como pelos passageiros do veículo.

Como o Sistema de Segurança Suplementar funciona

Como o Sistema de Segurança Suplementar funciona

O sistema SRS compõe-se de:

1 - Airbag do motorista

2 - Airbag do passageiro dianteiro

3 - Airbag para o joelho do motorista*

Como o Sistema de Segurança Suplementar funciona

4 - Airbag lateral*

5 - Airbag de cortina*

Os airbags somente funcionam quando o interruptor de ignição está na posição "ON" (ligada) ou "START" (partida).

O acionamento do airbag produz um ruído repentino e alto e libera um pouco de fumaça e pó, mas esta condição não é prejudicial e não indica fogo no veículo. Pessoas com problemas respiratórios podem sentir alguma irritação temporária, devido à química usada para inflar; abra os vidros depois do acionamento do airbag, se for seguro fazer isso.

Os airbags esvaziam muito rapidamente, assim a visão é obstruída somente por curto intervalo de tempo.

Atenção

Os airbags inflam muito rapidamente e com grande força. Em algumas situações, o contato com o airbag inflando pode causar pequenos cortes, arranhões e ferimentos.

ADVERTÊNCIA

É MUITO IMPORTANTE SENTAR-SE CORRETAMENTE NO BANCO.

O motorista ou passageiro do banco dianteiro muito perto do volante da direção ou painel de instrumentos pode sofrer ferimentos graves ou até fatais quando o airbag infla.

O airbag infla rapidamente e com muita força. Se o motorista e o passageiro dianteiro não estiverem sentados corretamente, o airbag poderá não protegê-los adequadamente e ainda causar ferimentos no momento em que inflar.

Como o Sistema de Segurança Suplementar funciona

ADVERTÊNCIA

  • Não sente na borda do assento ou deixe a cabeça e o tórax junto ao volante de direção ou painel de instrumentos.

    Não coloque os pés ou pernas sobre ou junto ao painel de instrumentos.

  • Crianças devem ficar corretamente sentadas no banco traseiro, com um sistema de segurança apropriado para crianças, para reduzir o risco de ferimentos graves ou mesmo fatais em um acidente.

Como o Sistema de Segurança Suplementar funciona

ADVERTÊNCIA

Crianças e bebês nunca devem ficar desprotegidos ou reclinados sobre o painel de instrumentos, nem ser carregados nos braços ou no colo. Eles podem sofrer ferimentos graves ou mesmo fatais em uma colisão, inclusive quando os airbags inflam. Eles devem estar sentados corretamente no banco traseiro, com um sistema apropriado para crianças. Veja a seção "Segurança para crianças".

Como o Sistema de Segurança Suplementar funciona

Advertência

NUNCA utilize um SISTEMA DE SEGURANÇA PARA CRIANÇA OU PARA BEBÊ voltado para trás no banco do passageiro dianteiro. Isto deixa a criança muito perto do airbag do passageiro dianteiro. Durante o acionamento do airbag, a criança pode sofrer ferimento grave ou fatal. Sistema de segurança para criança ou para bebê voltado para trás só deve ser usado no banco traseiro.

Como o Sistema de Segurança Suplementar funciona

ADVERTÊNCIA

  • Sistemas de segurança para crianças VOLTADOS PARA FRENTE devem sempre ser usados no banco traseiro. Não seguir estas instruções pode resultar em ferimento grave ou fatal à criança.
  • Crianças devem se sentar no banco traseiro, com o cinto de segurança e, se necessário, um reforço no banco.

Não instale sistema de segurança para crianças em veículos equipados com airbag para o passageiro dianteiro

Não instale sistema de segurança para crianças em veículos equipados com airbag para o passageiro dianteiro

A etiqueta mostrada aqui está fixada nos veículos equipados com airbag para o passageiro dianteiro.

ADVERTÊNCI A

Perigo extremo! NUNCA utilize um banco para crianças do tipo voltado para a traseira do veículo em um banco protegido por um AIRBAG em frente a ele, pois pode ocorrer um FERIMENTO GRAVE OU FATAL À CRIANÇA.

As regulamentações referentes a dirigir com criança no banco dianteiro podem diferir de país para país. É recomendável que você obedeça as leis locais. Porém, estatísticas sobre acidentes mostram que crianças de todos os tamanhos e idades ficam mais seguras quando adequadamente protegidas no banco traseiro.

OBSERVAÇÃO

As etiquetas podem estar em posições diferentes, dependendo do modelo do veículo.

Sistema de airbag do motorista e passageiro dianteiro

Sistema de airbag do motorista e passageiro dianteiro

O airbag do motorista está localizado sob o revestimento do centro do volante da direção.

O airbag do passageiro dianteiro está localizado no painel de instrumentos, sobre o porta-luvas.

O airbag do motorista infla em dois padrões diferentes, de acordo com a severidade do impacto.

O airbag do motorista e o airbag do passageiro dianteiro são projetados para inflar ao mesmo tempo, mesmo se o banco do passageiro não estiver ocupado, e infla em dois padrões diferentes de acordo com a severidade do impacto.

Sistema de airbag para o joelho do motorista

Sistema de airbag para o joelho do motorista

O airbag para o joelho do motorista está localizado sob o volante de direção. Ele é projetado para acionar ao mesmo tempo que o airbag frontal do motorista.

Acionamento dos airbags dianteiros e para o joelho do motorista

Acionamento dos airbags dianteiros e para o joelho do motorista

Os airbags dianteiros e para o joelho do motorista ESTÃO PROGRAMADOS PARA INFLAR quando...

Os airbags dianteiros e para o joelho do motorista estão programados para inflar quando o veículo sofre um impacto frontal de moderado a severo. A condição típica está indicada nas ilustrações.

1 - Colisão frontal com uma parede sólida em velocidade aproximada de 25 km/h ou superior

2 - Impacto frontal de moderado a severo dentro da área marcada entre as setas

Os airbags dianteiros e para o joelho do motorista são acionados se o impacto na estrutura principal do veículo estiver acima de um limite específico.

O limite é cerca de 25 km/h para uma colisão frontal direta contra uma parede reta sólida, que não se amassa nem deforma. Se o impacto na estrutura principal do veículo estiver abaixo deste limite, os airbags dianteiros e para o joelho não são acionados. Este limite pode também ser maior, se o veículo colide com um objeto que absorva o impacto, for amassado ou movimente (por exemplo, outro veículo estacionado, um poste ou um muro de contenção de rodovia).

Como colisões frontais podem facilmente mover você da posição, é importante usar sempre o cinto de segurança. O cinto de segurança ajuda a manter os ocupantes a uma distância segura do volante de direção e do painel de instrumentos, durante o primeiro estágio de acionamento do airbag. No primeiro estágio o airbag infla com muita força e pode causar ferimentos graves e até fatais. Além disso, o cinto de segurança do seu veículo é o principal meio de proteção em caso de colisão. O SRS (Sistema de Segurança Suplementar) - airbags é um meio auxiliar de proteção.

Portanto, para sua segurança e dos demais passageiros, use sempre corretamente o cinto de segurança.

Os airbags dianteiros e para o joelho do motorista PODEM NÃO SER ACIONADOS quando

Em certos tipos de colisões frontais, os airbags dianteiros e para o joelho do motorista podem não ser acionados, mesmo que a deformação da carroceria pareça ser muito extensa, pois a estrutura da carroceria do veículo é projetada para absorver o impacto e se deformar, para proteger os ocupantes. Algumas situações típicas nas quais os airbags dianteiros e para o joelho do motorista podem não ser acionados são mostradas nas ilustrações.

1 - Colisão com um poste, árvore ou outro objeto estreito

2 - Veículo desliza para baixo da carroceria de um caminhão

3 - Impactos oblíquos

Como os airbags dianteiros e para o joelho do motorista não protegem os ocupantes em todos os tipos de colisões frontais, use sempre corretamente o cinto de segurança.

Os airbags dianteiros e para o joelho do motorista PODEm NÃO SER ACIONADOs quando

Os airbags dianteiros e para o joelho do motorista NÃO São PROJETADOS PARA SER ACIONADOS quando

Os airbags dianteiros e para o joelho do motorista não são acionados em condições nas quais eles não podem assegurar proteção aos passageiros.

Tais condições são indicadas nas ilustrações.

1 - Colisões traseiras

2 - Colisões laterais

3 - Capotamentos

Como os airbags dianteiros e para o joelho do motorista não protegem os ocupantes em todos os tipos de colisões frontais, use sempre corretamente o cinto de segurança.

Os airbags dianteiros e para o joelho do motorista NÃO São PROJETADOs PARA SER ACIONADOs quando

Os airbags dianteiros e para o joelho do motorista PODEm SER ACIONADOS quando

Os airbags dianteiros e para o joelho do motorista podem ser acionados se o veículo sofrer impacto de moderado a severo na parte dianteira inferior (dano na parte inferior da carroceria).

Alguns exemplos destas condições estão indicados nas ilustrações.

Os airbags dianteiros e para o joelho do motorista PODEm SER ACIONADOs quando

1 - Colisão com uma elevação mediana/ilha ou guia

2 - Veículo trafegando em locais com buracos profundos

3 - Veículo trafegando por terreno inclinado e colide com o solo

Como os airbags dianteiros e para o joelho do motorista podem ser acionados em determinados tipos de impactos inesperados, conforme indicado na ilustração, o ocupante pode facilmente ser movido da sua posição. Por isso, é importante o passageiro usar sempre corretamente o cinto de segurança. O cinto de segurança ajuda a manter o passageiro a uma distância segura do volante de direção e do painel de instrumentos, durante o primeiro estágio de acionamento do airbag. O primeiro estágio de acionamento do airbag é tão forte que pode possivelmente causar ferimentos sérios e até fatais no passageiro.

Os airbags dianteiros e para o joelho do motorista PODEm SER ACIONADOs quando

ADVERTÊNCI A

  • Não cole nada na cobertura central do volante de direção, tais como adesivos, etiquetas etc. Estes objetos poderão ferir o motorista se o airbag inflar.
  • Não cole nem fixe objetos no painel acima do porta-luvas. Estes objetos poderão ferir o passageiro se o airbag inflar.

Os airbags dianteiros e para o joelho do motorista PODEm SER ACIONADOs quando

  • Não coloque nem fixe objetos em frente ao para-brisa. Estes objetos poderão restringir a ação do airbag e/ou serem arremessados de encontro aos passageiros do veículo, causando sérios ferimentos.
  • Não coloque chaves adicionais nem acessórios (objetos pontiagudos ou duros) na chave de ignição. Esses objetos podem impedir o acionamento do airbag para o joelho do motorista ou podem ser arremessados e causar ferimentos graves se o airbag inflar.
  • Não coloque acessórios na parte inferior do painel de instrumentos do lado do motorista. Esses objetos podem impedir o acionamento do airbag para o joelho do motorista ou podem ser arremessados e causar ferimentos graves se o airbag inflar.

ADVERTÊNCIA

  • Não coloque objetos como pacotes ou animais de estimação entre os airbags e o motorista ou o passageiro dianteiro. Esses objetos podem atrapalhar o desempenho do airbag ou causar ferimentos graves e até fatais quando o airbag inflar.
  • Imediatamente após o acionamento do airbag, algumas peças do sistema podem ficar quentes. Não toque nelas, pois você pode se queimar.
  • O sistema de airbag é projetado para funcionar somente uma vez. Após o acionamento do airbag, ele não funcionará novamente. Eles devem ser substituídos imediatamente e todo o sistema deve ser inspecionado em uma Concessionária MITSUBISHI MOTORS.

Sistema de airbag lateral

Os airbags laterais (A) ficam dentro dos encostos do motorista e do passageiro dianteiro.

O airbag lateral é projetado para inflar somente no lado do veículo que sofre o impacto, mesmo que não haja ninguém no banco do passageiro dianteiro.

Sistema de airbag lateral

A etiqueta mostrada está presa nos encostos com airbag lateral.

Sistema de airbag lateral

Sistema de airbag de cortina

Sistema de airbag de cortina

Os airbags de cortina ficam dentro das colunas dianteiras, traseiras e trilho lateral do teto. O airbag de cortina é projetado para inflar somente no lado do veículo que sofre o impacto, mesmo que não haja ninguém no banco dianteiro ou traseiro.

Acionamento dos airbags laterais e de cortina

Acionamento dos airbags laterais e de cortina

Os airbags laterais e de cortina SÃO PROJETADOS PARA INFLAR quando...

Os airbags laterais e de cortina são projetados para inflar quando o veículo sofre um impacto lateral moderado a severo no meio do compartimento de passageiros.

Um exemplo típico é mostrado na ilustração.

Os cintos de segurança do seu veículo são o principal meio de proteção em uma colisão.

Os airbags laterais e de cortina do Sistema de Segurança Suplementar (SRS) são projetados para proporcionar proteção adicional. Portanto, para sua segurança e de todos os ocupantes, certifique-se que todos estão usando os cintos de segurança.

Os airbags laterais e de cortina podem NÃO INFLAR quando

Em alguns tipos de colisão lateral, a estrutura da carroceria do veículo é projetada para absorver o choque e evitar ferimentos nos ocupantes. (A área lateral da carroceria do veículo pode deformar bastante ao absorver o impacto.) Nestas circunstâncias, os airbags laterais e de cortina podem não inflar, apesar da deformação e dano à carroceria do veículo. Dependendo também do local do impacto, os airbags laterais e cortinas podem não inflar simultaneamente.

Exemplos de algumas condições típicas são mostrados na ilustração.

1 - Impactos laterais em uma área longe do compartimento de passageiros

2 - Uma moto ou pequeno veículo semelhante colide com a lateral do veículo

3 - Colisão contra um poste, árvore ou objeto estreito

Os airbags laterais e de cortina podem NÃO INFLAR quando

Os airbags laterais e de cortina podem NÃO INFLAR quando

4 - Impactos frontais oblíquos

5 - Capotamento do veículo

Como os airbags laterais e de cortina não protegem os ocupantes em todos os tipos de colisões, certifique-se que todos estejam usando os cintos de segurança.

Os airbags laterais e de cortina NÃO SÃO PROJETADOS PARA INFLAR quando

Os airbags laterais e de cortina não são projetados para expandir quando não puderem efetivamente proporcionar proteção aos ocupantes. Tais condições são mostradas na ilustração.

Os airbags laterais e de cortina NÃO SÃO PROJETADOS PARA INFLAR quando

1 - Colisões frontais

2 - Colisões traseiras

Como os airbags laterais e de cortina não protegem os ocupantes em todos os tipos de colisões laterais, certifique-se que todos estejam usando os cintos de segurança.

Os airbags laterais e de cortina NÃO SÃO PROJETADOS PARA INFLAR quando

ADVERTÊNCIA

  • Os airbags laterais e de cortina são projetados para complementar a ação dos cintos de segurança do motorista e passageiro em alguns impactos laterais. Para reduzir o risco de ferimentos durante o acionamento do airbag lateral ou de cortina, o motorista e o passageiro dianteiro devem usar o cinto de segurança e sentar-se na posição reta.

    Não devem se encostar na porta.

  • Os airbags laterais e de cortina inflam com grande força. O motorista e os passageiros não devem colocar os braços para fora do veículo e não devem ficar inclinados contra a porta. Isto reduz o risco de ferimento grave e até fatal durante o acionamento dos airbags laterais e de cortina, num eventual acidente.
  • Para reduzir o risco de ferimentos durante o acionamento do airbag lateral, não permita que qualquer passageiro do banco traseiro segure a parte traseira dos bancos dianteiros, tomando cuidado especial com as crianças.
  • Não coloque objetos perto ou ao redor dos encostos dianteiros, pois eles podem interferir com o acionamento do airbag lateral e provocar ferimentos durante o seu acionamento.
  • Não coloque adesivos, etiquetas ou frisos adicionais na parte traseira dos bancos dianteiros. Eles podem interferir com o acionamento do airbag lateral.
  • Não instale capas ou coberturas nos bancos que tiverem airbags laterais. As capas podem interferir com o acionamento do airbag lateral e afetar adversamente o desempenho do cinto de segurança.

Os airbags laterais e de cortina NÃO SÃO PROJETADOS PARA INFLAR quando

ADVERTÊNCIA

Não prenda um microfone (A) ou qualquer outro objeto ao redor da área onde o airbag de cortina (B) infla, como no para-brisa, vidros laterais da porta ou colunas dianteira e traseira, além do trilho lateral do teto. Quando o airbag de cortina infla, o microfone ou outro objeto pode ser arremessado com grande força ou o airbag de cortina pode não inflar corretamente, resultando em ferimentos graves ou fatais.

ADVERTÊNCIA

  • Ao carregar a bagagem, não a empilhe próximo aos vidros laterais, pois ela pode interferir com o acionamento adequado do airbag de cortina.
  • Não permita que uma criança recoste ou sente próximo à porta do passageiro, mesmo que a criança esteja sentada em um sistema de segurança para crianças.

    A cabeça da criança também não deve encostar ou ficar próxima à parte do encosto onde o airbag de cortina e o airbag lateral estão localizados. É perigoso caso os airbags de cortina e lateral sejam acionados.

    Não seguir todas estas instruções pode causar ferimentos graves ou fatais à criança.

  • Reparos nos airbags de cortina e lateral ou próximo aos componentes do sistema só devem ser feitos em uma Concessionária MITSUBISHI MOTORS.

Luz/display de advertência do SRS

Luz de advertência

Display de advertência tipo 1

Display de advertência tipo 2

O sistema faz uma autoverificação a cada vez que o interruptor de ignição é colocado na posição "ON" (ligada).

A luz de advertência do sistema SRS acenderá por vários segundos e então apagará. Isto é normal e significa que o sistema está funcionando adequadamente.

Se existir um problema envolvendo um ou mais componentes do SRS, a luz de advertência acenderá e permanecerá acesa. Ao mesmo tempo, aparecerá o display de advertência na tela de informação do display multi-informação.

ADVERTÊNCIA

Se ocorrer qualquer das seguintes condições, pode existir um problema com os airbags e/ou pré-tensionadores dos cintos de segurança, podendo não funcionar adequadamente numa colisão ou ser ativados repentinamente, mesmo não existindo colisão:

  • Mesmo quando o interruptor de ignição está colocado na posição "ON" e a luz de advertência não acende ou permanece acesa alguns segundos depois.
  • Quando a luz de advertência acende durante a condução.
  • Quando o display de advertência acende durante a condução.

Os airbags e pré-tensionadores dos cintos de segurança são projetados para ajudar a reduzir o risco de ferimentos graves ou fatais em determinadas colisões.

Se qualquer das condições anteriores ocorrer, leve imediatamente seu veículo para inspeção na Concessionária MITSUBISHI MOTORS.

Manutenção do sistema SRS

ADVERTÊNCI A

  • Qualquer serviço de manutenção no ou próximo aos componentes do Sistema SRS somente deve ser feito por uma Concessionária MITSUBISHI MOTORS.

    Não permita que qualquer pessoa faça o serviço de inspeção, manutenção ou reparo em qualquer um dos componentes do SRS ou na parte elétrica. Da mesma forma, nenhuma peça do sistema SRS deve ser manuseada ou descartada por qualquer pessoa, exceto por uma Concessionária MITSUBISHI MOTORS.

Serviço inadequado nos componentes ou na parte elétrica do sistema SRS pode resultar em acionamento repentino do airbag ou pode deixar o sistema SRS inoperante; qualquer uma destas condições pode resultar em ferimentos pessoais graves.

  • Não modifique o volante de direção, retrator do cinto de segurança ou qualquer outro componente do cinto de segurança.

    Por exemplo, substituição do volante de direção, ou modificações no para-choque dianteiro ou na estrutura da carroceria poderão afetar negativamente no funcionamento do SRS e levar a possíveis ferimentos pessoais.

  • Se o veículo sofrer qualquer dano, deve ser levado a uma Concessionária MITSUBISHI MOTORS para inspeção do sistema e assegurar o seu funcionamento adequado.
  • Em veículos com airbags laterais, não modifique os bancos dianteiros, coluna central e console central. Você pode prejudicar o desempenho do SRS e levar a possíveis ferimentos. Se você notar qualquer rasgo, trinca ou dano ao revestimento do banco perto do airbag lateral, da parte das colunas dianteiras e traseiras e do trilho lateral do teto, leve o veículo a uma Concessionária MITSUBISHI MOTORS para inspecionar o sistema SRS.

OBSERVAÇÃO

  • Quando você vender o veículo, alerte o novo proprietário que este veículo está equipado com sistema SRS e que este Manual do Proprietário contém todas as informações necessárias sobre este sistema.
  • Se o veículo for sucateado, é necessário que seja levado antes a uma Concessionária MITSUBISHI MOTORS, para que o sistema SRS seja descartado seguramente.
Veja também:

Nissan Versa. Tomada de força (se equipado)
Tipo A A tomada de força é destinada a fornecer energia para acessórios, tais como telefones celulares. A alimentação de saída é de 12 volts, máximo 120 W (10A). Tipo B CUIDADO A tomada e o conector podem ficar quentes durante ou imediatamente após o uso. Apenas determinadas tomadas de força s&atild ...

Nissan Versa. Botões do painel de controle - tela colorida com sistema de navegação (se equipado)
ATENÇÃO O acionamento dos controles do aquecedor ou ar-condicionado e dos controles na tela não devem ser realizados enquanto se dirige o veículo, para não desviar a atenção da operação de condução. Não desmonte ou modifique o sistema. Caso contrário, poderá resultar em acidentes ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0436