Lexus CT200h: Sistema híbrido

Características do sistema híbrido

O seu veículo é um veículo híbrido. Possui características diferentes dos veículos convencionais. Certifique-se que se familiariza com as características do veículo e utilize-o com cuidado.

O sistema híbrido combina o uso dum motor a gasolina com um motor elétrico (motor de tração) de acordo com as condições de condução, melhorando a eficiência do combustível e reduzindo as emissões do escape.

Características do sistema híbrido

A ilustração é um exemplo para explicação e pode diferir do veículo real.

  1. Motor a gasolina
  2. Motor elétrico (motor de tração)

Quando parado/durante o arranque

Quando para o veículo o motor a gasolina deixa de funcionar*. Durante o arranque o motor elétrico (motor de tração) conduz o veículo. A baixas velocidades ou numa descida com pouca inclinação, o motor a gasolina deixa de funcionar* e é utilizado o motor elétrico (motor de tração).

Quando a alavanca de velocidades está em N, a bateria do sistema híbrido (bateria de tração) não carrega. Quando o veículo estiver parado, coloque sempre a alavanca de velocidades na posição P.

Da mesma forma, mesmo em condições de tráfego intenso, conduza o veículo em D ou B.

*: Quando a bateria do sistema híbrido (bateria de tração) requer carga ou quando o motor está a aquecer, etc., o motor a gasolina não para automaticamente.

Durante a condução normal

O motor a gasolina é utilizado predominantemente. O motor elétrico (motor de tração) carrega a bateria do sistema híbrido (bateria de tração), se necessário.

Em acelerações fortes

Quando o pedal do acelerador é fortemente pressionado, a bateria do sistema híbrido (bateria de tração) adiciona força ao motor a gasolina, através do motor elétrico (motor de tração).

Quando trava (travagem regenerativa)

As rodas acionam o motor elétrico como um gerador de energia e a bateria do sistema híbrido (bateria de tração) é carregada.

Travagem regenerativa

Nas seguintes situações, a energia cinética é convertida em energia elétrica e a força de desaceleração pode ser obtida em conjunto com a recarga da bateria do sistema híbrido (bateria de tração).

  • O pedal do acelerador é libertado enquanto conduz com a alavanca de velocidades em D ou B.
  • O pedal do travão é pressionado enquanto conduz com a alavanca de velocidades em D ou B.

Indicador EV

O indicador EV acende quando o veículo está a ser conduzido usando apenas o motor elétrico (motor de tração) ou o motor a gasolina está parado.

Condições em que o motor a gasolina pode não deixar de funcionar

O motor a gasolina começa e deixa de funcionar automaticamente. Contudo, pode não deixar de funcionar automaticamente, nas seguintes condições:

  • Durante o aquecimento do motor a gasolina
  • Durante a carga da bateria do sistema híbrido (bateria de tração)
  • Quando a temperatura da bateria do sistema híbrido (bateria de tração) é elevada ou baixa
  • Quando o aquecimento está ligado

Carregar a bateria do sistema híbrido (bateria de tração)

Como o motor a gasolina carrega a bateria do sistema híbrido (bateria de tração), a bateria não necessita de ser carregada por uma fonte externa. Contudo, se o veículo ficar estacionado por um longo período de tempo a bateria do sistema híbrido descarregar-se-á lentamente. Assim, certifique-se que conduz o veículo pelo menos mensalmente durante cerca de 30 minutos ou 16 km. Se a bateria do sistema híbrido ficar totalmente sem carga e não conseguir colocar o sistema híbrido em funcionamento, contacte um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.

Carregar a bateria de 12 volts

Após a bateria de 12 Volts ter descarregado ou ter sido substituída ou removida

O motor a gasolina poderá não deixar de funcionar mesmo que o veículo esteja a ser conduzido pela bateria do sistema híbrido (bateria de tração). Se isto continuar a acontecer durante alguns dias, contacte um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.

Ruídos e vibrações específicos de um veículo híbrido

Poderá não haver ruídos de motor ou vibrações mesmo quando o veículo está pronto a circular com o indicador "READY" aceso. Por razões de segurança, quando estacionar, aplique o travão de estacionamento e certifique-se que coloca a alavanca de velocidades na posição P.

Os seguintes ruídos ou vibrações poderão ocorrer quando o sistema híbrido está em funcionamento, o que não significa uma avaria:

  • Pode ser audível um ruído de motor proveniente do compartimento do motor.
  • Podem ser audíveis ruídos provenientes da bateria do sistema híbrido (bateria de tração) atrás dos bancos traseiros quando o sistema híbrido arranca ou para.
  • A bateria do sistema híbrido (bateria de tração) emitirá um som de funcionamento dos relés, atrás dos bancos traseiros, quando o sistema híbrido arranca ou para.
  • Podem ser audíveis sons da caixa de velocidades quando o motor a gasolina arranca ou para , quando conduz a baixas velocidades, ou quando ao ralenti.
  • Podem ser audíveis ruídos de motor quando acelerar fortemente.
  • Podem ser audíveis ruídos devido à travagem regenerativa quando pressiona o pedal do travão e liberta o pedal do acelerador.
  • Podem ser audíveis sons de funcionamento ou sons de motor que ocorrem quando opera o pedal do travão.
  • Pode sentir vibrações quando o motor a gasolina arranca ou para.
  • Podem ser audíveis ruídos da ventoinha de arrefecimento provenientes dos ventiladores de entrada de ar, no lado direito do encosto do banco traseiro.

Manutenção, reparação, reciclagem e alienação do seu veículo

Para manutenção, reparação, reciclagem ou alienação do seu veículo, contacte um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado. Não se desfaça do seu veículo sozinho.

Características de configuração

As definições (p. ex. ligar/desligar o indicador EV) podem ser alteradas.

Precauções com o sistema híbrido

Tenha cuidado quando manusear o sistema híbrido, pois contém um sistema de alta voltagem (cerca de 650V no máximo), assim como componentes que se podem tornar extremamente quentes durante o funcionamento do sistema híbrido. Obedeça às etiquetas de aviso coladas no veículo.

Precauções com o sistema híbrido

A ilustração é um exemplo para explicação e pode diferir do veículo real.

  1. Etiqueta de aviso
  2. Bateria do sistema híbrido (bateria de tração)
  3. Tomada de serviço
  4. Compressor do ar condicionado
  5. Cabos de alta voltagem (laranja)
  6. Unidade de controlo de potência
  7. Motor elétrico (motor de tração)

Ventiladores da bateria do sistema híbrido (bateria de tração)

Existe um ventilador de entrada de ar localizado no lado direito do encosto do banco traseiro, que se destina a arrefecer a bateria do sistema híbrido (bateria de tração). Se o ventilador ficar bloqueado, a bateria do sistema híbrido poderá sobreaquecer, levando a uma redução de potência da bateria do sistema híbrido.

Ventiladores da bateria do sistema híbrido (bateria de tração)

Sistema de cancelamento de emergência

O sistema de cancelamento de emergência bloqueia a corrente de alta voltagem e para a bomba de combustível, para minimizar o risco de eletrocussão e perda de combustível quando é detetado um certo nível de impacto pelo sensor de impacto. Se o sistema de cancelamento de emergência ativar, o veículo não pode ser posto em funcionamento. Para voltar a pôr o sistema híbrido em funcionamento, contacte um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.

Mensagem de aviso do sistema híbrido

Uma mensagem é automaticamente apresentada sempre que ocorrer uma avaria no sistema híbrido ou for tentada uma operação incorreta.

Se for apresentada uma mensagem de aviso no mostrador de informações múltiplas, leia a mensagem e siga as instruções.

Mensagem de aviso do sistema híbrido

Se uma luz de aviso acender, uma mensagem de aviso for apresentada ou se a bateria de 12 Volts for desconectada

O sistema híbrido pode não entrar em funcionamento. Neste caso, tente, novamente, pôr o sistema em funcionamento. Se o indicador "READY" não acender, contacte um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.

Se ficar sem combustível

Quando o veículo fica sem combustível e não é possível colocar o sistema híbrido em funcionamento, reabasteça o veículo com gasolina suficiente para apagar a luz de aviso de nível baixo de combustível . Se houver apenas uma pequena quantidade de combustível, pode não ser possível colocar o sistema híbrido em funcionamento. (A quantidade mínima de combustível a acrescentar para apagar a luz de aviso de nível baixo de combustível é de cerca de 11,8 L, quando o veículo se encontra numa superfície nivelada. Este valor pode variar caso o veículo esteja num declive. Acrescente mais combustível quando o veículo estiver inclinado.)

Ondas eletromagnéticas

  • As peças e cabos de alta voltagem nos veículos híbridos incorporam uma blindagem eletromagnética e, portanto, emitem aproximadamente a mesma quantidade de ondas eletromagnéticas que os veículos convencionais a gasolina ou que os eletrodomésticos caseiros.
  • O seu veículo pode causar interferência de som em alguns rádios externos ao veículo.

Bateria do sistema híbrido (bateria de tração)

A bateria do sistema híbrido (bateria de tração) tem uma vida útil limitada. A vida útil da bateria do sistema híbrido (bateria de tração) pode mudar de acordo com o estilo e condições de condução.

Declaração de conformidade

Este modelo está em conformidade com as emissões de hidrogénio de acordo com o regulamento ECE100 (Segurança da bateria elétrica do veículo).

AVISO

Precauções com a alta voltagem

O veículo dispõe de sistemas de alta voltagem DC e AC, bem como um sistema de 12 Volts. A alta voltagem DC e AC é muito perigosa e pode causar queimaduras graves e choques elétricos que podem resultar em morte ou ferimentos graves.

  • Nunca toque, desmonte, retire ou substitua peças de alta voltagem, cabos ou as suas ligações.
  • O sistema híbrido fica quente após o arranque, pois utiliza alta voltagem. Tenha cuidado tanto com a alta voltagem como com a alta temperatura e obedeça sempre ao indicado nas etiquetas de prevenção coladas no veículo.
  • Nunca tente abrir o acesso à tomada de serviço localizada no compartimento da bagagem.

    A tomada de serviço apenas é utilizada quando o veículo está a ser assistido e está sujeita a alta voltagem.

Cuidados com acidentes rodoviários

Observe as seguintes precauções para reduzir o risco de morte ou ferimentos graves:

  • Pare o veículo num local seguro para evitar acidentes subsequentes. Enquanto prime o pedal do travão, aplique o travão de estacionamento e coloque a alavanca de velocidades na posição P para desligar o sistema híbrido. Depois, lentamente, liberte o pedal do travão.
  • Não toque nas peças de alta voltagem, cabos e respetivos ligadores.
  • Se houver fios elétricos expostos dentro ou fora do seu veículo, pode ocorrer um choque elétrico. Nunca toque nos fios elétricos expostos.
  • Se ocorrer uma fuga de fluido, não lhe toque, pois pode ser eletrólito alcalino forte da bateria do sistema híbrido (bateria de tração). Se entrar em contacto com a pele ou olhos, lave imediatamente com uma grande quantidade de água ou, se possível, uma solução de ácido bórico. Procure atendimento médico imediato.
  • Se ocorrer um incêndio no veículo híbrido, abandone o veículo o mais rapidamente possível. Nunca use um extintor de incêndio que não se destine a incêndios de carácter elétrico. Utilizar água, mesmo que em pouca quantidade, pode ser perigoso.
  • Se o seu veículo tiver de ser rebocado, faça-o com as rodas da frente levantadas. Se as rodas ligadas ao motor elétrico (motor de tração) estiverem no chão durante o reboque, o motor pode continuar a gerar eletricidade. Isso pode causar uma fuga de eletricidade e provocar um incêndio
  • Inspecione cuidadosamente o solo sob o veículo. Se constatar que houve fuga de líquido, o sistema de combustível pode ter sido danificado. Deixe o veículo logo que possível.

Bateria do sistema híbrido (bateria de tração)

Nunca revenda, ceda ou modifique a bateria do sistema híbrido. Para evitar acidentes, as baterias do sistema híbrido que forem retiradas de veículos em fim de vida devem ser recolhidas através de um concessionário Lexus. Nunca se desfaça sozinho da bateria.

A menos que a bateria seja devidamente recolhida, pode ocorrer o seguinte, resultando em morte ou ferimentos graves:

  • O facto da bateria do sistema híbrido ser ilegalmente eliminada ou deitada fora é perigoso para o ambiente, ou alguém pode tocar numa peça de alta voltagem, daí resultando um choque elétrico.
  • A bateria do sistema híbrido destina-se a ser utilizada exclusivamente no seu veículo híbrido. Se a bateria do sistema híbrido for utilizada fora do seu veículo ou modificada de alguma forma, podem ocorrer acidentes tais como choques elétricos, geração de calor, geração de fumo, uma explosão ou fuga de eletrólito.

Ao revender ou ceder o seu veículo, a possibilidade de um acidente é extremamente elevada, porque a pessoa que recebe o veículo pode não estar ciente desses perigos.

Se se desfizer do seu veículo sem ter retirado a bateria do sistema híbrido, existe o perigo de choque elétrico grave se se tocar nas peças de alta voltagem, cabos ou nas suas ligações. Na eventualidade de ter de se desfazer do seu veículo, a bateria do sistema híbrido tem de ser eliminada por um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou por outro profissional igualmente qualificado e equipado. Se a bateria do sistema híbrido não for eliminada convenientemente, pode causar choque elétrico, daí resultando morte ou ferimentos graves.

ATENÇÃO

Ventiladores da bateria do sistema híbrido

  • Não coloque objetos estranhos junto dos ventiladores. A bateria do sistema híbrido (bateria de tração) pode sobreaquecer e danificar-se.
  • Limpe os ventiladores regularmente para evitar que a bateria do sistema híbrido (bateria de tração) sobreaqueça
  • Não molhe nem permita a entrada de substâncias estranhas nos ventiladores pois pode causar um curto-circuito e danificar a bateria do sistema híbrido (bateria de tração).
  • Não transporte grandes quantidades de água, como por exemplo refrigeradores de garrafas de água, dentro do veículo. Se derramar água sobre a bateria do sistema híbrido (bateria de tração), pode danificá-la. Leve o veículo para inspeção a um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou a outro profissional igualmente qualificado e equipado.
Veja também:

Nissan Versa. Locais de verificação do compartimento do motor 1.6 L (HR16DE)
1. Localização da correia de acionamento de acessórios 2. Tampa do bocal de abastecimento de óleo do motor 3. Filtro de ar 4. Reservatório do fluido de freio e embreagem (*1) 5. Caixa de fusíveis / Conexão de fusíveis 6. Bateria 7. Reservatório do líquido de arrefecimento do motor 8. Tampa do radiador 9. Vare ...

Mitsubishi Lancer. Luzes indicadoras
Luzes indicadoras de direção/Luzes de advertência Este indicador pisca quando os indicadores de direção são acionados. OBSERVAÇÃO Se a luz começar a piscar rapidamente, a causa pode ser mau funcionamento na parte elétrica dos indicadores de direção ou lâmpada queimada. Quando o interruptor das luzes de advert&e ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.044