Lexus CT200h: Mensagem de aviso do sistema híbrido

Uma mensagem é automaticamente apresentada sempre que ocorrer uma avaria no sistema híbrido ou for tentada uma operação incorreta.

Se for apresentada uma mensagem de aviso no mostrador de informações múltiplas, leia a mensagem e siga as instruções.

Mensagem de aviso do sistema híbrido

Se uma luz de aviso acender, uma mensagem de aviso for apresentada ou se a bateria de 12 Volts for desconectada

O sistema híbrido pode não entrar em funcionamento. Neste caso, tente, novamente, pôr o sistema em funcionamento. Se o indicador "READY" não acender, contacte um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.

Se ficar sem combustível

Quando o veículo fica sem combustível e não é possível colocar o sistema híbrido em funcionamento, reabasteça o veículo com gasolina suficiente para apagar a luz de aviso de nível baixo de combustível . Se houver apenas uma pequena quantidade de combustível, pode não ser possível colocar o sistema híbrido em funcionamento. (A quantidade mínima de combustível a acrescentar para apagar a luz de aviso de nível baixo de combustível é de cerca de 11,8 L, quando o veículo se encontra numa superfície nivelada. Este valor pode variar caso o veículo esteja num declive. Acrescente mais combustível quando o veículo estiver inclinado.)

Ondas eletromagnéticas

  • As peças e cabos de alta voltagem nos veículos híbridos incorporam uma blindagem eletromagnética e, portanto, emitem aproximadamente a mesma quantidade de ondas eletromagnéticas que os veículos convencionais a gasolina ou que os eletrodomésticos caseiros.
  • O seu veículo pode causar interferência de som em alguns rádios externos ao veículo.

Bateria do sistema híbrido (bateria de tração)

A bateria do sistema híbrido (bateria de tração) tem uma vida útil limitada. A vida útil da bateria do sistema híbrido (bateria de tração) pode mudar de acordo com o estilo e condições de condução.

Declaração de conformidade

Este modelo está em conformidade com as emissões de hidrogénio de acordo com o regulamento ECE100 (Segurança da bateria elétrica do veículo).

AVISO

Precauções com a alta voltagem

O veículo dispõe de sistemas de alta voltagem DC e AC, bem como um sistema de 12 Volts. A alta voltagem DC e AC é muito perigosa e pode causar queimaduras graves e choques elétricos que podem resultar em morte ou ferimentos graves.

  • Nunca toque, desmonte, retire ou substitua peças de alta voltagem, cabos ou as suas ligações.
  • O sistema híbrido fica quente após o arranque, pois utiliza alta voltagem. Tenha cuidado tanto com a alta voltagem como com a alta temperatura e obedeça sempre ao indicado nas etiquetas de prevenção coladas no veículo.
  • Nunca tente abrir o acesso à tomada de serviço localizada no compartimento da bagagem.

    A tomada de serviço apenas é utilizada quando o veículo está a ser assistido e está sujeita a alta voltagem.

Cuidados com acidentes rodoviários

Observe as seguintes precauções para reduzir o risco de morte ou ferimentos graves:

  • Pare o veículo num local seguro para evitar acidentes subsequentes. Enquanto prime o pedal do travão, aplique o travão de estacionamento e coloque a alavanca de velocidades na posição P para desligar o sistema híbrido. Depois, lentamente, liberte o pedal do travão.
  • Não toque nas peças de alta voltagem, cabos e respetivos ligadores.
  • Se houver fios elétricos expostos dentro ou fora do seu veículo, pode ocorrer um choque elétrico. Nunca toque nos fios elétricos expostos.
  • Se ocorrer uma fuga de fluido, não lhe toque, pois pode ser eletrólito alcalino forte da bateria do sistema híbrido (bateria de tração). Se entrar em contacto com a pele ou olhos, lave imediatamente com uma grande quantidade de água ou, se possível, uma solução de ácido bórico. Procure atendimento médico imediato.
  • Se ocorrer um incêndio no veículo híbrido, abandone o veículo o mais rapidamente possível. Nunca use um extintor de incêndio que não se destine a incêndios de carácter elétrico. Utilizar água, mesmo que em pouca quantidade, pode ser perigoso.
  • Se o seu veículo tiver de ser rebocado, faça-o com as rodas da frente levantadas. Se as rodas ligadas ao motor elétrico (motor de tração) estiverem no chão durante o reboque, o motor pode continuar a gerar eletricidade. Isso pode causar uma fuga de eletricidade e provocar um incêndio
  • Inspecione cuidadosamente o solo sob o veículo. Se constatar que houve fuga de líquido, o sistema de combustível pode ter sido danificado. Deixe o veículo logo que possível.

Bateria do sistema híbrido (bateria de tração)

Nunca revenda, ceda ou modifique a bateria do sistema híbrido. Para evitar acidentes, as baterias do sistema híbrido que forem retiradas de veículos em fim de vida devem ser recolhidas através de um concessionário Lexus. Nunca se desfaça sozinho da bateria.

A menos que a bateria seja devidamente recolhida, pode ocorrer o seguinte, resultando em morte ou ferimentos graves:

  • O facto da bateria do sistema híbrido ser ilegalmente eliminada ou deitada fora é perigoso para o ambiente, ou alguém pode tocar numa peça de alta voltagem, daí resultando um choque elétrico.
  • A bateria do sistema híbrido destina-se a ser utilizada exclusivamente no seu veículo híbrido. Se a bateria do sistema híbrido for utilizada fora do seu veículo ou modificada de alguma forma, podem ocorrer acidentes tais como choques elétricos, geração de calor, geração de fumo, uma explosão ou fuga de eletrólito.

Ao revender ou ceder o seu veículo, a possibilidade de um acidente é extremamente elevada, porque a pessoa que recebe o veículo pode não estar ciente desses perigos.

Se se desfizer do seu veículo sem ter retirado a bateria do sistema híbrido, existe o perigo de choque elétrico grave se se tocar nas peças de alta voltagem, cabos ou nas suas ligações. Na eventualidade de ter de se desfazer do seu veículo, a bateria do sistema híbrido tem de ser eliminada por um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou por outro profissional igualmente qualificado e equipado. Se a bateria do sistema híbrido não for eliminada convenientemente, pode causar choque elétrico, daí resultando morte ou ferimentos graves.

ATENÇÃO

Ventiladores da bateria do sistema híbrido

  • Não coloque objetos estranhos junto dos ventiladores. A bateria do sistema híbrido (bateria de tração) pode sobreaquecer e danificar-se.
  • Limpe os ventiladores regularmente para evitar que a bateria do sistema híbrido (bateria de tração) sobreaqueça
  • Não molhe nem permita a entrada de substâncias estranhas nos ventiladores pois pode causar um curto-circuito e danificar a bateria do sistema híbrido (bateria de tração).
  • Não transporte grandes quantidades de água, como por exemplo refrigeradores de garrafas de água, dentro do veículo. Se derramar água sobre a bateria do sistema híbrido (bateria de tração), pode danificá-la. Leve o veículo para inspeção a um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou a outro profissional igualmente qualificado e equipado.
    Veja também:

    Citroën C4. Enchimento
    Os complementos de combustível deverão ser superiores a 5 litros para serem levados em consideração pela sonda de combustível. A abertura do bujão poderá dar origem a um ruído de aspiração de ar. Esta depressão, totalmente normal, é provocada pela estanqueidade do circuito de combustível. Prima o comando A até à abertura automática da tampa.Após desligar a igniçã ...

    Citroën C4. Acesso às ferramentas
    A pinça de extracção encontra-se fixa na parte de trás da tampa da caixa de fusíveis do painel de bordo. Para aceder: desencaixe a tampa puxando a parte superior direita e, em seguida, a esquerda, liberte totalmente a tampa e rode-a, extraia o suporte onde se encontra fixa a pinça. ...

    Lexus CT200h. Verificação e substituição dos fusíveis
    Se algum dos componentes elétricos não funcionar, pode ter fundido um fusível. Se isso acontecer, verifique e substitua os fusíveis se necessário. Desligue o interruptor Power. Abra a tampa da caixa de fusíveis. Compartimento do motor Empurre a guia e levante a tampa. Lado esquerdo do painel de instrumentos (veículos de volante &agra ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0106