Renault Fluence: Regulador de velocidade

Interrupção da função

Interrupção da função

A função limitador de velocidade é interrompida ao se pressionar o interruptor 1; nesse caso, a velocidade limitada deixa de ser memorizada. O desligamento da luz indicadora de cor laranja 7 no painel de instrumentos confirma a desativação da função.

Interrupção da função

O regulador de velocidade permite manter a velocidade de circulação estabilizada em um valor constante, definido pelo motorista, chamada de velocidade regulada.

Essa velocidade regulada pode ser definida, de forma contínua, para valores acima de 30 km/h.

A função regulador de velocidade não atua, em nenhuma circunstância, sobre o sistema de freios.

Essa função constitui uma ajuda suplementar à condução.

Entretanto, essa função não substitui a ação do motorista. Por isso, o sistema nunca poderá substituir a obediência às limitações de velocidade, nem a atenção (esteja sempre pronto a frear em todas as circunstâncias), nem a responsabilidade do motorista. O regulador de velocidade não deve ser utilizado quando as condições de circulação não permitirem (tráfego denso, estrada com gelo, cascalho, etc.) e as condições climáticas forem adversas (nevoeiro, chuva, vento lateral...).

Risco de acidente.

Comandos

Comandos

1 Interruptor geral Liga/Desliga.

2 Ativação, memorização e aumento da velocidade regulada (+).

3 Diminuição da velocidade regulada (-).

4 Suspensão da função (com memorização da velocidade de regulação) (O).

5 Recuperação da velocidade regulada memorizada (R).

Funcionamento

Funcionamento

Pressione o interruptor 1 do lado .

A luz indicadora 7 se acende em verde e a mensagem "Regulador" aparece no painel de instrumentos acompanhada de traços na zona 6 para indicar que a função regulador está ativa e esperando indicação de uma velocidade regulada.

Regulagem da velocidade

Regulagem da velocidade

Em uma velocidade estabilizada (acima de 30 km/h), pressione o interruptor 2 (+): a função é ativada e a velocidade fica memorizada. Então a velocidade regulada é exibida na zona 6.

A regulação é confirmada pela iluminação da zona A em verde além da luz indicadora 7. A zona B também se ilumina em verde para indicar que foi atingida a velocidade regulada.

Condução

Condução

Quando uma velocidade regulada é memorizada e a regulação está ativada, o motorista pode retirar o pé do acelerador.

Atenção: é recomendável manter os pés perto dos pedais, de modo a poder intervir, se for necessário.

Variação da velocidade regulada

Variação da velocidade regulada

É possível alterar a velocidade regulada pressionando-se sucessivamente:

  • o interruptor 2 (+) para aumentar a velocidade,
  • o interruptor 3 (-) para diminuir a velocidade.

A função regulador de velocidade não atua, em nenhuma circunstância, sobre o sistema de freios.

Ultrapassagem da velocidade regulada

A velocidade regulada pode ser excedida em qualquer momento pisando-se no pedal do acelerador. Enquanto se estiver excedendo a velocidade regulada, esta pisca no painel de instrumentos, ao mesmo tempo que a zona C se ilumina em vermelho.

Após isso, solte o pedal do acelerador: depois de alguns segundos o veículo volta automaticamente à velocidade regulada inicial.

Impossibilidade de manter a velocidade regulada

Em caso de declives acentuados, o sistema não conseguirá manter o veículo abaixo da velocidade regulada: a velocidade memorizada pisca no painel de instrumentos, ao mesmo tempo em que se ilumina em vermelho a zona C para informá-lo dessa situação.

Ativação da função

A função é interrompida quando se executa uma das seguintes ações:

  • acionar o interruptor 4 (O);
  • pisar no pedal do freio;
  • pisar no pedal da embreagem ou mudar para a posição neutra a alavanca da caixa de câmbio automática.

Nas três situações, a velocidade regulada mantém-se memorizada; já não aparece na zona 6 e a mensagem "Em memória" com indicação da velocidade memorizada é exibida no painel de instrumentos.

A suspensão da função é confirmada por apagamento das zonas A, B e C.

Restauração da velocidade regulada

Restauração da velocidade regulada

Uma velocidade memorizada pode ser restaurada, após assegurar-se de que as condições de circulação estão adequadas (tráfego, estado do piso, condições climáticas, etc.).

Pressione o interruptor 5 (R) quando a velocidade do veículo for superior a 30 km/h.

Ao recuperar a velocidade memorizada a zona A ilumina-se para confirmar a entrada em funcionamento da função.

A zona B ilumina-se logo que a velocidade regulada é atingida.

Restauração da velocidade regulada

Observação: caso a velocidade anteriormente memorizada seja muito superior à velocidade atual do veículo, o sistema irá acelerar intensamente, até atingir a velocidade definida.

Quando a função regulador estiver ativa, pressionar o interruptor 2 (+) reativa a função regulador sem considerar a velocidade memorizada anteriormente: a nova velocidade de referência será a atual velocidade do veículo.

Interrupção da função

Interrupção da função

A função regulador de velocidade é interrompida ao se pressionar o interruptor 1; nesse caso, a velocidade limitada não será memorizada. Ao desligar a luz indicadora verde 7 e das zonas A, B e C no painel de instrumentos, é confirmada a desativação da função.

A interrupção ou o desligamento da função regulador de velocidade não provoca a diminuição rápida da velocidade: para isso é necessário frear, pisando no pedal do freio.

    Veja também:

    Nissan Versa. Indicadores e medidores
    Tipo A (se equipado) 1. Tacômetro (se equipado) 2. Velocímetro 3. Interruptor para zerar o hodômetro/modo computador de bordo/interruptor de ajuste de hora 4. Interruptor de controle de luminosidade dos instrumentos (se equipado) 5. Indicador de posição da transmissão continuamente variável (somente para os modelos com CVT) 6. Hod ...

    Lexus CT200h. Interior (Veículos de volante à esquerda)
    Airbags do SRS Tapetes do piso Bancos da frente Encostos de cabeça Cintos de segurança Gaveta na consola Teclas de trancamento interior Suportes para copos/garrafas Gavetas auxiliares*1 Espelho retrovisor interior Palas de sol*2 Espelhos de cortesia Luzes interiores*3.Luzes individuais Interruptores do teto de abrir*1. Interruptor de cancela ...

    Renault Fluence. Manutenção das guarnições interiores
    Um veículo bem cuidado permite conservá-lo durante mais tempo. Assim é recomendado cuidar regularmente do interior do veículo. Uma mancha sempre deve ser tratada rapidamente. Qualquer que seja a origem da mancha, utilize uma solução de água fria (eventualmente morna) com sabão natural. O emprego de detergentes (líquidos para lou ...

    Manual do Veículo



    © 2017 All rights reserved : 0.0182