Renault Fluence: Partida, parada do motor: veículo com cartão Renault

Renault Fluence / A condução / Partida, parada do motor: veículo com cartão Renault

Cartão RENAULT "mãos livres"

Cartão RENAULT

O cartão RENAULT deve estar no leitor 2 ou na zona de detecção 3.

Para dar partida no motor, pise no pedal de freio ou na embreagem e aperte o botão 1. Caso uma marcha esteja engrenada, será necessário pisar no pedal de embreagem para poder dar partida no motor.

Partida

veículos com caixa de câmbio automática

A alavanca de câmbio deve estar na posição P.

Para todos os veículos:

  • Se alguma das condições para a partida não for atendida, a mensagem "Pisar no freio + START" ou "Embreagem + START" ou "ponha a alavanca em P" será exibida no painel de instrumentos.
  • Em algumas situações, será necessário manobrar o volante ao mesmo tempo que aperta o botão de partida 1 para auxiliar o desbloqueamento da coluna da direção; a mensagem "Rodar volante + START" é exibida

Se a temperatura exterior for inferior a -10 C, mantenha pressionado o pedal de embreagem até que o motor dê partida.

Partida com a tampa do porta-malas aberta (em modo mãos livres)

Partida com a tampa do porta-malas aberta (em modo mãos livres)

Nesse caso, o cartão RENAULT não deve estar no porta-malas.

Função "acessórios" (ignição ligada)

Função

Logo que o veículo é destravado, ficam disponíveis algumas funcionalidades (rádio, sistema de navegação, limpadores de vidros...).

Para que as demais funções fiquem disponíveis, aperte o botão 1, sem acionar os pedais, ou insira o cartão no leitor.

Nota: em algumas versões do veículo, pressionar o botão 1 dá partida no motor.

Anomalia de funcionamento

Em algumas situações, é possível que o cartão RENAULT "mãos livres" não funcione:

  • se a bateria do cartão RENAULT estiver fraca ou se a bateria do veículo estiver descarregada, etc.
  • se o veículo estiver nas proximidades de instalações ou de aparelhos que utilizem a mesma frequência do cartão (tela, celular, jogos de vídeo...);
  • se o veículo encontra-se em uma zona de fortes radiações eletromagnéticas.

A mensagem "Inserir o cartão" é exibida no painel de instrumentos.

Insira totalmente o cartão RENAULT no leitor 2.

Responsabilidade do motorista

Ao abandonar o veículo, nunca deixe o cartão RENAULT no interior, se houver crianças (ou animais) no carro, ainda que seja por pouco tempo.

Eles poderiam acionar o motor ou os equipamentos elétricos (por exemplo, os acionadores de vidros elétricos) e esmagar uma parte do corpo (pescoço, braço, mão, etc.).

Há risco de ferimentos graves.

Nunca desligue a ignição antes que o veículo esteja completamente parado, pois desligar o motor cancela as funções de assistência: freios, direção... e cancela os dispositivos de segurança passiva, tais como os airbags e os pré-tensores.

Condições de parada do motor

Condições de parada do motor

Nos veículos com caixa de câmbio automática, o veículo deve estar parado e a alavanca na posição N ou P.

Cartão RENAULT "mãos livres"

Com o cartão no veículo, pressione o botão 1: o motor desliga. Abrir a porta do motorista ou travar o veículo provoca o bloqueamento da coluna da direção.

Se o cartão já não estiver mais no interior da cabine quando o desligamento do motor for solicitado, a mensagem "Cartão ausente apertar longam." será exibida no painel de instrumentos: pressione durante mais de dois segundos o botão 1.

Com o motor parado, acessórios como o rádio, que nesse momento estejam funcionando, continuam a funcionar durante aproximadamente 10 minutos.

Ao abrir a porta do motorista, os acessórios deixam de funcionar.

Se o cartão estiver no leitor 2, aperte o botão 1: o motor é desligado. Nesse caso, a coluna da direção é bloqueada quando o cartão for retirado do leitor.

Particularidade

Se o cartão não estiver no leitor quando a parada do motor for solicitada, a mensagem "Cartão ausente apertar longam" se mostra no painel de instrumentos: aperte durante mais de dois segundos o botão 1.

Ao abandonar o veículo, sobretudo se tiver o cartão RENAULT com você, verifique se o motor está realmente parado.

    Veja também:

    Mitsubishi Lancer. Cuidados a serem observados ao usar o limpador e o lavador
    OBSERVAÇÃO Se os limpadores em movimento ficarem parcialmente bloqueados devido a gelo ou outros depósitos no vidro, os limpadores podem temporariamente interromper o funcionamento para evitar superaquecimento do motor. Neste caso, estacione seu veículo em local seguro e coloque o interruptor de ignição na posição "OFF" (desligado) e en ...

    Mitsubishi Lancer. Hodômetro / Hodômetro parcial
    O método de acionamento é o mesmo como quando a ignição está desligada. Consulte "Hodômetro / Hodômetro parcial" para mais detalhes Lembrete de revisão Esta tela indica a distância e o número de meses que faltam para o próximo serviço de revisão periódica. Consulte "Lembrete de revis&atil ...

    Citroën C4. Sistema SCR
    Com o auxílio de um aditivo chamado AdBlue que contém ureia, um catalisador transforma até 85% dos óxidos de azoto (NOx) em azoto e água, inofensivos para a saúde e o meio ambiente. O aditivo AdBlue encontra-se num depósito específico, situado sob a mala, na traseira do veículo. O depósito tem capacidade para 17 litros: permite uma autonomia de cerca de 20 000 km antes do acci ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0222