Renault Fluence: Partida, parada do motor: veículo com cartão Renault

Renault Fluence / A condução / Partida, parada do motor: veículo com cartão Renault

Cartão RENAULT "mãos livres"

Cartão RENAULT

O cartão RENAULT deve estar no leitor 2 ou na zona de detecção 3.

Para dar partida no motor, pise no pedal de freio ou na embreagem e aperte o botão 1. Caso uma marcha esteja engrenada, será necessário pisar no pedal de embreagem para poder dar partida no motor.

Partida

veículos com caixa de câmbio automática

A alavanca de câmbio deve estar na posição P.

Para todos os veículos:

  • Se alguma das condições para a partida não for atendida, a mensagem "Pisar no freio + START" ou "Embreagem + START" ou "ponha a alavanca em P" será exibida no painel de instrumentos.
  • Em algumas situações, será necessário manobrar o volante ao mesmo tempo que aperta o botão de partida 1 para auxiliar o desbloqueamento da coluna da direção; a mensagem "Rodar volante + START" é exibida

Se a temperatura exterior for inferior a -10 C, mantenha pressionado o pedal de embreagem até que o motor dê partida.

Partida com a tampa do porta-malas aberta (em modo mãos livres)

Partida com a tampa do porta-malas aberta (em modo mãos livres)

Nesse caso, o cartão RENAULT não deve estar no porta-malas.

Função "acessórios" (ignição ligada)

Função

Logo que o veículo é destravado, ficam disponíveis algumas funcionalidades (rádio, sistema de navegação, limpadores de vidros...).

Para que as demais funções fiquem disponíveis, aperte o botão 1, sem acionar os pedais, ou insira o cartão no leitor.

Nota: em algumas versões do veículo, pressionar o botão 1 dá partida no motor.

Anomalia de funcionamento

Em algumas situações, é possível que o cartão RENAULT "mãos livres" não funcione:

  • se a bateria do cartão RENAULT estiver fraca ou se a bateria do veículo estiver descarregada, etc.
  • se o veículo estiver nas proximidades de instalações ou de aparelhos que utilizem a mesma frequência do cartão (tela, celular, jogos de vídeo...);
  • se o veículo encontra-se em uma zona de fortes radiações eletromagnéticas.

A mensagem "Inserir o cartão" é exibida no painel de instrumentos.

Insira totalmente o cartão RENAULT no leitor 2.

Responsabilidade do motorista

Ao abandonar o veículo, nunca deixe o cartão RENAULT no interior, se houver crianças (ou animais) no carro, ainda que seja por pouco tempo.

Eles poderiam acionar o motor ou os equipamentos elétricos (por exemplo, os acionadores de vidros elétricos) e esmagar uma parte do corpo (pescoço, braço, mão, etc.).

Há risco de ferimentos graves.

Nunca desligue a ignição antes que o veículo esteja completamente parado, pois desligar o motor cancela as funções de assistência: freios, direção... e cancela os dispositivos de segurança passiva, tais como os airbags e os pré-tensores.

Condições de parada do motor

Condições de parada do motor

Nos veículos com caixa de câmbio automática, o veículo deve estar parado e a alavanca na posição N ou P.

Cartão RENAULT "mãos livres"

Com o cartão no veículo, pressione o botão 1: o motor desliga. Abrir a porta do motorista ou travar o veículo provoca o bloqueamento da coluna da direção.

Se o cartão já não estiver mais no interior da cabine quando o desligamento do motor for solicitado, a mensagem "Cartão ausente apertar longam." será exibida no painel de instrumentos: pressione durante mais de dois segundos o botão 1.

Com o motor parado, acessórios como o rádio, que nesse momento estejam funcionando, continuam a funcionar durante aproximadamente 10 minutos.

Ao abrir a porta do motorista, os acessórios deixam de funcionar.

Se o cartão estiver no leitor 2, aperte o botão 1: o motor é desligado. Nesse caso, a coluna da direção é bloqueada quando o cartão for retirado do leitor.

Particularidade

Se o cartão não estiver no leitor quando a parada do motor for solicitada, a mensagem "Cartão ausente apertar longam" se mostra no painel de instrumentos: aperte durante mais de dois segundos o botão 1.

Ao abandonar o veículo, sobretudo se tiver o cartão RENAULT com você, verifique se o motor está realmente parado.

    Veja também:

    Lexus CT200h. Monitor do sistema de visão traseira
    O monitor do sistema para visão traseira auxilia o condutor exibindo linhas de orientação e imagens da traseira do veículo durante a marcha-atrás, por exemplo enquanto estaciona. As ilustrações do ecrã utilizadas neste texto são apenas exemplos e podem diferir da imagem que é realmente exibida no ecrã. O monitor ...

    Citroën C4. Falta de combustível (Diesel)
    Para os veículos equipados com um motor Diesel, em caso de falta de combustível, é necessário purgar o circuito de combustível. Para todas as versões que não BlueHDi, consulte o desenho na parte inferior do capot do motor correspondente. Para mais informações sobre o desenganador de combustível (Diesel), consulte a rubrica correspondente.   Se não f ...

    Nissan Versa. Operação do rádio FM/AM
    Tecla FM-AM: Pressione a tecla FM/AM para alterar a banda do seguinte modo: AM   FM Se outra fonte de áudio estiver sendo executada quando a tecla FM-AM for pressionada, a fonte de áudio será automaticamente desligada e a última estação de rádio executada será tocada. Sintonia com a tela sensível ao toque: Quando esti ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0079