Renault Fluence: Partida, parada do motor: veículo com cartão Renault

Renault Fluence / A condução / Partida, parada do motor: veículo com cartão Renault

Cartão RENAULT "mãos livres"

Cartão RENAULT

O cartão RENAULT deve estar no leitor 2 ou na zona de detecção 3.

Para dar partida no motor, pise no pedal de freio ou na embreagem e aperte o botão 1. Caso uma marcha esteja engrenada, será necessário pisar no pedal de embreagem para poder dar partida no motor.

Partida

veículos com caixa de câmbio automática

A alavanca de câmbio deve estar na posição P.

Para todos os veículos:

  • Se alguma das condições para a partida não for atendida, a mensagem "Pisar no freio + START" ou "Embreagem + START" ou "ponha a alavanca em P" será exibida no painel de instrumentos.
  • Em algumas situações, será necessário manobrar o volante ao mesmo tempo que aperta o botão de partida 1 para auxiliar o desbloqueamento da coluna da direção; a mensagem "Rodar volante + START" é exibida

Se a temperatura exterior for inferior a -10 C, mantenha pressionado o pedal de embreagem até que o motor dê partida.

Partida com a tampa do porta-malas aberta (em modo mãos livres)

Partida com a tampa do porta-malas aberta (em modo mãos livres)

Nesse caso, o cartão RENAULT não deve estar no porta-malas.

Função "acessórios" (ignição ligada)

Função

Logo que o veículo é destravado, ficam disponíveis algumas funcionalidades (rádio, sistema de navegação, limpadores de vidros...).

Para que as demais funções fiquem disponíveis, aperte o botão 1, sem acionar os pedais, ou insira o cartão no leitor.

Nota: em algumas versões do veículo, pressionar o botão 1 dá partida no motor.

Anomalia de funcionamento

Em algumas situações, é possível que o cartão RENAULT "mãos livres" não funcione:

  • se a bateria do cartão RENAULT estiver fraca ou se a bateria do veículo estiver descarregada, etc.
  • se o veículo estiver nas proximidades de instalações ou de aparelhos que utilizem a mesma frequência do cartão (tela, celular, jogos de vídeo...);
  • se o veículo encontra-se em uma zona de fortes radiações eletromagnéticas.

A mensagem "Inserir o cartão" é exibida no painel de instrumentos.

Insira totalmente o cartão RENAULT no leitor 2.

Responsabilidade do motorista

Ao abandonar o veículo, nunca deixe o cartão RENAULT no interior, se houver crianças (ou animais) no carro, ainda que seja por pouco tempo.

Eles poderiam acionar o motor ou os equipamentos elétricos (por exemplo, os acionadores de vidros elétricos) e esmagar uma parte do corpo (pescoço, braço, mão, etc.).

Há risco de ferimentos graves.

Nunca desligue a ignição antes que o veículo esteja completamente parado, pois desligar o motor cancela as funções de assistência: freios, direção... e cancela os dispositivos de segurança passiva, tais como os airbags e os pré-tensores.

Condições de parada do motor

Condições de parada do motor

Nos veículos com caixa de câmbio automática, o veículo deve estar parado e a alavanca na posição N ou P.

Cartão RENAULT "mãos livres"

Com o cartão no veículo, pressione o botão 1: o motor desliga. Abrir a porta do motorista ou travar o veículo provoca o bloqueamento da coluna da direção.

Se o cartão já não estiver mais no interior da cabine quando o desligamento do motor for solicitado, a mensagem "Cartão ausente apertar longam." será exibida no painel de instrumentos: pressione durante mais de dois segundos o botão 1.

Com o motor parado, acessórios como o rádio, que nesse momento estejam funcionando, continuam a funcionar durante aproximadamente 10 minutos.

Ao abrir a porta do motorista, os acessórios deixam de funcionar.

Se o cartão estiver no leitor 2, aperte o botão 1: o motor é desligado. Nesse caso, a coluna da direção é bloqueada quando o cartão for retirado do leitor.

Particularidade

Se o cartão não estiver no leitor quando a parada do motor for solicitada, a mensagem "Cartão ausente apertar longam" se mostra no painel de instrumentos: aperte durante mais de dois segundos o botão 1.

Ao abandonar o veículo, sobretudo se tiver o cartão RENAULT com você, verifique se o motor está realmente parado.

    Veja também:

    Citroën C4. Travão de estacionamento eléctrico
    O travão de estacionamento eléctrico conjuga dois modos de funcionamento:  Engrenamento/Desengrenamento automático O engrenamento é automático aquando da paragem do motor, o desengrenamento é automático quando o veículo é colocado em movimento (activados por defeito),  Engrenamento/Desengrenamento manual O engrenamento / desengrenamento manual ...

    Citroën C4. Verificação dos níveis
    Verifique com regularidade todos estes níveis segundo o plano de manutenção do construtor. Reponha o nível, se for necessário, salvo indicação em contrário. Em caso de diminuição importante de um nível, solicite a verificação do circuito correspondente pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada. Tenha atenção durante as intervenções sob o capot, uma vez que ...

    Citroën C4. Ajuda ao estacionamento
    Com a ajuda dos sensores situados no párachoques, esta função assinala a proximidade de obstáculos (pessoas, veículos, árvores, barreiras...) que entrem no respectivo campo de detecção. Certos tipos de obstáculo (estacas, balizas de obras...) detectados no início, deixarão de ser detectados no final da manobra se se situarem na zona cega do campo de detecção dos s ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0069