Renault Fluence: Bateria

Para evitar qualquer risco de faísca

  • Certifique-se de que os "consumidores de energia" (luzes de teto...) estejam desligados antes de desconectar ou conectar uma bateria.
  • Durante a carga, desligue o carregador antes de ligar ou desligar a bateria.
  • Não coloque objetos metálicos sobre a bateria para não provocar curtos-circuitos entre os contatos.
  • Depois de parar o motor, aguarde pelo menos um minuto antes de desligar a bateria.
  • Tome o cuidado de conectar corretamente os contatos da bateria após realizar sua montagem.

Ligação de um carregador

O carregador deve ser compatível com bateria de tensão nominal de 12 volts.

Não desconecte a bateria com o motor em funcionamento. Siga as instruções dadas pelo fornecedor do carregador da bateria que utilizar.

Algumas baterias podem ter certas especificidades de carga, consulte uma Oficina Autorizada.

Evite qualquer risco de faísca, pois poderá provocar uma explosão imediata.

Carregue a bateria em um local bem arejado. Existe o risco de ferimentos graves.

Manuseie a bateria com cuidado, porque ela contém ácido sulfúrico que não deve entrar em contato com os olhos ou com a pele. Caso isso venha a acontecer, lave a zona afetada com bastante água. Se necessário, consulte um médico.

Mantenha a bateria longe de chamas, pontos incandescentes ou fagulhas: há risco de explosão.

Quando for executar ações perto do motor, proceda com cuidado porque pode estar quente. Além disso, o ventilador do motor pode entrar em funcionamento a qualquer instante.

Risco de ferimentos.

Dê partida com a bateria de outro veículo

Para dar partida, é necessário utilizar a bateria de outro veículo, obtenha cabos elétricos apropriados (de boa espessura) em uma Oficina Autorizada ou, se já possui os cabos de partida, certifique-se de que estão em bom estado.

As duas baterias devem ter uma tensão nominal idêntica: 12 volts. A bateria que fornece a corrente deve ter uma capacidade (ampère-hora, Ah) no mínimo igual à bateria descarregada.

Certifique-se de que os dois veículos não estejam em contato entre eles (risco de curto-circuito ao unir os polos positivos) e que a bateria descarregada esteja bem conectada. Desligue a ignição de seu veículo.

Dê partida no motor do veículo que fornecerá a corrente e deixe-o em um regime médio de rotações.

Dê partida com a bateria de outro veículo

Fixe o cabo positivo A no suporte 1 fixado no contato 2 (+) e depois no contato 3 (+) da bateria que fornece a corrente.

Fixe o cabo negativo B no contato 4 (-) da bateria que fornece a corrente e depois no contato 5 (-) da bateria descarregada.

Dê partida no motor e, quando estiver funcionando, desligue os cabos A e B em ordem inversa (5 - 4 - 3 - 2).

Dê partida com a bateria de outro veículo

Certifique-se de que não haja qualquer contato entre os cabos A e B e que o cabo positivo A não esteja em contato com nenhum elemento metálico do veículo que fornece a corrente.

Há risco de ferimentos e/ou de provocar danos no veículo.

Veja também:

Mitsubishi Lancer. Estacionamento
Para estacionar o veículo, acione totalmente o freio de estacionamento e depois coloque a alavanca de mudanças em 1ª ou "R" (ré) para veículos com transmissão manual, ou a alavanca seletora na posição "P" (estacionamento) para veículos com transmissão CVT. Estacionamento em uma ladeira Para evitar que o veículo se mo ...

Citroën C4. Instalação das barras de tejadilho
Por motivos de segurança e para evitar danos no tejadilho, é imperativo utilizar as barras de tejadilho transversais homologadas para o seu veículo. Para instalar as barras de tejadilho deverá fixá-las exclusivamente nos quatro pontos de fixação situados no quadro do tejadilho. Estes pontos são ocultados pelas portas do veículo quando estas se encontrarem fechadas. As fixaç ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0637