Renault Fluence: Nos cintos dianteiros

De acordo com a versão do veículo, podem ser constituídos por:

  • pré-tensores do enrolador de cinto de segurança;
  • limitadores de esforço sobre o tórax;
  • airbags dianteiros do motorista e do passageiro.

Estes sistemas estão previstos para funcionar separadamente ou em conjunto, em caso de choque frontal.

Em função da intensidade do choque, podem ser ativados:

  • o bloqueio do cinto de segurança;
  • o pré-tensor do enrolador de cinto de segurança (que dispara para suprimir a folga do cinto);
  • os airbags.

Pré-tensores

Pré-tensores

Os pré-tensores servem para ajustar o cinto ao corpo, manter o passageiro no respectivo banco e aumentar assim a sua eficácia.

Com a ignição ligada, em caso de uma colisão frontal grave e de acordo com a violência do choque, o sistema poderá ativar: o pré-tensor do enrolador do cinto de segurança 1, que estica instantaneamente o cinto.

  • Após um acidente grave, mande verificar o conjunto dos sistemas de retenção.
  • É rigorosamente vedada qualquer intervenção no sistema (pré-tensores, airbags, calculadores, cabeamentos) ou a sua reutilização em outro veículo, ainda que semelhante.
  • Somente os técnicos qualificados das Oficinas Autorizadas estão habilitados a executar ações nos pré-tensores e nos airbags, para evitar que o sistema dispare acidentalmente e possa ocasionar acidentes.
  • A verificação das características elétricas do sistema de ignição deve ser efetuada somente por especialistas treinados e com ferramentas apropriadas.
  • Se o seu veículo precisar ser desmontado, procure uma Oficina Autorizada para eliminação do gerador de gases dos pré-tensores e dos airbags.

Limitador de esforço

A partir de certo nível de intensidade de choque, este sistema entra em funcionamento para limitar, a um nível suportável, a pressão do cinto de segurança contra o corpo.

Airbags do motorista e do passageiro

Estão instalados nos dois lugares dianteiros: do motorista e do passageiro.

A presença deste equipamento é indicada pela palavra "Airbag" gravada no volante e no painel de instrumentos (zona do "airbag" A) e por um adesivo colado na parte inferior do para-brisa.

Cada sistema é composto por:

  • um airbag e seu respectivo gerador de gás montados no volante, para o motorista, e no painel, para o passageiro dianteiro;
  • uma caixa eletrônica de verificação do sistema comanda o detonador elétrico do gerador de gás do airbag;
  • uma luz indicadora de verificação comum aos dois airbags    no painel de instrumentos.

Airbags do motorista e do passageiro

O sistema de airbag utiliza um princípio pirotécnico, que gera calor e liberta fumaça (que não significa início de incêndio), e produz ruído de detonação. O acionamento do airbag, por ser instantâneo, pode provocar ferimentos sobre a pele ou outros efeitos desagradáveis.

Funcionamento

Funcionamento

O sistema somente ficará operacional depois de ligada a ignição.

Em caso de um choque violento frontal, os airbags enchem-se rapidamente, para amortecer o impacto da cabeça e do tórax do motorista contra o volante, e do passageiro contra o painel de bordo; em seguida, após o choque, esvaziam-se imediatamente, para evitar dificuldades para a saída dos ocupantes do veículo.

As indicações a seguir devem ser respeitadas para não impedir o enchimento do airbag e para evitar ferimentos graves diretos caso sejam ativados.

Advertências referentes ao airbag do motorista

  • Nunca modifique o volante ou a sua almofada.
  • Nunca cubra a almofada do volante.
  • Nunca fixe qualquer objeto (grampo, emblema, relógio, suporte de celular...) sobre a almofada.
  • É vedada a desmontagem do volante (exceto quando efetuada por técnicos qualificados em uma Oficina Autorizada).
  • Não conduza em uma posição demasiado próxima do volante: mantenha uma posição de condução com os braços ligeiramente dobrados (consulte "Regulação da posição de condução", no capítulo 1). Nesta posição, haverá um espaço suficiente para um correto enchimento e eficiência do airbag.

Advertências referentes ao airbag do passageiro

  • Nunca cole nem fixe objetos (grampos, logotipos, relógio, suporte de celular...) no painel de instrumentos na zona do airbag.
  • Não coloque nada entre o painel de bordo e o passageiro (um animal de estimação, chapéu, guarda-chuva, vara de pesca, pacotes...).
  • Não coloque os pés no painel de instrumentos nem sobre o banco, pois essas posições podem provocar ferimentos graves.

    Em geral, deve manter-se todas as partes do corpo (joelhos, mãos, cabeça...) afastadas do painel de instrumentos.

É PROIBIDO INSTALAR BANCO PARA CRIANÇAS NO BANCO DO PASSAGEIRO DIANTEIRO.

    Veja também:

    Lexus CT200h. Adequação dos sistemas de segurança para crianças às várias posições de bancos
    As informações fornecidas na tabela indicam a adequação das cadeirinhas às várias posições de bancos. Legenda das letras inseridas na tabela da página anterior: U: Adequada para um sistema de segurança para crianças (cadeirinha) da categoria "universal" aprovada para ser usada neste grupo de pesos. UF ...

    Citroën C4. Desligar o motor
    Imobilize o veículo. Motor ao ralenti, rode a chave para a posição 1. Retire a chave do contactor. Para trancar a coluna de direcção, manobre o volante até o mesmo bloquear. Para facilitar o destrancamento da coluna de direcção, é recomendável que coloque as rodas da frente no eixo do veículo antes de desligar o motor. Verifique que o travã ...

    Citroën C4. Segurança antiagressão
    Esta função permite trancar automatica e simultaneamente as portas e a mala com o veículo em movimento, assim que a velocidade do veículo ultrapassar os 10 km/h. Funcionamento Se uma das portas ou a mala estiver aberta, o trancamento centralizado automático não se efectua. É emitido um sinal de ressalto, acompanhado pelo acendimento deste avisador no quadro de bordo, por um ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0105