Renault Fluence: Dispositivos de retenção complementares

Renault Fluence / Conheça o seu veículo / Dispositivos de retenção complementares

Nos cintos dianteiros

De acordo com a versão do veículo, podem ser constituídos por:

  • pré-tensores do enrolador de cinto de segurança;
  • limitadores de esforço sobre o tórax;
  • airbags dianteiros do motorista e do passageiro.

Estes sistemas estão previstos para funcionar separadamente ou em conjunto, em caso de choque frontal.

Em função da intensidade do choque, podem ser ativados:

  • o bloqueio do cinto de segurança;
  • o pré-tensor do enrolador de cinto de segurança (que dispara para suprimir a folga do cinto);
  • os airbags.

Pré-tensores

Pré-tensores

Os pré-tensores servem para ajustar o cinto ao corpo, manter o passageiro no respectivo banco e aumentar assim a sua eficácia.

Com a ignição ligada, em caso de uma colisão frontal grave e de acordo com a violência do choque, o sistema poderá ativar: o pré-tensor do enrolador do cinto de segurança 1, que estica instantaneamente o cinto.

  • Após um acidente grave, mande verificar o conjunto dos sistemas de retenção.
  • É rigorosamente vedada qualquer intervenção no sistema (pré-tensores, airbags, calculadores, cabeamentos) ou a sua reutilização em outro veículo, ainda que semelhante.
  • Somente os técnicos qualificados das Oficinas Autorizadas estão habilitados a executar ações nos pré-tensores e nos airbags, para evitar que o sistema dispare acidentalmente e possa ocasionar acidentes.
  • A verificação das características elétricas do sistema de ignição deve ser efetuada somente por especialistas treinados e com ferramentas apropriadas.
  • Se o seu veículo precisar ser desmontado, procure uma Oficina Autorizada para eliminação do gerador de gases dos pré-tensores e dos airbags.

Limitador de esforço

A partir de certo nível de intensidade de choque, este sistema entra em funcionamento para limitar, a um nível suportável, a pressão do cinto de segurança contra o corpo.

Airbags do motorista e do passageiro

Estão instalados nos dois lugares dianteiros: do motorista e do passageiro.

A presença deste equipamento é indicada pela palavra "Airbag" gravada no volante e no painel de instrumentos (zona do "airbag" A) e por um adesivo colado na parte inferior do para-brisa.

Cada sistema é composto por:

  • um airbag e seu respectivo gerador de gás montados no volante, para o motorista, e no painel, para o passageiro dianteiro;
  • uma caixa eletrônica de verificação do sistema comanda o detonador elétrico do gerador de gás do airbag;
  • uma luz indicadora de verificação comum aos dois airbags    no painel de instrumentos.

Airbags do motorista e do passageiro

O sistema de airbag utiliza um princípio pirotécnico, que gera calor e liberta fumaça (que não significa início de incêndio), e produz ruído de detonação. O acionamento do airbag, por ser instantâneo, pode provocar ferimentos sobre a pele ou outros efeitos desagradáveis.

Funcionamento

Funcionamento

O sistema somente ficará operacional depois de ligada a ignição.

Em caso de um choque violento frontal, os airbags enchem-se rapidamente, para amortecer o impacto da cabeça e do tórax do motorista contra o volante, e do passageiro contra o painel de bordo; em seguida, após o choque, esvaziam-se imediatamente, para evitar dificuldades para a saída dos ocupantes do veículo.

As indicações a seguir devem ser respeitadas para não impedir o enchimento do airbag e para evitar ferimentos graves diretos caso sejam ativados.

Advertências referentes ao airbag do motorista

  • Nunca modifique o volante ou a sua almofada.
  • Nunca cubra a almofada do volante.
  • Nunca fixe qualquer objeto (grampo, emblema, relógio, suporte de celular...) sobre a almofada.
  • É vedada a desmontagem do volante (exceto quando efetuada por técnicos qualificados em uma Oficina Autorizada).
  • Não conduza em uma posição demasiado próxima do volante: mantenha uma posição de condução com os braços ligeiramente dobrados (consulte "Regulação da posição de condução", no capítulo 1). Nesta posição, haverá um espaço suficiente para um correto enchimento e eficiência do airbag.

Advertências referentes ao airbag do passageiro

  • Nunca cole nem fixe objetos (grampos, logotipos, relógio, suporte de celular...) no painel de instrumentos na zona do airbag.
  • Não coloque nada entre o painel de bordo e o passageiro (um animal de estimação, chapéu, guarda-chuva, vara de pesca, pacotes...).
  • Não coloque os pés no painel de instrumentos nem sobre o banco, pois essas posições podem provocar ferimentos graves.

    Em geral, deve manter-se todas as partes do corpo (joelhos, mãos, cabeça...) afastadas do painel de instrumentos.

É PROIBIDO INSTALAR BANCO PARA CRIANÇAS NO BANCO DO PASSAGEIRO DIANTEIRO.

Nos cintos traseiros

Limitador de esforço

A partir de certo nível de intensidade de choque, este sistema entra em funcionamento para limitar, a um nível suportável, a pressão do cinto de segurança contra o corpo.

  • Depois de um acidente, mande verificar todos os meios de retenção.
  • Qualquer intervenção no sistema completo (airbags, caixas eletrônicas, cabeamento) ou a reutilização em qualquer outro veículo, mesmo que seja idêntico, está rigorosamente proibida.
  • Para evitar acionamentos acidentais que possam ocasionar danos, somente os técnicos qualificados de Oficinas Autorizadas podem executar intervenções.

De proteção lateral

Airbags laterais

Trata-se de airbags que equipam cada um dos bancos dianteiros e se estendem pela parte lateral dos bancos (do lado da porta) para proteger os ocupantes em caso de choque lateral violento.

Airbags cortina

Trata-se de airbags que equipam a parte superior do veículo e se enchem ao longo dos vidros laterais dianteiros e traseiros para proteger os ocupantes em caso de choque lateral violento.

A presença de meios de retenção complementares (airbag, pré-tensores...) é indicada por um adesivo no para-brisa.

Advertências com relação ao airbag lateral

  • Colocação de capas: os assentos equipados com airbag precisam de capas específicas para o seu veículo. Consulte uma Oficina Autorizada para saber se este tipo de capas está disponível. A utilização de quaisquer outras capas (ou de capas específicas para outros veículos) pode afetar o bom funcionamento dos airbags, colocando sua segurança em risco.
  • Nunca monte acessórios ou coloque objetos nem permita a permanência de animais entre o encosto, a porta e os revestimentos internos. Também não se deve cobrir o encosto do banco com objetos como roupa ou acessórios. Isto poderia afetar o correto funcionamento do airbag ou provocar lesões ao abrirse.
  • Quaisquer desmontagem ou modificações do banco e dos estofamentos estão proibidas, exceto se forem efetuadas por técnicos qualificados de Oficinas Autorizadas.
  • O espaço entre o encosto do banco traseiro e as guarnições corresponde à zona de abertura do airbag: é proibido introduzir objetos neste espaço.
Veja também:

Citroën C4. Luzes de mudança de direcção
Esquerda: baixe o comando de iluminação até passar o ponto de resistência. Direita: eleve o comando de iluminação até passar o ponto de resistência. O esquecimento da desactivação das luzes de mudança de direcção durante mais de vinte segundos dará origem a um aumento na sonoridade do sinal sempre que a velocidade for superior a 60 km/h. ...

Mitsubishi Lancer. Apoios para cabeça
Advertência Dirigir sem os apoios para cabeça instalados pode causar ferimentos graves ou fatais nos passageiros em caso de acidente. Para reduzir o risco de ferimentos num acidente, certifique-se sempre que os apoios para cabeça estão instalados e adequadamente posicionados quando o banco estiver ocupado. Nunca coloque uma almofada ou algo parecido ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0383