Nissan Versa: Sistemas de proteção infantil

Precauções ao utilizar sistemas de proteção infantil

Precauções ao utilizar sistemas de proteção infantil

ATENÇÃO

  • Ao viajar no veículo, bebês e crianças pequenas devem ser sempre acomodados em sistemas de proteção infantil aprovado pelo INMETRO. A não-utilização do sistema de proteção infantil pode resultar em ferimentos graves ou morte.
  • Bebês e crianças pequenas nunca devem viajar no colo. Nem mesmo pessoas adultas fortes podem suportar o esforço causado por um acidente grave. A criança poderá ser esmagada entre o adulto e as partes do veículo.

    Da mesma forma, não use o mesmo cinto de segurança envolvendo você e a criança.

Precauções ao utilizar sistemas de proteção infantil

  • Nunca instale um sistema de proteção infantil voltado para trás no banco dianteiro.

    O sistema de air bag sendo acionado pode causar ferimentos graves ou matar a criança. Um sistema de proteção infantil voltado para trás deverá ser usado somente no banco traseiro.

  • A Nissan orienta que o sistema de proteção infantil seja instalado no banco traseiro. De acordo com estatísticas de acidentes, as crianças estarão mais seguras quando acomodadas corretamente no banco traseiro do que no banco dianteiro.
  • A utilização ou instalação imprópria do sistema de proteção infantil poderá aumentar o risco ou a gravidade de ferimentos, tanto para a criança como para os ocupantes do veículo, e poderá levar a ferimentos graves ou morte em caso de acidente.
  • Siga todas as instruções de instalação e de uso determinadas pelo fabricante do sistema de proteção infantil. Ao adquirir um sistema de proteção infantil, certifique-se de escolher aquele que seja adequado para sua criança e para seu veículo.
  • Se o sistema de proteção infantil não estiver preso adequadamente, o risco de uma criança se machucar em uma colisão ou uma parada brusca aumenta significativamente.

ATENÇÃO

  • Os encostos ajustáveis devem ser posicionados de maneira a acomodar o sistema de proteção infantil na posição mais vertical possível.
  • Quando o sistema de proteção infantil não estiver em uso, mantenha-o fixo com o cinto de segurança, a fim de evitar que seja deslocado para frente em caso de parada brusca ou acidente.

CUIDADO

Lembre-se de que um sistema de proteção infantil deixado no interior do veículo fechado pode ficar muito quente. Verifique a superfície do assento e as fivelas antes de acomodar a criança no sistema de proteção infantil.

Os sistemas de proteção infantil para bebês e crianças pequenas de diferentes alturas são oferecidos por diversos fabricantes. Ao escolher um sistema de proteção infantil, observe os seguintes aspectos:

  • Ele deve ser compatível com o tamanho e o peso da criança.
  • Teste o sistema de proteção infantil no seu veículo para certificar-se de que este seja compatível com o banco do veículo, com o sistema de cintos de segurança e com outros sistemas de retenção (se equipado).
  • Siga os procedimentos de instalação e uso descritos no manual do fabricante do sistema de proteção infantil e no Manual do Proprietário do seu veículo.
  • Se o sistema de proteção infantil for compatível com o seu veículo, acomode a criança no sistema de proteção infantil e certifique-se de que este não interfira com as demais partes internas do veículo.

Bebês e crianças pequenas devem ser colocados em sistemas de proteção infantil aprovados pelo INMETRO, sempre que o veículo for conduzido.

Tipos de sistemas de proteção infantil

Tipos de sistemas de proteção infantil

Os sistemas de proteção infantil possuem o selo de aprovação ECE de cor laranja. O selo de aprovação pode conter as seguintes informações sobre o sistema:

  • Categoria de aprovação;
  • Categoria por peso;
  • Número de aprovação.

As figuras apresentam exemplos dos tipos de sistemas de proteção infantil.

Esta seta indica a frente do veículo.

Tipos de sistemas de proteção infantil

Posições aprovadas dos sistemas de proteção infantil

As restrições a seguir são aplicadas ao utilizar os sistemas de proteção infantil que variam de acordo com o peso das crianças e posição de instalação.

Os sistemas de proteção infantil são classificados por categoria de acordo com o peso da criança:

Posições aprovadas dos sistemas de proteção infantil

X: Não adequado para os sistemas de proteção infantil

U: Adequado para os sistemas de proteção infantil na categoria universal voltado para frente aprovado para esta categoria de peso.

UF: Adequado para os sistemas de proteção infantil voltado para frente aprovado para esta categoria de peso.

L: Adequado para sistemas de proteção infantil específicos, na categoria universal.

*1: Ajuste o banco dianteiro, à frente do sistema de proteção infantil, na posição de ajuste mais à frente possível, para acomodar as pernas da criança e o sistema de proteção infantil.

Sistema LATCH (cintas e ancoragens inferiores para crianças) (se equipado)

Localizações das ancoragens inferiores do sistema LATCH
Localizações das ancoragens inferiores do sistema LATCH

O seu veículo poderá estar equipado com pontos de ancoragens especiais que são usados com o SISTEMA LATCH (Cintas e ancoragens inferiores para crianças) compatível com sistemas de proteção infantil. Esse sistema refere-se também ao ISOFIX ou ao sistema compatível ISOFIX. Com esse sistema, você não precisa usar o cinto de segurança do veículo para fixar o sistema de proteção infantil.

Localização da ancoragem inferior do sistema LATCH (se equipado)

Localização da ancoragem inferior do sistema LATCH
Localização da ancoragem inferior do sistema LATCH

As ancoragens inferiores do sistema LATCH estão localizadas na parte traseira da almofada do assento perto do encosto do banco. Uma etiqueta está fixada no encosto para ajudar na localização das ancoragens inferiores do sistema LATCH.

ATENÇÃO

  • Fixe os sistemas de proteção infantil compatíveis com o sistema LATCH apenas nas localizações mostradas na figura. Se um sistema de proteção infantil não estiver fixado adequadamente, a criança poderá ferirse gravemente ou ser morta em caso de acidente.
  • As ancoragens do sistema LATCH são projetadas para suportarem apenas as cargas dos sistemas de proteção infantil instalados corretamente.

    Sob nenhuma circunstância devem ser usadas para cintos de segurança adulto ou atrelamentos.

Instalando o sistema de proteção infantil nas ancoragens do sistema LATCH (se equipado)

Fixação tipo gancho de engate no sistema LATCH
Fixação tipo gancho de engate no sistema LATCH

Os sistemas de proteção infantil compatíveis com o sistema LATCH incluem duas fixações rígidas ou cinta de tecido que podem ser conectadas em duas ancoragens localizadas em algumas posições no assento do seu veículo.

Com este sistema você não precisa usar o cinto de segurança do veículo para segurar o sistema de proteção infantil. Verifique se o sistema de proteção infantil possui uma etiqueta indicando a compatibilidade com o sistema LATCH. Esta informação pode ser fornecida também pelo manual do fabricante do sistema de proteção infantil.

Fixação tipo gancho rígido no sistema LATCH
Fixação tipo gancho rígido no sistema LATCH

Os sistemas de proteção infantil do sistema LATCH geralmente necessitam do uso de uma cinta de retenção superior. Consulte "Correia de retenção superior do sistema de proteção infantil" adiante nesta seção para instruções de instalação.

Ao instalar um sistema de proteção infantil, leia atentamente e siga as instruções neste manual e o manual que acompanha o sistema de proteção infantil. Consulte "Instalação do sistema de proteção infantil usando o sistema LATCH" adiante nesta seção.

Instalação do sistema de proteção infantil usando o sistema LATCH (se equipado)

Voltado para frente

Siga estes passos para instalar um sistema de proteção infantil voltado para frente usando o sistema LATCH: 1. Posicione o sistema de proteção infantil no banco. Sempre siga as instruções do fabricante do sistema de proteção infantil.

Voltado para frente tipo gancho de engate - etapa 2
Voltado para frente tipo gancho de engate - etapa 2

2. Posicione os ganchos do sistema de proteção infantil nas ancoragens inferiores do sistema LATCH. Certifique-se de que a fixação do sistema LATCH esteja presa adequadamente nas ancoragens inferiores.

Se o sistema de proteção infantil for equipado com uma cinta de retenção, posicione e fixe a cinta de retenção no ponto de ancoragem da cinta de retenção. Consulte "Instalando a cinta de retenção superior", nesta seção. Não instale sistemas de proteção infantil, que possuem cinta de retenção superior, onde não haja ancoragens para a cinta de retenção superior.

Voltado para frente tipo gancho rígido - etapa 2
Voltado para frente tipo gancho rígido - etapa 2

3. A parte traseira do sistema de proteção infantil deve ser posicionada contra o encosto do banco do veículo.

Se necessário, ajuste ou remova o encosto de cabeça para obter o correto posicionamento do sistema de proteção infantil. Se o encosto de cabeça for removido, guarde-o em local seguro. Certifique-se de instalar novamente o encosto de cabeça, se o sistema de proteção infantil for removido.

Consulte "Ajuste do encosto de cabeça", nesta seção para informações do ajuste do encosto de cabeça. Se a posição do assento não possuir um ajuste do encosto de cabeça e estiver interferindo com a instalação adequada do sistema de proteção infantil, tente outra posição do assento ou um sistema de proteção infantil diferente.

Voltado para frente - etapa 4
Voltado para frente - etapa 4

4. Para sistemas de proteção infantil equipados com ganchos tipo engate, remova qualquer folga dos ganchos de fixação.

Pressione firmemente para baixo e para trás no centro do sistema de proteção infantil com o joelho para comprimir o estofamento do assento do veículo e o encosto do banco ao apertar a cinta dos ganchos de fixação.

5. Aperte a cinta de retenção de acordo com as instruções do fabricante para remover qualquer folga.

Voltado para frente - etapa 6
Voltado para frente - etapa 6

6. Após instalar o sistema de proteção infantil, teste-o antes de colocar a criança no local. Empurre-o de um lado para o outro segurando o assento perto da fixação do sistema LATCH. O sistema de proteção infantil não deverá mover mais que 25 mm (1 pol.), de um lado para o outro. Tente dar um puxão para frente e verifique se o cinto segura o sistema de proteção infantil no lugar. Se o sistema de proteção infantil não estiver seguro, aperte o cinto o quanto for necessário, ou coloque o sistema de proteção infantil em outro assento e testeo novamente. Tente usar um sistema de proteção infantil diferente. Nem todos os sistemas de proteção infantil servem em todos os tipos de veículos.

7. Certifique-se de que o sistema de proteção infantil esteja posicionado adequadamente para cada uso. Se o sistema de proteção estiver solto, repita da etapa 2 a 6.

Voltado para trás

Siga estes passos para instalar um sistema de proteção infantil voltado para trás usando o sistema LATCH: 1. Posicione o sistema de proteção infantil no assento. Siga sempre as instruções do fabricante do sistema de proteção infantil.

Voltado para trás com ganchos tipo engate - etapa 2
Voltado para trás com ganchos tipo engate - etapa 2

2. Posicione os ganchos de fixação nos ganchos inferiores do sistema LATCH.

Certifique-se de que a fixação do sistema LATCH esteja presa adequadamente nas ancoragens inferiores.

Voltado para trás com ganchos tipo rígido - etapa 2
Voltado para trás com ganchos tipo rígido - etapa 2

Voltado para trás - etapa 3
Voltado para trás - etapa 3

3. Para os sistemas de proteção infantil equipados com ganchos tipo engate, remova qualquer folga adicional dos ganchos de fixação. Pressione firmemente para baixo e para trás no centro do sistema de proteção infantil com o joelho para comprimir o estofamento do assento do veículo e o encosto do banco ao apertar a cinta dos ganchos de fixação.

Voltado para trás - etapa 4
Voltado para trás - etapa 4

4. Após instalar o sistema de proteção infantil, teste-o antes de colocar a criança no local. Empurre-o de um lado para o outro segurando o assento perto da fixação do sistema LATCH. O sistema de proteção infantil não deverá mover mais que 25 mm (1 pol.), de um lado para o outro. Tente dar um puxão para frente e verifique se o cinto segura o sistema de proteção infantil no lugar. Se o sistema de proteção infantil não estiver seguro, aperte o cinto o quanto for necessário, ou coloque o sistema de proteção infantil em outro assento e teste-o novamente. Tente usar um sistema de proteção infantil diferente. Nem todos os sistemas de proteção infantil servem em todos os tipos de veículos.

5. Certifique-se de que o sistema de proteção infantil esteja posicionado adequadamente para cada uso. Se o sistema de proteção estiver solto, repita da etapa 3 a 4.

Cinta de retenção superior do sistema de proteção infantil (se equipado)

Se o fabricante do seu sistema de proteção infantil solicitar o uso de uma cinta de retenção superior, ela deve ser instalada corretamente no ponto de ancoragem.

ATENÇÃO

Os pontos de ancoragens do sistema de proteção infantil são projetados para suportarem apenas as cargas dos sistemas de proteção infantil instalados corretamente. Sob nenhuma circunstância devem ser usados para cintos de segurança adulto.

Localizações dos pontos de ancoragem da cinta de retenção superior

Localizações dos pontos de ancoragem da cinta de retenção superior

A cinta de retenção superior do sistema de proteção infantil deve ser usada ao instalar o sistema de proteção infantil do sistema LATCH. Consulte "Instalação da cinta de retenção superior" mais adiante nesta seção.

Se tiver alguma dúvida ao instalar a cinta de retenção superior do sistema de proteção infantil no banco traseiro, consulte sua concessionária Nissan para detalhes.

Os pontos de ancoragem 1 estão localizados diretamente na cobertura do porta-malas.

Instalando a cinta de retenção superior

Primeiro, posicione o sistema de proteção infantil com sistema LATCH (apenas nas posições do assento do lado do passageiro) ou o cinto de segurança, conforme aplicável.

1. Levante a cobertura da ancoragem do ponto de ancoragem que está localizado diretamente atrás do assento de criança.

2. Posicione a cinta de retenção superior acima do encosto do banco.

3. Fixe corretamente a cinta de retenção no suporte da ancoragem.

4. Consulte os passos do procedimento de instalação do sistema de proteção infantil adequado nesta seção, antes de apertar a cinta de retenção.

Se você tiver qualquer dúvida quanto à instalação da cinta de retenção superior, consulte uma concessionária Nissan para obter mais detalhes.

Opções permitidas para a instalação de Sistemas de proteção infantil com sistema LATCH/ISOFIX (se equipado)

Opções permitidas para a instalação de Sistemas de proteção infantil com sistema LATCH/ISOFIX (se equipado)

X: Posição não adequada para a instalação dos sistemas de proteção infantil com LATCH/ISOFIX

IUF: Adequado para os sistemas de proteção infantil na categoria universal voltado para frente aprovado para esta categoria de peso

IL: Adequado para os sistemas de proteção infantil com LATCH/ISOFIX na categoria "semi-universal"

Instalação do sistema de proteção infantil utilizando cinto de segurança de três pontos sem o modo ALR (se equipado)

Instalação do sistema de proteção infantil utilizando cinto de segurança de três pontos sem o modo ALR (se equipado)

ATENÇÃO

A Nissan orienta que os sistemas de proteção infantil sejam instalados no banco traseiro.

As instruções nesta seção aplicam-se a instalação do sistema de proteção infantil usando os cintos de segurança do veículo nos bancos laterais traseiros.

Voltado para frente

Siga estas etapas ao instalar um sistema de proteção infantil voltado para frente, usando o cinto de segurança do banco traseiro: 1. Jamais instale o sistema de proteção infantil no banco dianteiro.

2. Posicione o sistema de proteção infantil no banco traseiro. Sempre siga as instruções do fabricante do sistema de proteção infantil.

A parte de trás do sistema de proteção infantil deve estar fixada na parte de trás do banco do veículo. Se necessário, ajuste ou remova o encosto de cabeça para obter o correto posicionamento do sistema de proteção infantil (consulte "Ajuste do apoio para cabeça", anteriormente nesta seção).

Se o apoio para cabeça for removido, guarde-o em local seguro. Certifique-se de reinstalar o apoio para cabeça quando o sistema de proteção infantil for removido.

Se a posição do banco não tiver um ajuste do apoio para cabeça e estiver interferindo no ajuste do sistema de proteção infantil, tente outro posicionamento ou um outro sistema de proteção infantil.

Voltado para frente - etapa 3
Voltado para frente - etapa 3

3. Passe a lingueta do cinto de segurança pelo sistema de proteção infantil, encaixando-o na fivela até ouvir um estalido de encaixe.

Certifique-se de observar as instruções do fabricante de sistemas de proteção infantil, ao efetuar a rota do cinto de segurança.

Voltado para frente

4. Para evitar a folga do cinto de segurança, é necessário fixar o cinto de segurança em um local com dispositivo de travamento A anexado no sistema de proteção infantil.

Certifique-se de seguir as instruções do manual do fabricante do sistema de proteção infantil para a passagem do cinto no sistema de proteção infantil.

5. Após fixar o sistema de proteção infantil, teste-o antes de acomodar a criança. Puxe-o de um lado ao outro, enquanto segura o assento próximo do encaixe do cinto de segurança.

O sistema de proteção infantil não deverá mover mais que 25 mm (1 pol.) de um lado para o outro. Tente puxá-lo para frente, e certifique-se de que o cinto de segurança segura o sistema de proteção infantil firmemente.

Caso o sistema de proteção infantil não esteja firmemente instalado, aperte o cinto conforme necessário, ou então coloque-o em outro banco e teste-o novamente. Nem todos os sistemas de proteção infantil encaixam-se em todos os tipos de veículos.

6. Certifique-se de que o sistema de proteção infantil esteja firmemente fixado antes de cada uso. Se o sistema de proteção infantil estiver solto, repita da etapa 2 a 5.

Instalação do sistema de proteção infantil utilizando cinto de segurança de três pontos com o modo ALR (somente posições no banco traseiro) (se

ATENÇÃO

  • Nunca instale um sistema de proteção infantil voltado para trás no banco do passageiro dianteiro.

    Os air bags dianteiros inflam com grande força. Um sistema de proteção infantil pode ser golpeado pelo air bag dianteiro em uma colisão e pode ferir gravemente ou causar a morte da criança.

  • A Nissan orienta que o sistema de proteção infantil seja instalado no banco traseiro. De acordo com estatísticas de acidentes, as crianças estarão mais seguras quando acomodadas corretamente no banco traseiro do que no banco dianteiro.
  • Um sistema de proteção infantil com uma cinta de retenção não deve ser usado no banco do passageiro dianteiro.
  • O modo Retrator Automático de Travamento (ALR) deverá ser usado ao instalar um sistema de proteção infantil, caso o cinto de segurança de três pontos do seu veículo (somente nas posições do banco traseiro) seja equipado com retrator automático de travamento (ALR).
  • Se o modo ALR não for usado corretamente, o sistema de proteção infantil não estará preso adequadamente. O sistema de proteção infantil poderá virar ou não ficar preso corretamente e poderá causar ferimentos à criança em uma parada brusca ou colisão.

As instruções nesta seção aplicam-se a instalação do sistema de proteção infantil usando os cintos de segurança do veículo nos bancos laterais traseiros.

Voltado para frente

Siga as etapas para a instalação do sistema de proteção infantil voltado para frente usando o cinto de segurança do veículo nos bancos traseiros:

1. Nunca instale um assento para crianças no banco dianteiro. Posicione o assento para crianças sobre o banco traseiro. Posicioneo somente na direção voltado para frente.

Posicione o sistema de proteção infantil no banco traseiro. Sempre siga as instruções do fabricante do sistema de proteção infantil.

A parte detrás do sistema de proteção infantil deve estar fixada contra o encosto do banco.

Se necessário, ajuste ou remova o apoio para cabeça para obter o encaixe correto.

Consulte "Apoio para cabeça" nesta seção.

Se o apoio para cabeça for removido, guarde-o em local seguro. Certifique-se de reinstalar o apoio para cabeça quando o sistema de proteção infantil for removido.

Se o encaixe ainda não estiver adequado e interferindo no ajuste, tente outro posicionamento ou outro sistema de proteção.

2. Passe a lingueta do cinto de segurança pelo sistema de proteção infantil e insira-o na fivela até ouvir um estalido de encaixe.

Certifique-se de observar as instruções do fabricante de sistemas de proteção infantil para guiar o cinto de segurança.

Voltado para frente - etapa 3
Voltado para frente - etapa 3

3. Puxe o cinto diagonal até ficar totalmente estendido. Neste momento, o retrator do cinto de segurança está no modo Travamento Automático do Retrator (ALR) (modo sistema de proteção infantil). Ele reverte para o modo Travamento de Emergência do Retrator (ELR) quando o cinto de segurança estiver totalmente retraído.

Voltado para frente - etapa 4
Voltado para frente - etapa 4

4. Deixe o cinto de segurança retrair. Puxe para cima o cinto diagonal para remover qualquer folga.

Voltado para frente - etapa 5
Voltado para frente - etapa 5

5. Remova qualquer folga no cinto de segurança; pressione para baixo e para trás no centro do sistema de proteção infantil comprimindo contra o assento e o encosto do banco, enquanto coloca o cinto de segurança.

Voltado para frente - etapa 6
Voltado para frente - etapa 6

6. Após fixar o sistema de proteção infantil, teste-o antes de acomodar a criança. Puxeo de um lado ao outro enquanto segura o assento próximo do encaixe do cinto de segurança. O sistema de proteção infantil não deverá mover mais que 25 mm (1 pol.) de um lado para o outro. Tente puxá-lo para frente, e certifique-se de que o cinto de segurança fixa o sistema de proteção infantil firmemente.

Caso o sistema de proteção infantil não esteja firmemente instalado, aperte o cinto conforme necessário, ou então coloque-o em outro banco e teste-o novamente. Você pode precisar de um sistema de proteção infantil diferente. Nem todos os sistemas de proteção infantil encaixam-se em todos os tipos de veículos.

7. Verifique se o retrator está no modo ALR tentando puxar o cinto de segurança além do retrator. Se você não puder puxar mais o cinto de segurança, além do retrator, o retrator estará no modo ALR.

8. Certifique-se de que o sistema de proteção infantil esteja firmemente fixado antes de cada uso. Se o sistema de proteção infantil estiver solto, repita a etapa 2 até a etapa 7.

NOTA:

Após a remoção do sistema de proteção infantil e com o cinto de segurança totalmente retraído, o modo ALR (modo sistema de proteção infantil) será cancelado.

Voltado para trás

Siga esses passos para a instalação do sistema de proteção infantil voltado para trás usando o cinto de segurança do veículo nas posições dos bancos laterais traseiro: 1. Jamais instale um sistema de proteção infantil no banco dianteiro. Posicione o sistema de proteção infantil no banco traseiro.

Sempre siga as instruções do fabricante do sistema de proteção infantil.

Voltado para trás - etapa 2
Voltado para trás - etapa 2

2. Passe a lingueta do cinto de segurança pelo sistema de proteção infantil, encaixando-o na fivela até ouvir um estalido de encaixe.

Certifique-se de observar as instruções do fabricante de sistemas de proteção infantil, ao efetuar a rota do cinto de segurança.

Voltado para trás - etapa 3
Voltado para trás - etapa 3

3. Puxe o cinto de segurança de três pontos até ficar totalmente estendido. Neste momento, o retrator do cinto de segurança está no modo Retrator de Travamento Automático (ALR) (modo sistema de proteção infantil). Ele é revertido para o modo Retrator de Travamento de Emergência (ELR) quando o cinto de segurança estiver totalmente retraído.

Voltado para trás - etapa 4
Voltado para trás - etapa 4

4. Deixe o cinto de segurança retrair. Puxe para cima o cinto de segurança de três pontos, para remover qualquer folga.

Voltado para trás - etapa 5
Voltado para trás - etapa 5

5. Remova qualquer folga no cinto de segurança; pressione para baixo e para trás no centro do sistema de proteção infantil comprimindo contra o assento e o encosto do banco, enquanto coloca o cinto de segurança.

Voltado para trás - etapa 6
Voltado para trás - etapa 6

6. Após fixar o sistema de proteção infantil, teste-o antes de acomodar a criança.

Puxe-o de um lado ao outro enquanto segura o assento próximo do encaixe do cinto de segurança. O sistema de proteção infantil não deverá mover mais que 25 mm (1 pol.) de um lado para o outro. Tente puxálo para frente, e certifique-se de que o cinto de segurança fi xa o sistema de proteção infantil firmemente.

Caso o sistema de proteção infantil não esteja firmemente instalado, aperte o cinto conforme necessário, ou então coloque-o em outro banco e teste-o novamente. Você pode precisar de um sistema de proteção infantil diferente. Nem todos os sistemas de proteção infantil encaixam-se em todos os tipos de veículos.

7. Verifique se o retrator está no modo ALR tentando puxar o cinto de segurança além do retrator. Se você não puder puxar mais o cinto de segurança além do retrator, o retrator estará no modo ALR.

8. Certifique-se de que o sistema de proteção infantil esteja firmemente fixado antes de cada uso. Se o sistema de proteção infantil estiver solto, repita da etapa 2 a 7.

Após a remoção do sistema de proteção infantil e com o cinto de segurança totalmente retraído, o modo ALR (modo sistema de proteção infantil) será cancelado.

Veja também:

Citroën C4. Luzes de perigo
Alerta visual através das luzes de mudança de direcção para prevenir os outros utentes da estrada no caso de avaria, reboque ou de acidente de um veículo. Premindo este botão, todas as luzes de mudança de direcção piscam. Podem funcionar com a ignição desligada. Acendimento automático das luzes de perigo Numa travagem de emergência, em função da desaceleração ...

Lexus CT200h. Utilização das luzes interiores
Lista das luzes interiores Luzes exteriores para os pés Luz do suporte para copos (quando o interruptor Power está no modo ACCESSORY ou ON) Luzes individuais/interiores da frente Luz interior traseira Iluminação na área dos pés Quando o botão de controlo da luz do painel de instrumentos está totalmente voltado para bai ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0425