Nissan Versa: Cintos de segurança

Precauções no uso do cinto de segurança

Precauções no uso do cinto de segurança

Use o cinto de segurança devidamente ajustado e sente-se em posição vertical e bem apoiado ao encosto e com ambos os pés no assoalho, dessa forma a chance de ser ferido ou morrer em um acidente e/ou a gravidade dos ferimentos poderão ser reduzidos consideravelmente.

A Nissan orienta rigorosamente que você e todos os passageiros do seu veículo coloquem o cinto de segurança, sempre que o veículo estiver em movimento, mesmo se um passageiro estiver em lugar provido de air bag.

Lembre-se de que na Legislação Brasileira de Trânsito o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros.

Precauções no uso do cinto de segurança

ATENÇÃO

Todo ocupante do veículo deve utilizar o cinto de segurança. As crianças devem estar acomodadas em sistemas de proteção infantil apropriados e instalados no banco traseiro.

Precauções no uso do cinto de segurança

ATENÇÃO

O cinto de segurança deve ser devidamente ajustado para que fique firme. A inobservância disto pode reduzir a eficácia de todo o sistema de segurança e aumentar a chance ou gravidade de ferimentos em caso de acidente. O uso inadequado do cinto de segurança poderá resultar em ferimentos graves ou até em morte.

Precauções no uso do cinto de segurança

ATENÇÃO

  • Sempre coloque o cinto diagonal sobre o ombro e cruzando sobre seu peito. Nunca passe o cinto por trás das costas, sob o braço ou na frente do pescoço. O cinto deve ficar afastado do rosto e do pescoço, mas nunca caindo do ombro.
  • Posicione o cinto diagonal o mais baixo e firme possível AO REDOR DOS QUADRIS E NÃO DA CINTURA. Um cinto diagonal, posicionado em uma posição demasiadamente alta, aumenta o risco de ferimentos internos em caso de acidente.
  • Certifique-se de que a lingueta do cinto de segurança esteja bem travada em seu respectivo fecho.
  • Não use o cinto de segurança do lado contrário ou retorcido. Ao fazer isso, a sua eficácia será reduzida.
  • Não permita que mais de uma pessoa use o mesmo cinto de segurança.
  • Nunca transporte mais pessoas do que o número de cintos de segurança disponíveis no veículo.
  • Caso a luz de advertência do cinto de segurança se acenda continuamente com o interruptor de ignição posicionado em ON e com todas as portas fechadas e os cintos de segurança afivelados, isto pode significar uma falha no sistema. Verifique o sistema em uma concessionária Nissan.
  • Nenhuma alteração deve ser feita no sistema dos cintos de segurança.

    Por exemplo, não modifique o cinto de segurança, prenda algum objeto, ou instale dispositivos que possam alterar a tensão ou o modo de ação dos pré-tensionadores do cinto de segurança. Isso pode afetar a operação dos pré-tensionadores do cinto de segurança. A alteração ou modificação do sistema dos pré-tensionadores do cinto de segurança pode resultar em ferimentos graves às pessoas.

  • Todos os componentes do cinto de segurança, incluindo os mecanismos de retração e fixação, devem ser inspecionados, após qualquer colisão, em uma concessionária Nissan. A Nissan orienta que todos os componentes dos cintos de segurança usados durante uma colisão, por menor que tenha sido, sejam substituídos, mesmo que não apresentem danos e continuem funcionando normalmente. Os componentes dos cintos de segurança que não foram usados durante a colisão também devem ser inspecionados e substituídos, caso qualquer dano ou problema de funcionamento seja observado.
  • Todos os sistemas de proteção infantil, bem como os equipamentos de fixação, devem ser inspecionados após uma colisão. Sempre siga as instruções de inspeção e recomendações de substituição do fabricante dos sistemas de proteção infantil. Caso apresentem danos, os sistemas de proteção infantil devem ser substituídos.

Segurança das crianças

As crianças precisam do auxílio dos adultos para se protegerem. Elas precisam estar sentadas corretamente e com o cinto de segurança afivelado.

Em adição a informação geral deste manual, as informações de segurança de crianças estão disponíveis em outras fontes, incluindo médicos, professores, escritórios governamentais de segurança no trânsito e organizações comunitárias.

Cada criança é diferente, certifique-se de ter aprendido a melhor maneira de transportar a sua criança.

Há três tipos básicos de sistemas de proteção infantil.

  • Sistema de proteção infantil voltado para trás
  • Sistema de proteção infantil voltado para frente
  • Assento para criança

O sistema de proteção infantil apropriado depende do tamanho da criança. Geralmente, bebês de até um ano de idade e com menos de 9 kg devem ser colocados em sistemas de proteção infantil voltados para trás. Há sistemas de proteção infantil voltados para frente para crianças que não cabem em sistemas de proteção infantil voltados para trás e que tenham, pelo menos, um ano de idade. Os assentos para crianças são usados para ajudar a posicionar o cinto diagonal em uma criança que não possa mais usar um sistema de proteção infantil voltado para frente.

ATENÇÃO

  • Bebês e crianças requerem proteção especial. Os cintos de segurança do veículo podem não se ajustar adequadamente.

    O cinto diagonal pode ficar muito próximo do rosto ou pescoço. O cinto diagonal pode não se posicionar bem sobre os pequenos ossos de seus quadris.

    Em caso de acidente, um cinto de segurança colocado de forma indevida pode resultar em ferimentos graves ou morte. Sempre use sistemas de proteção infantil aprovados pelo INMETRO.

  • Devem ser utilizados sistemas de proteção infantil aprovados para bebês e crianças pequenas. Consulte "Sistemas de proteção infantil", adiante nesta seção.
  • Também há outros tipos de sistemas de proteção infantil disponíveis para crianças maiores, que oferecem proteção adicional.
  • A Nissan recomenda que todas as crianças e adolescentes utilizem o assento traseiro. De acordo com estatísticas de acidentes, as crianças estarão mais seguras quando acomodadas corretamente no banco traseiro do que no banco dianteiro. Isso é de importância fundamental, pois seu veículo pode estar equipado com um sistema de proteção complementar (sistema de air bag) para o passageiro dianteiro.

    Consulte "Sistema de proteção complementar", adiante nesta seção.

Bebês

Bebês de até um ano de idade devem ser acomodados em um sistema de proteção infantil voltado para trás. A Nissan orienta que bebês e crianças pequenas sejam acomodados em sistemas de proteção infantil. Você deve escolher um sistema de proteção infantil que se ajuste ao seu veículo e deve sempre seguir as instruções do fabricante quanto à instalação e uso.

Crianças pequenas

Crianças com mais de um ano de idade e que pesem pelo menos 9 kg podem ser acomodadas em um sistema de proteção infantil voltado para frente. Consulte as instruções do fabricante quanto às recomendações de peso e altura mínimos e máximos. Você deve escolher um sistema de proteção infantil que se ajuste ao seu veículo e deve sempre seguir as instruções do fabricante quanto à instalação e uso.

Crianças maiores

Crianças que excedem o limite de altura ou peso do sistema de proteção infantil devem ser acomodadas e protegidas pelos cintos de segurança disponíveis no veículo. Caso a estatura da criança seja inferior a 142,5 cm e pese entre 18 kg e 36 kg, é provável que o cinto de segurança não se ajuste corretamente. Um assento para criança deve ser usado para obter um ajuste adequado do cinto de segurança.

A Nissan orienta que a criança seja acomodada em um assento para crianças aprovado pelo INMETRO, caso o cinto diagonal, na posição em que a criança estiver sentada, esteja próximo ao rosto ou ao pescoço, ou se o cinto diagonal passar sobre o abdômen. O assento para criança deverá levantar a criança de tal forma que o cinto diagonal se posicione na parte superior e no meio do ombro e que o cinto diagonal esteja na altura dos quadris. Um assento para criança somente pode ser usado em bancos com um cinto de segurança de três pontos. O assento para criança deve ajustarse ao banco do veículo. Caso a criança tenha crescido e o cinto diagonal não esteja mais próximo ao seu rosto e pescoço, use o cinto diagonal sem o assento para criança.

ATENÇÃO

Nunca permita que a criança fique em pé ou ajoelhe-se em qualquer banco e não permita que a criança fique na área destinada à carga quando o veículo estiver em movimento. A criança pode sofrer ferimentos graves ou até ser morta em caso de acidente ou parada brusca.

Mulheres grávidas

A Nissan orienta as mulheres grávidas a usar o cinto de segurança. O cinto de segurança deve ficar encostado no corpo. Sempre posicione o cinto diagonal, o mais baixo possível, na altura dos quadris e não da cintura. Posicione o cinto diagonal sobre o ombro e cruzando sobre o peito. Nunca coloque o cinto diagonal sobre sua região abdominal. Contate seu médico quanto as recomendações específicas.

Pessoas feridas

A Nissan orienta que pessoas feridas usem cinto de segurança. Contate seu médico quanto as recomendações específicas.

Cinto de segurança de três pontos com retrator

ATENÇÃO

  • Todas as pessoas que conduzem o veículo ou viajam no veículo devem sempre utilizar o cinto de segurança.
  • Não viaje em veículos com o encosto do banco na posição reclinada. Isto pode ser perigoso. O cinto diagonal não ficará encostado no seu corpo.

    Em caso de acidente, você pode ser lançado contra o cinto de segurança, resultando em ferimentos graves no pescoço ou em outras partes do corpo.

    Também é possível que deslize sob o cinto diagonal, resultando em graves lesões internas.

  • Para uma proteção mais eficaz com o veículo em movimento, o encosto do banco deve estar na posição vertical.

    Sempre apoie bem as costas no encosto do banco e coloque ambos os pés no assoalho, a fim de ajustar o cinto adequadamente.

  • Não deixe que crianças brinquem com os cintos de segurança. A maioria dos bancos são equipados com cintos de segurança com Travamento Automático do Retrator (ALR).

ATENÇÃO

Caso o cinto de segurança fique próximo do pescoço da criança com o ALR ativado, a criança pode ferir-se gravemente ou morrer, caso o cinto de segurança retraia e se torne apertado.

Isto pode ocorrer, mesmo que o veículo esteja estacionado.

  • Solte o cinto de segurança para liberar a criança. Caso o cinto de segurança não puder ser liberado ou já estiver liberado, remova a criança, cortando o cinto de segurança com uma ferramenta adequada (como por exemplo, uma faca ou tesoura), para soltar o cinto de segurança.

Colocando o cinto de segurança

Banco dianteiro manual
Banco dianteiro manual

1. Ajuste o banco. Consulte "Bancos" no início desta seção.

Colocando o cinto de segurança

  1. Puxe o cinto de segurança lentamente para fora do retrator e insira a lingueta na fivela até travar.
  • O retrator é projetado para travar durante uma parada brusca ou um impacto. Ao puxar o cinto de segurança lentamente, é possível mover o cinto e isto também permite uma certa liberdade de movimento quando estiver sentado.

Caso não consiga puxar o cinto de segurança de sua posição de retração total, puxe-o firmemente e libere-o. Puxe então o cinto suavemente para fora do retrator.

Colocando o cinto de segurança

  1. Posicione o cinto de segurança na parte abdominal de forma que fique encostado na altura dos quadris (conforme ilustrado).
  2. Puxe o cinto diagonal em direção ao retrator para eliminar qualquer folga extra existente.

    Certifique-se de que o cinto diagonal esteja posicionado sobre o ombro e cruzando o peito.

As posições dos cintos de segurança de três pontos do banco do passageiro dianteiro e do banco traseiro possuem dois modos de funcionamento:

  • Travamento de Emergência do Retrator (ELR)
  • Travamento Automático do Retrator (ALR) (se equipado)

O modo de Travamento de Emergência do Retrator (ELR) permite ao cinto de segurança a extensão e a retração para permitir ao motorista e ao passageiro a liberdade de movimentação sobre o banco. O ELR trava o cinto de segurança quando o veículo reduz a velocidade rapidamente ou durante certos impactos.

O modo de Travamento Automático do Retrator (ALR) (se equipado para o modo de proteção infantil) trava o cinto de segurança para a instalação do sistema de proteção infantil.

Quando o modo ALR (se equipado) for ativado, o cinto de segurança não poderá ser estendido novamente até que a lingueta do cinto de segurança seja solta da fivela e totalmente retraída. O cinto de segurança retorna ao modo ELR após o cinto de segurança ser totalmente retraído.

Consulte "Sistemas de proteção infantil" adiante nesta seção para obter mais informações.

O modo ALR (se equipado) deve ser usado somente para instalação do sistema de proteção infantil. Durante o uso normal do cinto de segurança por um passageiro, o modo ALR (se equipado) não deve ser ativado. Se for ativado, poderá causar desconforto devido a tensão do cinto de segurança.

Também poderá alterar o funcionamento do air bag do passageiro dianteiro (se equipado).

ATENÇÃO

Ao colocar os cintos de segurança, certifique-se de que os encostos dos bancos estejam completamente seguros na posição de travamento. Se não estiverem corretamente travados, os passageiros poderão sofrer ferimentos em caso de acidente ou parada brusca.

Soltando os cintos de segurança

Soltando os cintos de segurança

  1. Para soltar o cinto de segurança, aperte o botão da fivela. O cinto de segurança retrai automaticamente.

Verificação da operação do cinto de segurança

Os retratores dos cintos de segurança são projetados para travar o movimento do cinto, através de dois métodos distintos:

  • Quando o cinto for puxado rapidamente do retrator.
  • Quando o veículo reduzir a velocidade rapidamente.

Para aumentar a confiabilidade dos cintos de segurança, verifique sua operação a seguir:

  • Segure o cinto diagonal e puxe-o rapidamente para frente. O retrator deverá travar e restringir qualquer movimento adicional do cinto de segurança.

Caso o retrator não trave durante esta verificação ou caso haja dúvidas quanto à operação do cinto de segurança, consulte uma concessionária Nissan.

Selecionando a fivela correta (se equipado)

Selecionando a fi vela correta (se equipado)

A fivela do cinto de segurança do banco central traseiro é identificada por A. A lingueta do cinto de segurança central não encaixa em fivelas diferentes, podendo ser encaixada apenas na respectiva fivela.

Cinto de segurança de dois pontos sem retrator (posição central do banco traseiro) (se equipado)

Cinto de segurança de dois pontos sem retrator (posição central do banco traseiro) (se equipado)

Colocando os cintos

Colocando os cintos

  1. Insira a lingueta na fivela até ouvir e sentir um estalido de encaixe.

Colocando os cintos

  1. Aperte o cinto de segurança, puxando a sua extremidade livre para fora da lingueta.

Colocando os cintos

  1. Posicione o cinto de segurança de forma que fique encostado no corpo na altura dos quadris (conforme a ilustração).

Colocando os cintos

  1. Solte o cinto, segurando a lingueta em ângulo reto em relação ao cinto e, em seguida, puxe o cinto.

Soltando os cintos de segurança

Soltando os cintos de segurança

  1. Para soltar o cinto de segurança, aperte o botão da fivela.

Ajuste de altura do cinto de segurança de três pontos dos bancos dianteiros (se equipado)

Ajuste de altura do cinto de segurança de três pontos dos bancos dianteiros (se equipado)

O regulador de altura do cinto de segurança de três pontos deve ser ajustado na posição que você julgar melhor. Consulte "Precauções de uso do cinto de segurança" adiante nesta seção.

Para ajustar, puxe o botão de ajuste 1 e mova o regulador de altura do cinto de segurança de três pontos para a posição desejada 2, de modo que o cinto passe no meio do ombro.

O cinto deve ficar afastado do seu rosto e pescoço, mas de modo que não escape do seu ombro. Solte o botão de ajuste para travar o regulador de altura do cinto de segurança de três pontos na posição desejada.

ATENÇÃO

  • Após o ajuste, solte o botão de ajuste e tente mover o regulador do cinto de segurança de três pontos para cima e para baixo para certificar-se de que está fixado na posição desejada.
  • O regulador de altura do cinto de segurança de três pontos deve ser ajustado na melhor posição para você. Caso isto não seja feito, reduzirá na eficiência de todo o sistema de proteção e irá aumentar as chances ou a gravidade de ferimentos em um acidente.

Extensores do cinto de segurança

Se, devido ao tamanho do corpo ou posição de condução, não for possível colocar o cinto de segurança de três pontos na devida posição e engatá-lo, deverá ser usado um extensor compatível com os cintos de segurança instalados.

O extensor acrescenta cerca de 200 mm (8 polegadas) ao comprimento e pode ser utilizado tanto pelo motorista quanto pelo passageiro dianteiro. Consulte uma concessionária Nissan para assistência, caso seja necessário um extensor.

ATENÇÃO

  • Somente extensores de cintos de segurança Nissan, fabricados pelo mesmo fabricante dos equipamentos originais dos cintos de segurança, devem ser usados com os cintos de segurança Nissan.
  • Adultos e crianças, que podem usar os cintos de segurança padrão, não devem usar um extensor. O uso desnecessário do extensor poderá resultar em ferimentos graves em caso de acidente.
  • Nunca use extensores de cinto de segurança para instalar sistemas de proteção infantil. Se o sistema de proteção infantil não estiver firmemente preso, a criança poderá sofrer ferimentos graves em uma colisão ou em parada brusca.

Manutenção do cinto de segurança

  • Para limpar o cinto de segurança, use uma solução de sabão neutro ou algum outro produto recomendado para limpeza de estofamentos e carpetes. Em seguida, limpe com um pano e deixe os cintos de segurança secarem à sombra. Não permita que o cinto retraia até que esteja completamente seco.
  • Caso haja acúmulo de sujeira na guia do cinto diagonal o cinto pode retrair lentamente.

    Limpe a guia do cinto diagonal com um pano limpo e seco.

  • Verifique periodicamente se os cintos de segurança e seus componentes metálicos, tais como fivelas, linguetas, retratores, fios flexíveis e fixações funcionam adequadamente. Caso sejam encontradas peças soltas, deterioração, cortes ou outros danos nos cintos, o conjunto completo dos cintos de segurança deverá ser substituído.
Veja também:

Citroën C4. Acessórios
É proposta, pela rede CITROËN, uma vasta gama de acessórios e de peças de origem. Estes acessórios e peças encontram-se adaptados ao seu veículo e beneficiam da referência e garantia CITROËN. Kits de transformação Poderá obter kits de transformação "Empresa" para passar de um veículo de empresa a um veículo comercial e vice-versa (de acordo com a legislação em vigor). ...

Nissan Versa. Chaves
Tipo A (se equipado) 1. Chave mestra 2. Chip transponder Tipo B (se equipado) 1. Controle remoto com trava de porta integrada Em caso de perda das chaves do veículo, entre em contato com uma Concessionária Nissan. CUIDADO Ao sair do veículo, não deixe a chave de ignição no seu interior. Este componente opera em caráter ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0417