Nissan Versa: Precauções ao dar partida e dirigir

Nissan Versa / Funcionamento e operação / Precauções ao dar partida e dirigir

ATENÇÃO

  • Não deixe crianças ou adultos que normalmente requeiram a ajuda de outros, sozinhos dentro do veículo. Animais de estimação não devem ser deixados sozinhos no interior do veículo. Eles poderão ferir-se acidentalmente ou ferir outras pessoas, em virtude do funcionamento inadvertido do veículo.

    Em dias quentes e ensolarados, a temperatura dentro de um veículo fechado pode aumentar rapidamente, podendo causar ferimentos graves ou fatais às pessoas ou animais.

  • Fixe firmemente toda a bagagem de maneira a evitar que ela deslize ou mude de posição. Nunca transporte carga acima da altura do encosto dos bancos. Em caso de frenagem brusca ou colisão, uma carga solta pode causar ferimentos aos ocupantes.

Gases de escape (monóxido de carbono)

ATENÇÃO

  • Nunca inale os gases de escape; eles contêm monóxido de carbono, que é um gás incolor e inodoro. O monóxido de carbono é perigoso. Ele pode causar inconsciência ou morte.
  • Se você suspeita que gases de escape estão entrando no veículo, dirija com todos os vidros totalmente abertos e faça uma inspeção no veículo imediatamente.
  • Não faça o motor funcionar em locais fechados como por exemplo, uma garagem.
  • Não estacione o veículo com o motor funcionando por longos períodos de tempo.
  • Mantenha o porta-malas ou a tampa traseira fechada durante a condução do veículo, caso contrário os gases de escape poderão entrar no compartimento de passageiros. Se você precisar dirigir com o porta-malas ou a tampa traseira aberta, siga estas precauções:

1. Abra todos os vidros.

2. Desligue o modo de recirculação de ar e ligue o seletor de velocidade do ventilador no máximo para a circulação do ar.

  • O sistema de escape e carroceria devem ser inspecionados por um mecânico qualificado sempre que:

a. O veículo for levantado para manutenção.

b. Suspeitar que os gases de escape estão entrando no interior do compartimento de passageiros.

c. Perceber alguma alteração no ruído do sistema de escape.

d. Você tiver sofrido um acidente que danificou o sistema de escape, a parte inferior da carroceria ou a parte traseira do veículo.

Catalisador de três vias

O catalisador de três vias é um dispositivo de controle de emissões instalado no sistema de escape. Os gases de escape no catalisador de três vias são queimados a altas temperaturas para a redução de poluentes.

ATENÇÃO

  • O gás de escape e o sistema de escape são muito quentes. Mantenha as pessoas, animais ou materiais inflamáveis longe dos componentes do sistema de escape.
  • Não pare ou estacione o veículo sobre materiais inflamáveis como grama seca, folhas, papéis ou panos. Eles podem pegar fogo e causar um incêndio.
  • Quando estacionar, assegure-se de que pessoas ou produtos inflamáveis estão mantidos longe do tubo de escape.

CUIDADO

  • Nunca use gasolina com chumbo. Depósitos de gasolina com chumbo irão reduzir drasticamente a capacidade de redução dos poluentes de um catalisador de três vias.
  • Sempre mantenha o motor bem regulado.

    Falhas nos sistemas de ignição, na injeção de combustível, ou nos sistemas elétricos podem causar uma injeção rica de combustível no catalisador de três vias, causando um superaquecimento. Não permaneça dirigindo se o motor apresentar falhas, ou se uma perda perceptível de rendimento ou outras condições operacionais irregulares forem detectadas.

    Inspecione o veículo imediatamente em uma concessionária Nissan.

  • Evite dirigir com um nível muito baixo de combustível. A falta de combustível poderá causar falhas no motor, danifi - cando o catalisador de três vias.
  • Não acelere o motor ao aquecê-lo.
  • Não empurre ou reboque seu veículo para dar a partida ao motor.

Evitando colisão e capotamento

ATENÇÃO

A negligência na operação do veículo pode resultar em perda do controle ou um acidente.

Sempre fique atento e dirija defensivamente. Obedeça a todas as leis de trânsito. Evite velocidades excessivas, curvas em alta velocidade ou manobras súbitas, porque estas práticas de direção podem causar a perda do controle do seu veículo.

Assim como em qualquer veículo, a perda do controle acaba por resultar em colisão com outros veículos ou objetos, ou causar capotamento do veículo, particularmente a perda do controle do veículo causa derrapagens.

Sempre fique atento e evite dirigir quando estiver cansado. Nunca dirija sob a influência de álcool ou drogas (incluindo medicamentos prescritos ou drogas sem receita médica as quais podem causar sonolência). Sempre use o cinto de segurança de acordo com a seção "Segurança - Bancos, cintos de segurança e sistema de proteção complementar" deste manual, e também ensine seus passageiros como fazê-lo.

Os cintos de segurança ajudam a reduzir o risco de ferimentos em colisões e capotamentos.

Em caso de capotamento, uma pessoa que não esteja utilizando o cinto de segurança ou usando-o de forma incorreta estará mais sujeita a ferimentos ou morte, do que aquela que estiver utilizando o cinto adequadamente.

Recuperação fora de estrada

Se as rodas do lado direito ou do lado esquerdo saírem da superfície da estrada, mantenha o controle do veículo seguindo os procedimentos abaixo. Observe que estes procedimentos são somente um guia geral. O veículo deve ser dirigido baseado nas condições da estrada e do tráfego.

1. Permaneça calmo e não reaja de maneira exagerada.

2. Não use os freios.

3. Segure firmemente o volante de direção com as duas mãos e tente manter o veículo em linha reta.

4. Quando apropriado, lentamente alivie o pedal do acelerador para reduzir gradualmente a velocidade do veículo.

5. Se não houver nada no caminho, conduza o veículo de volta à estrada enquanto a velocidade for reduzida. Não tente retornar para a estrada sem antes reduzir a velocidade do veículo.

6. Quando for seguro fazê-lo, gradualmente gire o volante de direção até que ambos os pneus estejam na superfície da estrada.

Quando todos os pneus estiverem na superfície da estrada, esterce o veículo para permanecer na faixa apropriada de direção.

  • Caso você decida que não é seguro retornar o veículo à superfície da estrada baseado nas condições do veículo, da estrada ou do tráfego, diminua a velocidade do veículo gradualmente até parar em um local seguro fora da estrada.

Perda rápida de pressão do ar

Pode ocorrer uma perda rápida de pressão do ar ou um "estouro" caso o pneu esteja furado ou esteja danificado devido a uma pancada em uma guia ou buraco. A perda rápida da pressão do ar também pode ser causada em virtude de dirigir com os pneus abaixo da pressão especificada.

A perda rápida de pressão de ar pode afetar a dirigibilidade e a estabilidade do veículo, especialmente em altas velocidades.

Para evitar a perda rápida de pressão do ar mantenha a pressão correta e inspecione visualmente os pneus quanto a desgastes e danos. Consulte "Rodas e pneus" na seção "Manutenção e faça você mesmo" deste manual.

Caso um pneu perca rapidamente a pressão do ar ou "estoure" enquanto estiver dirigindo, mantenha o controle do veículo, observando os procedimentos a seguir. Considere que estes procedimentos são somente um guia geral. O veículo deve ser dirigido baseado nas condições da estrada e do tráfego.

ATENÇÃO

As ações a seguir podem aumentar as chances de perda de controle do veículo, caso haja uma perda repentina da pressão de ar dos pneus. A perda de controle do veículo pode causar uma colisão e resultar em ferimentos aos ocupantes.

  • O veículo geralmente se move ou puxa no sentido do pneu furado
  • Não pise no freio bruscamente.
  • Não libere rapidamente o pedal do acelerador.
  • Não gire rapidamente o volante de direção.

1. Permaneça calmo e não reaja de maneira exagerada.

2. Segure firmemente o volante de direção com as duas mãos e tente manter o veículo em linha reta.

3. Quando apropriado, lentamente alivie o pedal do acelerador para reduzir gradualmente a velocidade do veículo.

4. Gradualmente conduza o veículo para um local seguro fora da estrada e se possível longe do tráfego.

5. Pise suavemente no freio para parar o veículo gradualmente.

6. Acione as luzes de advertência e entre em contato com o serviço de atendimento de emergência da estrada para a troca do pneu ou consulte "Trocando um pneu furado" na seção "Em caso de emergência" deste manual.

Dirigindo sob efeito de álcool/drogas

ATENÇÃO

É proibido dirigir sob efeito de drogas ou bebidas alcoólicas. O álcool na corrente sanguínea reduz a coordenação, atrasa o tempo de reação e prejudica o julgamento.

Dirigir após consumir álcool aumenta a probabilidade de se envolver em um acidente, ferindo você e outras pessoas.

Além disso, se você se ferir em um acidente, o álcool pode aumentar a gravidade dos ferimentos.

A Nissan está comprometida com a direção segura. De qualquer maneira, você deve optar por não dirigir sob a influência de álcool. Todos os anos milhares de pessoas são feridas ou mortas em acidentes relacionados ao álcool. O álcool afeta todas as pessoas diferentemente e a maioria das pessoas subestima os efeitos do álcool.

Lembre-se, bebida e direção não se misturam! E o mesmo se aplica às drogas (medicamentos sem prescrição, prescritos e drogas ilegais).

Não dirija se sua habilidade para conduzir o veículo estiver comprometida pelo álcool, drogas ou outra condição física qualquer.

Veja também:

Mitsubishi Lancer. Interior
1 - Interruptor do vidro elétrico 2 - Interruptor da trava do vidro 3 - Interruptor dos retrovisores externos elétricos 4 - Interruptor do travamento central das portas* 5 - Luz dianteira e luz de leitura* 6 - Interruptor do teto solar* 7 - Retrovisor interno 8 - Para-sol Espelho de cortesia 9 - Porta-copo (para os bancos dianteiros) 10 - Bancos dianteiros 11 - Siste ...

Mitsubishi Lancer. Ventilação
1 - Ventilação central 2 - Ventilação lateral OBSERVAÇÃO Não coloque bebidas sobre o painel de instrumentos. Se elas caírem dentro do ar-condicionado, o sistema ficará danificado. Ajuste da direção e do fluxo de ar Ventilação central Mova o botão (A) para fazer os ajustes. Para fechar a ventila ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0412