Mitsubishi Lancer: Partida de emergência

Se o motor não pode dar a partida devido a bateria fraca ou descarregada, use a bateria de um outro veículo, através de cabos de ligação, para dar a partida no motor.

Advertência

Para dar partida no motor usando a bateria carregada de um outro veículo, proceda conforme instruções constantes neste manual.

Procedimentos incorretos podem resultar em fogo ou explosão ou danos no veículo.

Atenção

  • Não tente dar partida no veículo empurrando-o ou rebocando-o. Isto pode danificá-lo.
  • Sempre use óculos de proteção ao trabalhar perto da bateria.
  • Mantenha a bateria fora do alcance das crianças.

1. Coloque os veículos perto o suficiente para que os cabos possam alcançar um ao outro.

Certifique-se que os veículos não estão se tocando.

Atenção

Inspecione o outro veículo. Ele deve ter uma bateria de 12 volts. Se o outro sistema não for de 12 volts, ambos sistemas podem ser danificados.

2. Acione o freio de estacionamento firmemente, nos dois veículos. Coloque a alavanca seletora em "P" (estacionamento) (CVT) ou a alavanca de mudanças em "N" (neutro) (T/M). Desligue o interruptor da ignição.

ATENÇÃO

Desligue o interruptor da ignição nos dois veículos. Manuseie com cuidado os cabos e tenha cuidado com as roupas, para que elas não fiquem presas no ventilador ou na correia.

Isto pode causar ferimento.

3. Desligue todas as luzes, aquecimento e outros consumidores elétricos.

4. Certifique-se que o nível do eletrólito está no nível correto. Consulte "Bateria"

ATENÇÃO

Se os eletrólitos não estiverem visíveis ou parecerem estar congelados, não tente dar partida de emergência! Uma bateria pode se romper ou explodir se a temperatura estiver abaixo do ponto de congelamento ou se não estiver no nível correto.

Partida de emergência

5. Conecte uma ponta do cabo auxiliar ao terminal positivo (+) da bateria descarregada (A) e a outra ponta ao terminal positivo (+) da bateria carregada (B).

6. Conecte uma ponta do outro cabo auxiliar ao terminal negativo (-) da bateria carregada e a outra ponta ao bloco do motor do veículo com a bateria descarregada, em um ponto distante da bateria.

ADVERTÊNCIA

  • Verifique cuidadosamente a sequência de ligação das baterias:1 2 3 4 .
  • Certifique-se que a conexão 4 está feita adequadamente no motor (mostrado na ilustração). Se a conexão for feita diretamente no terminal negativo da bateria, os gases inflamáveis dentro da bateria podem se incendiar e explodir no motor causando ferimentos.
  • Ao conectar o cabo da bateria carregada, não conecte o cabo positivo (+) ao terminal negativo (-). Caso contrário, as faíscas podem causar a explosão da bateria.

ATENÇÃO

  • Tenha cuidado para que o cabo da partida auxiliar não fique preso no ventilador do radiador ou em qualquer outra peça móvel do compartimento do motor.
  • Use cabos apropriados ao tamanho da bateria, senão pode ocorrer um dano por aquecimento dos cabos.
  • Verifique os cabos auxiliares quanto a danos e corrosão antes de usar.

7. Dê a partida no motor do veículo com a bateria carregada, deixe o motor em marcha lenta por alguns minutos, depois dê a partida no motor do veículo com a bateria descarregada.

ATENÇÃO

Mantenha funcionando o motor do veículo com a bateria carregada.

8. Depois que o motor entrar em funcionamento, desconecte os cabos na ordem inversa de instalação e mantenha o motor funcionando por vários minutos.

Advertência

  • Se a bateria precisar ser carregada enquanto estiver instalada no veículo, desconecte o terminal negativo (-) da bateria do veículo.
  • Mantenha faíscas, cigarros e chamas longe da bateria, pois poderão causar a explosão da bateria.
  • Mantenha o local de trabalho bem ventilado quando estiver dando carga ou manuseando uma bateria em local pequeno.
  • Remova todas as tampas das células antes de dar a carga na bateria.
  • O eletrólito da bateria é corrosivo. Se tiver contato com o eletrólito (ácido da bateria), mãos, olhos, roupas e pintura do veículo, deve ser lavado imediatamente com bastante água corrente. Se o eletrólito atingir os seus olhos, lave imediatamente com bastante água e procure um médico.

OBSERVAÇÃO

Em veículos com sistema de freios antiblocantes, se o veículo for colocado em movimento sem que a bateria esteja com a carga total, isto poderá causar a perda de funcionamento suave do motor e a luz de advertência do sistema de freio ABS acenderá.

Veja "Sistema de freios antiblocantes (ABS)"

    Veja também:

    Citroën C4. Desactivação do airbag frontal do passageiro
    Nunca instale um sistema de retenção para crianças "de costas para a estrada" num banco protegido por um airbag frontal activado. Esta situação poderá provocar a morte da criança ou feri-la com gravidade. A etiqueta de aviso situada de cada lado da pala de protecção do sol do passageiro reforça esta instrução. Em conformidade com a regul ...

    Lexus CT200h. Trancar e destrancar as portas pelo exterior
    Sistema de chave inteligente para entrada e arranque (veículos com função de entrada) Tem de ter a chave eletrónica na sua posse para realizar esta função. Agarre o manípulo da porta da frente para destrancar as portas. Assegure-se que toca o sensor na parte de trás do manípulo. As portas não podem ser destranca ...

    Citroën C4. Neutralização/Activação da ajuda ao estacionamento dianteira e traseira
    A neutralização da função é efectuada através deste botão. O visor do botão acende-se. Uma nova pressão neste botão reactiva a função. O visor do botão apaga-se. A função será neutralizada automaticamente em caso de engate de um reboque ou de montagem de um suporte de bicicletas (veículo equipado com um atrelado ou um suporte de bicicletas re ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0102