Mitsubishi Lancer: Líquido de arrefecimento

Mitsubishi Lancer / Manutenção / Líquido de arrefecimento

Inspeção do nível

Inspeção do nível

Um reservatório translúcido de expansão do líquido de arrefecimento (A) está localizado no compartimento do motor.

O nível do líquido no reservatório deve ser mantido entre as marcas "LOW" (baixo) e "FULL" (cheio), quando verificado com o motor frio.

Adição de líquido de arrefecimento

O sistema de arrefecimento é selado e normalmente a perda de líquido é muito pequena. Uma queda perceptível no nível do líquido pode indicar vazamento. Se isto acontecer, leve o veículo a uma Concessionária MITSUBISHI MOTORS, o mais rápido possível, para inspeção do sistema.

Se o nível estiver abaixo da marca "LOW", remova a tampa e adicione líquido no reservatório de expansão.

Se o reservatório de expansão estiver completamente vazio, remova a tampa (B) do radiador e adicione líquido, até atingir o gargalo do reservatório.

Advert ÊNCIA

Não abra a tampa do radiador com o motor quente. O sistema de arrefecimento está sob pressão e qualquer vazamento de líquido quente pode causar queimadura.

Anticongelante

Olíquido de arrefecimento contém um agente anticorrosão com etilenoglicol. Algumas partes do motor são de liga de alumínio e é necessário a troca periódica do líquido refrigerante, para evitar corrosão dessas peças.

Use Líquido de arrefecimento do motor original MITSUBISHI.

O líquido de arrefecimento original MITSUBISHI proporciona excelente proteção contra corrosão e ferrugem de todas as peças metálicas, incluindo alumínio, e pode evitar entupimentos no radiador, aquecedor, cabeçote, bloco do motor etc.

Devido à necessidade deste agente anticorrosão, o líquido refrigerante não deve ser completado com água nem no verão. A concentração necessária de anticongelante difere, dependendo da temperatura ambiente.

Acima de -35ºC: 50% de concentração de anticongelante

Abaixo de -35ºC: 60% de concentração de anticongelante

ATENÇÃO

  • Não use álcool ou metanol anticongelante ou qualquer líquido refrigerante misturado com álcool ou metanol anticongelante. O uso de um anticongelante inapropriado pode causar corrosão dos componentes de alumínio.
  • Não use água para ajustar a concentração de líquido de arrefecimento.
  • Concentrações que excedem a 60% resultarão em uma redução do desempenho do anticongelante e do refrigerante, e afetam negativamente o funcionamento do motor.
  • Não complete com água somente.

Durante o inverno

A concentração deve ser verificada antes do início do inverno e deve ser adicionado anticongelante, para evitar danos ao motor e radiador devido a congelamento.

    Veja também:

    Mitsubishi Lancer. Ligações dos fusíveis
    As ligações dos fusíveis derretem para evitar um incêndio se uma corrente mais forte tentar fluir através de determinados sistemas elétricos. Caso exista um fusível derretido, consulte uma Concessionária MITSUBISHI MOTORS para inspeção e substituição. Para os fusíveis, consulte o item "Capacidade de ...

    Citroën C4. Substituição das luzes traseiras (tipo 2)
    Após ter desmontado o bloco, efectue estas operações para substituir a lâmpada com defeito: desaparafuse os três parafusos de fixação do porta-lâmpadas, afaste as três linguetas e retire o portalâmpadas, rode a lâmpada um quarto de volta e substitua-a. Para montar novamente, efectue as operações pela ordem inversa. Tenha o cuidado de encaixar o bloco nas guias ...

    Citroën C4. Acesso às ferramentas
    A pinça de extracção encontra-se fixa na parte de trás da tampa da caixa de fusíveis do painel de bordo. Para aceder: desencaixe a tampa puxando a parte superior direita e, em seguida, a esquerda, liberte totalmente a tampa e rode-a, extraia o suporte onde se encontra fixa a pinça. ...

    Manual do Veículo



    © 2017 All rights reserved : 0.0256