Mitsubishi Lancer: Líquido de arrefecimento

Mitsubishi Lancer / Manutenção / Líquido de arrefecimento

Inspeção do nível

Inspeção do nível

Um reservatório translúcido de expansão do líquido de arrefecimento (A) está localizado no compartimento do motor.

O nível do líquido no reservatório deve ser mantido entre as marcas "LOW" (baixo) e "FULL" (cheio), quando verificado com o motor frio.

Adição de líquido de arrefecimento

O sistema de arrefecimento é selado e normalmente a perda de líquido é muito pequena. Uma queda perceptível no nível do líquido pode indicar vazamento. Se isto acontecer, leve o veículo a uma Concessionária MITSUBISHI MOTORS, o mais rápido possível, para inspeção do sistema.

Se o nível estiver abaixo da marca "LOW", remova a tampa e adicione líquido no reservatório de expansão.

Se o reservatório de expansão estiver completamente vazio, remova a tampa (B) do radiador e adicione líquido, até atingir o gargalo do reservatório.

Advert ÊNCIA

Não abra a tampa do radiador com o motor quente. O sistema de arrefecimento está sob pressão e qualquer vazamento de líquido quente pode causar queimadura.

Anticongelante

Olíquido de arrefecimento contém um agente anticorrosão com etilenoglicol. Algumas partes do motor são de liga de alumínio e é necessário a troca periódica do líquido refrigerante, para evitar corrosão dessas peças.

Use Líquido de arrefecimento do motor original MITSUBISHI.

O líquido de arrefecimento original MITSUBISHI proporciona excelente proteção contra corrosão e ferrugem de todas as peças metálicas, incluindo alumínio, e pode evitar entupimentos no radiador, aquecedor, cabeçote, bloco do motor etc.

Devido à necessidade deste agente anticorrosão, o líquido refrigerante não deve ser completado com água nem no verão. A concentração necessária de anticongelante difere, dependendo da temperatura ambiente.

Acima de -35ºC: 50% de concentração de anticongelante

Abaixo de -35ºC: 60% de concentração de anticongelante

ATENÇÃO

  • Não use álcool ou metanol anticongelante ou qualquer líquido refrigerante misturado com álcool ou metanol anticongelante. O uso de um anticongelante inapropriado pode causar corrosão dos componentes de alumínio.
  • Não use água para ajustar a concentração de líquido de arrefecimento.
  • Concentrações que excedem a 60% resultarão em uma redução do desempenho do anticongelante e do refrigerante, e afetam negativamente o funcionamento do motor.
  • Não complete com água somente.

Durante o inverno

A concentração deve ser verificada antes do início do inverno e deve ser adicionado anticongelante, para evitar danos ao motor e radiador devido a congelamento.

    Veja também:

    Citroën C4. Bateria de 12 V
    A bateria não necessita de manutenção. Todavia, verifique a limpeza e o aperto dos terminais, sobretudo durante o Verão e o Inverno. Em caso de uma operação na bateria, consulte a rubrica "Bateria 12 V" para conhecer as precauções a tomar antes de a desligar e, depois, de a ligar novamente. A presença desta etiqueta, principalmente com o Stop & Start, indica a utiliza ...

    Citroën C4. Arranque do motor
    Não é necessário introduzir a chave electrónica no leitor. Coloque o selector de velocidades na posição P ou N, para os veículos de caixa de velocidades automática, ou em ponto morto, para os veículos com caixa de velocidades manual. Com a chave electrónica no interior do veículo, pressione o pedal de travão para os veículos de caixa de velocidades aut ...

    Citroën C4. Bateria de 12 V
    Modo de execução para efectuar o arranque Acesso à bateria do motor a partir de outra bateria ou para recarregar a sua bateria descarregada. A presença desta etiqueta, principalmente com o Stop & Start, indica a utilização de uma bateria de chumbo de 12 V de tecnologia e características específicas, que necessita, se for desligada ou substituída, da intervenç ...

    Manual do Veículo



    © 2017 All rights reserved : 0.0185