Lexus CT200h: Sugestões de condução

Lexus CT200h / Condução / Sugestões de condução

Sugestões de condução de veículos híbridos

Para uma condução económica e ecológica, tome atenção aos seguintes pontos:

Utilização do modo de condução Eco

Quando utiliza o modo de condução Eco, a quantidade de esforço de torção correspondente à depressão do pedal do acelerador pode ser gerada de forma mais suave do que em condições normais. Além disso, o funcionamento do sistema de ar condicionado (aquecimento/arrefecimento) será minimizado, melhorando a economia de combustível.

Utilização do Indicador do Sistema Híbrido

A condução amiga do ambiente é possível mantendo o Indicador do Sistema Híbrido dentro da área Eco.

Funcionamento da alavanca de velocidades

Coloque a alavanca na posição D quando parar num semáforo, ou quando conduzir com trânsito intenso, etc. Coloque a alavanca na posição P quando estacionar. Quando utilizar a posição N, não há qualquer efeito positivo no consumo de combustível. Na posição N, o motor a gasolina funciona mas não consegue gerar eletricidade. Da mesma forma, quando utiliza o sistema de ar condicionado, etc., consome energia da bateria do sistema híbrido (bateria de tração).

Funcionamento do pedal do acelerador/pedal do travão

  • Conduza o seu veículo de forma suave. Evite acelerações e desacelerações bruscas. A aceleração e desaceleração gradual fará um uso mais efetivo do motor elétrico (motor de tração) sem ter de usar a energia do motor a gasolina.
  • Evite acelerações repetidas. As acelerações repetidas consomem energia da bateria do sistema híbrido (bateria de tração), o que resulta num mau consumo de combustível. A bateria pode ser restaurada conduzindo com o pedal do acelerador ligeiramente solto.

Quando travar o veículo

Certifique-se que opera os travões suavemente e em tempo útil. Uma maior quantidade de energia elétrica pode ser retirada quando abranda.

Impedimentos

Acelerações e desacelerações repetidas, bem como longas esperas nos semáforos, levam a um mau consumo de combustível. Consulte as informações de trânsito antes de sair e evite o mais possível impedimentos. Quando conduzir numa fila de trânsito, liberte gentilmente o pedal do travão para permitir que o veículo avance ligeiramente, evitando o uso excessivo do pedal do acelerador. Fazer isso pode ajudar a controlar o excesso de consumo de gasolina.

Condução em autoestrada

Controle a sua velocidade e mantenha-a constante. Antes de parar numa portagem ou similar, dê tempo suficiente para libertar o acelerador e aplique gentilmente os travões. Uma maior quantidade de energia elétrica pode ser retida quando abranda.

Ar condicionado

Use o ar condicionado apenas quando necessário. Isso pode ajudar a controlar o excesso de consumo de gasolina.

No verão: Quando a temperatura ambiente é elevada, utilize o modo ar recirculado.

Isso vai ajudar a reduzir a carga sobre o sistema de ar condicionado bem como a reduzir o consumo de combustível.

No inverno: Uma vez que o motor a gasolina não será desligado automaticamente até que o motor a gasolina e o interior do veículo estejam quentes, vai consumir combustível. O consumo de combustível também pode ser melhorado evitando o uso excessivo do aquecimento.

Verificar a pressão dos pneus

Certifique-se que verifica a pressão dos pneus frequentemente. Uma pressão dos pneus inadequada pode provocar um deficiente consumo de combustível.

Também, e porque os pneus de neve podem provocar grandes quantidades de atrito, a sua utilização em estradas secas pode conduzir a um deficiente consumo de combustível. Utilize pneus adequados à estação do ano.

Bagagem

Transportar bagagem pesada pode conduzir a um deficiente consumo de combustível. Evite transportar bagagem desnecessária. A instalação de barras no tejadilho pode também levar a um deficiente consumo de combustível.

Aquecimento antes de conduzir

Uma vez que o motor a gasolina arranca e desliga automaticamente quando está frio, aquecer o motor é desnecessário. Além disso, conduzir curtas distâncias frequentemente fará com que o motor aqueça repetidamente, o que conduzirá ao excesso de consumo de combustível.

Sugestões para condução no inverno

Efetue a preparação e inspeção necessárias antes de conduzir o veículo no inverno. Conduza sempre o veículo de modo adequado às condições climáticas predominantes.

Preparação para o inverno

Utilize líquidos apropriados às temperaturas exteriores predominantes.

  • Óleo do motor
  • Líquido de refrigeração do motor/unidade de controlo de potência
  • Líquido limpa-vidros

Peça a um técnico especializado para verificar o estado da bateria de 12 volts.

Instale quatro pneus de neve ou adquira um conjunto de correntes para os pneus da frente.

Certifique-se que todos os pneus têm a mesma medida e marca e que as correntes coincidem com a medida dos pneus.

Antes de conduzir o veículo

Efetue o seguinte de acordo com as condições de condução:

  • Não tente forçar a abertura de um vidro ou mover uma escova do para-brisas que esteja coberta de gelo. Verta água morna sobre a área com gelo para derretê-lo. Acione o limpa-para-brisas de imediato para evitar que a água congele.
  • Para assegurar o correto funcionamento da ventoinha do sistema de controlo climático, remova a possível neve acumulada nas entradas de ar, localizadas à frente do para-brisas.
  • Procure e remova qualquer excesso de gelo ou neve que se possa ter acumulado nas luzes exteriores, tejadilho do veículo, chassis, em redor dos pneus ou nos travões.
  • Retire neve ou lama das solas dos seus sapatos antes de entrar no veículo.

Quando conduzir o veículo

Acelere suavemente o veículo, mantenha uma distância segura entre o seu e o veículo que circula à frente e conduza a uma velocidade reduzida, adequada às condições da estrada.

Quando estacionar o veículo

Estacione o veículo e engrene a alavanca seletora das velocidades em P e calce as rodas, sem aplicar o travão de estacionamento. O travão de estacionamento pode congelar impedindo que este seja libertado. Se estacionar o veículo sem aplicar o travão de estacionamento, certifique-se que calça as rodas.

O não cumprimento desta medida pode ser perigoso, uma vez que o veículo pode mover-se inesperadamente e, consequentemente, provocar um acidente.

Seleção das correntes dos pneus

Quando montar as correntes, utilize o tamanho correto para os pneus. A dimensão da corrente é regulada para cada dimensão de pneu.

  1. Corrente lateral: 3 mm de diâmetro
  2. Corrente transversal: 4 mm de diâmetro

Seleção das correntes dos pneus

Normas referentes à utilização de correntes nos pneus

As normas referentes à utilização de correntes dos pneus variam de acordo com o local e o tipo de estrada. Informe-se sempre sobre os regulamentos locais antes de instalar as correntes.

Instalação de correntes nos pneus

Observe as seguintes precauções quando instalar e retirar as correntes:

  • Instale e retire as correntes num local seguro
  • Instale as correntes apenas nos pneus da frente. Não instale correntes nos pneus traseiros.
  • Instale as correntes nos pneus da frente tão apertadas quanto possível. Volte a apertar as correntes após ter conduzido 0,5 a 1,0 km.
  • Instale as correntes nos pneus de acordo com as instruções fornecidas com as mesmas.

AVISO

Condução com pneus de neve

Cumpra com as seguintes precauções para reduzir o risco de acidentes.

Caso contrário, poderá perder o controlo do veículo e provocar a morte ou ferimentos graves.

  • Utilize pneus das dimensões especificadas
  • Mantenha o nível recomendado de pressão de ar.
  • Não conduza acima do limite de velocidade ou do limite de velocidade especificado para os pneus de neve utilizados.
  • Use os pneus de neve em todas as rodas e não apenas em algumas.

Condução com correntes nos pneus

Observe as seguintes precauções para reduzir o risco de acidentes.

Caso contrário, poderá não conseguir conduzir o veículo com segurança e pode provocar a morte ou ferimentos graves.

  • Não ultrapasse o limite de velocidade especificado para as correntes utilizadas ou 50 km/h, o que for inferior.
  • Evite conduzir em superfícies de estrada com lombas ou sobre buracos de estrada
  • Evite acelerações súbitas, mudanças de direção abruptas, travagens bruscas e operações de engrenamento que causem bruscas travagens com o motor.
  • Desacelere o suficiente antes de entrar numa curva para garantir que mantém o controlo do veículo.

Quando estacionar o veículo

Quando estacionar o veículo e não aplicar o travão de estacionamento, certifique-se que calça as rodas. Se não calçar as rodas, o veículo pode mover-se inesperadamente, podendo causar um acidente.

ATENÇÃO

Reparação ou substituição de pneus de neve (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus)

Solicite a reparação ou substituição de pneus de neve num concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou noutro profissional igualmente qualificado e equipado ou retalhista autorizado na venda de pneus.

Isto porque a remoção e instalação de pneus de neve afeta o funcionamento das válvulas e os transmissores de aviso da pressão dos pneus.

Instalação de correntes nos pneus (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus)

As válvulas e transmissores de aviso da pressão dos pneus podem não funcionar corretamente quando há correntes instaladas nos pneus.

Veja também:

Mitsubishi Lancer. Instrumentos e Controles (Painel de Instrumentos)
1 - Ventilação 2 - Alavanca de mudanças ou alavanca seletora 3 - Sistema de segurança suplementar - airbag (para o banco do passageiro dianteiro) 4 - Porta-luvas 5 - Porta-copo 6 - Cinzeiro destacável* 7 - Porta-objetos do console do assoalho* 8 - Freio de estacionamento 9 - Alavanca de liberação da portinhola de abastecimento 10 - ...

Citroën C4. Arrumações da mala
Prateleira traseira (ver mais informações na página seguinte) Ganchos (ver mais informações na página seguinte) Tomada de acessórios 12V (ver mais informações na página seguinte) Lâmpada nómada (ver mais informações nas páginas seguintes) Argolas de fixação Caixa de arrumação (ver mais informações nas páginas seguintes) Cintos de fixaç ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0377