Lexus CT200h: Sugestões de condução

Lexus CT200h / Condução / Sugestões de condução

Sugestões de condução de veículos híbridos

Para uma condução económica e ecológica, tome atenção aos seguintes pontos:

Utilização do modo de condução Eco

Quando utiliza o modo de condução Eco, a quantidade de esforço de torção correspondente à depressão do pedal do acelerador pode ser gerada de forma mais suave do que em condições normais. Além disso, o funcionamento do sistema de ar condicionado (aquecimento/arrefecimento) será minimizado, melhorando a economia de combustível.

Utilização do Indicador do Sistema Híbrido

A condução amiga do ambiente é possível mantendo o Indicador do Sistema Híbrido dentro da área Eco.

Funcionamento da alavanca de velocidades

Coloque a alavanca na posição D quando parar num semáforo, ou quando conduzir com trânsito intenso, etc. Coloque a alavanca na posição P quando estacionar. Quando utilizar a posição N, não há qualquer efeito positivo no consumo de combustível. Na posição N, o motor a gasolina funciona mas não consegue gerar eletricidade. Da mesma forma, quando utiliza o sistema de ar condicionado, etc., consome energia da bateria do sistema híbrido (bateria de tração).

Funcionamento do pedal do acelerador/pedal do travão

  • Conduza o seu veículo de forma suave. Evite acelerações e desacelerações bruscas. A aceleração e desaceleração gradual fará um uso mais efetivo do motor elétrico (motor de tração) sem ter de usar a energia do motor a gasolina.
  • Evite acelerações repetidas. As acelerações repetidas consomem energia da bateria do sistema híbrido (bateria de tração), o que resulta num mau consumo de combustível. A bateria pode ser restaurada conduzindo com o pedal do acelerador ligeiramente solto.

Quando travar o veículo

Certifique-se que opera os travões suavemente e em tempo útil. Uma maior quantidade de energia elétrica pode ser retirada quando abranda.

Impedimentos

Acelerações e desacelerações repetidas, bem como longas esperas nos semáforos, levam a um mau consumo de combustível. Consulte as informações de trânsito antes de sair e evite o mais possível impedimentos. Quando conduzir numa fila de trânsito, liberte gentilmente o pedal do travão para permitir que o veículo avance ligeiramente, evitando o uso excessivo do pedal do acelerador. Fazer isso pode ajudar a controlar o excesso de consumo de gasolina.

Condução em autoestrada

Controle a sua velocidade e mantenha-a constante. Antes de parar numa portagem ou similar, dê tempo suficiente para libertar o acelerador e aplique gentilmente os travões. Uma maior quantidade de energia elétrica pode ser retida quando abranda.

Ar condicionado

Use o ar condicionado apenas quando necessário. Isso pode ajudar a controlar o excesso de consumo de gasolina.

No verão: Quando a temperatura ambiente é elevada, utilize o modo ar recirculado.

Isso vai ajudar a reduzir a carga sobre o sistema de ar condicionado bem como a reduzir o consumo de combustível.

No inverno: Uma vez que o motor a gasolina não será desligado automaticamente até que o motor a gasolina e o interior do veículo estejam quentes, vai consumir combustível. O consumo de combustível também pode ser melhorado evitando o uso excessivo do aquecimento.

Verificar a pressão dos pneus

Certifique-se que verifica a pressão dos pneus frequentemente. Uma pressão dos pneus inadequada pode provocar um deficiente consumo de combustível.

Também, e porque os pneus de neve podem provocar grandes quantidades de atrito, a sua utilização em estradas secas pode conduzir a um deficiente consumo de combustível. Utilize pneus adequados à estação do ano.

Bagagem

Transportar bagagem pesada pode conduzir a um deficiente consumo de combustível. Evite transportar bagagem desnecessária. A instalação de barras no tejadilho pode também levar a um deficiente consumo de combustível.

Aquecimento antes de conduzir

Uma vez que o motor a gasolina arranca e desliga automaticamente quando está frio, aquecer o motor é desnecessário. Além disso, conduzir curtas distâncias frequentemente fará com que o motor aqueça repetidamente, o que conduzirá ao excesso de consumo de combustível.

Sugestões para condução no inverno

Efetue a preparação e inspeção necessárias antes de conduzir o veículo no inverno. Conduza sempre o veículo de modo adequado às condições climáticas predominantes.

Preparação para o inverno

Utilize líquidos apropriados às temperaturas exteriores predominantes.

  • Óleo do motor
  • Líquido de refrigeração do motor/unidade de controlo de potência
  • Líquido limpa-vidros

Peça a um técnico especializado para verificar o estado da bateria de 12 volts.

Instale quatro pneus de neve ou adquira um conjunto de correntes para os pneus da frente.

Certifique-se que todos os pneus têm a mesma medida e marca e que as correntes coincidem com a medida dos pneus.

Antes de conduzir o veículo

Efetue o seguinte de acordo com as condições de condução:

  • Não tente forçar a abertura de um vidro ou mover uma escova do para-brisas que esteja coberta de gelo. Verta água morna sobre a área com gelo para derretê-lo. Acione o limpa-para-brisas de imediato para evitar que a água congele.
  • Para assegurar o correto funcionamento da ventoinha do sistema de controlo climático, remova a possível neve acumulada nas entradas de ar, localizadas à frente do para-brisas.
  • Procure e remova qualquer excesso de gelo ou neve que se possa ter acumulado nas luzes exteriores, tejadilho do veículo, chassis, em redor dos pneus ou nos travões.
  • Retire neve ou lama das solas dos seus sapatos antes de entrar no veículo.

Quando conduzir o veículo

Acelere suavemente o veículo, mantenha uma distância segura entre o seu e o veículo que circula à frente e conduza a uma velocidade reduzida, adequada às condições da estrada.

Quando estacionar o veículo

Estacione o veículo e engrene a alavanca seletora das velocidades em P e calce as rodas, sem aplicar o travão de estacionamento. O travão de estacionamento pode congelar impedindo que este seja libertado. Se estacionar o veículo sem aplicar o travão de estacionamento, certifique-se que calça as rodas.

O não cumprimento desta medida pode ser perigoso, uma vez que o veículo pode mover-se inesperadamente e, consequentemente, provocar um acidente.

Seleção das correntes dos pneus

Quando montar as correntes, utilize o tamanho correto para os pneus. A dimensão da corrente é regulada para cada dimensão de pneu.

  1. Corrente lateral: 3 mm de diâmetro
  2. Corrente transversal: 4 mm de diâmetro

Seleção das correntes dos pneus

Normas referentes à utilização de correntes nos pneus

As normas referentes à utilização de correntes dos pneus variam de acordo com o local e o tipo de estrada. Informe-se sempre sobre os regulamentos locais antes de instalar as correntes.

Instalação de correntes nos pneus

Observe as seguintes precauções quando instalar e retirar as correntes:

  • Instale e retire as correntes num local seguro
  • Instale as correntes apenas nos pneus da frente. Não instale correntes nos pneus traseiros.
  • Instale as correntes nos pneus da frente tão apertadas quanto possível. Volte a apertar as correntes após ter conduzido 0,5 a 1,0 km.
  • Instale as correntes nos pneus de acordo com as instruções fornecidas com as mesmas.

AVISO

Condução com pneus de neve

Cumpra com as seguintes precauções para reduzir o risco de acidentes.

Caso contrário, poderá perder o controlo do veículo e provocar a morte ou ferimentos graves.

  • Utilize pneus das dimensões especificadas
  • Mantenha o nível recomendado de pressão de ar.
  • Não conduza acima do limite de velocidade ou do limite de velocidade especificado para os pneus de neve utilizados.
  • Use os pneus de neve em todas as rodas e não apenas em algumas.

Condução com correntes nos pneus

Observe as seguintes precauções para reduzir o risco de acidentes.

Caso contrário, poderá não conseguir conduzir o veículo com segurança e pode provocar a morte ou ferimentos graves.

  • Não ultrapasse o limite de velocidade especificado para as correntes utilizadas ou 50 km/h, o que for inferior.
  • Evite conduzir em superfícies de estrada com lombas ou sobre buracos de estrada
  • Evite acelerações súbitas, mudanças de direção abruptas, travagens bruscas e operações de engrenamento que causem bruscas travagens com o motor.
  • Desacelere o suficiente antes de entrar numa curva para garantir que mantém o controlo do veículo.

Quando estacionar o veículo

Quando estacionar o veículo e não aplicar o travão de estacionamento, certifique-se que calça as rodas. Se não calçar as rodas, o veículo pode mover-se inesperadamente, podendo causar um acidente.

ATENÇÃO

Reparação ou substituição de pneus de neve (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus)

Solicite a reparação ou substituição de pneus de neve num concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou noutro profissional igualmente qualificado e equipado ou retalhista autorizado na venda de pneus.

Isto porque a remoção e instalação de pneus de neve afeta o funcionamento das válvulas e os transmissores de aviso da pressão dos pneus.

Instalação de correntes nos pneus (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus)

As válvulas e transmissores de aviso da pressão dos pneus podem não funcionar corretamente quando há correntes instaladas nos pneus.

Veja também:

Nissan Versa. Air bags, cintos de segurança e sistemas de proteção infantil
1. Apoio para cabeça 2. Cintos de segurança dianteiros 3. Air bags dianteiros 4. Bancos dianteiros 5. Bancos traseiros 6. Sistema LATCH (cintas e ancoragens inferiores para crianças) (se equipado) Consulte o número da página entre parênteses para os detalhes de operação. ...

Renault Fluence. Fusíveis
Caixa de fusíveis Se algum dos aparelhos elétricos não funcionar, verifique o estado dos fusíveis. Desencaixe a tampa A. Pinça 1 Retire o fusível com a pinça 1, situada na parte traseira da tampa A. Para retirá-lo da pinça, faça-o deslizar lateralmente. Recomenda-se não utilizar os espaços liv ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0369