Lexus CT200h: Procedimentos de condução

Lexus CT200h / Condução / Procedimentos de condução

Interruptor Power (ignição)

Realizando as seguintes operações com a chave eletrónica na sua posse, coloca o sistema híbrido em funcionamento ou altera os modos do interruptor Power.

Colocar o sistema híbrido em funcionamento

  1. Verifique se o travão de estacionamento está aplicado.
  2. Pressione firmemente o pedal do travão.

Verifique se o indicador do interruptor Power muda para verde. Se o indicador não ficar verde, o sistema híbrido não pode ser posto em funcionamento.

Se a alavanca de velocidades estiver em N o sistema híbrido não pode ser posto em funcionamento. Coloque a alavanca de velocidades na posição P quando colocar o sistema híbrido em funcionamento

  1. Prima o interruptor Power rápida e firmemente.

Quando operar o interruptor Power, é suficiente pressioná-lo firmemente uma única vez. Não é necessário pressioná-lo e mantê-lo pressionado.

Continue a pressionar o pedal do travão até o sistema híbrido ter iniciado completamente.

O sistema híbrido pode ser iniciado a partir de qualquer modo do interruptor Power.

Colocar o sistema híbrido em funcionamento

  1. Verifique se o indicador "READY" está iluminado.

    Se o indicador "READY" mudar de uma luz a piscar para uma luz fixa e soar o sinal sonoro, o sistema híbrido está a arrancar normalmente.

    O veículo não se move com o indicador "READY" desligado.

    O veículo pode mover-se quando o indicador "READY" está ligado mesmo que o motor esteja parado. (O motor a gasolina arranca e para automaticamente de acordo com o estado do veículo.)

Parar o sistema híbrido

  1. Pare o veículo completamente.
  2. Aplique o travão de estacionamento
  3. Mude a posição de engrenamento para P.

Certifique-se que o indicador de posição engrenada mostra P.

Parar o sistema híbrido

  1. Prima o interruptor Power.

    O sistema híbrido para e o mostrador do medidor apaga-se (o indicador da posição engrenada apaga-se poucos segundos depois do mostrador do medidor).

  2. Liberte lentamente o pedal do travão e verifique se o indicador do interruptor Power está desligado.

Alterar os modos do interruptor Power

Os modos podem ser alterados pressionando o interruptor Power sem pressionar o pedal do travão. (O modo altera sempre que pressionar o interruptor.)

  1. Off.

    Pode utilizar o sinal de perigo.

  2. Modo ACCESSORY.

    Alguns componentes elétricos, como por exemplo o sistema áudio, podem ser utilizados.

    O indicador do interruptor Power fica âmbar.

  3. Modo ON.

    Alguns componentes elétricos, como por exemplo o sistema áudio, podem ser utilizados.

    O indicador do interruptor Power fica âmbar.

Alterar os modos do interruptor Power

Função de desligar automaticamente

Se o veículo for deixado no modo ACCESSORY por mais de 20 minutos ou no modo ON (o sistema híbrido não está a funcionar) por mais de uma hora com a alavanca de velocidades em P, o interruptor Power desliga-se automaticamente. No entanto, esta função não impede totalmente a descarga da bateria de 12 Volts. Não deixe o veículo com o interruptor Power no modo ACCESSORY ou ON por longos períodos de tempo, quando o sistema híbrido não estiver em funcionamento.

Ruídos e vibrações específicos de um veículo híbrido

Pilha da chave eletrónica gasta

Quando a temperatura ambiente é baixa, tal como em situações de condução durante o inverno

Quando coloca o sistema híbrido em funcionamento, o tempo durante o qual o indicador "READY" pisca pode ser longo. Deixe o veículo como está até que o indicador "READY" esteja fixo, uma vez que tal significa que o veículo está em condições de se mover.

Condições que afetam o funcionamento

Notas para a função de entrada

Se o sistema híbrido não entrar em funcionamento

O sistema imobilizador pode não ter sido desativado

Contacte um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado

Se o indicador do interruptor Power piscar de cor âmbar

O sistema pode estar avariado. Leve o veículo para inspeção a um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou a outro profissional igualmente qualificado e equipado, imediatamente.

Se o indicador "READY" não acender

Se o indicador "READY" não acender mesmo após executar os procedimentos adequados para colocar o veículo em funcionamento, contacte um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado, imediatamente.

Se o sistema híbrido não está a funcionar corretamente

Se a pilha da chave eletrónica estiver descarregada

Funcionamento do interruptor Power

  • Se não pressionar o interruptor rápida e firmemente, o modo do interruptor Power pode não ser alterado ou o sistema híbrido poderá não entrar em funcionamento.
  • Se tentar voltar a colocar o sistema híbrido em funcionamento imediatamente após ter desligado o interruptor Power, o sistema híbrido pode, em alguns casos, não arrancar.

    Depois de desligar o interruptor Power, aguarde alguns segundos antes de voltar a colocar o sistema híbrido em funcionamento.

Função de seleção automática da posição P

Se o sistema de controlo de engrenamento de velocidades avariar

Não conseguirá desligar o interruptor Power. Neste caso, o interruptor pode ser desligado depois de aplicar o travão de estacionamento.

Leve o veículo para inspeção a um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou a outro profissional igualmente qualificado e equipado, imediatamente.

AVISO

Quando colocar o sistema híbrido em funcionamento

Ponha o sistema híbrido em funcionamento se estiver sentado no banco do condutor.

Em nenhuma circunstância pressione o pedal do acelerador enquanto estiver a pôr o sistema híbrido em funcionamento.

Se o fizer poderá provocar um acidente resultando em morte ou ferimentos graves.

Desligar o sistema híbrido em caso de emergência

Se pretender desligar o sistema híbrido numa emergência durante a condução, pressione e mantenha o interruptor Power durante mais de 2 segundos ou pressione-o brevemente 3 ou mais vezes seguidas.

Contudo, não toque no interruptor Power enquanto conduz exceto numa emergência.

Se desligar o sistema híbrido enquanto conduz não perderá o controlo da direção ou de travagem mas perderá a assistência elétrica ao controlo da direção. Ficará mais difícil conduzir sem problemas, pelo que deverá encostar e parar o veículo logo que seja seguro fazê-lo.

ATENÇÃO

Para evitar a descarga da bateria de 12 Volts

  • Não deixe o interruptor Power no modo ACCESSORY ou ON durante um longo período de tempo sem o sistema híbrido estar em funcionamento.
  • Se o sistema híbrido estiver desligado mas o indicador do interruptor Power estiver iluminado, isso indica que o interruptor Power ainda está ligado. Quando sair do veículo, verifique sempre se o interruptor Power se encontra desligado.

Quando colocar o sistema híbrido em funcionamento

Se for difícil colocar o sistema híbrido em funcionamento leve o veículo para inspeção a um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou a outro profissional igualmente qualificado e equipado imediatamente

Sintomas que indicam uma avaria no interruptor Power

Se o interruptor Power parece estar a funcionar de forma um pouco diferente do habitual, como que ligeiramente preso, pode tratar-se de uma avaria. Contacte imediatamente um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.

Modo de condução EV

No modo de condução EV é utilizado o motor elétrico (motor de tração), alimentado pela bateria do sistema híbrido (bateria de tração), para conduzir o veículo.

Este modo permite-lhe conduzir em zonas residenciais de manhã cedo e à noite, ou em parques cobertos, etc. sem preocupações com o ruído ou com a emissão de gases.

Liga/desliga o modo de condução EV

Liga/desliga o modo de condução EV

Quando liga o modo de condução EV o indicador do modo de condução EV acende. Se durante o modo de condução EV pressionar o interruptor, voltará ao modo de condução normal (utilização do motor a gasolina e motor elétrico [motor de tração]).

Situações em que o modo de condução EV não pode ser ligado

Pode não ser possível ligar o modo de condução EV nas seguintes situações. Neste caso, ouve-se um sinal sonoro e aparece uma mensagem no mostrador de informações múltiplas.

  • A temperatura do sistema híbrido é alta.

    Depois do veículo ter sido deixado ao sol, depois de ter conduzido em subidas íngremes ou a alta velocidade, etc.

  • A temperatura do sistema híbrido é baixa.

    Depois do veículo ter ficado parado durante algum tempo com temperaturas abaixo de 0C, etc.

  • O motor a gasolina está a aquecer.
  • A bateria do sistema híbrido (bateria de tração) está baixa.

    Quando o nível da bateria do sistema híbrido indicado no mostrador "Monitor de energia" é baixo.

  • A velocidade do veículo é elevada.
  • O pedal do acelerador é pressionado com muita força ou o veículo encontra-se numa subida íngreme, etc.
  • O desembaciador do para-brisas está a ser utilizado.

Mudar para o modo de condução EV quando o motor a gasolina está frio

Se o sistema híbrido for posto em funcionamento com o motor a gasolina frio, o motor a gasolina arranca automaticamente, após um curto espaço de tempo, a fim de aquecer.

Neste caso não poderá mudar para o modo de condução EV.

Depois do sistema híbrido entrar em funcionamento e o indicador "READY" se iluminar, prima o interruptor do modo de condução EV antes do motor a gasolina arrancar, para alterar para o modo de condução EV.

Cancelamento automático do modo de condução EV

Durante a condução no modo EV, o motor a gasolina pode entrar em funcionamento automaticamente nas seguintes condições. Quando o modo de condução EV é cancelado ouve-se um sinal sonoro e o indicador do modo de condução EV pisca e apaga.

  • A bateria do sistema híbrido (bateria de tração) está baixa.

    Quando o nível de carga restante da bateria do sistema híbrido indicado no mostrador "Monitor de energia" é baixo.

  • A velocidade do veículo torna-se elevada.
  • O pedal do acelerador é pressionado com muita força ou o veículo encontra-se numa subida íngreme, etc.

Quando for possível informar antecipadamente o condutor sobre o cancelamento automático, no mostrador de informações múltiplas será exibido um ecrã de aviso prévio.

Distância possível de condução quando conduzir no modo EV

No modo de condução EV é possível conduzir distâncias que vão de algumas centenas de metros até cerca de 1 km. No entanto, dependendo das condições do veículo, há situações em que o modo de condução EV não pode ser usado. (A distância que é possível conduzir depende do nível da bateria do sistema híbrido [bateria de tração] e das condições de condução.)

Economia de combustível

O seu Lexus foi concebido para ter a melhor economia de combustível possível durante a condução normal (utilizando o motor a gasolina e o motor elétrico [motor de tração]).

Conduzir no modo de condução EV mais do que o necessário pode prejudicar a economia de combustível.

AVISO

Precauções durante a condução

Quando conduzir no modo EV preste especial atenção à área em redor do veículo.

Uma vez que não existe ruído de motor, os pedestres, ciclistas ou outras pessoas e veículos que se encontrem perto podem não se aperceber que o veículo híbrido está a arrancar ou a aproximar-se. Tome pois cuidado extra enquanto conduz.

Caixa de velocidades do sistema híbrido

Engrenamento da alavanca de velocidades

Engrenamento da alavanca de velocidades

  1. Alavanca de velocidades

Opere a alavanca de velocidades suavemente e assegure a correta operação de engrenamento.

Liberte a alavanca de velocidades após cada operação de engrenamento para permitir que a alavanca volte à posição  .

Quando engrenar para as posições D ou R, mova a alavanca seletora de velocidades ao longo das ranhuras.

Para engrenar para a posição N, deslize a alavanca de velocidades para a esquerda (veículos com volante à esquerda) ou para a direita (veículos com volante à direita) e segure-a. A posição de engrenamento muda para N.

Para engrenar para a posição B, empurre a alavanca de velocidades para baixo.

Só é possível mudar para B depois de engrenar a mudança na posição D.

Quando mudar de P para N, D ou R, de D para R, ou de R para D, certifique-se que o pedal do travão está pressionado e que o veículo está parado.

  1. Indicador da posição de engrenamento

A posição atual de engrenamento está iluminada.

Quando seleciona uma posição de engrenamento que não seja D ou B, a seta na direção B e o indicador da posição B desaparecem do indicador da posição de engrenamento.

Quando seleciona a posição de engrenamento, certifique-se que esta foi alterada para a posição desejada, verificando o indicador da posição de engrenamento no agrupamento de instrumentos.

Finalidade da posição de engrenamento

Finalidade da posição de engrenamento

*: Para uma boa economia de combustível e redução de ruído, utilize a posição D.

Selecionar um modo de condução

Interruptor da posição P

Quando mudar a posição de engrenamento para P

Pare completamente o veículo, aplique o travão de estacionamento e, em seguida, prima o interruptor da posição P.

Quando a posição de engrenamento muda para P o indicador do interruptor acende.

Verifique se o indicador da posição P está iluminado no indicador da posição de engrenamento.

Quando mudar a posição de engrenamento para P

Mudar a posição de engrenamento da posição P para outras posições

  • Enquanto pressiona firmemente o pedal do travão, opere a alavanca de velocidades. Se operar a alavanca de velocidades sem pressionar o pedal do travão, ouve-se um sinal sonoro e a operação não é permitida.
  • Quando seleciona a posição de engrenamento, certifique-se que a posição de engrenamento foi alterada para a posição pretendida verificando o indicador da posição de engrenamento, disponível no agrupamento de instrumentos.
  • A posição de engrenamento não pode ser mudada diretamente de P para B.

Para as posições de engrenamento

Quando o interrutor Power está desligado, a posição de engrenamento não pode ser alterada.

Quando o interrutor Power está no modo ON (o sistema híbrido não está em funcionamento), a posição de engrenamento apenas pode ser alterada para N. A posição de engrenamento será alterada para N mesmo que a alavanca de velocidades seja engrenada para D ou R e mantida nessa posição.

Quando o indicador "READY" está ligado, a posição de engrenamento não pode ser alterada de P para D, N ou R.

Quando o indicador "READY" está a piscar, a posição de engrenamento pode ser alterada de P para outra posição, mesmo que a alavanca de velocidades seja operada.

Aguarde até que o indicador "READY" deixe de piscar e fique fixo e, de seguida, opere novamente a alavanca de velocidades.

A posição de engrenamento apenas pode ser mudada para B diretamente a partir de D.

Adicionalmente, se for feita uma tentativa para alterar a posição de engrenamento movendo a alavanca de velocidades ou pressionando o interruptor da posição P em alguma das seguintes situações, soa um sinal sonoro e a operação de engrenamento é desativada ou a posição de engrenamento é automaticamente alterada para N. Quando isto acontece, selecione uma posição de engrenamento adequada.

Situações em que a operação de engrenamento é desativada:

  • Quando é feita uma tentativa para alterar a posição de engrenamento de P para outra posição movendo a alavanca de velocidades sem pressionar o pedal do travão.
  • Quando é feita uma tentativa para alterar a posição de engrenamento de P ou N para B movendo a alavanca de velocidades.

Situações em que a posição de engrenamento é automaticamente alterada para N:

  • Quando o interrutor da posição P é premido enquanto o veículo está em movimento.*1
  • Quando é feita uma tentativa para selecionar a posição R movendo a alavanca de velocidades quando o veículo está a mover-se para a frente.*2
  • Quando é feita uma tentativa para selecionar a posição D movendo a alavanca de velocidades quando o veículo está a fazer marcha-atrás.*3
  • Quando é feita uma tentativa para alterar a posição de engrenamento de R para B movendo a alavanca de velocidades.

*1: A posição de engrenamento pode ser alterada para P quando conduz a velocidades extremamente baixas.

*2: A posição de engrenamento pode ser alterada para R quando conduz a velocidades baixas.

*3: A posição de engrenamento pode ser alterada para D quando conduz a velocidades baixas.

Sinal sonoro de aviso de marcha-atrás

Quando engrena em R, soa um sinal sonoro para informar o condutor que a alavanca de velocidades está em R.

Sobre a travagem com o motor

Quando seleciona a posição B de engrenamento, libertando o pedal do acelerador, aplica travagem com o motor.

  • Quando o veículo é conduzido a altas velocidades, comparado com os veículos comuns movidos a gasolina, a desaceleração de travagem com o motor é menos sentida do que a de outros veículos.
  • O veículo pode ser acelerado mesmo quando seleciona a posição B de engrenamento.

Se o veículo for conduzido continuamente na posição B, a eficiência de combustível torna-se baixa. Selecione, normalmente, a posição D.

Quando conduz com o controlo da velocidade de cruzeiro, ou com o controlo dinâmico da velocidade de cruzeiro com radar ativado

Mesmo que altere o modo de condução para o modo "sport" com o objetivo de permitir a travagem com o motor, a travagem com o motor não é ativada porque o controlo da velocidade de cruzeiro, ou o controlo dinâmico da velocidade de cruzeiro com radar não foi cancelado.

Função de seleção automática da posição P

Quando a posição de engrenamento está numa posição diferente de P, pressionar o interruptor Power com o veículo completamente parado faz com que a posição de engrenamento mude automaticamente para P e depois o interruptor Power desliga-se.

Se a posição de engrenamento não puder ser mudada de P

Existe a possibilidade da bateria de 12 Volts estar descarregada. Nesta situação verifique a bateria de 12 Volts.

Após recarregar/voltar a conectar a bateria de 12 Volts

Configuração

As configurações (por ex. sinal sonoro de aviso de marcha-atrás) podem ser alteradas.

AVISO

Quando conduz em superfícies de estrada escorregadias

Não acelere nem engrene velocidades de forma súbita.

Mudanças súbitas na travagem com o motor podem fazer com que o veículo derrape, resultando num acidente.

Para a alavanca de velocidades

Não remova o punho da alavanca de velocidades nem utilize nada para além do punho genuíno Lexus da alavanca de velocidades. Para além disso, não pendure nada na alavanca de velocidades.

Se o fizer pode impedir a alavanca de velocidades de voltar à posição, provocando acidentes inesperados quando o veículo está em movimento.

Interrutor da posição P

Não prima o interrutor da posição P enquanto o veículo está em movimento.

Se o interrutor da posição P for premido quando conduz a velocidades muito baixas (por exemplo, imediatamente antes de parar o veículo), o veículo pode parar subitamente quando a posição de engrenamento é alterada para P, o que pode levar a um acidente.

ATENÇÃO

Carga da bateria do sistema híbrido (bateria de tração)

Se a posição de engrenamento N for selecionada, a bateria do sistema híbrido (bateria de tração) não é carregada. Para ajudar a evitar que a bateria descarregue, evite deixar a posição N selecionada por um longo período de tempo.

Situações em que é possível ocorrer uma avaria no sistema de controlo do engrenamento das velocidades

Se alguma das seguintes situações ocorrer, é possível que haja uma avaria no sistema de controlo de engrenamento das velocidades.

Pare imediatamente o veículo num local seguro em piso plano, aplique o travão de estacionamento e, de seguida, contacte um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.

  • Quando a mensagem de aviso indicando o sistema de controlo de engrenamento das velocidades aparecer no mostrador de informações múltiplas.
  • Quando o indicador da posição de engrenamento permanece desligado.

Notas relativas ao funcionamento da alavanca de velocidades e interruptor da posição P

Evite operar repetidamente a alavanca de velocidades e o interrutor da posição P em rápida sucessão.

A função de proteção do sistema pode ativar e temporariamente não ser possível engrenar outra posição de engrenamento que não P. Se tal acontecer, por favor, aguarde um momento antes de tentar mudar novamente a posição de engrenamento.

Alavanca do indicador de mudança de direção

Instruções de funcionamento

Instruções de funcionamento

  1. Virar à direita
  2. Mudança de faixa para a direita (mova a alavanca até meio e liberte-a) Os sinais de mudança de direção do lado direito piscam 3 vezes.
  3. Mudança de faixa para a esquerda (mova a alavanca até meio e liberte-a) Os sinais de mudança de direção do lado esquerdo piscam 3 vezes.
  4. Virar à esquerda

Os sinais de mudança de direção funcionam quando

O interruptor Power está no modo ON.

Se os indicadores piscarem mais rapidamente do que o normal

Verifique se alguma das lâmpadas dos sinais de mudança de direção da frente ou traseiros está fundida.

Se os indicadores pararem de piscar antes da mudança de faixa ter sido realizada

Opere novamente a alavanca.

Configuração

O número de vezes que o sinal de mudança de direção pisca durante uma mudança de faixa pode ser alterado.

Travão de estacionamento

Instruções de funcionamento

Para acionar o travão de estacionamento, pressione completamente o pedal do travão de estacionamento com o pé esquerdo enquanto pressiona com o pé direito o pedal do travão.

(Se pressionar novamente o pedal liberta o travão de estacionamento.)

Instruções de funcionamento

Estacionar o veículo

Sinal sonoro de aviso de travão de estacionamento engrenado

O sinal sonoro soa para indicar que o travão de estacionamento continua aplicado

Utilização no inverno

ATENÇÃO

Antes de conduzir

Liberte completamente o travão de estacionamento.

Conduzir o veículo com o travão de estacionamento aplicado leva ao sobreaquecimento dos componentes de travagem, que pode afetar o desempenho de travagem e aumentar o desgaste dos travões.

Veja também:

Citroën C4. Comando de trancamento centralizado
Este comando permite trancar ou destrancar em simultâneo as portas e a porta da mala a partir do interior do veículo. Trancamento  Prima este botão para trancar o veículo. A luz avisadora vermelha do botão acende-se. Se uma das portas estiver aberta, o trancamento centralizado a partir do interior não se efectuará. Destrancamento Prima novamente este ...

Mitsubishi Lancer. Para-sóis
1 - Para eliminar reflexo frontal 2 - Para eliminar reflexo lateral Espelho de cortesia O espelho de cortesia está instalado na parte traseira (A) do para-sol. Porta-cartão Cartões podem ser guardados na parte traseira (A) da tampa do espelho de cortesia. ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.043