Citroën C4: Stop & Start

Citroën C4 / Condução / Stop & Start

O Stop & Start coloca o motor momentaneamente em vigilância - modo STOP - aquando das fases de paragem da deslocação do veículo (sinais vermelhos, engarrafamentos, outros...). É efectuado o arranque do motor automaticamente - modo START - assim que pretender colocar novamente o veículo em movimento. O arranque é efectuado de uma forma instantânea, rápida e silenciosa.

Perfeitamente adaptado a uma utilização urbana, o Stop & Start permite reduzir o consumo de combustível, as emissões de gases poluentes e o nível sonoro com o veículo parado.

Funcionamento

Passagem do motor para o modo STOP

O avisador "ECO" acende-se no quadro de bordo e o motor é colocado em vigilância automaticamente:

  • com uma caixa de velocidades manual, a uma velocidade inferior a 20 km/h, ou com o veículo parado com as versões gasolina PureTech 130 e Diesel BlueHDi 115 e 120, quando passar a alavanca de velocidades para ponto morto e soltar o pedal da embraiagem,
  • com uma caixa de velocidades automática, veículo parado, quando pressionar o pedal de travão ou colocar o selector de velocidades na posição N

Se presente no seu veículo, um contador de tempo acumula as durações de colocação no modo STOP durante o trajecto. É reposto a zeros em cada ligação da ignição com a chave ou com o botão "START/STOP".

O modo STOP não modifica as funcionalidades do veículo, como, por exemplo, a travagem, a direcção assistida

 

Nunca efectue uma reposição do nível do depósito de combustível quando o motor se encontrar em modo STOP; desligue imperativamente a ignição com a chave ou com o botão "START/STOP".

Casos particulares: modo STOP indisponível

O modo STOP não é activado quando:

  • o veículo encontra-se num local de forte inclinação (ascendente ou descendente),
  • a porta do condutor se encontrar aberta,
  • o cinto de segurança do condutor se encontrar removido,
  • a velocidade do veículo não tenha ultrapassado os 10 km/h desde o último arranque (com a chave ou com o botão "START/STOP"),
  • o travão de estacionamento eléctrico se encontrar engrenado ou em fase de engrenamento,
  • a manutenção do conforto térmico no habitáculo o exigir,
  • o desembaciamento se encontrar activo,
  • determinadas condições pontuais (carga da bateria, temperatura do motor, assistência à travagem, temperatura exterior...) o exigirem para assegurar o controlo do sistema.

Nestes casos, o avisador "ECO" acendese de forma intermitente durante alguns segundos e, em seguida, apaga-se.

Este funcionamento é perfeitamente normal.

Passagem para o modo START do motor

O avisador "ECO" apaga-se e o arranque do motor é efectuado novamente de forma automática:

  • com uma caixa de velocidades manual, quando pressionar completamente o pedal da embraiagem,
  • com uma caixa de velocidades automática:
  • selector de velocidades na posição D ou M, quando libertar o pedal de travão,
  • ou selector de velocidades na posição N e pedal de travão libertado, quando colocar o selector de velocidades na posição D ou M,
  • ou quando engrenar a marcha-atrás.
Com uma caixa de velocidades manual em modo STOP, em caso de passagem de uma velocidade sem ter desembraiado completamente, acendese um avisador ou é apresentada uma mensagem de alerta para o incitar a carregar no pedal da embraiagem para assegurar o arranque do motor.

Casos particulares: accionamento automático do modo START

Por motivos de segurança ou de conforto, o modo START é accionado automaticamente quando:

  • abrir a porta do condutor,
  • remover o cinto de segurança do condutor,
  • a velocidade do veículo ultrapassar os 25 km/h com uma caixa de velocidades manual (3 km/h com as versões gasolina PureTech 130 e Diesel BlueHDi 115 e 120) ou 3 km/h com uma caixa de velocidades automática,
  • o travão de estacionamento eléctrico se encontrar em fase de engrenamento,
  • determinadas condições particulares (carga da bateria, temperatura do motor, assistência à travagem, regulação do ar condicionado...) o exigirem para assegurar o controlo do sistema ou do veículo.

Neste caso, o avisador "ECO" acendese de forma intermitente durante alguns segundos e, em seguida, apaga-se.

Este funcionamento é perfeitamente normal.

Neutralização

Neutralização

A qualquer momento, pressione o comando "ECO OFF" para neutralizar o sistema.

Esta situação é assinalada pelo acendimento do avisador do comando, acompanhado pela apresentação de uma mensagem.

Se a neutralização tiver sido efectuada em modo STOP, o arranque do motor é efectuado imediatamente

Reactivação

Pressione novamente o comando "ECO OFF".

O sistema fica novamente activo; esta situação é assinalada através da extinção do avisador do comando e da apresentação de uma mensagem.

O sistema reactiva-se automaticamente em cada novo arranque com a chave ou com o botão "START/STOP".

Anomalia de funcionamento

Anomalia de funcionamento

Em caso de problema de funcionamento do sistema, o avisador do comando "ECO OFF" funciona de forma intermitente e, em seguida, acende-se fixamente.

Solicite a verificação junto da rede CITROËN ou de uma oficina qualificada.

Em caso de anomalia no modo STOP, é possível que o veículo bloqueie. Todos os avisadores do quadro de bordo são iluminados.

Consoante a versão, pode ser igualmente apresentada uma mensagem de alerta para lhe solicitar que coloque a alavanca de velocidades em N e que pressione o pedal de travão.

É, então, necessário desligar a ignição e, em seguida, efectuar novamente o arranque do motor com a chave ou com o botão "START/STOP".

Manutenção

Antes de qualquer intervenção sob o capot, neutralize o Stop & Start para evitar qualquer risco de lesão associada a um accionamento automático do modo START.

Este sistema necessita de uma bateria de 12V de tecnologia e características específicas (referências disponíveis junto da rede CITROËN ou de uma oficina qualificada).

A montagem de uma bateria não referenciada pela CITROËN dá origem a riscos de problema de funcionamento do sistema.

Manutenção

O Stop & Start recorre a uma tecnologia avançada. Qualquer intervenção neste tipo de bateria deverá ser efectuada exclusivamente na rede CITROËN ou numa oficina qualificada.
Veja também:

Citroën C4. Substituir uma lâmpada
As luzes encontram-se equipadas com vidro em policarbonato, revestidos por um verniz protector: não as limpe com um pano seco ou abrasivo, nem com um detergente ou solvente, utilize uma esponja e água com sabão ou um produto com um pH neutro, ao utilizar a lavagem de alta pressão em sujidade persistente, não aponte a lança de maneira persistente para ...

Renault Fluence. Troca de roda
Ative o pisca-alerta. Estacione o veículo em lugar afastado da circulação, em piso plano, firme, e que não deslize (se necessário, coloque uma base sólida por baixo do macaco). Acione o freio de estacionamento e deixe o veículo engrenado (em primeira marcha ou marcha ré, ou na posição P, para os veículos ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0399