Citroën C4: Indicador de alteração de velocidade

Citroën C4 / Condução / Indicador de alteração de velocidade

Sistema que permite reduzir o consumo de combustível ao preconizar a velocidade mais adaptada.

Funcionamento

Consoante a situação de condução e o equipamento do veículo, o sistema pode preconizar que salte uma (ou várias) velocidade(s). Pode seguir esta indicação sem passar pelas velocidades intermédias.

As indicações de engrenamento de uma velocidade não devem ser consideradas obrigatórias. Com efeito, a configuração da estrada, a densidade da circulação e a segurança constituem elementos determinantes na escolha da melhor velocidade. É da responsabilidade do condutor seguir ou não as indicações do sistema.

Esta função não pode ser desactivada.

A informação é apresentada no quadro de bordo sob a forma de uma seta.

Nos veículos equipados com uma caixa de velocidades manual, a seta pode ser acompanhada pela velocidade preconizada.

Com uma caixa de velocidades automática, o sistema só se activa em modo manual.

* Consoante a motorização

Exemplo:

  • O veículo encontra-se na terceira velocidade.
  • Pressione o pedal do acelerador.
  • O sistema pode propor o engrenamento de uma velocidade superior.

Funcionamento

Nas versões Diesel BlueHDi 150 com caixa de velocidades manual, o sistema pode propor-lhe a passagem para ponto-morto para favorecer a colocação do motor em vigilância (modo STOP do Stop & Start), em determinadas condições de condução.

Neste caso, N é visualizado no quadro de bordo.

 

O sistema adapta as instruções de alteração de velocidade em função das condições de deslocação (inclinação, carga,...) e das solicitações do condutor (solicitação de potência, aceleração, travagem,...).

O sistema não propõe, em caso algum:

  • o engrenamento da primeira velocidade,
  • o engrenamento da marcha-atrás,
Veja também:

Citroën C4. Elementos de identificação
Diferentes dispositivos de marcação visíveis para a identificação e a procura do veículo. A. Número de série sob o capot motor. Este número encontra-se gravado na carroçaria próximo do suporte do amortecedor. B. Número de série no painel de bordo. Este número encontra-se inscrito numa etiqueta colada e visível através do párabrisas. C. Etiqueta do construtor. Este n ...

Mitsubishi Lancer. Interruptor das luzes de neblina traseiras
A luz de neblina traseira pode ser acionada quando os faróis ou faróis de neblina dianteiros* estiverem acesos. A luz indicadora no painel de instrumentos permanecerá acesa enquanto a luz de neblina traseira estiver ligada. Gire uma vez o botão uma vez na direção "ON" (ligada) para acender os faróis de neblina dianteiros. Gire mais ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0388