Citroën C4: Arranque/paragem do motor com a chave

Citroën C4 / Condução / Arranque/paragem do motor com a chave

Contactor da chave

Contactor da chave

Inclui 3 posições:

  • posição 1 (Stop): inserção e extracção da chave, coluna de direcção trancada,
  • posição 2 (Contacto): coluna de direcção destrancada, ignição ligada, préaquecimento Diesel, arranque do motor,
  • posição 3 (Arranque).

Posição contacto

Permite a utilização dos equipamentos eléctricos do veículo ou recarregar acessórios.

Quando o nível de carga da bateria atinge o nível de reserva, o sistema entra em modo de economia de energia: a alimentação é cortada automaticamente para preservar a carga da bateria

Evite pendurar um objecto pesado na chave ou no telecomando, tornando-a pesada sobre o seu eixo no contactor o que poderá provocar um problema de funcionamento.

Poderá ser uma situação agravante com o accionamento do airbag frontal.

 

Quando se desliga o motor perde-se a assistência à travagem.

Arranque do motor

Travão de estacionamento engatado, caixa de velocidades em ponto morto ou na posição N ou P:

  • pressionar a fundo o pedal de embraiagem (caixa de velocidades manual), ou
  • pressionar a fundo o pedal de travão (caixa de velocidades automática),
  • insira a chave no contactor; o sistema reconhece o código,
  • destranque a coluna de direcção girando simultaneamente o volante e a chave,
Em algumas situações, poderá ser necessário exercer uma força significativa para manobrar o volante (rodas viradas, por exemplo).
  • Com um motor a gasolina, accione o motor de arranque rodando a chave até à posição 3 até o motor arrancar, sem acelerar. Assim que o motor arrancar, largue a chave
  • Com um motor a Diesel, rode a chave até à posição 2, ligação da ignição, para activar o dispositivo de pré-aquecimento do motor.

Aguarde que esta luz avisadora se apague no quadro de bordo e depois accione o motor de arranque rodando a chave até à posição 3 até o motor arrancar, sem acelerar.

Assim que o motor arrancar, largue a chave.

Em condições de Inverno, esta luz avisadora permanece acesa durante mais tempo. Assim que o motor estiver quente, esta luz avisadora não se acende.

 

oficina qualificadaSe o motor não arrancar imediatamente, desligue a ignição. Aguarde alguns instantes antes de tentar arrancar novamente.

Se após algumas tentativas o motor não arrancar, não insista: arrisca-se a danificar o motor de arranque e o motor. Entre em contacto com a rede CITROËN ou com uma.

 

Em condições temperadas, não aqueça o motor parado, arranque imediatamente e circule a um regime moderado.

 

Nunca deixe o motor ligado num local fechado sem ventilação suficiente: os motores térmicos emitem gases de escape tóxico, como o monóxido de carbono. Risco de intoxicação e morte! Em condições de Inverno muito rigorosas (temperaturas inferiores a -23ºC), para garantir o bom funcionamente e a longevidade dos componentes mecânicos do seu veículo, motor e caixa de velocidades, é necessário deixar o motor em funcionamento durante 4 minutos antes de arrancar com o veículo.

Desligar o motor

  • Imobilize o veículo.
  • Motor ao ralenti, rode a chave para a posição 1.
  • Retire a chave do contactor.
  • Para trancar a coluna de direcção, manobre o volante até o mesmo bloquear.
Para facilitar o destrancamento da coluna de direcção, é recomendável que coloque as rodas da frente no eixo do veículo antes de desligar o motor.
  • Verifique que o travão de estacionamento se encontra correctamente engatado, particularmente em terreno inclinado.
Nunca desligue a ignição antes de imobilizar completamente o veículo.

Com o motor desligado as funções de assistência à travagem e a direcção estão igualmente desligadas: risco de perda de controlo do veículo.

 

Ao sair do veículo, guarde a chave consigo e tranque o veículo.

Modo de economia de energia

Após desligar o motor (posição 1-Stop) pode ainda utilizar, durante um período acumulado máximo de trinta minutos, funções tais como o sistema de áudio e telemática, os limpa-vidros, as luzes de cruzamento, luzes do tecto,...

Para mais informações sobre o modo de economia de energia, consulte a rubrica correspondente.

 

Esquecimento da chave

Em caso de esquecimento da chave no contactor na posição 2 (Contacto), o corte de ignição ocorre automaticamente ao fim de uma hora.

Para ligar novamente a ignição, rode a chave para a posição 1 (Stop) e, de seguida, novamente para a posição 2 (Contacto).

Veja também:

Citroën C4. Instalação das barras de tejadilho
Por motivos de segurança e para evitar danos no tejadilho, é imperativo utilizar as barras de tejadilho transversais homologadas para o seu veículo. Para instalar as barras de tejadilho deverá fixá-las exclusivamente nos quatro pontos de fixação situados no quadro do tejadilho. Estes pontos são ocultados pelas portas do veículo quando estas se encontrarem fechadas. As fixaç ...

Citroën C4. Sistemas de controlo da trajectória
Antipatinagem das rodas (ASR) e controlo dinâmico de estabilidade (CDS) A antipatinagem das rodas optimiza a motricidade, para evitar a patinagem das rodas, agindo nos travões das rodas motoras e no motor. O controlo dinâmico de estabilidade actua sobre o travão de uma ou várias rodas e no motor para manter o veículo na trajectória desejada pelo condutor, de acordo com o ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0383