Citroën C4: Aditivo AdBlue e sistema SCR (Diesel Blue HDi)

Citroën C4 / Informações práticas / Aditivo AdBlue e sistema SCR (Diesel Blue HDi)

Para garantir o respeito do ambiente e da nova norma Euro 6, sem alterar o desempenho nem penalizar o consumo de combustível dos seus motores Diesel, a CITROËN optou por equipar os seus veículos com um dispositivo que associa o sistema SCR (Redução Catalítica Selectiva) e o filtro de partículas (FAP) para o tratamento dos gases de escape

Sistema SCR

Com o auxílio de um aditivo chamado AdBlue que contém ureia, um catalisador transforma até 85% dos óxidos de azoto (NOx) em azoto e água, inofensivos para a saúde e o meio ambiente.

Sistema SCR

O aditivo AdBlue encontra-se num depósito específico, situado sob a mala, na traseira do veículo. O depósito tem capacidade para 17 litros: permite uma autonomia de cerca de 20 000 km antes do accionamento de um dispositivo de alerta que o adverte que o nível de reserva lhe permite percorrer 2 400 km.

A cada visita de manutenção programada do seu veículo na rede CITROËN ou numa oficina qualificada, o enchimento do depósito de aditivo AdBlue será efectuado para permitir o bom funcionamento do sistema SCR.

Se a quilometragem prevista entre dois intervalos de manutenção ultrapassar o limite de 20 000 km, recomendamos-lhe que se desloque à rede CITROËN ou a uma oficina qualificada para efectuar a reposição de nível necessária.

Quando o reservatório de 'AdBlue estiver vazio, um dispositivo regulamentar impede o arranque do motor Quando o sistema SCR apresentar um problema de funcionamento, o nível de emissões do seu veículo deixa de estar em conformidade com a regulamentação Euro 6: o seu veículo torna-se poluente.

No caso de problema de funcionamento confirmado do sistema SCR, deve dirigir-se, o mais rapidamente possível, à rede CITROËN ou a uma oficina qualificada: após percorridos 1 100 km, um dispositivo será activado automaticamente para impedir o arranque do motor.

 

Congelamento do aditivo AdBlue O aditivo AdBlue gela a temperaturas inferiores a cerca de -11C.

O sistema SCR possui um dispositivo de reaquecimento do depósito de AdBlue que lhe permite colocar o veículo em movimento em condições climáticas de muito frio.

Abastecimento de aditivo AdBlue

O enchimento do depósito de AdBlue está previsto a cada revisão do seu veículo na rede CITROËN ou numa oficina qualificada.

No entanto e considerando a capacidade do depósito, poderá ser necessário efectuar abastecimentos complementares de aditivo entre revisões, especialmente se um alerta (luz avisadora e mensagem) assim o indicar.

Poderá dirigir-se à rede CITROËN ou a uma oficina qualificada.

Caso pretenda efectuar este abastecimento por si próprio, leia atentamente as seguintes recomendações.

Precauções de utilização

O aditivo AdBlue é uma solução à base de ureia. Este líquido é não inflamável, incolor e inodoro (conservar num local fresco).

Em caso de contacto com a pele, lave a zona afectada com água corrente e sabão. Em caso de contacto com os olhos, lave imediatamente com água corrente e abundante ou com uma solução de lavagem ocular. Em caso de persistência de sensação de ardor ou irritação, consulte um médico.

Em caso de ingestão, lave imediatamente a boca com água limpa e beba bastante água.

Em determinadas circunstâncias (por exemplo, temperatura elevada), o risco de libertação de amoníaco não pode ser excluído: não inalar o produto. Os vapores de amoníaco têm uma acção irritante nas mucosas (os olhos, o nariz e a garganta).

Conserve o AdBlue fora do alcance das crianças, no seu frasco original.

Nunca transvase o AdBlue para outro recipiente: o aditivo perderá as suas qualidades de pureza.

Utilize somente o aditivo AdBlue em conformidade com a norma ISO 22241.

Nunca dilua o aditivo com água.

Nunca coloque o aditivo no depósito de gasóleo.

Precauções de utilização

O armazenamento em frasco com sistema anti-gota permite simplificar as operações de abastecimento. Poderá adquirir frascos de 1,89 litros (1/2 galão) na rede CITROËN ou numa oficina qualificada.

Nunca faça o abastecimento de 'AdBlue num distribuidor reservado para veículos pesados.

Recomendações de armazenamento

O AdBlue congela abaixo de -11C e degradase a partir de 25C. É recomendado que guarde os frascos num local fresco ao abrigo da exposição directa à luz solar.

Nestas condições o aditivo poderá ser conservado durante pelo menos um ano.

Se o aditivo congelou, o mesmo poderá ser novamente utilizado uma vez completamente descongelado à temperatura ambiente.

Não guarde os frascos de AdBlue no seu veículo.

Procedimento

Antes de proceder ao abastecimento assegurese que o seu veículo se encontra estacionado numa superfície plana e horizontal.

No Inverno, verifique que a temperatura do veículo é superior a -11ºC. Caso contrário o AdBlue congelará e não poderá ser inserido no depósito. Guarde o seu veículo num local com uma temperatura moderada durante algumas horas para poder efectuar o abastecimento.

  • Desligue a ignição e retire a chave, ou caso o seu veículo esteja equipado, pressione o botão START/STOP para desligar o motor.

Procedimento

  • Elevar o piso da mala para aceder ao depósito de AdBlue.

    Imobilize o piso fixando o seu cordão ao gancho de suporte da prateleira.

  • Desencaixe o obturador em plástico preto, através da sua lingueta.
  • Insira os dedos no orifício e rode o tampão azul um sexto de volta no sentido inverso aos ponteiros do relógio.
  • Liberte o tampão para cima com cuidado, sem libertar.

Procedimento

  • Obtenha um frasco de AdBlue.

    Após verificar a data de validade, leia atentamente as instruções de utilização da etiqueta antes de verter o conteúdo do frasco no depósito de AdBlue do seu veículo.

Importante: se o depósito de AdBlue do seu veículo estiver completamente vazio - o que é confirmado pelas visualizações de alerta e pela impossibilidade de ligar o motor - deve obrigatoriamente efectuar um abastecimento, no mínimo, de 3,8 litros (ou seja dois frascos de 1,89 litro).
  • Após retirar o frasco, no caso de haver derrames, limpe o bocal do depósito com o auxílio de um pano húmido.
No caso de projecções do aditivo, lave imediatamente com água fria ou limpe com o auxílio de um pano húmido.

Caso o aditivo tenha cristalizado, elimine-o com o auxílio de uma esponja e de água quente.

  • Volte a colocar o tampão azul no bocal do depósito e rode um sexto de volta no sentido dos ponteiros do relógio, até ao limite.
  • Volte a colocar o obturador no plástico preto encaixando-o na tampa.
  • Liberte o fio do gancho de suporte da prateleira e baixe o piso da mala.
Importante: em caso de reposição do nível após uma falta de aditivo, deverá aguardar imperativamente cerca de 5 minutos antes de voltar a ligar a ignição, sem abrir a porta do condutor, nem destrancar o veículo, nem introduzir a chave no contactor, nem introduzir a chave do sistema "Acesso e arranque mãos livres " no habitáculo.

Ligue a ignição e, em seguida, após decorrido um espaço de tempo de 10 segundos, ligue o motor.

 

Não deite fora os frascos de aditivo AdBlue com os resíduos domésticos.

Deposite-os num contentor próprio para o efeito ou entregue-os no seu Ponto de Venda.

Veja também:

Citroën C4. Pesos Diesel
* O peso em ordem de marcha é igual à tara + condutor (75 kg). ** O peso de reboque travado pode ser, de acordo com o limite de MTRA, aumentado desde que se reduza a MTAC do veículo tractor; atenção, o reboque com o veículo tractor pouco carregado pode degradar a respectiva aderência à estrada. Os valores de MTRA e de cargas rebocáveis indicadas são válidas para uma altitude ...

Lexus CT200h. Utilização das luzes interiores
Lista das luzes interiores Luzes exteriores para os pés Luz do suporte para copos (quando o interruptor Power está no modo ACCESSORY ou ON) Luzes individuais/interiores da frente Luz interior traseira Iluminação na área dos pés Quando o botão de controlo da luz do painel de instrumentos está totalmente voltado para bai ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0377