Nissan Versa: Sistema de proteção complementar

Precauções no sistema de proteção complementar

As informações descritas nesta seção sobre o Sistema de Proteção Complementar (SRS) referem-se a pontos importantes do sistema do air bag dianteiro do motorista e passageiro.

Sistema complementar do air bag de impacto frontal: Este sistema ajuda a reduzir as forças de impacto no motorista e passageiro dianteiro, na região da cabeça e do tórax, em determinados tipos de colisões frontais.

O sistema de proteção complementar está projetado para complementar em um acidente a proteção do cinto de segurança para o motorista e passageiro não sendo um item de substituição dos cintos de segurança. O cinto de segurança deve ser usado corretamente e tanto o motorista quanto o passageiro dianteiro devem estar sentados a uma distância apropriada do volante de direção, painel de instrumentos e acabamentos da porta dianteira. Consulte "Cintos de segurança" anteriormente nesta seção para instruções e precauções sobre o uso dos cintos de segurança.

O sistema do air bag somente funcionará quando o interruptor de ignição estiver na posição ON ou START.

Quando o interruptor de ignição estiver na posição ON, a luz de advertência do sistema do air bag se acenderá. A luz de advertência do sistema do air bag se apagará após aproximadamente 7 segundos, se o sistema estiver funcionando corretamente.

Precauções no sistema de proteção complementar

ATENÇÃO

  • Os air bags frontais não serão inflados em caso de uma colisão lateral, impacto traseiro, capotagem ou pequena colisão frontal. Sempre utilize o cinto de segurança, ele ajuda a reduzir o risco ou a gravidade de um ferimento em vários tipos de acidentes.
  • Os cintos de segurança e os air bags frontais serão mais eficientes quando o ocupante estiver encostado na posição mais vertical possível do banco. Os air bags frontais inflam com uma grande força. Se você não estiver usando o cinto de segurança, se estiver inclinado para frente, sentado de lado ou fora da posição normal, você estará correndo um grande risco de ferir-se gravemente ou morrer em uma colisão. Você e os passageiros podem também sofrer ferimentos graves ou fatais com o impacto do air bag frontal se você estiver de costas para o dispositivo quando o mesmo for ativado. Sempre sente-se corretamente e numa distância razoável do volante ou do painel de instrumentos.

    Utilize sempre os cintos de segurança.

  • Mantenha as mãos na parte externa do volante de direção. Se posicionar as mãos na parte interna do volante de direção poderá aumentar o risco de sofrer ferimentos graves no caso do air bag frontal se inflar.

Precauções no sistema de proteção complementar

ATENÇÃO

Nunca permita que crianças viajem sem qualquer sistema de proteção infantil ou com as mãos ou rosto para fora das janelas. Não tente segurá-las no colo ou nos braços. Alguns exemplos de posições perigosas para viajar são mostrados nas figuras a seguir.

Precauções no sistema de proteção complementar

Precauções no sistema de proteção complementar

ATENÇÃO

As crianças podem se ferir gravemente ou morrer quando os air bags frontais forem acionados, caso não estejam apropriadamente protegidas por um sistema de proteção infantil. Adolescentes e crianças devem sempre ser transportadas no assento traseiro.

Nunca instale um sistema de proteção infantil no banco dianteiro. O sistema de air bag sendo acionado pode causar ferimentos graves ou matar a criança.

Consulte "Sistema de proteção infantil", anteriormente nesta seção para mais detalhes.

Sistema complementar do air bag de impacto frontal

Sistema complementar do air bag de impacto frontal

1. Sensor de zona de impacto

2. Módulos complementares do air bag de impacto frontal

3. Unidade de Controle do Air bag (ACU)

O sistema complementar do air bag de impacto frontal do motorista está localizado no centro do volante de direção. O air bag de impacto frontal do passageiro dianteiro está localizado no painel acima do porta-luvas. Os air bags frontais são projetados para inflar no caso de colisões frontais altamente severas, embora possam ser inflados caso forças de outros tipos de colisões forem similares àquelas de colisões frontais altamente severas.

Os air bags não serão inflados em determinadas colisões frontais. A ocorrência de danos no veículo (ou a falta deles) nem sempre é uma indicação do funcionamento adequado do sistema do airbag frontal.

Caso você tenha dúvidas a respeito do sistema do air bag, entre em contato com uma concessionária Nissan. E se você não possuir habilidade de realizar procedimentos no veículo, dirija-se a uma concessionária Nissan.

Informações para contato estão contidas nas primeiras páginas deste Manual do Proprietário.

Quando um air bag frontal for inflado, será ouvido um ruído bastante forte, acompanhado da liberação de fumaça. A fumaça não é prejudicial e não indica fogo.

Evite inalar a fumaça, pois caso seja inalada poderá causar irritação e dificuldade de respiração.

Pessoas com históricos de problemas respiratórios devem ser levadas rapidamente para locais ventilados.

Os air bags frontais, em conjunto com os cintos de segurança, ajudam a reduzir a força de impacto sobre o rosto e o tórax dos ocupantes nos bancos dianteiros. Eles podem ajudar a salvar vidas e reduzir ferimentos graves. Entretanto, o acionamento do air bag frontal pode causar escoriações no rosto ou outros ferimentos. Os air bags frontais não protegem a parte inferior do corpo.

Os cintos de segurança devem ser usados corretamente e tanto o motorista quanto o passageiro dianteiro devem estar sentados na posição vertical a uma distância apropriada do volante de direção ou do painel de instrumentos.

Os air bags frontais inflam rapidamente para ajudar a proteger os ocupantes nos bancos dianteiros. O sistema air bag infl a com uma grande força podendo aumentar o risco de ferimentos se os ocupantes estiverem muito perto ou no sentido oposto ao módulo de air bag frontal durante o acionamento.

Os air bags frontais esvaziam-se rapidamente após a colisão.

Os air bags somente funcionam quando o interruptor de ignição estiver na posição ON ou START.

Quando o interruptor de ignição estiver na posição ON, a luz de advertência do sistema do air bag se acenderá. A luz de advertência do air bag se apagará após aproximadamente 7 segundos, se o sistema estiver funcionando corretamente.

Outras precauções sobre o air bag de impacto frontal

ATENÇÃO

  • Não coloque nenhum objeto sobre o volante de direção ou no painel de instrumentos. Também não coloque nenhum objeto entre os ocupantes e o volante de direção e o painel de instrumentos. Estes objetos podem se tornar projéteis perigosos e causar ferimentos quando o air bag frontal for acionado.
  • Logo após o enchimento, muitos componentes do sistema do air bag ficarão quentes. Não toque nestes componentes, pois você poderá sofrer graves queimaduras.
  • Não faça alterações no sistema elétrico do veículo ou no sistema de suspensão em locais não autorizados porque pode afetar o sistema de operação do air bag.
  • Alterações no sistema do air bag frontal podem causar graves ferimentos. As alterações incluem a troca do volante de direção e do conjunto do painel de instrumentos, a colocação de materiais sobre a almofada do volante, ou a instalação de materiais decorativos ao redor do sistema do air bag.
  • Serviços no sistema do air bag frontal devem ser realizados por uma concessionária Nissan. A instalação de equipamentos elétricos também deve ser feita na concessionária Nissan.

    Os chicotes do Sistema de Proteção Complementar (SRS) não devem ser modificados ou desconectados. Não deverão ser utilizados equipamentos de teste elétrico, ou dispositivos de prova não autorizados no sistema do air bag.

  • Um para-brisa trincado deve ser substituído imediatamente por um reparador qualificado. Um para-brisa trincado poderá afetar o funcionamento do sistema complementar do air bag.
  • Os conectores do chicote elétrico SRS são amarelo e laranja para facilitar a identificação.

Cintos de segurança com prétensionadores (Bancos dianteiros)

ATENÇÃO

  • Os pré-tensionadores não podem ser reutilizados após ativação. Eles devem ser substituídos junto com o retrator e fecho como um todo.
  • Se o veículo se envolver em uma colisão, mas o pré-tensionador não for ativado, certifique-se de verificar o sistema do pré-tensionador e, se necessário, substitua-o na sua concessionária Nissan.
  • Nenhuma alteração deve ser feita a quaisquer componentes ou chicotes do sistema do pré-tensionador. Isto evitará danos ou uma ativação acidental nos pré-tensionadores. A alteração no sistema do pré-tensionador pode resultar em graves ferimentos.
  • O trabalho em volta do sistema do pré-tensionador deve ser feito em uma concessionária Nissan. A instalação de equipamentos elétricos deve ser feita também em uma concessionária Nissan. O uso não autorizado de equipamentos de testes elétricos e dispositivos de solda não devem ser usados no sistema do pré-tensionador.
  • Caso seja necessário descartar o prétensionador ou sucatear o veículo, contate uma concessionária Nissan. Os procedimentos de descarte incorretos podem causar ferimentos graves.

Operando junto com o retrator do cinto de segurança, o pré-tensionador ajuda a prender o cinto de segurança quando o veículo se envolver em certos tipos de colisões, ajudando a reter os ocupantes do banco dianteiro.

O pré-tensionador está localizado dentro do retrator do cinto de segurança. Esses cintos de segurança são usados da mesma maneira que os cintos de segurança convencionais.

Quando um pré-tensionador for ativado, uma fumaça será liberada e um ruído alto deverá ser ouvido. Esta fumaça não é nociva e não indica indícios de chama. Evite inalar a fumaça, pois caso seja inalada poderá causar irritação e difi - culdade de respiração.Pessoas com históricos de problemas respiratórios devem ser levadas rapidamente para locais ventilados.

Após a ativação do pré-tensionador, os limitadores de carga permitem que o cinto de segurança seja liberado (se necessário) para diminuir as forças contra o peito.

A luz de advertência do sistema complementar do air bag   é usada para indicar falhas no sistema do pré-tensionador (Para mais detalhes, consulte "Luz de Advertência do Sistema Complementar do Air Bag", nesta seção.) Se a luz de advertência do sistema complementar do air bag se acender, isto indica uma falha. Verifi - que o sistema em uma concessionária Nissan.

Ao vender o seu veículo, recomendamos que você informe o comprador sobre o sistema do pré-tensionador e também sobre as seções adequadas neste Manual do Proprietário.

Etiquetas de advertência do sistema do air bag

Etiquetas de advertência do sistema do air bag

1. SRS Etiqueta de Advertência do Air Bag (localizada no para-sol)

Etiquetas de aviso sobre o sistema complementar do air bag de impacto frontal estão localizadas no veículo (conforme indicado na ilustração).

Luz de advertência do sistema do air bag

Luz de advertência do sistema do air bag

A luz de advertência do sistema do air bag mostrada no painel de instrumentos, monitora os circuitos do air bag de impacto frontal. Os circuitos monitorados incluem a Unidade de Controle do Air bag (ACU), sensor da zona de impacto, módulos dos air bags frontais e todos os chicotes relacionados.

Quando o interruptor de ignição for colocado na posição ON ou START, a luz de advertência do sistema do air bag se acenderá por aproximadamente 7 segundos e em seguida se apagará.

Isso significa que o sistema está operacional.

Ocorrendo alguma das condições a seguir, o air bag frontal necessita de reparo:

  • A luz de advertência do sistema do air bag permanece acesa após aproximadamente 7 segundos.
  • A luz de advertência do sistema do air bag pisca intermitentemente.
  • A luz de advertência do sistema do air bag não se acende em nenhum momento.

Sob estas condições, o sistema do air bag frontal não funciona apropriadamente. O sistema deverá ser inspecionado e reparado. O veículo deverá ser rebocado até a concessionária Nissan.

ATENÇÃO

Se a luz de advertência do sistema do air bag estiver acesa, pode indicar que o sistema de air bag frontal não funcionará em caso de acidente. Para reduzir a probabilidade de ferimentos a você mesmo e a outros, leve o veículo o mais breve possível até uma concessionária Nissan.

Procedimentos de substituição e reparo

Os air bags frontais foram projetados para acionar basicamente uma única vez. Como alerta, a menos que esteja danificada, a luz de advertência do sistema do air bag permanecerá acesa após o acionamento ter ocorrido. Reparos e substituições nos sistemas complementares do air bag, devem ser executados somente por uma concessionária Nissan. Quando for necessário realizar um trabalho de manutenção no veículo, o sistema do air bag frontal deve ser atentamente examinado pelo funcionário responsável pela manutenção. O interruptor de ignição sempre deve ser colocado na posição LOCK quando for realizado um serviço no compartimento do motor ou no interior do veículo.

ATENÇÃO

  • Uma vez que o air bag frontal tenha sido acionado, o módulo do air bag não funcionará novamente e deverá ser substituído. O módulo do air bag deve ser substituído em uma concessionária Nissan. O módulo do air bag não pode ser reparado.
  • O sistema do air bag frontal deve ser inspecionado em uma concessionária Nissan, caso ocorra algum dano na parte frontal do veículo.
  • Caso você precise descartar o sistema do air bag ou caso o veículo seja sucateado, procure uma concessionária Nissan. Os procedimentos corretos para inutilização do sistema do air bag estão descritos no Manual de Serviço Nissan do veículo. A inutilização inadequada pode causar ferimentos graves.
Veja também:

Nissan Versa. Correia de acionamento de acessórios
1. Bomba de água 2. Alternador 3. Polia da árvore de manivelas 4. Compressor do ar-condicionado (se equipado) / Polia intermediária (se equipado) 5. Tensionador manual ATENÇÃO Certifique-se de que o interruptor de ignição esteja na posição "OFF" antes de realizar o reparo na correia de acionamento de acessórios ...

Mitsubishi Lancer. Técnicas para uma direção segura
Proteção total e direção segura não podem ser totalmente asseguradas. Entretanto, recomendamos que você tenha atenção extra com os seguintes pontos: Cintos de segurança Antes de dar partida no veículo, certifique-se que você e os outros ocupantes estejam usando os cintos de segurança. Tapetes Advert&ecir ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0377