Nissan Versa: Sistema de áudio (se equipado)

Rádio

Coloque o interruptor de ignição na posição ACC ou ON e pressione a tecla PWR para ligar o rádio. Se você escutar o rádio quando o motor não estiver funcionando, o interruptor de ignição deverá ser colocado na posição ACC.

A recepção do rádio é afetada pela intensidade do sinal da estação, distância do transmissor de rádio, prédios, pontes, montanhas e outras interferências externas. Mudanças intermitentes na qualidade da recepção normalmente são causadas por estas interferências externas.

O uso de um telefone celular dentro ou nas proximidades do veículo pode interferir na qualidade da recepção do rádio.

Recepção do rádio

O seu sistema de rádio Nissan é equipado com circuitos eletrônicos modernos para melhorar a recepção de rádio. Estes circuitos são projetados para ampliar o alcance de recepção e aprimorar a qualidade desta recepção.

No entanto, existem algumas características tanto dos sinais de rádio FM quanto de AM, que podem afetar a qualidade da recepção de rádio em um veículo em movimento, mesmo quando o melhor equipamento for usado. Estas características podem acontecer normalmente em uma determinada área de recepção, e não significam que há defeito no seu sistema de rádio Nissan.

As condições de recepção serão constantemente alteradas devido ao movimento do veículo.

Os prédios, a topografia, a distância do sinal e a interferência de outros veículos podem contribuir para que a recepção ideal seja prejudicada.

Abaixo estão descritos alguns dos fatores que podem afetar a recepção do seu rádio.

Alguns telefones celulares ou outros dispositivos podem causar interferências ou ruídos nos alto-falantes do sistema de áudio. O armazenamento dos dispositivos em diferentes locais pode reduzir ou eliminar estes ruídos.

Recepção de rádio FM

Alcance: O alcance do FM é normalmente limitado a 40 - 48 km, com canal mono (de um único canal) de FM e possui um alcance ligeiramente maior do que o FM estéreo.

Às vezes, as influências externas podem interferir na recepção de uma estação FM se a mesma estiver dentro de um raio de 40 km.

A intensidade do sinal de FM está diretamente relacionada à distância entre o transmissor e o receptor. Os sinais de FM seguem uma trajetória "line-of-sight" (linha da visão), apresentando muitas características da luz. Por exemplo, elas são refletidas por objetos.

Fade e flutuação: À medida que o seu veículo se afasta de um transmissor de estação, os sinais tendem a apresentar fading (enfraquecimento) e/ou flutuação.

Estática e oscilação: Durante a interferência no sinal, causada por prédios, altas montanhas ou devido à posição da antena (geralmente em conjunto com a maior distância do transmissor da estação), a estática ou a oscilação podem ocorrer. Isto pode ser reduzido ajustando o controle treble (agudos) para reduzir a resposta dos sinais agudos.

Recepção múltipla: Devido às características reflexivas dos sinais de FM, os sinais diretos e refletidos alcançam o receptor ao mesmo tempo.

Os sinais podem se cancelar mutuamente, o que resulta em oscilação ou perda de som momentânea.

Recepção de rádio AM

Os sinais de AM, devido à sua baixa frequência, podem contornar objetos e ricochetear no solo.

Além disso, os sinais podem atingir a ionosfera e serem desviados de volta à Terra. Por causa dessas características, os sinais de AM também estão sujeitos à interferência no seu trajeto do transmissor até o receptor.

Fading (enfraquecimento): Ocorre quando o veículo está trafegando por túneis ou em áreas com muitos prédios altos. Esse fenômeno também pode ocorrer durante vários segundos, durante turbulência ionosférica, mesmo em áreas onde não existam obstáculos.

Estática: Causados por tempestades, linhas de transmissão de energia, painéis elétricos e até mesmo por semáforos.

Recepção de rádio AM

Precauções quanto à operação de áudio CD player

CUIDADO

  • Não force um CD para dentro da abertura de entrada de CD. Isto pode causar danos ao CD e/ou CD changer/player.
  • Se um usuário tentar carregar um CD com a abertura de entrada de CD obstruída, poderá causar danos ao CD e/ou CD changer.

Apenas um CD pode ser inserido para a leitura do CD player por vez.

Utilize somente discos de alta qualidade 12 cm (4,7 pol.) que possuam o selo "COMPACT disc DIGITAL AUDIO" no disco ou na embalagem.

Em clima frio ou dias chuvosos, o CD player pode apresentar falhas no funcionamento devido à umidade. Se isso ocorrer, retire o CD e desumidifique ou ventile o CD player completamente.

O CD player pode "pular" ao conduzir o veículo em estradas esburacadas.

Às vezes o CD player pode não funcionar quando a temperatura do compartimento estiver extremamente alta. Diminua a temperatura antes do uso.

Não exponha o CD diretamente à luz solar.

Os CDs que estiverem em mau estado ou sujos, riscados ou marcados com impressões digitais podem não funcionar adequadamente.

Os CDs a seguir podem não funcionar adequadamente:

  • Discos compactos com cópia controlada (CCCD)
  • Discos compactos graváveis (CD-R)
  • Discos compactos regraváveis (CD-RW)

Não use os seguintes CDs, pois podem causar falhas no CD player:

  • Discos de 8 cm (3,1 pol.) com o adaptador
  • CDs que não sejam redondos
  • CDs com rótulo de papel
  • CDs que estão empenados, riscados ou que apresentem bordas irregulares

Este sistema de áudio reproduz somente CDs previamente gravados. Ele não tem a capacidade de gravar CDs.

Caso o CD não possa ser executado, uma das mensagens a seguir será exibida.

1. MP3 or WMA file not supported "UN PLAYABLE TRACK" Go to next track

2. CD ROM "No Áudio Track" Eject disc and go to the last mode

3. TEMP/MECH ERROR "PRESS EJECT"

4. READ/FOCUS ERROR "CHECK DISC"

CHECK DISC:

  • Verifique se o CD foi inserido corretamente (rótulo voltado para cima, etc.).
  • Verifique se o CD não está empenado ou torto e sem riscos.

PRESS EJECT:

Este erro é devido à temperatura excessiva dentro do player. Remova o CD pressionando a tecla EJECT. Após algum tempo, reinsira o CD. O CD poderá ser executado quando a temperatura do player retornar ao normal.

UNPLAYABLE:

O arquivo não pode ser executado por este sistema de áudio (somente MP3 ou WMA CD).

CD Player com MP3

Termos:

  • MP3 - MP3 é uma abreviação para "Moving Pictures Experts Group Audio Layer 3". MP3 é o formato de arquivo comprimido de áudio digital mais conhecido. Este formato permite qualidade de som semelhante ao CD, mas com uma fração do tamanho de arquivos auditivos normais. A conversão para MP3 de uma faixa de áudio de CD pode reduzir o tamanho do arquivo numa relação de aproximadamente 10:1 virtualmente com nenhuma perda perceptível em qualidade.

    A compressão para MP3 remove as partes redundantes e irrelevantes de um sinal sonoro que a audição humana não ouve.

  • WMA - Windows Mídia Áudio (WMA)* é um formato de áudio compactado criado pela Microsoft como uma alternativa para o MP3. O codec do WMA oferece maior compressão de arquivo que o codec do MP3, permitindo o armazenamento de mais faixas de áudio digitais na mesma quantidade de espaço quando comparado ao MP3 com o mesmo nível de qualidade.
  • Taxa de Bit - A Taxa de Bit denota o número de bits por segundo utilizado por um arquivo digital de música. O tamanho e qualidade de um arquivo digital de áudio comprimido é determinado pela taxa de bit utilizada ao codificar o arquivo.
  • Sampling frequency - "Sampling frequency" é a taxa à qual as amostras de um sinal são convertidas de analógico para digital (conversão de A/D) por segundo.
  • Multisession - Multissessão é um dos métodos para gravação de dados na mídia.

    Os dados escritos uma única vez na mídia são chamados de sessão simples, e escritos mais de uma vez são chamados de multissessão.

  • ID3/WMA tag - O ID3/WMA tag é a parte do arquivo codificado MP3 ou WMA que contém informações sobre o arquivo digital de música como título da música, artista, título de álbum, taxa de bit, duração de tempo da faixa, etc. A informação ID3 tag é exibida na linha Álbum/Artista/Título no visor.

* Windows e Windows Media são marcas registradas nos Estados Unidos e outros continentes pela Microsoft Corporation dos Estados Unidos.

CD Player com MP3

Diagrama da ordem de execução das faixas

Ordem de execução

A ordem de execução de músicas do CD com MP3 ou WMA está ilustrada conforme a figura.

  • Os nomes das pastas que não contêm arquivos MP3 ou WMA não são mostradas no visor.
  • Se houver um arquivo no nível superior do disco, "Root Folder" é exibido.
  • A ordem de execução das faixas é a ordem na qual os arquivos foram escritos pelo software de gravação. Assim os arquivos não podem ser executados na ordem desejada.

Tabela de especificações

Mídia suportada CD, CD-R, CD-RW
Sistemas de arquivos suportados ISO9660 Nível 1, ISO9660 Nível 2, Apple ISO:, Romeo, Joliet * ISO9660 Nível 3 (escrita de pacotes) não são suportados.
Versões suportadas*1 MP3 Versão MPEG1, MPEG2, MPEG2.5
Taxa de frequência 8 kHz - 48 kHz
Taxa de bit 8 kbps - 320 kbps, VBR
WMA Version WMA7, WMA8, WMA9
Sampling frequency 32 kHz - 48 kHz
Bit rate 48 kbps - 192 kbps, VBR
Informação de tag ID3 tag VER1.0, VER1.1, VER2.2, VER2.3 (MP3 apenas)
Níveis de pasta Níveis de pasta: 8, Total de pastas : 255 (incluindo pastas raízes do disco "root folder") Arquivos: 512
Limitação do número de caracteres de texto 128 caracteres
Códigos de caracteres exibidos*2 01: ASCII, 02: ISO-8859-1, 03: UNICODE (UTF-16 BOM Big Endian), 04: UNICODE (UTF-16 NON:-BOM Big Endian), 05: (UTF-8), 06: UNICODE (NON:-UTF-16 BOM Little Endian)
*1 Os arquivos criados com a combinação de taxa de frequência de 48 kHz e taxa de bit de 64 kbps não podem ser executados.

*2 Os códigos disponíveis dependem do tipo de mídia, versões e informações que serão exibidos.

Guia para solução de problemas

Sintoma Causas e soluções
Não reproduz Verifique se o disco foi inserido corretamente
Verifique se o disco está riscado ou sujo.
Verifique se há condensação dentro do CD player. Se existir condensação, espere até que a condensação desapareça (aproximadamente 1 hora) antes de usar o CD player.
Se houver um erro de aumento de temperatura anormal, o CD player começará a funcionar corretamente após retornar à temperatura normal.
Se houver uma mistura de arquivos de música no CD (dados CD-DA) e arquivos MP3/WMA no CD, apenas os arquivos de música no CD (dados CD-DA) serão executados.
Arquivos com extensões diferentes de ".MP3", ".WMA", ".mp3" ou ".wma" não podem ser reproduzidos. Além disso, os códigos e os números de caracteres para os nomes de pastas e arquivos devem estar em conformidade com as especificações
Verifique se o processo de finalização, como fechamento da sessão e do disco, está concluído.
Verifique se o disco está protegido por direitos autorais.
Baixa qualidade de som Verifique se o CD está riscado ou sujo.
A taxa de bit pode estar muito baixa.
Leva-se um tempo relativamente longo para que a música comece a tocar Se houver muitas pastas ou níveis de arquivos no disco de MP3/WMA, ou se for um disco de múltiplas sessões, é necessário algum tempo antes que a música comece a tocar.
A música é cortada ou ignorada A combinação de hardware e software de gravação podem ser incompatíveis, ou a velocidade de gravação, pacotes de gravação, número de caracteres da gravação, etc., podem não ser compatíveis com as especificações. Tente usar a velocidade de gravação mais baixa.
Ignora arquivos com alta taxa de bits Esta falha pode ocorrer com grandes quantidades de dados, bem como para dados com alta taxa de bits.
Muda imediatamente para a próxima música quando está reproduzindo Quando um arquivo que não seja MP3/WMA for renomeado com a extensão ".MP3", ".WMA", ou ."mp3", ou quando a reprodução não for permitida devido à proteção de direitos autorais, haverá aproximadamente 5 segundos sem som, em seguida o CD player passará para a próxima música.
As músicas não são reproduzidas na ordem desejada A ordem de execução das faixas é a ordem na qual os arquivos foram escritos pelo software de gravação. Assim, os arquivos não podem ser executados na ordem desejada.

Entrada USB (Universal Serial Bus) (se equipado)

ATENÇÃO

Não conecte, desconecte ou opere o dispositivo USB enquanto estiver dirigindo.

Isso pode causar uma distração. Em caso de distração você poderá perder o controle do veículo e causar um grave acidente.

CUIDADO

  • Não force o dispositivo USB no conector.

    Inserir o dispositivo USB torto ou de ponta cabeça no conector, poderá danificar o dispositivo USB e o conector.

    Certifique-se de que o dispositivo USB esteja conectado no conector USB.

  • Não puxe a tampa (se equipado) do conector USB ao remover o dispositivo USB. Isto poderá danificar o conector e a tampa.
  • Não deixe o cabo USB em lugares onde ele possa ser puxado acidentalmente.

    Puxar o cabo poderá quebrar o fio, o dispositivo USB e o conector.

O veículo não está equipado com um dispositivo USB. Os dispositivos USB deverão ser comprados separadamente, se necessário.

Este sistema não pode ser utilizado para formatar os dispositivos USB. Para formatar um dispositivo USB, utilize um computador pessoal.

Em alguns estados e áreas, o dispositivo USB para os bancos dianteiros somente executa o áudio sem imagens por razões restritivas, mesmo que o veículo esteja estacionado.

Este sistema tem suporte para vários dispositivos de memória USB, discos rígidos USB e iPod players. Alguns dispositivos USB podem não ser suportados por este sistema.

  • Dispositivos USB particionados podem não ser executados corretamente.
  • Alguns caracteres utilizados em outros idiomas (chinês, japonês, etc.) poderão não ser exibidos corretamente na tela. É recomendado utilizar o idioma inglês nos dispositivos USB.

Indicações gerais para o uso do USB:

  • Consulte as informações do fabricante com relação ao uso adequado e cuidados que o proprietário deve ter com o dispositivo.

Indicações para o uso do iPod:

iPod é uma marca comercial da Apple Inc., registrada nos Estados Unidos e em outros países.

  • A conexão inadequada no iPod pode fazer com que uma mensagem de falha de conexão seja exibida (piscando). Certifique-se sempre de que o iPod esteja conectado corretamente.
  • O iPod nano (1ª geração) pode manter-se no modo de avanço ou retrocesso rápido, caso seja conectado durante uma operação de busca. Neste caso, reinicie manualmente o iPod.
  • O iPod nano (2ª geração) continuará no modo de avanço rápido ou retrocesso, se estiver desconectado durante a operação de busca.
  • O título da música pode ser exibido incorretamente quando o modo de reprodução for alterado enquanto estiver usando um iPod nano (2ª geração).
  • Pastas de músicas podem não ser reproduzidas na mesma ordem em que aparecem no iPod.
  • Arquivos de vídeo muito grandes podem causar lentidão na resposta do iPod. A tela central do veículo poderá se apagar momentaneamente, retornando em seguida.
  • Se um iPod seleciona automaticamente um grande arquivo de vídeo enquanto estiver no modo de reprodução aleatória, a tela central do veículo poderá se apagar momentaneamente, retornando em seguida.

Streaming de áudio por Bluetooth (se equipado)

Alguns dispositivos de áudio por Bluetooth podem não ser reconhecidos pelo sistema de áudio do veículo.

É necessário configurar uma conexão sem fio entre o dispositivo de áudio por Bluetooth compatível e o módulo de áudio por Bluetooth.

O procedimento de operação para o áudio por Bluetooth irá variar dependendo do dispositivo. Certifique-se de como operar o seu dispositivo de áudio antes de utilizá-lo com este sistema.

O áudio por Bluetooth poderá ser interrompido nas seguintes condições:

  • Recepção de uma chamada através do Sistema de Telefone Hands-free.
  • Verificação da conexão para o sistema de telefone hands-free.
  • Não coloque o dispositivo de áudio Bluetooth em uma área cercada por metal ou longe do módulo Bluetooth do veículo para prevenir a perda da qualidade de sinal de áudio ou a perda da conexão sem fio.
  • Enquanto um dispositivo de áudio estiver conectado através da conexão sem fio Bluetooth, a energia da bateria do dispositivo poderá descarregar mais rapidamente do que o habitual.
  • Este sistema suporta o Audio Distribution Profile (A2DP, AVRCP).

BLUETOOTH é uma marca de propriedade da Bluetooth SIG, Inc. e licenciada para Visteon e Bosch

Rádio AM/FM com CD player (Tipo A) (se equipado)

Tipo A
Tipo A

1. Tecla de ejeção do CD

2. Abertura de entrada do CD

3. Tela de exibição

4. Tecla MENU

5. Tecla SCAN

6. Tecla USB AUX

7. Entrada USB

8. Tecla BACK (Voltar)

9. Botão TUNE/FOLDER e Tecla ENTER

10. Entrada AUX IN

11. Tecla iPod MENU

12. Tecla PHONE-OFF*

13. Tecla PHONE-CALL*

14. Tecla RDM (aleatório)

15. Tecla SEEK/TRACK

16. Tecla RPT (repetir)

17. Tecla SEEK/TRACK

18. Botão VOL (volume) / Tecla power

19. Tecla INFO

20. Tecla CD

21. Tecla FM-AM

*Para mais informações sobre o Sistema de Telefonia Bluetooth Hands-Free, consulte "Sistema de Telefonia Bluetooth Hands-Free Sem Sistema de Navegação", nesta seção.

Para informação sobre todas as precauções de operação, consulte "Precauções Quanto à Operação de Áudio" anteriormente nesta seção.

Operação principal do sistema de áudio

Botão VOL (volume) / Tecla power

Coloque o interruptor de ignição na posição ACC ou ON e, em seguida, pressione o botão VOL (volume) / Tecla power . Se você estiver ouvindo o rádio sem ligar o motor, coloque o interruptor de ignição na posição ACC. O sistema será ligado no modo (rádio ou CD) que estava selecionado antes do sistema ser desligado.

Quando não houver CD inserido na unidade, o rádio será ligado. Para desligar o sistema de áudio, pressione o botão VOL (volume) / Tecla power .

Gire o botão VOL (volume) / Tecla power  para a direita para aumentar o volume no sistema, ou para a esquerda para reduzir o volume.

Tecla MENU

Pressione a tecla MENU para exibir "Configurações" na tela. Aperte o botão "MENU" até locallizar a opção desejada. Gire o botão "TUNE/ FOLDER" para selecionar e aperte "ENTER".

Áudio

Bass Ajusta os graves para o nível desejado.
Treble Ajusta os agudos para o nível desejado.
Fader Ajusta a atenuação para o nível desejado. O "Fader" ajusta o nível de áudio entre os altofalantes dianteiros e traseiros.
Balance Ajusta o balanço para o nível desejado. O "Balance" ajusta o nível de áudio entre os altofalantes esquerdo e direito.
EQ Mode Escolha um ajuste: Jazz, Classic ou Rock.
Loud Ativa ou desativa o ganho de graves.
Beep Ativa ou desativa os sinais sonoros.
Speed Volume Ajusta a função do volume sensível à velocidade, aumentando o volume do sistema de áudio à medida que a velocidade do veículo aumenta. Ajuste para OFF para desabilitar a função. Quanto maior o valor, maior será o aumento do volume em relação à velocidade do veículo.
AUX Vol. Escolha um valor de 0 a +3 para controlar o nível de volume da entrada de áudio. O valor 0 não fornece ganho de volume da entrada de áudio. O valor +3 fornece o maior ganho de volume.
Clock Ativa ou desativa a exibição do relógio no canto superior direito da tela de exibição.
Clock Adj Gire o botão "TUNE/FOLDER". selecione "SIM" e pressione a tecla "MENU". Gire o botão "TUNE/ FOLDER" para ajustar as horas. Em seguida, utilize o botão ou para selecionar os minutos e gire o botão "TUNE/FOLDER" para ajustar. Pressione "ENTER" para finalizar.

Operação do rádio FM/AM

Tecla FM-AM:

Pressione a tecla FM-AM para mudar a recepção, na seguinte ordem: AM1   AM2   FM1 FM2 FM3

Se uma outra fonte de áudio estiver tocando quando a tecla FM-AM for pressionada, a fonte de áudio será desligada automaticamente e a última estação de rádio selecionada começará a tocar.

Botão de controle TUNE/FOLDER (Sintonia)

Para a sintonia manual das estações, gire o botão de controle TUNE/FOLDER para a esquerda ou para a direita.

Sintonia por BUSCA:

Pressione a tecla SEEK/TRACK ou , para sintonizar as frequências de baixa para alta ou de alta para baixa e para parar na próxima estação.

Tecla SCAN:

Pressione a tecla SCAN para interromper a sintonia por 5 segundos a cada estação sintonizada.

A palavra SCAN aparecerá na tela enquanto o rádio estiver efetuando a sintonia.

Pressione a tecla outra vez durante o período de 5 segundos, a sintonia SCAN irá parar e o rádio irá permanecer sintonizado na estação.

Se a tecla SCAN não for pressionada em um intervalo de 5 segundos, a sintonia SCAN irá para a próxima estação.

Operações de memorização de estação de 1 a 6:

Dezoito estações podem ser memorizadas para a banda FM (6 para FM1, 6 para FM2, 6 para FM3) e doze estações podem ser memorizadas para a banda AM (6 para AM1, 6 para AM2).

1. Escolha a banda de rádio AM, AM1, AM2, FM1, FM2 ou FM3, usando a tecla de seleção FM e AM.

2. Sintonize a estação desejada usando a sintonia manual, SEEK ou SCAN. Pressione e mantenha pressionada qualquer tecla de memória (1 - 6) até ouvir um bipe.

3. O indicador da estação será exibido e em seguida, o som retorna. A programação agora está completa.

4. As outras teclas podem ser programadas da mesma maneira.

Caso o cabo da bateria seja desconectado, ou caso algum fusível esteja queimado, a memória do rádio será apagada. Neste caso, memorize novamente as estações desejadas.

Operação do CD Player

Se o rádio estiver operando, será automaticamente desligado e o CD começará a ser executado.

Tecla CD:

Quando a tecla CD for pressionada com um CD carregado e o rádio sendo executado, o rádio será desligado e a última faixa executada do CD será iniciada.

Modo de exibição CD/MP3:

Durante a execução de um CD com MP3/WMA, alguns textos podem ser exibidos na tela se o CD tiver sido gravado com informações de texto. Caso o CD de MP3/WMA tenha sido codificado, informações como artista, música e pasta serão exibidas.

O número da faixa e o número total de faixas na pasta atual ou no CD atual também serão exibidos.

Tecla SEEK/TRACK (Retrocesso ou Avanço Rápido):

Pressione a tecla SEEK/TRACK ou por 1,5 segundo, durante a reprodução do CD, para realizar o retrocesso ou o avanço rápido da faixa que está sendo executada. O CD será reproduzido a uma velocidade aumentada durante o retrocesso ou o avanço rápido. Quando a tecla for liberada, o CD retornará à velocidade normal de reprodução.

Tecla SEEK/TRACK:

Pressione a tecla SEEK/TRACK durante a reprodução de um CD ou CD com conteúdo MP3/WMA, para retornar ao início da faixa atual. Pressione a tecla SEEK/TRACK várias vezes, para retornar várias faixas.

Pressione a tecla SEEK/TRACK durante a reprodução de um CD ou CD com MP3/WMA, para avançar para o início da próxima faixa.

Pressione a tecla SEEK/TRACK várias vezes, para avançar várias faixas. Quando a última faixa no CD for alcançada, a primeira faixa será executada. Quando a última faixa no CD com MP3/WMA for alcançada, a primeira faixa da pasta seguinte será executada.

Botão de controle TUNE/FOLDER (apenas CD com MP3/WMA):

Se um CD com MP3/WMA com várias pastas for reproduzido, gire o botão de controle TUNE/ FOLDER para alterar as pastas. Gire o botão para a esquerda para voltar uma pasta. Gire o botão para a direita para avançar uma pasta.

Tecla RPT (repetir):

Quando a tecla RPT for pressionada com um CD sendo executado, o padrão de execução poderá ser mudado da seguinte maneira:

CD:

1 Track Repeat OFF

CD com MP3 ou WMA:

Folder Repeat 1 Track Repeat OFF

1 Track Repeat: a faixa atual será repetida.

1 Folder Repeat: a pasta atual será repetida.

OFF: Não é aplicado padrão de repetição. O indicador na tela será desligado.

O padrão de execução do CD é exibido na tela, a menos que nenhum padrão seja aplicado.

Tecla RDM (aleatório):

Quando a tecla RDM for pressionada com um CD sendo executado, o padrão de execução poderá ser mudado da seguinte maneira:

CD:

1 Disc Random OFF

CD com MP3 ou WMA:

1 Disc Random 1 Folder Random OFF

1 Disc Random: todas as faixas de um CD são executadas de forma aleatória.

1 Folder Random: todas as faixas na pasta atual são executadas aleatoriamente.

OFF: Não é aplicado padrão de execução aleatória. O indicador na tela será desligado.

O padrão de execução do CD é exibido na tela, a menos que nenhum padrão seja aplicado.

Tecla USB AUX:

A entrada AUX IN está localizada no CD player.

A entrada auxiliar de áudio AUX IN aceita qualquer entrada de áudio padrão analógico como toca-fitas portátil / CD player, MP3 player ou laptop.

Pressione a tecla USB AUX para reproduzir um dispositivo compatível conectado à entrada AUX IN.

Pressione a tecla MENU repetidamente até aparecer "AUX IN Volume" na tela para controlar o nível do volume de entrada de áudio auxiliar.

Gire o botão TUNE/FOLDER para ajustar o valor entre 0 e +3.

Tecla iPod MENU:

Pressione a tecla iPod MENU com o iPod conectado para exibir o seu menu de operação na tela de áudio. Navegue através dos itens do menu usando o botão de controle TUNE/ FOLDER. Pressione ENTER para selecionar um item do menu.

Para obter mais informações, consulte o manual de operação do iPod.

Tecla EJECT:

Quando a tecla   for pressionada com um CD carregado, o CD será ejetado e a última fonte de áudio será reproduzida.

Quando a tecla for pressionada duas vezes com um CD carregado, o CD será ejetado mais para fora para facilitar a remoção do mesmo.

Se o CD não for removido em 20 segundos, ele será recarregado.

Tecla BACK (Voltar):

Pressione a tecla BACK (Voltar) para retornar ao menu anterior.

Recursos adicionais

Para mais informações sobre o iPod player disponível neste sistema, consulte "Funcionamento do iPod player sem sistema de navegação (se equipado)" nesta seção.

Para mais informações sobre a entrada USB disponível neste sistema, consulte "Entrada USB (modelos sem sistema de navegação (se equipado)" nesta seção.

Para mais informações sobre a interface de áudio por Bluetooth disponível neste sistema, consulte "Streaming de áudio Bluetooth sem sistema de navegação (se equipado)" nesta seção.

Rádio AM/FM com CD player (Tipo B) (se equipado)

Tipo B
Tipo B

1.   Tecla para ejetar o CD

2. Tecla FM-AM

3. Tecla AUX

4. Abertura do CD

5. Tecla "VOLTAR"

6. Botão de rolagem, tecla ENTER/AUDIO

7. Tela de exibição

8. Botão VOL (volume) / Tecla power

9. Tecla de retrocesso de faixa/pasta

Tecla de avanço de faixa/pasta

10. Tecla CD

Para as informações sobre precauções de operação, consulte "Precauções de Operações de Áudio" anteriormente nesta seção.

Operação principal do sistema de áudio

Botão VOL (volume) / tecla power : Coloque o interruptor de ignição na posição ACC ou ON e pressione a tecla power m com o sistema desligado para ativar o modo (rádio, CD, AUX, áudio Bluetooth, USB ou iPod) que estava sendo executado imediatamente antes do sistema ser desligado.

Para desligar o sistema, pressione a tecla power .

Gire o botão VOL (Volume) para ajustar o volume.

Esse veículo pode estar equipado com Volume Sensível à Velocidade. Quando esta função estiver ativa, o volume de áudio mudará conforme as variações das mudanças de velocidade.

Configurações de áudio

1. Pressione a tecla SETUP.

2. Selecione o ícone "Áudio".

Use a tela sensível ao toque para ajustar os seguintes itens, conforme a configuração desejada:

Áudio

Graves Ajusta os graves no nível desejado.
Agudos Ajusta os agudos no nível desejado.
Balanço Ajusta o balanço no nível desejado. O balanço ajusta o nível de som entre os alto-falantes esquerdo e direito.
Fader Ajusta o "fader" no nível desejado. A distribuição ajusta o nível de som entre os alto-falantes dianteiro e traseiro.
Vol. Sensível à veloc. Ajusta a função de volume sensível à velocidade, o que aumenta o volume do sistema de som, conforme a velocidade do veículo aumenta.

Coloque OFF para desativar o alerta. Quanto maior o ajuste, mais o volume aumenta em relação à velocidade do veículo.

Nível AUX Controla o nível do volume de entrada quando um dispositivo auxiliar for conectado ao sistema. As opções disponíveis são "Baixo", "Médio", "Alto".

Graves, agudos, balanço e "fader" também podem ser ajustados, pressionando a tecla ENTER/AUDIO e girá-lo para selecionar o item a ser ajustado. Quando o item desejado for exibido no visor, gire para ajustar e, em seguida, pressione a tecla ENTER/AUDIO até que o visor retorne à tela principal de áudio. Se a tecla não for pressionada por aproximadamente 10 segundos, o visor do rádio ou CD automaticamente aparecerá.

Operação do rádio FM/AM

Tecla FM-AM:

Pressione a tecla FM/AM para alterar a banda do seguinte modo:

AM   FM

Se outra fonte de áudio estiver sendo executada quando a tecla FM-AM for pressionada, a fonte de áudio será automaticamente desligada e a última estação de rádio executada será tocada.

Sintonia com a tela sensível ao toque:

Quando estiver no modo AM ou FM, o rádio pode ser sintonizado usando a tela sensível ao toque. Para chamar a barra de sintonia, toque o ícone "Sintonizar" no canto inferior direito da tela. Uma tela será exibida com uma barra de sintonia, com as frequências mais baixas no lado esquerdo e as mais altas frequências no lado direito. Toque na tela na posição da frequência que você deseja sintonizar e esta será selecionada. Para retornar à tela padrão do rádio, toque no ícone "OK".

Sintonia com o botão de rolagem:

O rádio pode ser ajustado manualmente usando o botão de rolagem. Quando estiver no modo FM ou AM, gire o botão de rolagem à esquerda para frequências mais baixas ou à direita para frequências mais altas.

Sintonia por busca:

Quando estiver no modo FM ou AM, pressione as teclas de busca   ou para selecionar a frequência desejada e parar na estação mais próxima do rádio.

Operações de memorização de estação de 1 a 6:

Doze estações podem ser memorizadas para a banda FM (pressione as teclas de 7 a 12 para as predefinições mais disponíveis) e seis estações poderão ser definidas para a banda AM.

1. Escolha a banda FM ou AM usando a tecla de seleção FM-AM.

2. Sintonize manualmente as estações desejadas usando a sintonia manual ou por busca. Pressione e mantenha pressionada qualquer tecla de memória (1 - 6) até ouvir um bipe.

3. A estação será exibida e em seguida o som retorna. A programação então estará completa.

4. Outros botões poderão ser programados da mesma maneira.

Operação do CD player

Se o rádio estiver operando será automaticamente desligado e o CD começará a ser executado.

Tecla CD:

Quando a tecla CD for pressionada com o sistema desligado e com um CD carregado, o sistema será ligado e o CD começará a ser executado.

Quando a tecla CD for pressionada com um CD carregado e o rádio ligado, o rádio desligará automaticamente e o CD começará a ser executado.

Modo de exibição CD/MP3

Item do menu
Modo de exibição CD/MP3 Enquanto estiver ouvindo um CD ou um CD MP3/WMA, determinado texto poderá ser exibido (quando um CD codificado com texto estiver sendo usado). Dependendo de como o CD ou MP3/WMA CD for codificado, o texto será exibido listando o artista, álbum e canção. Há outras teclas exibidas na tela quando um CD estiver tocando.
Mix Toque no ícone "Mix" para selecionar o modo de reprodução aleatória do CD.

Se um CD MP3 for reproduzido, toque em "Mix" para alternar entre execução aleatória na pasta atual e no CD como um todo. O ícone será exibido na tela.

Para cancelar o modo Mix, toque em "Mix" até que o ícone não esteja mais em destaque.

Repetir Toque no ícone "Repetir" para aplicar um padrão de repetição para o CD.

Se um CD MP3 estiver em execução, ao pressionar "Repetir" irá alternar entre repetir a faixa atual e a pasta atual. O ícone será exibido na tela. Para cancelar o modo com repetição, toque no ícone "Repetir" até que o ícone não seja mais exibido.

Procurar Toque no ícone "Procurar" para exibir os títulos no CD em formato de lista.

Toque no título de uma música da lista para começar a reprodução. Se um CD MP3 estiver em execução, tocar no ícone "Procurar" pode também listar as pastas do disco. Siga o procedimento de seleção de música na tela sensível ao toque, para selecionar uma pasta.

Tecla SEEK (retrocesso ou avanço rápido):

Pressione e segure a tecla   ou por 1,5 segundo, enquanto o CD for reproduzido para executar o retrocesso ou avanço rápido. O CD será executado em velocidade acelerada quando em retrocesso ou avanço rápido. Quando a tecla for liberada, o CD retornará à velocidade de reprodução normal.

Tecla SEEK:

Pressione a tecla de busca , enquanto um CD ou CD MP3/WMA for executado para retornar ao início da faixa atual. Pressione a tecla várias vezes para saltar para faixas anteriores.

Pressione a tecla de busca   , enquanto um CD ou CD MP3/WMA for executado para avançar uma faixa. Pressione a tecla várias vezes para saltar para faixas posteriores. Se a última faixa de um CD for alcançada, a primeira faixa será executada. Se a última faixa, em uma pasta de CD MP3/WMA for alcançada, a primeira faixa da próxima pasta será executada.

Tecla AUX:

A entrada auxiliar de áudio AUX IN aceita qualquer entrada de áudio no padrão analógico, tais como CD player, MP3 player, toca-fitas portátil ou laptop.

Pressione a tecla AUX para reproduzir um dispositivo compatível conectado à entrada AUX IN.

Tecla EJECT:

Quando a tecla   for pressionada com um CD carregado, o CD será ejetado e a última fonte de áudio será reproduzida.

Se o CD não for removido em 10 segundos, ele será recarregado.

Recursos adicionais

Para mais informações sobre o iPod disponível neste sistema, consulte "Operação iPod player com sistema de navegação" nesta seção.

Para mais informações sobre a interface USB disponível neste sistema, consulte "Interface USB (modelos com sistema de navegação)" nesta seção.

Para mais informações sobre a interface de áudio por Bluetooth disponível neste sistema, consulte "Bluetooth Streaming de áudio com Sistema de Navegação" nesta seção.

Entrada USB (modelos sem sistema de navegação) (se equipado)

Conectando um dispositivo na entrada USB

Conectando um dispositivo na entrada USB

ATENÇÃO

Durante a condução não conecte/desconecte ou opere o dispositivo USB. Fazer isso poderá causar distração. A distração poderá fazer você perder o controle do veículo e causar um acidente ou ferir-se gravemente.

CUIDADO

  • Não force o dispositivo USB na entrada.

    Inserir o dispositivo USB inclinado ou invertido na entrada do conector, poderá danificar o dispositivo e o conector.

    Certifique-se de que o dispositivo USB esteja conectado corretamente na entrada USB.

  • Não segure a tampa da entrada USB (se equipado), quando puxar o dispositivo USB para fora. Isso poderá danificar a entrada e a tampa.
  • Não deixe o cabo USB em local onde possa ser puxado involuntariamente.

    Puxar o cabo poderá danificar a entrada.

Consulte as informações do fabricante do dispositivo sobre o uso adequado e cuidados com o dispositivo.

A entrada USB está localizada no rádio. Insira o dispositivo USB na entrada 1.

Quando um dispositivo de armazenamento compatível for inserido, os arquivos de áudio compatíveis armazenados no dispositivo poderão ser executados através do sistema de áudio do veículo.

Operação de arquivos de áudio

Tecla USB AUX:

Coloque o interruptor de ignição na posição ON ou ACC e pressione a tecla USB AUX para selecionar o modo de entrada USB. Se um CD estiver sendo executado ou outra fonte de áudio pela entrada AUX IN no rádio, a tecla USB AUX alternará entre estas fontes de áudio.

Tecla SEEK/TRACK/ (Retrocesso ou Avanço rápido):

Pressione e segure as teclas SEEK/TRACK ou por 1,5 segundo, enquanto o arquivo de áudio no dispositivo USB estiver sendo executado para avançar ou retroceder rapidamente a faixa. A faixa será executada em uma velocidade acelerada quando em retrocesso ou avanço rápido. Quando a tecla for liberada, o arquivo de áudio retornará à velocidade de reprodução normal.

Tecla SEEK/TRACK:

Pressione a tecla SEEK/TRACK enquanto um arquivo de áudio ou dispositivo USB estiver em execução para retornar ao início da faixa atual. Pressione a tecla SEEK/TRACK várias vezes para mudar para faixas anteriores.

Pressione a tecla SEEK/TRACK enquanto um arquivo de áudio ou dispositivo USB estiver em execução para avançar uma faixa. Pressione a tecla SEEK/TRACK várias vezes para mudar para faixas posteriores. Se a última faixa em uma pasta no dispositivo USB for ignorada, a primeira faixa da próxima pasta será executada.

Tecla RDM:

Quando a tecla RDM for pressionada enquanto um arquivo de áudio no dispositivo USB estiver em execução, o padrão de execução poderá ser alterado da seguinte forma:

All Random 1 Folder Random OFF

All Random: todas as faixas no dispositivo USB serão reproduzidas aleatoriamente.

1 Folder Random: todas as faixas na pasta atual serão reproduzidas aleatoriamente.

OFF: Não é aplicado nenhum padrão de reprodução aleatória. O indicador na tela será desligado.

O atual padrão de reprodução do dispositivo USB será exibido na tela, a menos que nenhum padrão seja aplicado.

Tecla RPT:

Quando a tecla RPT for pressionada enquanto um arquivo de áudio no dispositivo USB estiver em execução, o padrão de reprodução poderá ser alterado da seguinte forma:

Folder Repeat   Track Repeat OFF

Track Repeat: a faixa atual será repetida.

Folder Repeat: a pasta atual será repetida.

OFF: Não é aplicado nenhum padrão de reprodução.

O indicador na tela será desligado.

O padrão atual de reprodução do dispositivo USB será exibido na tela, a menos que nenhum padrão seja aplicado.

Botão TUNE/FOLDER:

Se existirem várias pastas com arquivos de áudio no dispositivo USB, gire o botão TUNE/ FOLDER para mudar as pastas. Gire o botão para a esquerda para retroceder uma pasta.

Gire o botão para a direita para avançar uma pasta. Se houver apenas uma pasta de arquivos de áudio no dispositivo USB, gire o botão TUNE/FOLDER em qualquer direção para retornar à primeira faixa no dispositivo USB.

Entrada USB (modelos com sistema de navegação) (se equipado)

Conectando um dispositivo na entrada USB

Conectando um dispositivo na entrada USB

ATENÇÃO

Durante a condução não conecte/desconecte ou opere o dispositivo USB. Fazer isso poderá causar distração. A distração poderá fazer você perder o controle do veículo e causar um acidente ou ferir-se gravemente.

CUIDADO

  • Não force o dispositivo USB na entrada.

    Inserir o dispositivo USB inclinado ou invertido na entrada do conector, poderá danificar o dispositivo e o conector.

    Certifique-se de que o dispositivo USB esteja conectado corretamente na entrada USB.

  • Não segure a tampa da entrada USB (se equipado), quando puxar o dispositivo USB. Isso poderá danificar a entrada e a tampa.
  • Não deixe o cabo USB em local onde possa ser puxado involuntariamente.

    Puxar o cabo poderá danificar a entrada

Consulte as informações do fabricante do dispositivo sobre o uso adequado e cuidados com o dispositivo.

A entrada USB está localizada no console central perto da alavanca do freio de estacionamento.

Insira o dispositivo USB na entrada 1.

Quando um dispositivo de armazenamento compatível for inserido, os arquivos de áudio compatíveis armazenados no dispositivo poderão ser executados através do sistema de áudio do veículo.

Operação de arquivos de áudio

Tecla AUX:

Posicione o interruptor de ignição na posição ON ou ACC e pressione a tecla AUX para selecionar o modo de entrada USB. Se alguma outra fonte de áudio estiver sendo executada e um dispositivo USB for inserido, pressione a tecla AUX até que a tela central mude para o modo de memória USB.

Se o sistema for desligado enquanto a memória USB estiver em execução, pressione a tecla tecla power para reiniciar a memória USB.

Informação sobre reprodução

Informação sobre reprodução

Informações sobre os arquivos de áudio executados poderão ser exibidas na tela do sistema de áudio do veículo. Dependendo da forma que o arquivo de áudio foi codificado, informações como pasta, música e artista serão exibidas.

O número da faixa e o número total de faixas na pasta também serão exibidos na tela.

Teclas de sintonia:

Pressione a tecla   enquanto um arquivo de áudio no dispositivo USB está em execução para retornar para o início da faixa atual.

Pressione a tecla várias vezes para voltar várias faixas.

Pressione a tecla enquanto um arquivo de áudio no dispositivo USB está em execução para avançar uma faixa. Pressione a tecla várias vezes para saltar para faixas posteriores.

Se a última faixa em uma pasta no dispositivo USB for alcançada, a primeira faixa da próxima pasta será executada.

Modos de execução Mix e Repetir:

Enquanto os arquivos em um dispositivo USB estão sendo executados, o padrão de execução pode ser alterado para que as músicas sejam repetidas ou executadas aleatoriamente.

Mix:

Toque o ícone "Mix" para aplicar um padrão de repetição ao dispositivo USB. Quando o modo de reprodução com repetição estiver ativo, o ícone será exibido no lado esquerdo do título da música ou do álbum para indicar que o modo com repetição está selecionado. Para cancelar o modo com repetição, toque no ícone "Mix" até que o ícone não seja exibido.

Repetir:

Toque o ícone "Repetir" para aplicar um padrão de repetição ao dispositivo USB.

Quando o modo de reprodução com repetição estiver ativo, o ícone será exibido no lado esquerdo do título da música ou do álbum para indicar que o modo com repetição está selecionado. Para cancelar o modo com repetição, toque no ícone "Repetir" até que o ícone não seja exibido.

Funcionamento do iPod* player sem sistema de navegação (se equipado)

Conectando o iPod

Conectando o iPod

ATENÇÃO

Durante a condução não conecte/desconecte ou opere o dispositivo USB. Fazer isso poderá causar distração. A distração poderá fazer você perder o controle do veículo e causar um acidente ou ferir-se gravemente.

CUIDADO

  • Não force o dispositivo USB na entrada.

    Inserir o dispositivo USB inclinado ou invertido na entrada do conector, poderá danificar o dispositivo e o conector.

    Certifique-se de que o dispositivo USB esteja conectado corretamente na entrada USB.

  • Não segure a tampa da entrada USB (se equipado), quando puxar o dispositivo USB. Isso poderá danificar a entrada e a tampa.
  • Não deixe o cabo USB em local onde possa ser puxado involuntariamente.

    Puxar o cabo poderá danificar a entrada.

Consulte as informações do fabricante do dispositivo sobre o uso adequado e cuidados com o dispositivo.

Para conectar um iPod ao veículo de modo que ele possa ser controlado pelo sistema de áudio e exibido na tela, use a entrada USB localizada no rádio. Insira o dispositivo USB na entrada 1. Abra a tampa protetora na tomada e, em seguida, conecte o terminal especifico ao iPod e a outra extremidade do cabo à entrada no veículo. Se compatível, a bateria do seu iPod será recarregada enquanto o iPod estiver conectado ao veículo com o interruptor de ignição na posição ACC ou ON.

Enquanto estiver conectado ao veículo, o iPod só poderá ser operado pelos controles de áudio do veículo.

Para desconectar o iPod do veículo, desconecte a extremidade do cabo ligado à entrada USB, em seguida, remova o cabo do iPod.

  • Verifique se o conector do cabo de iPod e entrada do dispositivo estão limpos e livres de obstruções antes de inserir o conector no dispositivo.
  • Verifique se o conector do cabo de iPod e entrada do dispositivo estão corretamente alinhados antes de conectar o cabo no dispositivo.

* iPod é uma marca registrada da Apple Inc., registrada nos EUA e em outros países.

Compatibilidade

Os seguintes modelos são suportados:

  • iPod Classic 5ª geração (versão do firmware 1.3.0 ou posterior)
  • iPod Classic 6ª geração (versão do firmware 2.0.1 ou posterior)
  • iPod Classic 7ª geração (versão do firmware 2.0.4 ou posterior)
  • iPod Touch 2ª geração (versão do firmware 4.2.1 ou posterior)
  • iPod Touch 3ª geração (versão do firmware 5.1 ou posterior) (requisito mínimo: iOS 5.0 para integração com smartphone)
  • iPod Touch 4ª geração (versão do firmware 5.1 ou posterior) (requisito mínimo: iOS 5.0 para integração com smartphone)
  • iPod Nano 1ª geração (versão do firmware 1.3.1 ou posterior)
  • iPod Nano 2ª geração (versão do firmware 1.1.3 ou posterior) iPhone 5 (versão do firmware 5.1 ou posterior) (requisito mínimo: iOS 5.0 para integração com smartphone)
  • iPod Nano 3ª geração (versão do firmware 1.1.3 ou posterior)
  • iPod Nano 4ª geração (versão do firmware 1.0.4 ou posterior)
  • iPod Nano 5ª geração (versão do firmware 1.0.2 ou posterior)
  • iPod Nano 6ª geração (versão do firmware 1.1 ou posterior)
  • iPhone3G (versão do firmware 4.2.1 ou posterior)
  • iPhone3GS (versão do firmware 5.1 ou posterior) (requisito mínimo: iOS 5.0 para integração com smartphone)
  • iPhone4 (versão do firmware 5.1 ou posterior) (requisito mínimo: iOS 5.0 para integração com smartphone)
  • iPhone4S (versão do firmware 5.1 ou posterior) (requisito mínimo: iOS 5.0 para integração com smartphone)
  • iPhone 5 (versão do firmware 5.1 ou pos terior) (requisito mínimo: iOS 5.0 para integração com smartphone)
  • iPhone 5 (versão do firmware 5.1 ou pos terior) (requisito mínimo: iOS 5.0 para integração com smartphone)

Certifique-se de que o firmware do seu iPod está atualizado para a versão indicada acima.

Operação principal do iPod

Posicione o interruptor de ignição na posição ACC ou ON. Pressione a tecla USB AUX ou iPod MENU várias vezes para alternar para o modo iPod.

Se o sistema for desligado enquanto o iPod estiver em execução, pressionando o botão VOL (volume) / Tecla power irá iniciar o iPod.

Se o sistema estiver desligado, pressionando a tecla USB AUX ou iPod MENU irá iniciar o iPod e o sistema de áudio.

Se o sistema estiver ligado, o sistema de áudio irá começar a reproduzir faixas automaticamente a partir do iPod, quando estiver conectado na entrada auxiliar.

Tecla SEEK/TRACK:

Pressione a tecla SEEK/TRACK   ou para selecionar a faixa posterior ou anterior.

Pressione e segure a tecla SEEK/TRACK ou   por 1,5 segundo enquanto uma faixa é executada para retroceder ou avançar rapidamente a faixa. A faixa será executada em uma velocidade acelerada quando em retrocesso ou avanço rápido. Quando a tecla for liberada, o arquivo de áudio retornará à velocidade de reprodução normal.

REPEAT (RPT):

Quando a tecla RPT for pressionada com uma faixa sendo executada, o padrão de execução poderá ser mudado da seguinte maneira: Repeat Off 1 Track Repeat All Repeat Repeat Off

1 Track Repeat: a faixa atual será repetida.

All Repeat: todas as músicas na lista atual serão repetidas.

Repeat Off: não é aplicado padrão de repetição.

RANDOM (RDM):

Quando a tecla RDM for pressionada com uma faixa sendo executada, o padrão de execução poderá ser mudado da seguinte maneira: Shuffle Off Track Shuffle Album Shuffle Shuffle Off

Track Shuffle: as faixas na lista atual serão reproduzidas aleatoriamente.

Album Shuffle: os álbuns na lista atual serão reproduzidos aleatoriamente.

Shuffle Off: não é aplicado padrão de execução aleatória.

Pressione a tecla BACK (Voltar) para retornar ao menu anterior.

Funcionamento do iPod* player com sistema de navegação (se equipado)

Funcionamento do iPod* player com sistema de navegação (se equipado)

ATENÇÃO

Durante a condução não conecte/ desconecte ou opere o dispositivo USB. Fazer isso poderá causar distração.

A distração poderá fazer você perder o controle do veículo e causar um acidente ou ferir-se gravemente.

CUIDADO

  • Não force o cabo do iPod na porta USB.

    Inserir o cabo inclinado ou invertido poderá danificar o cabo do iPod e a porta USB. Certifique-se de que o cabo seja conectado corretamente na entrada USB.

  • Não segure a tampa da entrada USB (se equipado), quando puxar o dispositivo USB. Isso poderá danificar a entrada e a tampa.
  • Não deixe o cabo em local onde possa ser puxado involuntariamente. Puxar o cabo poderá danificar a porta.

Consulte as informações do fabricante do dispositivo sobre o uso adequado e cuidados gerais com o dispositivo.

Para conectar um iPod ao veículo de modo que o iPod possa ser controlado através do sistema de áudio e tela de exibição, use a entrada USB localizada no console central perto do freio de estacionamento 1.

Conecte o terminal específico do cabo do iPod no iPod e a outra extremidade do cabo à entrada USB no veículo. Se o iPod suporta o carregamento através de uma conexão USB, a bateria será recarregada enquanto conectada ao veículo com o interruptor de ignição na posição ACC ou ON.

Enquanto estiver conectado ao veículo, o iPod somente poderá ser operado pelos controles de áudio do veículo. Para desligar o iPod do veículo, remova o cabo da entrada USB no veículo, em seguida, retire o cabo do iPod.

* iPod é uma marca comercial da Apple Inc., registrada nos EUA e outros países.

Compatibilidade

  • iPod Classic 5ª geração (versão do firmware 1.3.0 ou posterior)
  • iPod Classic 6ª geração (versão do firmware 2.0.1 ou posterior)
  • iPod Classic 7ª geração (versão do firmware 2.0.1 ou posterior)
  • iPod Touch 2ª geração (versão do firmware 4.2.1 ou posterior)
  • iPod Touch 3ª geração (versão do firmware 5.1 ou posterior)
  • iPod Touch 4ª geração (versão do firmware 5.1 ou posterior)
  • iPod Nano 1ª geração (versão do firmware 1.3.1 ou posterior)
  • iPod Nano 2ª geração (versão do firmware 1.1.3 ou posterior)
  • iPod Nano 3ª geração (versão do firmware 1.1.3 ou posterior)
  • iPod Nano 4ª geração (versão do firmware 1.0.4 ou posterior)
  • iPod Nano 5ª geração (versão do firmware 1.0.2 ou posterior)
  • iPod Nano 6ª geração (versão do firmware 1.1 ou posterior)
  • iPhone3G (versão do firmware 4.2.1 ou posterior)
  • iPhone3GS (versão do firmware 5.1 ou posterior)
  • iPhone4 (versão do firmware 5.1 ou posterior)
  • iPhone4S (versão do firmware 5.1 ou posterior)

* Algumas funções deste iPod podem não ser totalmente funcionais.

Certifique-se de que o firmware do seu iPod está atualizado para a versão indicada acima.

Operação principal do iPod

Operação principal do iPod

Posicione o interruptor de ignição na posição ACC ou ON. Pressione a tecla AUX várias vezes para alternar para o modo iPod.

Se o sistema for desligado enquanto o iPod estiver em execução, pressionando o botão VOL (volume) / Tecla power irá iniciar o iPod.

Tecla AUX: Quando a tecla AUX for pressionada com o sistema desligado e o iPod conectado, o sistema de áudio será ligado. Se outra fonte de áudio estiver em execução e o iPod estiver ligado, pressione a tecla AUX repetidamente até o centro do visor mudar para o modo iPod.

Interface

Interface

A interface de operação do iPod exibida na tela do sistema de áudio é similar à interface do iPod.

Use a tecla BACK "Voltar" na tela sensível ao toque ou o botão TUNE/SCROLL para acessar os menus na tela.

Quando o iPod estiver em execução, pressione a tecla "Menu" para abrir a interface iPod.

Dependendo do modelo do iPod, os seguintes itens poderão estar disponíveis na tela da lista de menu. Para mais informações sobre cada item, consulte o manual do iPod.

  • Playlists
  • Artists
  • Albums
  • Genres
  • Songs
  • Composers
  • Audiobooks
  • Podcasts

Modos de execução Mix e Repetir:

Enquanto o iPod está sendo executado, o padrão de execução pode ser alterado para que as músicas sejam repetidas ou executadas aleatoriamente.

Mix:

Toque o ícone "Mix" para selecionar o modo de reprodução aleatória do iPod. Quando o modo de reprodução aleatório estiver ativo, o texto é destacado. Para cancelar o modo aleatório, toque no ícone "Mix" até que o texto não seja mais destacado.

Repetir:

Toque o ícone "Repetir" para aplicar um padrão de repetição ao iPod. Quando o modo de reprodução com repetição estiver ativo, o texto é destacado. Para cancelar o modo repetição, toque no ícone "Repetir" novamente até que o texto não seja mais destacado.

Tecla SEEK

Pressione a tecla SEEK/TRACK   ou para selecionar a faixa posterior ou a anterior.

Pressione e segure a tecla   ou   por 1,5 segundo enquanto uma faixa é executada para retroceder ou avançar rapidamente a faixa. A faixa é executada em uma velocidade acelerada quando em retrocesso ou avanço rápido. Quando a tecla for liberada, o arquivo de áudio retornará à velocidade de reprodução normal.

Rolagem de menu

Rolagem de menu

Ao consultar álbuns ou músicas no menu de músicas, é possível percorrer a lista do primeiro caractere no nome. Para ativar a indexação por caractere, toque na tecla "A-Z" no canto superior direito da tela. Gire o botão de rolagem para escolher o número ou letra para saltar para a lista e pressione o tecla ENTER/AUDIO.

Se nenhum caractere for selecionado após 30 segundos, o visor retornará ao normal.

Streaming de áudio Bluetooth sem sistema de navegação (se equipado)

Se você tem um dispositivo de áudio que é capaz de reproduzir arquivos de áudio compatíveis com o sistema Bluetooth, o dispositivo poderá ser conectado ao sistema de áudio do veículo para transmissão do áudio através do alto-falante do veículo.

NOTA:

Para mais informações sobre o Streaming de Áudio Bluetooth, consulte o manual de operação do telefone celular.

Conectando o áudio Bluetooth

Para conectar o dispositivo de áudio ao sistema Bluetooth, siga o procedimento abaixo: 1. Pressione e mantenha pressionado a tecla localizada no volante de direção.

2. Insira o número PIN na tela do dispositivo a ser conectado.

3. Se o emparelhamento for concluído, o nome do dispositivo aparecerá na tela.

NOTA:

Alguns telefones celulares não solicitam um número PIN para efetuar a conexão.

NOTA:

Este comando pode ser acessado também ao pressionar a tecla no rádio, caso não existam dispositivos emparelhados.

Operação principal do sistema de áudio

Para alternar para o modo de áudio Bluetooth, pressione a tecla SOURCE no volante de direção repetidamente até que o modo de áudio Bluetooth seja exibido na tela.

Streaming de áudio Bluetooth com sistema de navegação (se equipado)

Conectando o áudio Bluetooth

Conectando o áudio Bluetooth

Para ligar o dispositivo de áudio ao sistema Bluetooth, siga o procedimento abaixo: 1. Pressione a tecla SETUP.

2. Toque em "Telefone & Bluetooth".

Conectando o áudio Bluetooth

3. Toque em "Emparelhar novo dispositivo".

4. O sistema reconhece o comando e pede para iniciar a conexão do aparelho de telefone.

O procedimento de emparelhamento do telefone celular varia de acordo com cada modelo de telefone celular. Consulte o manual do telefone celular para mais informações.

Operação principal do sistema de áudio

Para alternar para o modo de áudio do sistema Bluetooth, pressione a tecla AUX repetidamente até que o modo de áudio Bluetooth seja exibido na tela.

Os controles para o áudio Bluetooth são exibidos na tela.

Limpeza e cuidados com o CD

Limpeza e cuidados com o CD

  • Manuseie um CD pelas bordas. Não dobre o disco. Nunca toque a superfície do disco.
  • Sempre armazene os discos em um compartimento de armazenagem quando não estiverem em uso.
  • Para limpar um disco, limpe a superfície do centro para as bordas externas, utilizando um pano limpo e macio. Não limpe o disco com movimentos circulares.
  • Não use um produto de limpeza convencional de discos ou álcool destinado ao uso industrial.
  • Um disco novo poderá ser áspero nas bordas internas e externas. Remova as bordas ásperas esfregando as bordas internas e externas com a lateral de uma caneta ou lápis, conforme ilustrado.

Interruptor do volante de direção para controle de áudio (se equipado)

Interruptor do volante de direção para controle de áudio (se equipado)

O sistema de áudio pode ser operado usando os controles no volante de direção.

1. Interruptor de sintonia

2. Interruptor de seleção SOURCE e POWER

3. Interruptores de controle de volume

Interruptor de seleção SOURCE

Pressione o interruptor de seleção SOURCE para mudar o modo na seguinte sequência: AM FM1 FM2 CD*   USB/iPod Áudio Bluetooth (se equipado) AUX* AM

* Estes modos só estarão disponíveis quando dispositivos de mídia compatíveis são inseridos ou conectados ao sistema.

Interruptores de controle de volume

Pressione o interruptor de controle de volume + ou - para aumentar ou diminuir o volume.

Interruptor de controle do menu

Para a maioria dos dispositivos de áudio, pressionar o interruptor para cima ou para baixo por mais de 1,5 segundo proporciona diferentes funções do que quando se opera por menos de 1,5 segundo.

AM e FM:

  • Pressione para cima ou para baixo por menos de 1,5 segundo para selecionar uma estação anterior ou posterior memorizada.
  • Pressione para cima ou para baixo por mais de 1,5 segundo para buscar a próxima estação.

iPod

  • Pressione para cima ou para baixo por menos de 1,5 segundo para selecionar uma faixa anterior ou posterior.

CD:

  • Pressione para cima ou para baixo por menos de 1,5 segundo para selecionar uma faixa anterior ou posterior.
  • Pressione para cima ou para baixo por mais de 1,5 segundo para selecionar uma pasta anterior ou posterior (em caso de execução de arquivos de áudio compactados).
  • Pressione para cima ou para baixo por mais de 1,5 para alterar o disco em execução (disqueteira, se equipado).

USB:

  • Pressione para cima ou para baixo por menos de 1,5 segundo para selecionar uma faixa anterior ou posterior.
  • Pressione para cima ou para baixo por mais de 1,5 segundo para selecionar uma pasta anterior ou posterior

Áudio Bluetooth:

  • Pressione para cima ou para baixo por menos de 1,5 segundo para selecionar uma faixa anterior ou posterior.
  • Pressione para cima ou para baixo por mais de 1,5 segundo para executar retrocesso ou avanço rápido na faixa atual.
Veja também:

Mitsubishi Lancer. Fluido de freio/Fluido da embreagem
O fluido do freio e o fluido da embreagem compartilham o mesmo reservatório. Para inspecionar o nível do fluido O nível do fluido deve ficar entre as marcas "MAX" e "MIN" no reservatório. O nível do fluido é monitorado por uma bóia. Quando o nível do fluido estiver abaixo da marca "MIN", a luz de advertência do fluido de ...

Mitsubishi Lancer. Sistema de áudio Premium
Sistema de áudio com DVD e Sistema de Navegação Incorporada (GPS)* Atenção A instalação e utilização de equipamentos geradores de imagens nos veículos automotores são permitidas no Brasil, conforme disposto em Resolução do CONTRAN. Todavia, tal legislação restringe a utilizaç&atil ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.046