Nissan Versa: Limpeza externa

Para manter a boa aparência do seu veículo, é importante tomar os cuidados adequados.

Para proteger as superfícies pintadas, lave o seu veículo o mais breve possível:

  • Após uma chuva, para evitar possíveis danos causados pela chuva ácida.
  • Após dirigir o veículo em estradas litorâneas.
  • Quando contaminantes tais como fuligem, excrementos de pássaros, seiva de árvores, insetos ou partículas metálicas caírem sobre a pintura.
  • Quando houver acúmulo de lama ou poeira na superfície.

Sempre que possível, guarde ou estacione o seu veículo dentro da garagem ou sob uma área coberta.

Quando for preciso estacionar o veículo em área externa, estacione em uma área sombreada ou proteja o veículo com uma capa.

Tome cuidado para não riscar a pintura ao colocar ou remover a capa.

Lavagem

Remova a sujeira, lavando a superfície com água abundante e uma esponja molhada. Lave o veículo completamente usando sabão neutro, detergente especial para veículos ou detergente para lavar louças de uso geral misturado com água limpa e morna (nunca quente).

CUIDADO

  • Não use serviços de lava-rápidos que utilizem ácido no detergente. Alguns lava- rápidos, especialmente aqueles que não utilizam escovas, usam algum ácido para a limpeza. O ácido pode reagir com alguns componentes plásticos do veículo, causando rachadura nos mesmos.

    Isto poderá afetar a sua aparência, bem como provocar o funcionamento inadequado dos mesmos. Sempre Verifique o lava-rápido para confi rmar se não está sendo utilizado nenhum ácido.

  • Nunca use sabão de limpeza caseiro, detergentes químicos fortes, gasolina ou solventes.
  • Não lave o veículo sob a luz solar ou enquanto a carroceria estiver quente, pois a pintura poderá ficar manchada.
  • Evite o uso de panos ásperos ou com fiapos, tais como luvas para lavar.

    Deve-se ter cuidado ao remover sujeira incrustada ou outras substâncias estranhas, para que a superfície não seja riscada ou danificada.

Enxágue o veículo completamente com água limpa em abundância.

Os fl anges internos, uniões e vincos das portas, região do vidro traseiro e capô do motor são particularmente vulneráveis aos efeitos do sal da estrada. Portanto, estas áreas devem ser limpas regularmente.

Tome cuidado para que os furos de drenagem na parte inferior das portas estejam sempre desobstruídos. Pulverize água debaixo da carroceria e nas caixas das rodas para remover a sujeira impregnada.

Pode ser utilizado um pedaço de camurça para secar o veículo e evitar manchas de água.

Aplicação de cera

A aplicação regular de cera protege as superfícies pintadas e ajuda a manter a aparência nova do veículo. O polimento é recomendado para a remoção de resíduos de cera e evitar uma aparência gasta pela exposição ao clima antes de uma nova aplicação de cera.

Uma concessionária Nissan pode ajudá-lo a escolher os produtos adequados.

  • Sempre aplique cera em seu veículo depois de uma lavagem completa. Siga as instruções fornecidas na embalagem do produto.
  • Não use ceras que contenham abrasivos, componentes cortantes ou produtos de limpeza que possam danificar a aparência do veículo.

O polimento à máquina ou polimento agressivo sobre a camada de base ou acabamento com camada transparente pode tirar o brilho da pintura ou deixar marcas circulares.

Remoção de manchas

Remova manchas de piche e óleo, poeira industrial, insetos e seiva de árvores o mais rápido possível das superfícies pintadas, a fim de que sejam evitados danos e manchas permanentes.

Produtos especiais de limpeza estão disponíveis em sua concessionária Nissan, ou em lojas de acessórios automotivos.

Parte inferior do veículo

Em áreas onde o sal é utilizado durante o inverno, é necessário limpar a parte inferior do veículo regularmente, de maneira a evitar o acúmulo de sujeira e sal e a aceleração da corrosão na suspensão e na parte inferior do veículo. Antes do período de inverno, e novamente na primavera, o acabamento na pintura deve ser inspecionado e, se necessário, deve ser aplicado um novo tratamento.

Vidros

Vidros

Ao limpar o vidro traseiro, será mais fácil fazêlo se a luz de freio elevada (se equipado) for removida primeiramente.

Tome cuidado quando remover a luz de freio elevada para não danificar seus fios.

Para remover a luz de freio elevada:

  1. Empurre na direção da traseira do veículo.
  2. Levante para remover.

A luz de freio elevada deve ser reinstalada adequadamente antes de dirigir o veículo.

Utilize um limpa-vidros para remover o filme de fumaça e poeira das superfícies do vidro.

É normal que o vidro fique revestido com um filme após o veículo ficar estacionado sob o sol quente. Um limpa-vidros e um pano macio removerão este filme facilmente.

CUIDADO

Ao limpar a parte interna dos vidros, não use ferramentas pontiagudas, detergentes abrasivos ou detergentes desinfetantes à base de cloro. Eles poderão danificar os condutores elétricos, elementos da antena do rádio ou elementos do desembaçador do vidro traseiro.

Rodas de liga leve (se equipado)

Lave as rodas regularmente com uma esponja umedecida em uma solução de sabão neutro, principalmente nos meses de inverno, em áreas onde as estradas sejam salpicadas com sal.

Caso não seja removido, o sal nas estradas pode descolorir as rodas.

CUIDADO

Siga as instruções a seguir para evitar manchas ou descoloração das rodas:

  • Não use um produto de limpeza com alto conteúdo de ácidos fortes ou conteúdos alcalinos para limpar as rodas.
  • Não aplique produtos de limpeza para rodas quando estas estiverem quentes.

    A temperatura da roda deve ser igual à temperatura ambiente.

  • Enxágue a roda para remover completamente o produto de limpeza dentro de 15 minutos após a aplicação.

Partes cromadas

Limpe regularmente todas as partes cromadas com um polidor de cromados não abrasivo para manter o brilho.

Limpa-pneus

A Nissan não recomenda o uso de limpapneus.

Os fabricantes de pneus aplicam um revestimento aos pneus que ajudam a reduzir a descoloração da borracha. Caso o limpapneus seja aplicado nos pneus, pode haver uma reação química com o revestimento e a formação de um composto. Este composto poderá soltar do pneu durante a condução do veículo e manchar a sua pintura.

Caso você opte pelo uso de um limpa-pneus, siga as seguintes instruções:

  • Utilize um limpa-pneus à base de água. Seu revestimento sobre o pneu dissolve-se com maior facilidade do que um limpa-pneus à base de óleo.
  • Aplique uma leve camada de limpa-pneus evitando assim a penetração na banda de rodagem/ranhuras do pneu (onde seria difícil sua remoção).
  • Limpe o excesso de limpa-pneus utilizando uma toalha seca. Certifique-se de que o limpa-pneus seja completamente removido da banda de rodagem/ranhuras do pneu.
  • Permita que o limpa-pneus seque de acordo com as recomendações do fabricante.
Veja também:

Mitsubishi Lancer. Tampa do porta-malas
ADVERTÊNCIA O porta-malas não pode ser aberto internamente. Tenha cuidado para não permitir que crianças entrem no porta-malas. Se uma criança ficar presa no porta-malas, pode acontecer um acidente grave. É perigoso dirigir com a tampa do porta-malas aberta, pois o monóxido de carbono (CO) pode entrar na cabine. Você não ...

Nissan Versa. Chaves
Tipo A (se equipado) 1. Chave mestra 2. Chip transponder Tipo B (se equipado) 1. Controle remoto com trava de porta integrada Em caso de perda das chaves do veículo, entre em contato com uma Concessionária Nissan. CUIDADO Ao sair do veículo, não deixe a chave de ignição no seu interior. Este componente opera em caráter ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0441