Mitsubishi Lancer: Ar-condicionado automático

Mitsubishi Lancer / Para uma condução confortável / Ar-condicionado automático

Ar-condicionado automático

O ar-condicionado só pode ser usado quando o motor estiver ligado.

Painel de controle

1 - B otão de controle da temperatura

2 - Interruptor da seleção de ar

3 - B otão de seleção da velocidade do ventilador

4 - Interruptor do ar-condicionado

5 - B otão de seleção do modo

6 - Interruptor do desembaçador do vidro traseiro

Ar-condicionado automático

OBSERVAÇÃO

Existe um sensor da temperatura do ar interno (A) dentro do veículo.

Nunca coloque nada sobre esse sensor, pois isso prejudica o seu funcionamento.

Botão de seleção da velocidade do ventilador

Botão de seleção da velocidade do ventilador

Selecione a velocidade do ventilador girando o botão de seleção da velocidade do ventilador no sentido horário ou anti-horário. A velocidade do ventilador aumenta gradualmente à medida que o botão é girado para a direita.

Botão de controle da temperatura

Botão de controle da temperatura

Gire o botão de controle da temperatura no sentido horário ou anti-horário.

OBSERVAÇÃO

Enquanto a temperatura do líquido de arrefecimento do motor estiver baixa, a temperatura do ar do aquecedor estará fria até que o motor aqueça, mesmo que você tenha selecionado o botão de ar quente.

Quando a temperatura for colocada na posição mais alta ou mais baixa, a seleção de ar e o ar-condicionado serão alterados automaticamente, conforme segue:

  • Aquecimento rápido (Quando a temperatura é colocada no ajuste mais alto) Será introduzido ar externo e o ar-condicionado irá parar.
  • Resfriamento rápido (Quando a temperatura é colocada no ajuste mais baixo) O ar interno será recirculado e o ar-condicionado funcionará.

Os ajustes descritos anteriormente são os ajustes de fábrica. Os interruptores da seleção de ar e do ar-condicionado podem ser personalizados (alterando os ajustes das funções) e a mudança automática do ar externo e do ar-condicionado, de acordo com as condições de funcionamento podem ser alterados como desejar. Para mais informações, contate uma Concessionária MITSUBISHI MOTORS.

Veja "Personalizando o interruptor do ar-condicionado (Alterando os ajustes das funções)"

Veja "Personalizando a seleção de ar (Alterando os ajustes das funções)"

Botão de seleção de ar

Botão de seleção de ar

Para mudar a seleção de ar dos ventiladores, pressione o botão de seleção de ar.

Um som será ouvido cada vez que o interruptor for pressionado.

  • Ar externo: Luz indicadora (A) desligada.

    Ar externo é introduzido para dentro do compartimento dos passageiros.

  • Ar recirculado: Luz indicadora (A) ligada.

    O ar recircula dentro do compartimento dos passageiros.

ATENÇÃO

  • Normalmente use a posição ar externo para manter o para-brisa e os vidros limpos e remover rapidamente o embaçado ou gelo do para-brisa.

    Se desejar um resfriamento alto ou se o ar externo está sujo ou contaminado, use a posição recirculador de ar. Coloque na posição ar externo periodicamente para aumentar a ventilação e evitar que os vidros fiquem embaçados.

  • O uso prolongado do recirculador de ar pode embaçar os vidros.

OBSERVAÇÃO

  • Quando o botão de seleção de modo ou o botão de seleção de velocidade do ventilador for colocado novamente na posição "AUTO" após o funcionamento manual, o botão de seleção de ar também será automaticamente controlado.
  • Quando a temperatura do líquido de arrefecimento do motor aumentar para um determinado nível, a seleção de ar muda automaticamente para a posição de recirculação e a luz indicadora (A) acende. Ao mesmo tempo, o sistema não mudará para a posição ar externo, mesmo se o interruptor de seleção de ar for pressionado.

Personalizando a seleção de ar (Alterando os ajustes das funções)

As funções podem ser alteradas, conforme indicado a seguir.

  • Controle de ar automático ativado: Se o botão de seleção de modo ou botão de seleção de velocidade do ventilador for girado para a posição "AUTO" , o interruptor de seleção de ar será controlado automaticamente.
  • Controle de ar automático desativado: Mesmo que o botão de seleção de modo ou botão de seleção de velocidade do ventilador for girado para a posição "AUTO", o interruptor de seleção de ar não será controlado automaticamente.
  • Método para alterar o ajuste Mantenha pressionado o interruptor de seleção de ar por aproximadamente 10 segundos ou mais.

    Quando o ajuste for alterado, um som será emitido e a luz indicadora do botão piscará.

Quando o ajuste for alterado de ativado para desativado, o som será emitido três vezes e a luz indicadora do botão piscará três vezes.

Quando o ajuste for alterado de desativado para ativado, o som é emitido duas vezes e a luz indicadora do botão piscará três vezes.

OBSERVAÇÃO

  • O "controle de ar automático ativado" é o ajuste de fábrica.
  • Quando o botão de seleção de modo é girado para " ", para evitar que os vidros fiquem embaçados a ventilação muda automaticamente para entrada de ar externo, mesmo se o "Controle de ar automático desativado" estiver ajustado.

Interruptor do ar-condicionado

Interruptor do ar-condicionado

Pressione o interruptor do ar-condicionado para ligar o ar-condicionado. A luz indicadora (A) acenderá.

Um som será ouvido cada vez que o interruptor for pressionado.

Para desligar, pressione o interruptor novamente.

ATENÇÃO

Ao usar o ar-condicionado, a velocidade da marcha lenta poderá aumentar levemente à medida que o compressor do ar-condicionado liga e desliga automaticamente. Enquanto o veículo com CVT estiver parado, pise totalmente no pedal do freio para evitar que o veículo se movimente.

OBSERVAÇÃO

  • Se for detectado um problema no sistema do ar-condicionado, a luz indicadora de funcionamento do ar-condicionado (A) pisca.

    Pressione o interruptor do ar-condicionado uma vez para desligar e então mais uma vez para ligar novamente. Se a luz indicadora de funcionamento do ar-condicionado (A) não piscar alguns instantes, não há nada errado. Se ela começar a piscar novamente, faça uma inspeção em uma Concessionária MITSUBISHI MOTORS.

  • Às vezes, por exemplo após usar um lava-rápido de alta pressão, o condensador pode se molhar com a água e a luz indicadora de funcionamento (A) pode piscar temporariamente.

    Neste caso, não há nada errado.

    Espere um pouco, pressione o interruptor do ar-condicionado uma vez para desligar o sistema e então mais uma vez para ligá-lo novamente. Uma vez que a água se evapore, a luz não pisca mais.

Personalizando o interruptor do arcondicionado (Alterando os ajustes das funções)

As funções podem ser alteradas, conforme indicado a seguir.

  • Controle de ar-condicionado automático ativado: Se o botão de seleção de modo ou botão de seleção de velocidade do ventilador for girado para a posição "AUTO" ou o botão de controle da temperatura for colocado na posição mínima, o interruptor do ar-condicionado será controlado automaticamente.
  • Controle de ar-condicionado automático desativado: O interruptor do ar-condicionado não será controlado automaticamente, uma vez que o interruptor do ar-condicionado não está funcionando.
  • Método para alterar o ajuste . Mantenha pressionado o interruptor do ar-condicionado por aproximadamente 10 segundos ou mais.

    Quando o ajuste é alterado, um som será emitido e a luz indicadora do botão piscará.

Quando o ajuste é alterado de ativado para desativado o som é emitido três vezes e a luz indicadora do botão piscará três vezes.

Quando o ajuste é alterado de desativado para ativado o som é emitido duas vezes e a luz indicadora do botão piscará três vezes.

OBSERVAÇÃO

  • O "controle de ar automático ativado" é o ajuste de fábrica.
  • Quando o botão de seleção de modo é girado para " ", para evitar que os vidros fiquem embaçados, o ar-condicionado funciona automaticamente, mesmo se o "Controle de ar automático desativado" estiver ajustado.

Funcionamento do sistema no modo automático

Funcionamento do sistema no modo automático

Em condição normal, use o sistema no modo AUTO e proceda da seguinte maneira: 1. Coloque o botão de seleção de velocidade do ventilador na posição "AUTO".

2. Coloque o botão de controle da temperatura na temperatura desejada.

3. Coloque o botão de seleção de modo na posição "AUTO".

Saídas de ar, seleção de ar ex-terno/recirculador, velocidade do ventilador e liga e desliga do ar-condicionado serão controlados automaticamente.

Para parar o sistema, gire o botão de seleção de velocidade do ventilador para a posição "OFF".

ATENÇÃO

Ao usar o ar-condicionado, a velocidade da marcha lenta poderá aumentar levemente à medida que o compressor do ar-condicionado liga e desliga automaticamente. Enquanto o veículo com CVT estiver parado, pise totalmente no pedal do freio para evitar que o veículo se movimente.

OBSERVAÇÃO

  • nquanto a temperatura do líquido de arrefecimento do motor estiver baixa, a temperatura do ar que sai do aquecedor será fria até o motor estar aquecido, mesmo que o ar quente tenha sido selecionado com o botão. Para evitar que o para-brisa e os vidros fiquem embaçados, o modo da ventilação será alterado para " " e a velocidade do ventilador será reduzida.
  • Se o botão de seleção de velocidade do ventilador, interruptor do ar-condicionado, botão de seleção de modo ou o interruptor de seleção de ar forem operados enquanto o sistema estiver funcionando no modo AUTO, a função ativada se sobrepõe à função correspondente do controle automático. Todas as outras funções permanecem sob o controle automático.

Funcionamento do sistema no modo manual

A velocidade do ventilador e o modo de ventilação podem ser controlados manualmente, bastando para isso, colocar o botão de seleção de velocidade do ventilador e o botão de seleção de modo nas posições desejadas. Para retornar ao funcionamento automático, coloque os botões na posição "AUTO".

Desembaçando o para-brisa e os vidros das portas

ATENÇÃO

Por razões de segurança, certifique-se de ter uma visão clara através de todos os vidros.

Para desembaçar o para-brisa e os vidros das portas use o botão de seleção de modo na posição " " ou " ".

Para desembaçamento normal

Para desembaçamento normal

Use este ajuste para manter o para-brisa e os vidros das portas desembaçados e manter a área das pernas aquecida.

1. Coloque o interruptor de seleção de ar (A) na posição ar externo.

2. Coloque o botão de seleção de modo na posição " ".

3. S elecione a velocidade do ventilador desejada girando o botão de seleção de velocidade do ventilador.

4. S elecione a temperatura desejada girando o botão de controle da temperatura.

5. Pressione o interruptor do ar-condicionado (B).

Para desembaçamento rápido

Para desembaçamento rápido

1. Coloque o botão de seleção de modo na posição "  ".

2. Ajuste o ventilador para a velocidade máxima.

3. A juste a temperatura para a posição mais alta.

OBSERVAÇÃO

  • Enquanto o botão de seleção de modo estiver ajustado na posição " ", o ar-condicionado funcionará automaticamente e a posição de ar externo também será selecionada automaticamente.
  • Para desembaçar eficientemente, direcione o fluxo de ar dos ventiladores laterais em direção aos vidros.
  • Não coloque o botão de controle da temperatura na posição frio máximo. O ar frio fluirá contra o vidro e causará o embaçamento.

Informações importantes para manuseio do ar-condicionado

  • Estacione o veículo na sombra. Estacionar sob sol quente deixará o interior do veículo muito quente e será necessário um tempo maior para resfriamento.

    Se for necessário estacionar sob sol quente, abra os vidros nos primeiros minutos de funcionamento do ar-condicionado, para ajudar a saída do ar quente.

  • Mantenha os vidros fechados quando o arcondicionado estiver funcionando. A entrada de ar externo através dos vidros reduzirá a eficiência do ar-condicionado.
  • O ar muito frio não é bom para a saúde. A temperatura interna do ar deve ficar 5 ou 6 C abaixo da temperatura externa.
  • Para um melhor funcionamento do sistema, mantenha as aberturas de tomada de ar, localizadas junto ao para-brisa, livres de obstruções como folhas. Folhas presas nas aberturas de tomada de ar reduzem a quantidade de ar que flui e impedem a drenagem da água da chuva.

Lubrificante e refrigerante recomendados para o ar-condicionado

Se o ar-condicionado se tornar menos eficiente que o usual, a causa pode ser vazamento de refrigerante.

Leve o veículo a uma Concessionária MITSUBISHI MOTORS para inspeção do sistema.

O ar-condicionado do seu veículo deve ser carregado com refrigerante HFC-134a e lubrificante SUN-PAG56.

O uso de qualquer outro refrigerante ou lubrificante pode causar sérios danos que resultarão em necessidade de troca de todo o conjunto de arcondicionado do seu veículo. Não é recomendada a liberação do refrigerante na atmosfera.

A MITSUBISHI MOTORS recomenda que o refrigerante seja recuperado e reciclado para uso futuro.

Durante um período longo sem uso

O ar-condicionado deve ser colocado em funcionamento pelo menos 5 minutos por semana, mesmo no inverno. Isto inclui o modo de desembaçamento. Isto evita a lubrificação deficiente das partes internas do compressor e mantém o ar-condicionado em excelentes condições de uso.

Veja também:

Nissan Versa. Empurrando o veículo para dar a partida
CUIDADO Não empurre o veículo para dar a partida ao motor. O catalisador de três vias pode ser danificado. Em modelos equipados com transmissão automática, não é possível dar partida empurrando ou rebocando o veículo. A tentativa de efetuar tais procedimentos pode causar danos à transmissão. Pa ...

Renault Fluence. Relógio e temperatura exterior
Com a ignição ligada, se pode visualizar a hora e, de acordo com o veículo, a temperatura exterior. Visor A Para os veículos que disponham deles, os botões 1 e 2 servem para acertar as horas. Pressione o botão 1 para acertar as horas e o botão 2 para acertar os minutos. Tela B Veículos equipados com visor tátil multi ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0407