Mitsubishi Lancer: Ar-condicionado automático

Mitsubishi Lancer / Para uma condução confortável / Ar-condicionado automático

Ar-condicionado automático

O ar-condicionado só pode ser usado quando o motor estiver ligado.

Painel de controle

1 - B otão de controle da temperatura

2 - Interruptor da seleção de ar

3 - B otão de seleção da velocidade do ventilador

4 - Interruptor do ar-condicionado

5 - B otão de seleção do modo

6 - Interruptor do desembaçador do vidro traseiro

Ar-condicionado automático

OBSERVAÇÃO

Existe um sensor da temperatura do ar interno (A) dentro do veículo.

Nunca coloque nada sobre esse sensor, pois isso prejudica o seu funcionamento.

Botão de seleção da velocidade do ventilador

Botão de seleção da velocidade do ventilador

Selecione a velocidade do ventilador girando o botão de seleção da velocidade do ventilador no sentido horário ou anti-horário. A velocidade do ventilador aumenta gradualmente à medida que o botão é girado para a direita.

Botão de controle da temperatura

Botão de controle da temperatura

Gire o botão de controle da temperatura no sentido horário ou anti-horário.

OBSERVAÇÃO

Enquanto a temperatura do líquido de arrefecimento do motor estiver baixa, a temperatura do ar do aquecedor estará fria até que o motor aqueça, mesmo que você tenha selecionado o botão de ar quente.

Quando a temperatura for colocada na posição mais alta ou mais baixa, a seleção de ar e o ar-condicionado serão alterados automaticamente, conforme segue:

  • Aquecimento rápido (Quando a temperatura é colocada no ajuste mais alto) Será introduzido ar externo e o ar-condicionado irá parar.
  • Resfriamento rápido (Quando a temperatura é colocada no ajuste mais baixo) O ar interno será recirculado e o ar-condicionado funcionará.

Os ajustes descritos anteriormente são os ajustes de fábrica. Os interruptores da seleção de ar e do ar-condicionado podem ser personalizados (alterando os ajustes das funções) e a mudança automática do ar externo e do ar-condicionado, de acordo com as condições de funcionamento podem ser alterados como desejar. Para mais informações, contate uma Concessionária MITSUBISHI MOTORS.

Veja "Personalizando o interruptor do ar-condicionado (Alterando os ajustes das funções)"

Veja "Personalizando a seleção de ar (Alterando os ajustes das funções)"

Botão de seleção de ar

Botão de seleção de ar

Para mudar a seleção de ar dos ventiladores, pressione o botão de seleção de ar.

Um som será ouvido cada vez que o interruptor for pressionado.

  • Ar externo: Luz indicadora (A) desligada.

    Ar externo é introduzido para dentro do compartimento dos passageiros.

  • Ar recirculado: Luz indicadora (A) ligada.

    O ar recircula dentro do compartimento dos passageiros.

ATENÇÃO

  • Normalmente use a posição ar externo para manter o para-brisa e os vidros limpos e remover rapidamente o embaçado ou gelo do para-brisa.

    Se desejar um resfriamento alto ou se o ar externo está sujo ou contaminado, use a posição recirculador de ar. Coloque na posição ar externo periodicamente para aumentar a ventilação e evitar que os vidros fiquem embaçados.

  • O uso prolongado do recirculador de ar pode embaçar os vidros.

OBSERVAÇÃO

  • Quando o botão de seleção de modo ou o botão de seleção de velocidade do ventilador for colocado novamente na posição "AUTO" após o funcionamento manual, o botão de seleção de ar também será automaticamente controlado.
  • Quando a temperatura do líquido de arrefecimento do motor aumentar para um determinado nível, a seleção de ar muda automaticamente para a posição de recirculação e a luz indicadora (A) acende. Ao mesmo tempo, o sistema não mudará para a posição ar externo, mesmo se o interruptor de seleção de ar for pressionado.

Personalizando a seleção de ar (Alterando os ajustes das funções)

As funções podem ser alteradas, conforme indicado a seguir.

  • Controle de ar automático ativado: Se o botão de seleção de modo ou botão de seleção de velocidade do ventilador for girado para a posição "AUTO" , o interruptor de seleção de ar será controlado automaticamente.
  • Controle de ar automático desativado: Mesmo que o botão de seleção de modo ou botão de seleção de velocidade do ventilador for girado para a posição "AUTO", o interruptor de seleção de ar não será controlado automaticamente.
  • Método para alterar o ajuste Mantenha pressionado o interruptor de seleção de ar por aproximadamente 10 segundos ou mais.

    Quando o ajuste for alterado, um som será emitido e a luz indicadora do botão piscará.

Quando o ajuste for alterado de ativado para desativado, o som será emitido três vezes e a luz indicadora do botão piscará três vezes.

Quando o ajuste for alterado de desativado para ativado, o som é emitido duas vezes e a luz indicadora do botão piscará três vezes.

OBSERVAÇÃO

  • O "controle de ar automático ativado" é o ajuste de fábrica.
  • Quando o botão de seleção de modo é girado para " ", para evitar que os vidros fiquem embaçados a ventilação muda automaticamente para entrada de ar externo, mesmo se o "Controle de ar automático desativado" estiver ajustado.

Interruptor do ar-condicionado

Interruptor do ar-condicionado

Pressione o interruptor do ar-condicionado para ligar o ar-condicionado. A luz indicadora (A) acenderá.

Um som será ouvido cada vez que o interruptor for pressionado.

Para desligar, pressione o interruptor novamente.

ATENÇÃO

Ao usar o ar-condicionado, a velocidade da marcha lenta poderá aumentar levemente à medida que o compressor do ar-condicionado liga e desliga automaticamente. Enquanto o veículo com CVT estiver parado, pise totalmente no pedal do freio para evitar que o veículo se movimente.

OBSERVAÇÃO

  • Se for detectado um problema no sistema do ar-condicionado, a luz indicadora de funcionamento do ar-condicionado (A) pisca.

    Pressione o interruptor do ar-condicionado uma vez para desligar e então mais uma vez para ligar novamente. Se a luz indicadora de funcionamento do ar-condicionado (A) não piscar alguns instantes, não há nada errado. Se ela começar a piscar novamente, faça uma inspeção em uma Concessionária MITSUBISHI MOTORS.

  • Às vezes, por exemplo após usar um lava-rápido de alta pressão, o condensador pode se molhar com a água e a luz indicadora de funcionamento (A) pode piscar temporariamente.

    Neste caso, não há nada errado.

    Espere um pouco, pressione o interruptor do ar-condicionado uma vez para desligar o sistema e então mais uma vez para ligá-lo novamente. Uma vez que a água se evapore, a luz não pisca mais.

Personalizando o interruptor do arcondicionado (Alterando os ajustes das funções)

As funções podem ser alteradas, conforme indicado a seguir.

  • Controle de ar-condicionado automático ativado: Se o botão de seleção de modo ou botão de seleção de velocidade do ventilador for girado para a posição "AUTO" ou o botão de controle da temperatura for colocado na posição mínima, o interruptor do ar-condicionado será controlado automaticamente.
  • Controle de ar-condicionado automático desativado: O interruptor do ar-condicionado não será controlado automaticamente, uma vez que o interruptor do ar-condicionado não está funcionando.
  • Método para alterar o ajuste . Mantenha pressionado o interruptor do ar-condicionado por aproximadamente 10 segundos ou mais.

    Quando o ajuste é alterado, um som será emitido e a luz indicadora do botão piscará.

Quando o ajuste é alterado de ativado para desativado o som é emitido três vezes e a luz indicadora do botão piscará três vezes.

Quando o ajuste é alterado de desativado para ativado o som é emitido duas vezes e a luz indicadora do botão piscará três vezes.

OBSERVAÇÃO

  • O "controle de ar automático ativado" é o ajuste de fábrica.
  • Quando o botão de seleção de modo é girado para " ", para evitar que os vidros fiquem embaçados, o ar-condicionado funciona automaticamente, mesmo se o "Controle de ar automático desativado" estiver ajustado.

Funcionamento do sistema no modo automático

Funcionamento do sistema no modo automático

Em condição normal, use o sistema no modo AUTO e proceda da seguinte maneira: 1. Coloque o botão de seleção de velocidade do ventilador na posição "AUTO".

2. Coloque o botão de controle da temperatura na temperatura desejada.

3. Coloque o botão de seleção de modo na posição "AUTO".

Saídas de ar, seleção de ar ex-terno/recirculador, velocidade do ventilador e liga e desliga do ar-condicionado serão controlados automaticamente.

Para parar o sistema, gire o botão de seleção de velocidade do ventilador para a posição "OFF".

ATENÇÃO

Ao usar o ar-condicionado, a velocidade da marcha lenta poderá aumentar levemente à medida que o compressor do ar-condicionado liga e desliga automaticamente. Enquanto o veículo com CVT estiver parado, pise totalmente no pedal do freio para evitar que o veículo se movimente.

OBSERVAÇÃO

  • nquanto a temperatura do líquido de arrefecimento do motor estiver baixa, a temperatura do ar que sai do aquecedor será fria até o motor estar aquecido, mesmo que o ar quente tenha sido selecionado com o botão. Para evitar que o para-brisa e os vidros fiquem embaçados, o modo da ventilação será alterado para " " e a velocidade do ventilador será reduzida.
  • Se o botão de seleção de velocidade do ventilador, interruptor do ar-condicionado, botão de seleção de modo ou o interruptor de seleção de ar forem operados enquanto o sistema estiver funcionando no modo AUTO, a função ativada se sobrepõe à função correspondente do controle automático. Todas as outras funções permanecem sob o controle automático.

Funcionamento do sistema no modo manual

A velocidade do ventilador e o modo de ventilação podem ser controlados manualmente, bastando para isso, colocar o botão de seleção de velocidade do ventilador e o botão de seleção de modo nas posições desejadas. Para retornar ao funcionamento automático, coloque os botões na posição "AUTO".

Desembaçando o para-brisa e os vidros das portas

ATENÇÃO

Por razões de segurança, certifique-se de ter uma visão clara através de todos os vidros.

Para desembaçar o para-brisa e os vidros das portas use o botão de seleção de modo na posição " " ou " ".

Para desembaçamento normal

Para desembaçamento normal

Use este ajuste para manter o para-brisa e os vidros das portas desembaçados e manter a área das pernas aquecida.

1. Coloque o interruptor de seleção de ar (A) na posição ar externo.

2. Coloque o botão de seleção de modo na posição " ".

3. S elecione a velocidade do ventilador desejada girando o botão de seleção de velocidade do ventilador.

4. S elecione a temperatura desejada girando o botão de controle da temperatura.

5. Pressione o interruptor do ar-condicionado (B).

Para desembaçamento rápido

Para desembaçamento rápido

1. Coloque o botão de seleção de modo na posição "  ".

2. Ajuste o ventilador para a velocidade máxima.

3. A juste a temperatura para a posição mais alta.

OBSERVAÇÃO

  • Enquanto o botão de seleção de modo estiver ajustado na posição " ", o ar-condicionado funcionará automaticamente e a posição de ar externo também será selecionada automaticamente.
  • Para desembaçar eficientemente, direcione o fluxo de ar dos ventiladores laterais em direção aos vidros.
  • Não coloque o botão de controle da temperatura na posição frio máximo. O ar frio fluirá contra o vidro e causará o embaçamento.

Informações importantes para manuseio do ar-condicionado

  • Estacione o veículo na sombra. Estacionar sob sol quente deixará o interior do veículo muito quente e será necessário um tempo maior para resfriamento.

    Se for necessário estacionar sob sol quente, abra os vidros nos primeiros minutos de funcionamento do ar-condicionado, para ajudar a saída do ar quente.

  • Mantenha os vidros fechados quando o arcondicionado estiver funcionando. A entrada de ar externo através dos vidros reduzirá a eficiência do ar-condicionado.
  • O ar muito frio não é bom para a saúde. A temperatura interna do ar deve ficar 5 ou 6 C abaixo da temperatura externa.
  • Para um melhor funcionamento do sistema, mantenha as aberturas de tomada de ar, localizadas junto ao para-brisa, livres de obstruções como folhas. Folhas presas nas aberturas de tomada de ar reduzem a quantidade de ar que flui e impedem a drenagem da água da chuva.

Lubrificante e refrigerante recomendados para o ar-condicionado

Se o ar-condicionado se tornar menos eficiente que o usual, a causa pode ser vazamento de refrigerante.

Leve o veículo a uma Concessionária MITSUBISHI MOTORS para inspeção do sistema.

O ar-condicionado do seu veículo deve ser carregado com refrigerante HFC-134a e lubrificante SUN-PAG56.

O uso de qualquer outro refrigerante ou lubrificante pode causar sérios danos que resultarão em necessidade de troca de todo o conjunto de arcondicionado do seu veículo. Não é recomendada a liberação do refrigerante na atmosfera.

A MITSUBISHI MOTORS recomenda que o refrigerante seja recuperado e reciclado para uso futuro.

Durante um período longo sem uso

O ar-condicionado deve ser colocado em funcionamento pelo menos 5 minutos por semana, mesmo no inverno. Isto inclui o modo de desembaçamento. Isto evita a lubrificação deficiente das partes internas do compressor e mantém o ar-condicionado em excelentes condições de uso.

Veja também:

Renault Fluence. Sinais acústicos e luminosos
Buzina Pressione nas laterais da almofada do volante A. Sinal de luz alta Para enviar um sinal de luz alta puxe a alavanca 1 em sua direção. Setas indicadoras de direção Acione a alavanca 1 no plano do volante e no sentido em que irá virar o volante. Quando se conduz em rodovias, os giros do volante normalmente são insuficientes para retorna ...

Lexus CT200h. Utilização das luzes interiores
Lista das luzes interiores Luzes exteriores para os pés Luz do suporte para copos (quando o interruptor Power está no modo ACCESSORY ou ON) Luzes individuais/interiores da frente Luz interior traseira Iluminação na área dos pés Quando o botão de controlo da luz do painel de instrumentos está totalmente voltado para bai ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0382