Lexus CT200h: Se a bateria de 12 Volts descarregar

Lexus CT200h / Quando surge uma avaria / No caso de uma emergência / Se a bateria de 12 Volts descarregar

Os procedimentos que se seguem podem ser usados para pôr o sistema híbrido em funcionamento caso a bateria de 12 Volts esteja descarregada.

Pode também contactar um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.

Se tiver um jogo de cabos da bateria (ou carregador auxiliar) e um segundo veículo com uma bateria de 12 Volts, pode colocar o seu veículo em funcionamento com a bateria auxiliar seguindo os passos abaixo indicados.

  1. Confirme que a chave eletrónica está na sua posse.

    Dependendo da situação, quando ligar o jogo de cabos da bateria auxiliar, o alarme pode ser ativado e as portas podem ser trancadas.

Se a bateria de 12 Volts descarregar

  1. Abra o capot   e a tampa da caixa de fusíveis.

Se a bateria de 12 Volts descarregar

  1. Abra a tampa dos terminais da bateria auxiliar.

Se a bateria de 12 Volts descarregar

  1. Ligue os cabos da bateria auxiliar de acordo com o procedimento seguinte:

Se a bateria de 12 Volts descarregar

  1. Ligue uma pinça do cabo positivo ao terminal positivo (+) da bateria no seu veículo.
  2. Ligue a pinça na outra extremidade do cabo positivo ao terminal positivo (+) da bateria no segundo veículo.
  3. Ligue uma pinça do cabo negativo ao terminal negativo (-) da bateria no segundo veículo.
  4. Ligue a pinça na outra extremidade do cabo negativo a um ponto metálico não pintado, maciço e fixo longe da bateria e de quaisquer peças móveis, como se mostra na figura.
  1. Ligue o motor do segundo veículo. Aumente ligeiramente a velocidade do motor e mantenha-a nesse nível durante aproximadamente 5 minutos para recarregar a bateria de 12 Volts do seu veículo.
  2. Abra e feche uma das portas do seu veículo com o interruptor Power desligado.
  3. Mantenha a velocidade do motor do segundo veículo e inicie o sistema híbrido do seu veículo, colocando o interruptor Power no modo ON.
  4. Certifique-se que o indicador "READY" acende. Se o indicador não acender, contacte um concessionário ou reparador Lexus autorizado ou qualquer outro profissional devidamente qualificado e equipado.
  5. Assim que o sistema híbrido tiver arrancado, remova os cabos de bateria exatamente na ordem inversa pela qual foram ligados.
  6. Feche a tampa dos terminais da bateria auxiliar e reinstale a tampa da caixa de fusíveis na sua posição original.

Assim que o sistema híbrido tiver arrancado, leve o seu veículo, o mais rapidamente possível, a um concessionário ou reparador Lexus autorizado ou a qualquer outro profissional devidamente qualificado e equipado para uma inspeção.

Iniciar o sistema híbrido quando a bateria de 12 Volts está descarregada

O sistema híbrido não pode ser colocado em funcionamento por empurrão.

Para evitar a descarga da bateria de 12 Volts

  • Desligue os faróis e o sistema áudio enquanto o sistema híbrido está desligado.
  • Desligue todos os componentes elétricos desnecessários quando o veículo circula a baixa velocidade por um longo período, tal como no trânsito congestionado.

Quando a bateria de 12 Volts é retirada ou está descarregada

  • O sistema híbrido não pode arrancar
  • Se a bateria de 12 Volts descarregar com a alavanca de velocidades na posição P, pode não ser possível engrenar a alavanca noutras posições. Neste caso, o veículo não pode ser rebocado sem ambas as rodas da frente levantadas, porque as rodas da frente ficam bloqueadas
  • Quando volta a conectar a bateria de 12 Volts, inicie o sistema híbrido e confirme que a alavanca de velocidades pode ser engrenada em qualquer posição, usando o indicador de posição engrenada.

Recarregar a bateria de 12 Volts

A eletricidade armazenada na bateria de 12 Volts descarregará gradualmente mesmo quando o veículo não estiver em uso, devido à descarga natural e aos efeitos de drenagem de certos aparelhos elétricos. Se o veículo ficar parado por um longo período de tempo, a bateria de 12 Volts pode descarregar e o sistema híbrido pode ser incapaz de arrancar. (A bateria de 12 Volts é recarregada automaticamente durante o funcionamento do sistema híbrido.)

AVISO

Evitar incêndios ou explosões na bateria de 12 Volts

Observe as seguintes precauções para evitar a emissão acidental de gases inflamáveis provenientes da bateria de 12 Volts:

  • Certifique-se que cada cabo da bateria de 12 Volts está conectado ao terminal correto e que não fica involuntariamente em contacto com outro terminal que não o pretendido.
  • Não permita que a outra extremidade do cabo da bateria auxiliar conectado ao terminal "+" entre em contacto com nenhuma peça ou superfície em metal na área, tais como suportes ou metal não pintado.
  • Não permita que os terminais + e - dos cabos da bateria auxiliar entrem em contacto uns com os outros.
  • Não fume, não utilize fósforos, isqueiros nem permita a presença de chamas junto à bateria de 12 Volts.

Precauções com a bateria de 12 Volts

A bateria de 12 Volts contém eletrólito que é venenoso e corrosivo e as peças relacionadas com a mesma contêm chumbo e compostos de chumbo. Observe as seguintes precauções quando manusear a bateria de 12 Volts:

  • Quando trabalhar com a bateria de 12 Volts, use sempre óculos de segurança e tenha cuidado para que nenhum dos fluidos (ácidos) da bateria de 12 Volts entre em contacto com a pele, roupa ou carroçaria do veículo.
  • Não se debruce sobre a bateria de 12 Volts.
  • No caso do fluido da bateria de 12 Volts entrar em contacto com a pele ou olhos, lave imediatamente a área afetada com água e procure cuidados médicos.
  • Coloque uma esponja ou pano molhado sobre a área afetada até receber cuidados médicos.
  • Lave sempre as mãos depois de manusear o suporte, terminais e outras peças relacionadas com a bateria de 12 Volts.
  • Não permita a presença de crianças junto à bateria de 12 Volts.

Depois de recarregar a bateria de 12 Volts

Leve o seu veículo a um concessionário ou reparador Lexus autorizado ou a qualquer outro profissional devidamente qualificado e equipado, o mais rapidamente possível para uma inspeção da bateria.

Se a bateria de 12 Volts se está a deteriorar, o uso continuado pode levar à emissão de um gás fétido, que pode ser prejudicial para a saúde dos passageiros.

Quando substituir a bateria de 12 volts

ATENÇÃO

Quando manusear os cabos da bateria auxiliar

Quando ligar os cabos da bateria auxiliar certifique-se que estes não ficam presos na ventoinha ou correia de refrigeração.

Para evitar danos no veículo

O terminal para arranque auxiliar é usado para carregar a bateria de 12 Volts a partir dum outro veículo, numa emergência. Não pode ser usado para auxiliar o arranque a outro veículo.

    Veja também:

    Citroën C4. Funcionamento manual
    Seleccione a posição M para a passagem sequencial das seis velocidades. Empurre o selector para o sinal + para passar à velocidade superior. Puxe o selector para o sinal - para passar à velocidade inferior. A passagem de uma velocidade para a outra é realizada apenas se as condições de velocidade do veículo e do regime do motor o permitirem. Caso contrário, apli ...

    Mitsubishi Lancer. Teto solar
    O teto solar pode ser aberto e fechado com a chave de ignição na posição "ON". 1 - Abrir 2 - Abrir parcialmente 3 - Fechar, Abaixar Para abrir, pressione o botão (1). Para parar o movimento de abertura do teto solar, pressione o botão (2) ou (3). Para fechar, pressione o botão (3). O teto solar fecha enquanto o botão (3) &eac ...

    Mitsubishi Lancer. Interruptor do controle remoto no volante de direção
    Os interruptores do controle remoto estão localizados do lado esquerdo do volante de direção. Estes interruptores podem ser usados quando a ignição estiver na posição "ON" (ligada) ou "ACC" (acessório). 1 - B otão para aumentar o volume 2 - B otão para diminuir o volume 3 - Botão PWR (liga/desliga)/Mudan&cced ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0071