Lexus CT200h: Modo de condução EV

No modo de condução EV é utilizado o motor elétrico (motor de tração), alimentado pela bateria do sistema híbrido (bateria de tração), para conduzir o veículo.

Este modo permite-lhe conduzir em zonas residenciais de manhã cedo e à noite, ou em parques cobertos, etc. sem preocupações com o ruído ou com a emissão de gases.

Liga/desliga o modo de condução EV

Liga/desliga o modo de condução EV

Quando liga o modo de condução EV o indicador do modo de condução EV acende. Se durante o modo de condução EV pressionar o interruptor, voltará ao modo de condução normal (utilização do motor a gasolina e motor elétrico [motor de tração]).

Situações em que o modo de condução EV não pode ser ligado

Pode não ser possível ligar o modo de condução EV nas seguintes situações. Neste caso, ouve-se um sinal sonoro e aparece uma mensagem no mostrador de informações múltiplas.

  • A temperatura do sistema híbrido é alta.

    Depois do veículo ter sido deixado ao sol, depois de ter conduzido em subidas íngremes ou a alta velocidade, etc.

  • A temperatura do sistema híbrido é baixa.

    Depois do veículo ter ficado parado durante algum tempo com temperaturas abaixo de 0C, etc.

  • O motor a gasolina está a aquecer.
  • A bateria do sistema híbrido (bateria de tração) está baixa.

    Quando o nível da bateria do sistema híbrido indicado no mostrador "Monitor de energia" é baixo.

  • A velocidade do veículo é elevada.
  • O pedal do acelerador é pressionado com muita força ou o veículo encontra-se numa subida íngreme, etc.
  • O desembaciador do para-brisas está a ser utilizado.

Mudar para o modo de condução EV quando o motor a gasolina está frio

Se o sistema híbrido for posto em funcionamento com o motor a gasolina frio, o motor a gasolina arranca automaticamente, após um curto espaço de tempo, a fim de aquecer.

Neste caso não poderá mudar para o modo de condução EV.

Depois do sistema híbrido entrar em funcionamento e o indicador "READY" se iluminar, prima o interruptor do modo de condução EV antes do motor a gasolina arrancar, para alterar para o modo de condução EV.

Cancelamento automático do modo de condução EV

Durante a condução no modo EV, o motor a gasolina pode entrar em funcionamento automaticamente nas seguintes condições. Quando o modo de condução EV é cancelado ouve-se um sinal sonoro e o indicador do modo de condução EV pisca e apaga.

  • A bateria do sistema híbrido (bateria de tração) está baixa.

    Quando o nível de carga restante da bateria do sistema híbrido indicado no mostrador "Monitor de energia" é baixo.

  • A velocidade do veículo torna-se elevada.
  • O pedal do acelerador é pressionado com muita força ou o veículo encontra-se numa subida íngreme, etc.

Quando for possível informar antecipadamente o condutor sobre o cancelamento automático, no mostrador de informações múltiplas será exibido um ecrã de aviso prévio.

Distância possível de condução quando conduzir no modo EV

No modo de condução EV é possível conduzir distâncias que vão de algumas centenas de metros até cerca de 1 km. No entanto, dependendo das condições do veículo, há situações em que o modo de condução EV não pode ser usado. (A distância que é possível conduzir depende do nível da bateria do sistema híbrido [bateria de tração] e das condições de condução.)

Economia de combustível

O seu Lexus foi concebido para ter a melhor economia de combustível possível durante a condução normal (utilizando o motor a gasolina e o motor elétrico [motor de tração]).

Conduzir no modo de condução EV mais do que o necessário pode prejudicar a economia de combustível.

AVISO

Precauções durante a condução

Quando conduzir no modo EV preste especial atenção à área em redor do veículo.

Uma vez que não existe ruído de motor, os pedestres, ciclistas ou outras pessoas e veículos que se encontrem perto podem não se aperceber que o veículo híbrido está a arrancar ou a aproximar-se. Tome pois cuidado extra enquanto conduz.

    Veja também:

    Citroën C4. Ajuda ao estacionamento traseiro
    A colocação em funcionamento é obtida através da engrenagem da marcha-atrás, sendo confirmada pela emissão de um sinal sonoro. A função é desactivada quando se desengrena a marcha-atrás. Ajuda sonora A informação de proximidade é fornecida por um sinal sonoro descontínuo, cuja frequência se torna mais rápida à medida que o veículo se aproxima do obstáculo. ...

    Renault Fluence. Banco para crianças instalado com as costas voltadas para a dianteira do veículo
    A cabeça de um bebê é proporcionalmente mais pesada que a do adulto e o seu pescoço é muito frágil. Transporte a criança nessa posição pelo maior tempo possível (pelo menos até a idade de 1 ano ou peso de 13 kg). Essa posição prende a cabeça e o pescoço. Escolha um banco do tipo env ...

    Renault Fluence. Modificação da velocidade de ventilação
    No modo automático, o sistema controla a velocidade de ventilação mais apropriada para alcançar e manter o conforto. É sempre possível ajustar a velocidade de ventilação pressionando as teclas 12 para aumentar ou diminuir a velocidade de ventilação. Neste caso, a velocidade de ventilação deixa de s ...

    Manual do Veículo



    © 2017 All rights reserved : 0.0195