Citroën C4: Travão de estacionamento eléctrico

Citroën C4 / Condução / Travão de estacionamento eléctrico

Travão de estacionamento eléctrico

O travão de estacionamento eléctrico conjuga dois modos de funcionamento:

  •  Engrenamento/Desengrenamento automático O engrenamento é automático aquando da paragem do motor, o desengrenamento é automático quando o veículo é colocado em movimento (activados por defeito),
  •  Engrenamento/Desengrenamento manual O engrenamento / desengrenamento manual do travão de estacionamento é possível, puxando o manípulo de comando A.

Se este avisador se acender no quadro de bordo, o modo automático está desactivado.

Programação do modo

Consoante o país de comercialização do veículo, o engrenamento automático ao desligar o motor e desengrenamento automático ao colocar o veículo em movimento podem ser desactivados.

A activação/desactivação é feita através do menu de configuração do veículo, consulte a rubrica consagrada à parametrização dos equipamentos do seu veículo.

O engrenamento e o desengrenamento do travão de estacionamento é efectuado manualmente. No momento da abertura da porta do condutor, é emitido um sinal sonoro e é apresentada uma mensagem se o travão de estacionamento não estiver engrenado.

Aconselhamos que não engrene o travão de estacionamento em caso de muito frio (gelo) e em caso de reboque. (desempanagem, caravana,...). Para estas situações, desactive as funções automáticas ou desengrene manualmente o travão de estacionamento.

 

Não coloque nenhum objecto (maço de cigarros, telefone,...) entre a alavanca de velocidades e o manípulo de comando do travão de estacionamento eléctrico.

Engrenamento manual

Para engrenar o travão de estacionamento, com o veículo parado e motor em funcionamento ou desligado, puxe o manípulo A.

O engrenamento do travão de estacionamento é assinalado:

  • pelo acendimento do avisador de travagem e do avisador P no manípulo A.
  • pela apresentação da mensagem "Travão de estacionamento engrenado".

Ao abrir a porta do condutor, com o motor em funcionamento, é emitido um sinal sonoro e é apresentada uma mensagem se o travão de estacionamento não se encontrar engrenado; excepto se, com caixa de velocidades automática, o selector de velocidades se encontrar na posição P.

Antes de sair do veículo, verifique que o avisador P do travão de estacionamento se encontra aceso de forma fixa no quadro de bordo.

Desengrenamento manual

Desengrenamento manual

Com a ignição ligada ou com o motor em funcionamento, para desengrenar o travão de estacionamento, pressione o pedal do travão ou o acelerador, puxe e depois solte o manípulo A.

O desengrenamento completo do travão de estacionamento é assinalado:

  • pela extinção do avisador de travagem e do avisador P no manípulo A,
  • pela apresentação da mensagem "Travão de estacionamento desengrenado".

Se utilizar o manípulo A, sem pressionar o pedal de travão, o travão de estacionamento não é desengrenado e acende-se um avisador no quadro de bordo.

Engrenamento máximo

Em caso de necessidade, poderá efectuar um engrenamento máximo do travão de estacionamento. Este pode ser obtido puxando continuamente o manípulo A, até que seja apresentada a mensagem "travão de estacionamento engrenado ao máximo" e um sinal sonoro.

O engrenamento máximo é indispensável:

  • num veículo com uma caravana atrelada ou com um reboque, quando as funções automáticas estão activadas e for necessário efectuar um engrenamento,
  • quando as condições de inclinação forem susceptíveis de variar durante o estacionamento (exemplos: transporte num barco, camião, reboque).

Em caso de reboque, de veículo carregado ou de estacionamento numa zona com uma forte inclinação, efectue um engrenamento máximo, vire as rodas para o passeio e engrene uma velocidade depois de estacionar.

Após um engrenamento máximo, o tempo de desengrenamento é mais longo.

Engrenamento automático, motor desligado

Com o veículo parado, o travão de estacionamento engrena-se automaticamente ao desligar o motor.

O engrenamento do travão de estacionamento é assinalado:

  • pelo acendimento do avisador de travagem e do avisador P no manípulo A,
  • pela apresentação da mensagem "Travão de estacionamento engrenado".
Antes de sair do veículo, verifique que o avisador de travão de estacionamento se encontra aceso de forma fixa no quadro de bordo.

Não deixe uma criança sozinha no interior do veículo, com a ignição ligada, uma vez que esta poderá desengrenar o travão de estacionamento.

 

Em caso de reboque, de veículo carregado ou de estacionamento num declive acentuado, vire as rodas para o passeio e engrene uma velocidade quando estacionar.

Desengrenamento automático

O travão de estacionamento desengrena-se automatica e progressivamente quando o veículo é colocado em movimento:

  • Caixa de velocidades manual: pressione a fundo o pedal de embraiagem, engrene a 1ª velocidade ou a marcha-atrás, pressione o pedal do acelerador e solte a embraiagem.
  • Caixa de velocidades automática: seleccione a posição D, M ou R e, em seguida, pressione o pedal do acelerador.

O desengrenamento completo do travão de estacionamento é assinalado:

  • pela extinção do avisador de travagem e do avisador P no manípulo A,
  • pela apresentação da mensagem "Travão de estacionamento desengrenado".
Com o veículo parado, motor em funcionamento, não acelere desnecessariamente, uma vez que corre o risco de desengrenar o travão de estacionamento.

Imobilização do veículo motor em funcionamento

Com o motor em funcionamento e o veículo parado, é indispensável engrenar o travão de estacionamento manualmente, puxando o manípulo A, para imobilizar o veículo.

O engrenamento do travão de estacionamento é assinalado:

  • pelo acendimento do avisador de travagem e do avisador P no manípulo A,
  • pela apresentação da mensagem "Travão de estacionamento engrenado"

Ao abrir a porta do condutor, é emitido um sinal sonoro e é apresentada uma mensagem, se o travão de estacionamento não se encontrar engrenado; excepto se, com caixa de velocidades automática, o selector de velocidades se encontrar na posição P.

Antes de sair do veículo, verifique se o avisador do travão de estacionamento se encontra aceso de forma fixa no quadro de bordo.

Situações específicas

Em determinadas situações (arranque do motor,...), o travão de estacionamento pode ajustar sozinho o seu nível de esforço. Este é um funcionamento normal.

Para deslocar o seu veículo alguns centímetros sem ligar o motor, com a ignição ligada, pressione o pedal de travão e desengrene o travão de estacionamento, puxando e, em seguida, soltando o manípulo A. O desengrenamento completo do travão de estacionamento é assinalado pela extinção do avisador no manípulo A do avisador no quadro de bordo e pela apresentação da mensagem "Travão de estacionamento desactivado".

Travagem de emergência

Travagem de emergência

Em caso de avaria de travagem com o pedal do travão ou numa situação excepcional (exemplo: doença do condutor, em condução acompanhada...), puxar, de forma contínua, o manípulo A permite parar o veículo.

O controlo dinâmico de estabilidade garante a estabilidade aquando da travagem de emergência.

Em caso de avaria da travagem de emergência, a mensagem "Defeito do travão de estacionamento" é apresentada:

Em caso de avaria do controlo dinâmico de estabilidade assinalada pelo acendimento deste avisador, a estabilidade da travagem não é garantida.

Neste caso, a estabilidade deverá ser assegurada pelo condutor, repetindo sucessivamente a acção de "puxar-soltar" o manípulo A.

A travagem de emergência deverá ser utilizada apenas em situações excepcionais.

Anomalias de funcionamento

Em caso de acendimento da luz avisadora de anomalia do travão de estacionamento eléctrico e de um dos avisadores apresentados nestas tabelas, coloque o veículo numa situação de segurança (solo plano, velocidade engrenada) e consulte a rede CITROËN ou uma oficina qualificada.

Situações

Consequências

Visualização da mensagem "Defeito travão de estacionamento" e dos seguintes avisadores:

  • As funções automáticas são desactivadas.
  • A ajuda ao arranque numa zona inclinada está indisponível.
  • O travão de estacionamento eléctrico só pode ser utilizado manualmente.
Visualização da mensagem "Defeito de travão de estacionamento" e dos seguintes avisadores:

  • O desengrenamento manual do travão de estacionamento eléctrico está disponível apenas através de pressão no pedal do acelerador e soltando o manípulo.
  • A ajuda ao arranque numa zona inclinada está indisponível.
  • As funções automáticas e o engrenamento manual permanecem disponíveis.
Visualização da mensagem "Defeito travão de estacionamento" e dos seguintes avisadores:

  • As funções automáticas são desactivadas.
  • A ajuda ao arranque em declive está indisponível.
e eventualmente

intermitente

Para engrenar o travão de estacionamento eléctrico:
  • imobilize o veículo e desligue a ignição,
  • puxe o manípulo durante, no mínimo, 5 segundos ou até ao fim do engrenamento,
  • ligue a ignição e verifique o acendimento dos avisadores do travão de estacionamento eléctrico.

O engrenamento é mais lento que em funcionamento normal.

Para desengrenar o travão de estacionamento eléctrico:

  • ligue a ignição,
  • puxe o manípulo e mantenha-o puxado durante 3 segundos e, em seguida, solte-o.

Se o avisador de travagem se acender de forma intermitente ou se os avisadores não se acenderem com a ignição ligada, estes procedimentos não funcionam. Coloque o veículo em solo plano e solicite uma verificação pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada.

Visualização da mensagem "Defeito do travão de estacionamento" e dos seguintes avisadores:

e eventualmente

intermitente

  • Apenas as funções de engrenamento automático quando o motor é desligado e de desengrenamento automático estão disponíveis.
  • O engrenamento/desengrenamento manual do travão de estacionamento eléctrico e a travagem de emergência estão indisponíveis
Anomalia da bateria:

  • O acendimento do avisador de bateria impõe uma paragem imediata compatível com a circulação. Pare e imobilize o veículo (se necessário, coloque dois calços sob as rodas).
  • Engrene o travão de estacionamento eléctrico antes de desligar o motor.
Veja também:

Mitsubishi Lancer. Luzes de advertência
Luz de advertência do freio Esta lâmpada acende por alguns segundos quando o interruptor de ignição está na posição "ON" (ligada) e apaga após alguns segundos. Certifique-se sempre de que a luz se apaga antes de dirigir. Com o interruptor de ignição na posição "ON" (ligada), a luz de advertência do ...

Lexus CT200h. Interruptores (Veículos de volante à direita)
Botão de controlo da luz do painel de instrumentos Interruptores do espelho retrovisor exterior Botão de nivelamento manual dos faróis* Interruptor do limpa-faróis* Interruptor do sistema de descongelamento do limpa-para-brisas* Interruptor do volante de direção aquecido* Interruptor do sensor Lexus de assistência* Inte ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0416