O travão de estacionamento eléctrico conjuga dois modos de funcionamento:
Se este avisador se acender no quadro de bordo, o modo automático está desactivado.
Programação do modo
Consoante o país de comercialização do veículo, o engrenamento automático ao desligar o motor e desengrenamento automático ao colocar o veículo em movimento podem ser desactivados.
A activação/desactivação é feita através do menu de configuração do veículo, consulte a rubrica consagrada à parametrização dos equipamentos do seu veículo.
O engrenamento e o desengrenamento do travão de estacionamento é efectuado manualmente. No momento da abertura da porta do condutor, é emitido um sinal sonoro e é apresentada uma mensagem se o travão de estacionamento não estiver engrenado.
Aconselhamos que não engrene o travão de estacionamento em caso de muito frio (gelo) e em caso de reboque. (desempanagem, caravana,...). Para estas situações, desactive as funções automáticas ou desengrene manualmente o travão de estacionamento. |
Não coloque nenhum objecto (maço de cigarros, telefone,...) entre a alavanca de velocidades e o manípulo de comando do travão de estacionamento eléctrico. |
Para engrenar o travão de estacionamento, com o veículo parado e motor em funcionamento ou desligado, puxe o manípulo A.
O engrenamento do travão de estacionamento é assinalado:
Ao abrir a porta do condutor, com o motor em funcionamento, é emitido um sinal sonoro e é apresentada uma mensagem se o travão de estacionamento não se encontrar engrenado; excepto se, com caixa de velocidades automática, o selector de velocidades se encontrar na posição P.
Antes de sair do veículo, verifique que o avisador P do travão de estacionamento se encontra aceso de forma fixa no quadro de bordo. |
Com a ignição ligada ou com o motor em funcionamento, para desengrenar o travão de estacionamento, pressione o pedal do travão ou o acelerador, puxe e depois solte o manípulo A.
O desengrenamento completo do travão de estacionamento é assinalado:
Se utilizar o manípulo A, sem pressionar o pedal de travão, o travão de estacionamento não é desengrenado e acende-se um avisador no quadro de bordo.
Em caso de necessidade, poderá efectuar um engrenamento máximo do travão de estacionamento. Este pode ser obtido puxando continuamente o manípulo A, até que seja apresentada a mensagem "travão de estacionamento engrenado ao máximo" e um sinal sonoro.
O engrenamento máximo é indispensável:
Em caso de reboque, de veículo carregado ou de estacionamento numa zona com uma forte inclinação, efectue um engrenamento máximo, vire as rodas para o passeio e engrene uma velocidade depois de estacionar.
Após um engrenamento máximo, o tempo de desengrenamento é mais longo.
Com o veículo parado, o travão de estacionamento engrena-se automaticamente ao desligar o motor.
O engrenamento do travão de estacionamento é assinalado:
Antes de sair do veículo, verifique que o
avisador de travão de estacionamento
se encontra aceso de forma fixa no
quadro de bordo. Não deixe uma criança sozinha no interior do veículo, com a ignição ligada, uma vez que esta poderá desengrenar o travão de estacionamento. |
Em caso de reboque, de veículo carregado ou de estacionamento num declive acentuado, vire as rodas para o passeio e engrene uma velocidade quando estacionar. |
O travão de estacionamento desengrena-se automatica e progressivamente quando o veículo é colocado em movimento:
O desengrenamento completo do travão de estacionamento é assinalado:
Com o veículo parado, motor em funcionamento, não acelere desnecessariamente, uma vez que corre o risco de desengrenar o travão de estacionamento. |
Com o motor em funcionamento e o veículo parado, é indispensável engrenar o travão de estacionamento manualmente, puxando o manípulo A, para imobilizar o veículo.
O engrenamento do travão de estacionamento é assinalado:
Ao abrir a porta do condutor, é emitido um sinal sonoro e é apresentada uma mensagem, se o travão de estacionamento não se encontrar engrenado; excepto se, com caixa de velocidades automática, o selector de velocidades se encontrar na posição P.
Antes de sair do veículo, verifique se o avisador do travão de estacionamento se encontra aceso de forma fixa no quadro de bordo. |
Em determinadas situações (arranque do motor,...), o travão de estacionamento pode ajustar sozinho o seu nível de esforço. Este é um funcionamento normal.
Para deslocar o seu veículo alguns centímetros sem ligar o motor, com a ignição ligada, pressione o pedal de travão e desengrene o travão de estacionamento, puxando e, em seguida, soltando o manípulo A. O desengrenamento completo do travão de estacionamento é assinalado pela extinção do avisador no manípulo A do avisador no quadro de bordo e pela apresentação da mensagem "Travão de estacionamento desactivado".
Em caso de avaria de travagem com o pedal do travão ou numa situação excepcional (exemplo: doença do condutor, em condução acompanhada...), puxar, de forma contínua, o manípulo A permite parar o veículo.
O controlo dinâmico de estabilidade garante a estabilidade aquando da travagem de emergência.
Em caso de avaria da travagem de emergência, a mensagem "Defeito do travão de estacionamento" é apresentada:
Em caso de avaria do controlo dinâmico de estabilidade assinalada pelo acendimento deste avisador, a estabilidade da travagem não é garantida.
Neste caso, a estabilidade deverá ser assegurada pelo condutor, repetindo sucessivamente a acção de "puxar-soltar" o manípulo A.
A travagem de emergência deverá ser utilizada apenas em situações excepcionais. |
Em caso de acendimento da luz avisadora de anomalia do travão de estacionamento eléctrico e de um dos avisadores apresentados nestas tabelas, coloque o veículo numa situação de segurança (solo plano, velocidade engrenada) e consulte a rede CITROËN ou uma oficina qualificada.
Situações |
Consequências |
Visualização da mensagem "Defeito travão de estacionamento"
e dos seguintes avisadores:
|
|
Visualização da mensagem "Defeito de travão de estacionamento"
e dos seguintes avisadores:
|
|
Visualização da mensagem "Defeito travão de estacionamento"
e dos seguintes avisadores:
|
|
e eventualmente
intermitente |
Para engrenar o travão de estacionamento eléctrico:
O engrenamento é mais lento que em funcionamento normal. Para desengrenar o travão de estacionamento eléctrico:
Se o avisador de travagem se acender de forma intermitente ou se os avisadores não se acenderem com a ignição ligada, estes procedimentos não funcionam. Coloque o veículo em solo plano e solicite uma verificação pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada. |
Visualização da mensagem "Defeito do travão de estacionamento"
e dos seguintes avisadores:
e eventualmente intermitente |
|
Anomalia da bateria:
|
|
Renault Fluence. Manutenção das guarnições interiores
Um veículo bem cuidado permite conservá-lo durante mais tempo. Assim é
recomendado cuidar regularmente do
interior do veículo.
Uma mancha sempre deve ser tratada
rapidamente.
Qualquer que seja a origem da
mancha, utilize uma solução de água
fria (eventualmente morna) com sabão
natural.
O emprego de detergentes (líquidos para lou ...
Mitsubishi Lancer. Travamento central das portas
Tipo 1 (exceto veículos equipados com
o interruptor de travamento central
das portas)
OBSERVAÇÃO
Cada uma das portas pode ser travada e
destravada independentemente através do
botão-trava interno.
Operação continuamente repetida de travar
e destravar pode ativar o circuito de proteção
interno do sistema de travamento central das
...
© 2017 All rights reserved : 0.0375