Citroën C4: Detecção de pressão baixa dos pneus

Citroën C4 / Condução / Detecção de pressão baixa dos pneus

Detecção de pressão baixa dos pneus

Sistema que assegura o controlo automático da pressão dos pneus em movimento.

O sistema controla permanentemente a pressão dos quatro pneus, a partir do momento em que o veículo inicia o seu movimento.

Os sensores de pressão encontram-se instalados na válvula de cada um dos pneus (à excepção da roda sobresselente).

O sistema acciona um alerta a partir do momento em que detecta a diminuição da pressão de enchimento de um ou vários pneus.

O sistema de detecção de pressão baixa dos pneus é uma ajuda à condução que não substitui a vigilância do condutor.

Este sistema não dispensa o controlo mensal da pressão de enchimento dos pneus (incluindo a da roda sobresselente), assim como antes de um longo trajecto.

Circular em situação de baixa pressão degrada a aderência em estrada, aumenta as distâncias de travagem, provoca um desgaste prematuro dos pneus, nomeadamente em condições severas (forte carga, velocidade elevada, longo trajecto).

 

Circular em situação de baixa pressão aumenta o consumo de combustível.

 

Os valores de pressão de enchimento prescritos para o seu veículo são apresentados na etiqueta de pressão dos pneus.

O controlo da pressão dos pneus deverá ser efectuado "a frio" (veículo parado há 1 h ou após um trajecto inferior a 10 km efectuado a velocidade moderada). Caso contrário, adicione 0,3 bar aos valores indicados na etiqueta.

Para mais informações sobre os elementos de identificação, entre os quais a etiqueta de pressão dos pneus, consulte a rubrica correspondente.

Alerta de pressão baixa

Traduz-se pelo acendimento fixo deste avisador, acompanhado por um sinal sonoro e, consoante o equipamento, pela visualização de uma mensagem.

Alerta de pressão baixa

Em caso de anomalia constatada em apenas um pneu, o pictograma ou a mensagem apresentada, consoante o equipamento, permite identificá-lo.

  • Reduza imediatamente a velocidade, evite solavancos do volante e travagens bruscas.
  • Pare assim que possível, quando as condições de circulação o permitirem.
  • Se dispuser de um compressor (por exemplo o do kit de desempanagem provisória de pneus) controle a frio a pressão dos quatro pneus, Se não for possível efectuar este controlo imediatamente, circule prudentemente a uma velocidade reduzida.

    ou

  • Em caso de furo, utilize o kit de desempanagem provisória dos pneus ou a roda sobresselente (consoante o equipamento),
O alerta mantém-se até proceder a enchimento, reparação ou substituição do ou dos pneus em questão.

A roda sobresselente (de utilização temporária ou jante em chapa) não possui nenhum sensor

 

A perda de pressão detectada nem sempre dá origem a uma deformação visível do pneu.

Não se limite a um controlo visual.

Anomalia de funcionamento

O acendimento intermitente e, em seguida, fixo do avisador de pressão baixa, acompanhado pelo acendimento do avisador de serviço, indica um problema de funcionamento do sistema.

Este alerta é, igualmente, apresentado quando, pelo menos, uma das rodas não estiver equipada com sensor

Neste caso, o controlo da pressão dos pneus deixa de ser assegurado.

Dirija-se à rede CITROËN ou a uma oficina qualificada para verificar o sistema ou, após um furo, montar novamente um pneu na jante de origem, equipada com um sensor.

Qualquer reparação ou substituição de pneus numa roda equipada com este sistema deve ser efectuada pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada.

Se, aquando de uma substituição de pneu, instalar uma roda não detectada pelo seu veículo (exemplo: montagem de pneus de neve), deverá solicitar a reinicialização do sistema à rede CITROËN ou a uma oficina qualificada.

Veja também:

Mitsubishi Lancer. Sistema de assistência à frenagem (Veículos com Sistema de freios antiblocantes)
O sistema de assistência à frenagem é um dispositivo que auxilia o motorista que não consegue pressionar o pedal do freio com firmeza, como numa parada de emergência, fornecendo maior força de frenagem. Se o pedal do freio é pressionado repentinamente, os freios serão aplicados com força maior do que a habitual. Atenç&at ...

Renault Fluence. Relógio e temperatura exterior
Com a ignição ligada, se pode visualizar a hora e, de acordo com o veículo, a temperatura exterior. Visor A Para os veículos que disponham deles, os botões 1 e 2 servem para acertar as horas. Pressione o botão 1 para acertar as horas e o botão 2 para acertar os minutos. Tela B Veículos equipados com visor tátil multi ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0399