Sistema que assegura o controlo automático da pressão dos pneus em movimento.
O sistema controla permanentemente a pressão dos quatro pneus, a partir do momento em que o veículo inicia o seu movimento.
Os sensores de pressão encontram-se instalados na válvula de cada um dos pneus (à excepção da roda sobresselente).
O sistema acciona um alerta a partir do momento em que detecta a diminuição da pressão de enchimento de um ou vários pneus.
O sistema de detecção de pressão baixa dos pneus é uma ajuda à condução que não substitui a vigilância do condutor.
Este sistema não dispensa o controlo
mensal da pressão de enchimento
dos pneus (incluindo a da roda
sobresselente), assim como antes de
um longo trajecto. Circular em situação de baixa pressão degrada a aderência em estrada, aumenta as distâncias de travagem, provoca um desgaste prematuro dos pneus, nomeadamente em condições severas (forte carga, velocidade elevada, longo trajecto). |
Circular em situação de baixa pressão aumenta o consumo de combustível. |
Os valores de pressão de enchimento
prescritos para o seu veículo são
apresentados na etiqueta de pressão
dos pneus. O controlo da pressão dos pneus deverá ser efectuado "a frio" (veículo parado há 1 h ou após um trajecto inferior a 10 km efectuado a velocidade moderada). Caso contrário, adicione 0,3 bar aos valores indicados na etiqueta. Para mais informações sobre os elementos de identificação, entre os quais a etiqueta de pressão dos pneus, consulte a rubrica correspondente. |
Traduz-se pelo acendimento fixo
deste avisador, acompanhado por
um sinal sonoro e, consoante o
equipamento, pela visualização de
uma mensagem.
Em caso de anomalia constatada em apenas um pneu, o pictograma ou a mensagem apresentada, consoante o equipamento, permite identificá-lo.
ou
O alerta mantém-se até proceder a
enchimento, reparação ou substituição
do ou dos pneus em questão. A roda sobresselente (de utilização temporária ou jante em chapa) não possui nenhum sensor |
A perda de pressão detectada nem
sempre dá origem a uma deformação
visível do pneu. Não se limite a um controlo visual. |
O acendimento intermitente e, em
seguida, fixo do avisador de pressão
baixa, acompanhado pelo acendimento
do avisador de serviço, indica um
problema de funcionamento do sistema.
Este alerta é, igualmente, apresentado quando, pelo menos, uma das rodas não estiver equipada com sensor |
Neste caso, o controlo da pressão dos pneus deixa de ser assegurado.
Dirija-se à rede CITROËN ou a uma oficina qualificada para verificar o sistema ou, após um furo, montar novamente um pneu na jante de origem, equipada com um sensor.
Qualquer reparação ou substituição de pneus numa roda equipada com este sistema deve ser efectuada pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada.
Se, aquando de uma substituição de pneu, instalar uma roda não detectada pelo seu veículo (exemplo: montagem de pneus de neve), deverá solicitar a reinicialização do sistema à rede CITROËN ou a uma oficina qualificada.
Renault Fluence. Limpador de para-brisa/lavador do vidro dianteiro
Veículo equipado com limpador de para-brisa intermitente
A parado
B movimento intermitente.
Entre duas varreduras, os limpadores
param durante alguns
segundos. O tempo entre duas
varreduras pode ser modificado
girando-se o comando 2.
C movimento contínuo lento
D movimento contínuo rápido
Particularidade
Em movimento, quando se para o veículo,
...
Mitsubishi Lancer. Tampa do porta-malas
ADVERTÊNCIA
O porta-malas não pode ser aberto internamente.
Tenha cuidado para não permitir
que crianças entrem no porta-malas. Se
uma criança ficar presa no porta-malas,
pode acontecer um acidente grave.
É perigoso dirigir com a tampa do porta-malas aberta, pois o monóxido de carbono
(CO) pode entrar na cabine. Você não ...
© 2017 All rights reserved : 0.0371