Citroën C4: Controlos

Salvo indicação contrária, verifique estes elementos, em conformidade com o plano de manutenção do construtor e em função da motorização do seu veículo.

Caso contrário, solicite que estes sejam verificados pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada.

Bateria de 12 V

A bateria não necessita de manutenção.

Todavia, verifique a limpeza e o aperto dos terminais, sobretudo durante o Verão e o Inverno.

Em caso de uma operação na bateria, consulte a rubrica "Bateria 12 V" para conhecer as precauções a tomar antes de a desligar e, depois, de a ligar novamente.

Bateria de 12 V

A presença desta etiqueta, principalmente com o Stop & Start, indica a utilização de uma bateria de chumbo de 12 V de tecnologia e características específicas, que necessita, em caso de substituição e se for desligada, da intervenção exclusiva da rede CITROËN ou de uma oficina qualificada.

Filtro de ar e filtro do habitáculo

Consulte o plano de manutenção do construtor para conhecer a periodicidade de substituição destes elementos.

Em função do meio ambiente (atmosfera poeirenta...) e da utilização do veículo (condução urbana...), substitua-os, se necessário, com uma frequência duas vezes superior.

Um filtro de habitáculo obstruído pode deteriorar o desempenho do sistema de ar condicionado e gerar odores desagradáveis.

Filtro de óleo

Substitua o filtro de óleo a cada mudança de óleo do motor.

Consulte o plano de manutenção do construtor para conhecer a periodicidade de substituição deste elemento

Filtro de partículas (Diesel)

O início de saturação do filtro de partículas é indicado através do:

acendimento fixo do avisador do filtro de partículas, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem de risco de colmatagem do filtro de partículas.

Assim que as condições de circulação o permitirem, regenere o filtro circulando a uma velocidade de 60km/h, no mínimo, até ao desaparecimento do avisador.

Se o avisador permanecer aceso, consulte o parágrafo "Nível de aditivo".

Num veículo novo, as primeiras operações de regeneração do filtro de partículas podem ser acompanhadas por odores de "queimado" que são perfeitamente normais.

Após um funcionamento prolongado do veículo a uma velocidade muito baixa ou em ralenti, é possível verificar, excepcionalmente, emissões de vapor de água no escape, aquando de acelerações. Estas não têm consequências para o comportamento do veículo e para o ambiente.

Caixa de velocidades manual

A caixa de velocidades não necessita de uma manutenção específica (ausência de mudança do óleo).

Consulte o plano de manutenção do construtor para conhecer a periodicidade de verificação deste elemento.

Caixa de velocidades automática

A caixa de velocidades não necessita de uma manutenção específica (ausência de mudança do óleo).

Consulte o plano de manutenção do construtor para conhecer a periodicidade de verificação deste elemento.

Placas dos travões

O desgaste dos travões depende do tipo de condução, em particular para os veículos utilizados na cidade, em curtas distâncias. Pode ser necessário inspeccionar o estado dos travões, mesmo entre as revisões do veículo.

Aquando de uma fuga no circuito, a redução do nível de líquido dos travões indica o desgaste das placas.

Estado de desgaste dos discos dos travões

Para obter informações relativas à verificação do nível de desgaste dos discos dos travões, consulte a rede CITROËN ou uma oficina qualificada.

Travão de estacionamento manual

Um percurso demasiado elevado do travão de estacionamento ou a constatação de perda de eficácia deste sistema impõe a regulação mesmo entre revisões.

A verificação deste sistema deve ser efectuado pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada.

Travão de estacionamento eléctrico

Este sistema não necessita de nenhum controlo específico. No entanto, em caso de problemas não hesite em solicitar a verificação do sistema pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada.

Para mais informações sobre o travão de estacionamento elétrico, consulte a rubrica correspondente

Utilize apenas produtos recomendados pela CITROËN ou produtos de qualidade e características equivalentes.

Para optimizar o funcionamento de elementos tão importantes como o circuito de travagem, a CITROËN selecciona e propõe produtos específicos.

Depois da lavagem do veículo, pode formar-se humidade ou, em condições de Inverno, gelo nos discos e pastilhas de travões: a eficácia de travagem pode diminuir. Efectue algumas manobras de travagem para secar e descongelar os travões.

Veja também:

Citroën C4. Iluminação da mala
Acende-se automaticamente quando se abre a mala e apaga-se quando se fecha a mesma. A duração de acendimento varia, consoante o contexto: ignição desligada, cerca de dez minutos, em modo de economia de energia, cerca de trinta segundos, com o motor em funcionamento, sem limite. ...

Lexus CT200h. Monitor de energia/ecrã de consumo
Pode visualizar o estado do seu sistema híbrido no mostrador de informações múltiplas e no sistema de navegação (se equipado)/sistema do Mostrador Áudio Lexus (se equipado). Mostrador de informações múltiplas Interruptor "DISP"/Interruptores de controlo dos medidores Ecrã do sistema de navega&cce ...

Manual do Veículo

© 2017 All rights reserved : 0.0762