Citroën C4: Arranque do motor

Travão de estacionamento engatado, caixa de velocidades em ponto morto ou na posição N ou P:

  • pressionar a fundo o pedal de embraiagem (caixa de velocidades manual), ou
  • pressionar a fundo o pedal de travão (caixa de velocidades automática),
  • insira a chave no contactor; o sistema reconhece o código,
  • destranque a coluna de direcção girando simultaneamente o volante e a chave,
Em algumas situações, poderá ser necessário exercer uma força significativa para manobrar o volante (rodas viradas, por exemplo).
  • Com um motor a gasolina, accione o motor de arranque rodando a chave até à posição 3 até o motor arrancar, sem acelerar. Assim que o motor arrancar, largue a chave
  • Com um motor a Diesel, rode a chave até à posição 2, ligação da ignição, para activar o dispositivo de pré-aquecimento do motor.

Aguarde que esta luz avisadora se apague no quadro de bordo e depois accione o motor de arranque rodando a chave até à posição 3 até o motor arrancar, sem acelerar.

Assim que o motor arrancar, largue a chave.

Em condições de Inverno, esta luz avisadora permanece acesa durante mais tempo. Assim que o motor estiver quente, esta luz avisadora não se acende.

 

oficina qualificadaSe o motor não arrancar imediatamente, desligue a ignição. Aguarde alguns instantes antes de tentar arrancar novamente.

Se após algumas tentativas o motor não arrancar, não insista: arrisca-se a danificar o motor de arranque e o motor. Entre em contacto com a rede CITROËN ou com uma.

 

Em condições temperadas, não aqueça o motor parado, arranque imediatamente e circule a um regime moderado.

 

Nunca deixe o motor ligado num local fechado sem ventilação suficiente: os motores térmicos emitem gases de escape tóxico, como o monóxido de carbono. Risco de intoxicação e morte! Em condições de Inverno muito rigorosas (temperaturas inferiores a -23ºC), para garantir o bom funcionamente e a longevidade dos componentes mecânicos do seu veículo, motor e caixa de velocidades, é necessário deixar o motor em funcionamento durante 4 minutos antes de arrancar com o veículo.
    Veja também:

    Mitsubishi Lancer. Pneu
    1 - Localização do indicador de desgaste do pneu 2 - Indicador de desgaste do pneu Verifique os pneus quanto a cortes, rasgos e outros danos. Substitua os pneus se eles estiverem com cortes ou rasgos profundos. Verifique também cada um dos pneus quanto à existência de pedaços de metal ou cascalho. O uso de pneus gastos pode ser perigoso, pois h&aa ...

    Citroën C4. Trancamento do veículo
    Trancamento simples com o telecomando Prima o cadeado fechado para trancar o veículo. Trancamento simples com a chave Rode a chave para trás, na fechadura da porta do lado do condutor, para trancar o veículo. As luzes indicadoras de mudança de direcção acendem-se durante alguns segundos. Em função da sua versão, os retrovisores exteriores são rebatidos e o alarm ...

    Lexus CT200h. Sinal de perigo
    O sinal de perigo é utilizado para avisar os outros condutores quando o veículo tem de ser imobilizado na estrada devido a avaria, etc.. Prima o interruptor. Todas as luzes dos indicadores de mudança de direção começam a piscar. Para as desligar prima novamente o interruptor. Sinal de perigo Se o sinal de perigo for utilizado por um longo ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0195